o quadro flatout classics se dedica ao antigomobilismo e aos neocolecionaveis youngtimers estrangeiros e nacionais dos anos 20 ao começo dos anos 2000 carros originais ou preparados ao estilo da epoca sao materias especiais feitas para serem saboreadas como as das classicas revistas que amamos clique aqui para acessar o indice com todas as materias do quadro ainda tenho dificuldade de ver o chevette como um carro classico um claro efeito de minha idade avançando muito mais do que poderia imaginar quando jovem pouca gente hoje em se lembra mas o chevette era um carro de uso diario tao normal e corriqueiro quanto um hb20 e nao um carro para coleçao ou diversao mas antigo ele e o meu carro foi comprado em 9 de outubro de 1975 entao este ano vai completar 50 anos de idade o mais novo dos chevettes de 1993 ja tem 32 anos ate as chevy 500 algumas delas produzidas ate 1995 podem ter placa preta marca de um carro que nao pode esconder sua idade hoje o maior uso deles e diversao; mas existem alguns por ai ainda prestando serviços na minha cidade um senhor usa um 1975 azul parecido com o meu para seu trabalho de jardineiro o carrinho esta detonado claro mas ainda vemos ele rodando de la para ca todo santo dia eu acho engraçado e como ninguem o leva a serio ate hoje mundo afora e um ilustre desconhecido fora um circulo pequeno de fas que sempre existe para qualquer coisa ao contrario de carros famosos como o fusca ou o citroen 2cv eu acho que sei o motivo apesar de muito bom era um carro convencional demais para ser amado de paixao claro discussoes acaloradas acontecem somente quando algo esta em duvida; ninguem discute se o sol vai nascer amanha por exemplo mas carros como fusca e 2cv tem o mesmo numero de detratores e de amantes; a celeuma resultante os torna mais famosos tambem o fato de serem obviamente algo diferente chama atençao por si so hoje o chevette e carro de arrancada e de pista e procurado para todo tipo de projeto de alta performance sim mas durante a maior parte de sua historia era algo simplesmente que existia nao era bom nem ruim apenas um carrinho qualquer conservador e que nao queria ofender ninguem mais economico que veloz mais parrudo que leve mais serio do que divertido nasceu por exemplo como um seda inicialmente engraçado notar que naquela epoca inicio dos anos 1970 ate na europa carro pequeno era seda de duas portas algo que provavelmente começou nos fiat 500 topolino e nuova e depois se espalhou no vw fusca a opel alema quando fez seu rival do fusca em 1962 o primeiro kadett o fez um seda convencional de traçao traseira procurava apelar para o cliente menos ligado a modismos mais tradicionalista com ele mas era tambem o inicio da melhor fase da opel o carrinho era lerdo com seu 1 1 litro ohv de 40 cv mas era delicioso de andar richard hammond do trio top gear/grand tour famosamente se apaixonou por um que chama de oliver e hoje tem 3 deles mas e na terceira geraçao que toda a historia do kadett muda deixaria de ser apenas um rival local para o fusca na alemanha para se tornar um evento mundial talvez o primeiro carro global como conhecemos hoje fabricado com pequenas alteraçoes mundo afora as pessoas nao tem noçao do tamanho do projeto t da gm que gerou o chevette em todo lugar do mundo ele existiu ou pelo menos onde a gm estava om subsidiaria ou associada na alemanha opel kadett mas foi tambem chevrolet nos eua e no brasil isuzu no japao vauxhall na inglaterra holden na australia e virou ate daewoo na coreia do sul no brasil a imensa fabrica de sao jose dos campos cresceu de uma forma incrivel para ser a casa do novo chevette por exemplo imagine quanta gente arrumou emprego por causa do projeto mundo afora mesmo antes de sua historia começar importante o chevette aqui no brasil sempre foi um sucesso ainda que por muito tempo vendia menos que o vw fusca no inicio era so sedan 2 portas por aqui mas de 1978 em diante tudo mudaria a gm começou a investir para tornar se lider no brasil; o resultado e que em 1983 o chevette consegue vender mais que o fusca e se tornar campeao de vendas por aqui passando o fusca que se mantinha lider desde 1959 [gallery ids= 376343 376342 376341 376350 376351 376340 376323 376322 376321 376320 376306 ] foi um esforço iniciado primeiro num face lift no ano/modelo 1978 o carro ganhava a frente de duas grades parecida com o modelo americano de 1976 o que levou esta segunda geraçao do chevette nacional ser chamada de pontiac devido a semelhança com alguns firebird dos eua viria tambem um aumento de cilindrada de 1400 cm³ para 1600 cm³ mas chegou como opcional so no fim desta geraçao em 1982 em 1979 apareceria o pouco popular seda de quatro portas basicamente para exportaçao em 1980 uma pequena alteraçao lanternas traseiras envolventes; em 1981 os farois dianteiros antes redondos em uma moldura quadrada passam a ser quadrados tambem [gallery ids= 376338 376337 376336 376335 376316 376315 376314 376313 376312 376311 376310 376308 ] e nesta epoca que aparecem novas carrocerias tambem o ano de 1980 e o do incrivel hatch e da perua marajo incrivel hatch era da propaganda de lançamento com um carrinho verde metalico fazia alusao ao grande sucesso da televisao entao o seriado incrivel hulk onde toda semana bruce banner virava lou ferrigno pintado de verde o hatch nao fazia parte do projeto original; mas a vauxhall inglesa exigiu que uma versao hatch de tres portas fosse incluida no programa e como resultado acabou sendo responsavel pelo desenvolvimento desta versao apesar da ideia de padronizar o assoalho os engenheiros da luton cortaram impiedosamente 280 mm da traseira adicionando uma tampa hatchback e uma travessa de seçao em caixa sob os assentos traseiros para restaurar a rigidez perdida na traseirotomia a vauxhall queria um carro ainda menor e mais simples que o t car normal a carroceria hatch era para ser apenas mais barata e menor alem de pratica; na alemanha era o kadett city barato e simples o chevette americano que veio mais tarde ja nasce hatchback tambem este tipo de carroceria a partir dali seria a basica para todos os carros baratos de estilo europeu; um movimento que começou com a traçao dianteira no simca 1100 da fiat depois no fiat 127 e no vw golf acabou a famosa em versoes de alto desempenho como o chevette hr/hsr tambem; logo teriamos uma delas aqui no brasil tambem baseada no hatch o chevette s/r o hatch brasileiro era 210 mm mais curto que o sedan mas compensava com a versatilidade do assento traseiro rebativel e a porta hatchback traseira estranhamente os reforços estruturais e a tampa traseira grande faziam o hatch supostamente o mais simples e barato dos chevettes mais pesado que o sedan 864 vs 890 kg tambem a revista motor 3 ranqueava o hatch como o pior das 3 carrocerias do carrinho dinamicamente por causa de distribuiçao de peso; traseira muito leve no hatch comparado ao seda e a marajo mas e uma diferença pequena; diria ate irrelevante no grande esquema das coisas o hatch era muito mais pratico bonito e mais curto ha um motivo para este tipo de carroceria ter tanto sucesso e ser transposta ate hoje para os suv o banco traseiro rebativel da opçoes interessantes de carga/gente em um carro pequeno a marajo por exemplo era ainda maior e mais pesada que o hatch mas o chevette hatch como a marajo nunca fizeram no brasil o sucesso que fizeram la fora; a vasta maioria dos chevettes vendidos no brasil sempre foi seda de duas portas a chevy 500 e a unica outra versao que se manteria sozinha no mercado ate o fim o hatch recebe o facelift de 1983 o da geraçao monza mas fica cada vez mais raro ate acabar em 1987 por isso nao ha hatch 1 6/s de fabrica no ano do carro das fotos existiram chevettes 1 6 nao s/r tambem; era um motor opcional tambem o cambio de cinco marchas virou opcional no fim deste ano/modelo mas ambas as opçoes so seriam populares mesmo de 1983 para frente o 1600 a alcool viria so em 1983 tambem; em 1982 se voce quisesse seu chevette movido a etanol era o 1400 com mais taxa de compressao 10 5 1 e carburador duplo progressivo; mesmo assim o ganho de potencia era irrisorio apenas um cv para 69 cv sae brutos a 5800 rpm e torque de 10 1 mkgf a 3600 rpm este carro das fotos e o mais comum chevette entao 1 4 litros a gasolina e quatro marchas; tem carburador duplo opcional mas a potencia declarada e a mesma de sempre; 68 cv sae brutos a 5800 rpm e 9 8 mkgf a 3200 rpm como opcional desejavel tem as rodas de aluminio de fabrica aro 13 calçando 175/70 r13 o carro tem tambem os novos bancos de espuma de pu da linha chevrolet 1981 em diante uma melhoria significativa; ia melhorar de novo em 1987 com os bancos de monza fase 2 o chevette hatch 1982 do casal trichevy o chevette hatch 1982 impecavel das fotos e do casal luciano e juliana trichevy que alem do apelido que vem de seus tres chevrolet trichevy um de cada ano 1955 1956 1957 colecionam… chevettes fotografamos este carro ha muito tempo num dia intenso onde fizemos tambem a sua chevy 500 camping que ja esteve aqui nas paginas do flatout e o chevette rosa pantera que fotografamos com o meu chevette para um ensaio desta publicaçao tambem o chevette rosa pantera e na verdade a origem da coleçao de chevettes do casal a cor era oferecida em 73 e 74 no catalogo da gm em c10 opala e chevette e rarissima em qualquer um deles mas mais ainda no chevette a juliana queria porque queria um chevette nesta cor mas o luciano nao encontrava um de jeito nenhum e o jeito foi arrumar um outro tubarao e pintar na cor comprou um carro branco perfeito na versao mais basica sem nem servo freio a vacuo mas 1976 e portanto um ano em que a cor ja nao existia foi uma dificuldade esconder o carro e o processo de pintura dela para fazer uma surpresa; mas ele conseguiu diz ele receberiamos convidados para comemorar o aniversario a noite em casa ao chegar deixei o carro que estavamos na rua nao abri a garagem em determinado momento ja com os convidados em casa pedi para ela me ajudar a pegar umas cadeiras na garagem a hora que abri e acendi a luz ela quase teve um ataque ao ver o que estava na garagem e assim começou nosso gosto pelos chevettes hoje temos seis na coleçao deles procuraram ter pelo menos um carro em cada carroceria e cada geraçao o rosa pantera da primeira so sedan de qualquer forma uma marajo 1989 monza e a chevy 500 camping dos ultimos anos do chevette; um 1978 quatro portas e finalmente acharam um hatch 1982 em otimo estado para completar a coleçao o carro e realmente para quem viveu aquela epoca uma maquina de voltar no tempo
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