e curioso como alguns carros de competiçao acabam ficando mais famosos do que outros voce certamente conhece o porsche 917 nº 23 que venceu as 24 horas de le mans de 1970; ou o suzuki escudo pikes peak que tornou se um icone mesmo sem vencer a subida de montanha no colorado em boa parte graças a gran turismo 2 mas alguns bolidos por mais incriveis que sejam acabam caindo no esquecimento voce por acaso conhece a historia do citroen xantia que foi um dos carros mais emblematicos do campeonato frances de rallycross nos anos 1990 o piloto frances jean luc pailler conquistou cinco de seus onze titulos na competiçao com uma versao de traçao integral do xantia o carro tinha um quatro cilindros turbo que em seus ultimos anos entregava nada menos que 700 cv; carroceria widebody; e uma asa traseira tao grande que chegava a ser obscena e injusto que este carro nao seja mais conhecido mas nos vamos fazer nossa parte para mudar esta situaçao para falar a verdade nao e tao dificil entender por que o citroen xantia de jean luc pailler nao e tao conhecido quanto deveria primeiro mesmo sendo uma modalidade antiga de automobilismo criada na segunda metade dos anos 60 epecificamente para a televisao o rallycross sempre foi mais lado b sua popularidade mundial so começou a crescer na decada de 2010 com a criaçao do campeonato global rallycross em 2011 e do fia world rallycross em 2014 entao um campeonato realizado na frança nos anos 1990 nao e exatamente algo que va ganhar o mundo segundo o citroen xantia tambem e um carro meio lado b muito apreciado por conhecedores da marca e admiradores de carros franceses em geral porem meio esquecido pelo grande publico qualidades nao lhe faltavam ele era um carro bonito com carroceria retilinea e elegante e havia uma vasta gama de motores incluindo opçoes a diesel conhecidas por sua durabilidade alem disso nas versoes mais caras o xantia era equipado com o famoso sistema de suspensao hidropneumatica hydractive ii da citroen que modificava a firmeza da suspensao de acordo com o cenario macia e confortavel em situaçoes normais e mais firme em situaçoes de frenagem aceleraçao e em curvas uma boa demonstraçao do que estamos falando e o teste do alce realizado com o xantia na epoca o sistema hidropneumatico somado ao sistema activa as barras estabilizadoras ativas praticamente eliminava a rolagem da carroceria nas curvas https //youtu be/omjbusdzozi t=12 havia ate mesmo um sistema de esterçamento das rodas traseiras que tornava as respostas da direçao mais ageis e garantia uma dinamica bem afiada para um traçao dianteira jean luc pailler hoje com 64 anos de idade e um dos maiores nomes do rallycross frances e parceiro de longa data da citroen ja em 1983 ele foi campeao do citroen 2cv cross campeonato de rallycross exclusivo para o 2cv repetindo o feito em 1984 depois disto ele correu no campeonato frances de rallycross com o citroen bx conquistando mais tres titulos em 1991 1992 e 1993 foi mais ou menos nesta epoca que pailler procurou a citroen para desenvolver uma versao de rallycross do xantia que ainda era um carro recente o acordo foi firmado de forma que as duas partes se ajudassem pailler conseguiria um carro matador para correr e a citroen conseguiria publicidade caso a empreitada fosse bem sucedida e nos ja sabemos que foi https //www youtube com/watch v=eqg_pn veg4 embora nao pudesse utilizar o sistema de barras estabilizadoras ativas por causa do regulamento o citroen xantia compensou em outros aspectos para começar ele recebeu o mesmo motor que pailler ja utilizava em seu bx um quatro cilindros xu9j4 com comando duplo no cabeçote quatro valvulas por cilindro e nada menos que 550 cv alem de um sistema de traçao integral com diferencial traseiro de deslizamento limitado o carro tambem recebeu diversas modificaçoes esteticas e aerodinamicas para lamas alargados para acomodar rodas mais taludas um verdadeiro arrombo no para choque dianteiro para o intercooler; tomadas de ar para os radiadores extras instalados nos para lamas traseiros; e a ja citada asa na tampa do porta malas peça crucial nos carros de rallycross responsavel por gerar o maximo possivel de downforce na regiao por dentro naturalmente pailler livrou se de tudo o que nao fosse estritamente necessario para andar rapido radio ar condicionado carpete tapetes revestimentos de porta e os bancos dos passageiros foram removidos e em seus lugares entraram instrumentos de competiçao paineis de porta de fibra de carbono e uma rollcage integral talvez o maior trunfo do carro porem fosse a suspensao embora o sistema activa fosse elimidado o hydractive era mantido e com ele o xantia de jean luc pailler era praticamente imbativel e ajudou o piloto a conquistar os titulos de 1994 e 1995 do campeonato frances de rallycross disputando contra alguns medalhoes da decada de 90 como o escort rs cosworth e o audi quattro https //www youtube com/watch v=03tgmqeyge4 em 1996 porem pailler decidiu realizar algumas alteraçoes no projeto para se manter competitivo em um esforço para retirar peso do carro ele trocou o sistema hidropneumatico de suspensao do xantia por uma arranjo mais convencional com braços triangulares sobrepostos e amortecedores ajustaveis ao remover a bomba as esferas e o reservatorio de fluido do sistema hidropneumatico pailler conseguiu enxugar mais 50 kg do xantia que chegou a esbeltos para seu porte 1 035 kg [caption id= attachment_216883 align= aligncenter width= 1300 ] dat derriere [/caption] para compensar a perda de refinamento dinamico pailler fez o que qualquer um de nos faria fuçou o motor o xu9j4 que diferentemente do que se via nos xantia de rua era montado na longitudinal teve o deslocamento ampliado de 1 905 para 1 998 cm³ arredondando de 1 9 para dois litros e a pressao no turbo foi aumentada de 2 5 para 3 bar o que fez a potencia saltar de 550 cv para 600 cv alem disso a carroceria ficou ainda mais larga para acomodar pneus ainda maiores e tambem entradas de ar maiores para os radiadores na traseira como resultado o citroen garantiu a jean luc pailler mais dois titulos em 1996 e 1998 para a temporada de 1999 o xantia passou por novos ajustes no motor para entregar absurdos 700 cv o que nos deixa perplexos a respeito de como o campeonato frances de rali nao e mais conhecido o nivel de potencia era o mesmo dos monstros do grupo b dos anos 80 e o citroen era capaz de atingir os 100 km/h em 2 5 segundos chegando aos 160 km/h em meros seis segundos naquele ano o carro tambem adotou outra pintura em vez do fundo vermelho com letras brancas tipico dos citroen de competiçao dos anos 1990 o carro adotou um esquema tricolor azul vermelho e amarelo https //www youtube com/watch v=iwyoh1rjree com seu xantia de 700 cv jean luc conquistou mais um titulo em 1999 antes de aposentar o valente citroen nos anos seguintes o piloto passou a correr de peugeot em 2001 e 2002 ele conquistou titulos com o 206 wrc e em 2007 foi o vencedor do campeonato frances de rallycross pela 11ª vez com o peugeot 207 wrc jean luc pailler seguiu participando da disputa ate 2009 ano em que tambem conquistou sua ultima vitoria no rallycross frances a 96ª desde que começou a competir em meados dos anos 70 atualmente ele e diretor de sua equipe na qual pilota seu filho fabien pailler de tempos em tempos ele ainda aparece com o xantia que foi restaurado em 2015 em eventos de rallycross para carros historicos
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