o quadro flatout street se dedica aos carros preparados e customizados estrangeiros e nacionais de todas as epocas e estilos sao materias especiais feitas para serem saboreadas como as das classicas revistas que amamos clique aqui para ver o indice de posts dezesseis anos ja e o tempo que faz desde que vimos a oitava geraçao do civic aportar aqui no brasil era um carro bem diferente do que as geraçoes anteriores parecia maior mais original e estranhamente praticamente um volume so feito uma minivan achatada a mudança foi marcada pela adoçao do aposto new antes do civic que apesar de nao fazer parte do nome do carro oficialmente foi tao usado que se tornou parte dele e sempre estranho isso quando em dois ou tres anos uma nova versao aparece sera o new new civic mas de qualquer forma o carro aqui vendido somente com a carroceria seda e produzido na fabrica de sumare no interior paulista teve imediato sucesso nao e a toa mesmo nas versoes normais e um carro que e muito bom de dirigir e com cambio manual que ainda era largamente disponivel uma delicia ja e um carro a ser lembrado so por isso mas algo aconteceria em seguida que faria ele aqui para nos brasileiros realmente memoravel o que aconteceu em seguida se chamava civic si o civic esportivo algo que entao tinha ficado raro por aqui quatro portas somente sim mas nao importa era algo que ate hoje parece simplesmente sensacional imagine que voce nunca tivesse visto um civic desta geraçao e hoje a honda o lançasse aqui exclusivamente na versao si a gente ia ter uma sincope de alegria e definitivamente nao pareceria velho sim hoje parece velho porque existe aos montes; pense na hipotese que apresento onde esta a evoluçao do carro moderno e o si era realmente fora do normal primeiro tinha um nervoso motor vtec aspirado de dois litros e 192 cv; depois um interior magnifico com bancos esportivos de revestimento bonito e interessante e um painel modificado com grafismos em vermelho e um modernismo adoravel o cambio era de seis marchas manual e a suspensao direçao e todos os comandos foram alterados para o uso esportivo o interior e um caso a parte um design moderno agradavel e principalmente diferente e criativo os bancos e a posiçao de dirigir sao basicamente perfeitos o motor e perto do divino tratavel em uso civil e na verdade uma fera gira ate mais de 8000 rpm como se nao houvesse amanha de uma forma que parece pedir sempre mais o cambio e de engates curtos o que faz o ato de usar esse motor com vontade puro prazer ao volante e a direçao ja falei dela muito rapida muito precisa e bastante sensivel a alteraçoes de carga nos pneus; nao vai fazer voce descobrir se a moeda que voce acabou de atropelar e de 10 centavos ou 1 real mas e comunicativa o suficiente a relaçao rapida espanta no inicio mas rapidamente se acostuma e vira de novo mais uma fonte de prazer a suspensao firme e de geometria bem pensada e garante otima estabilidade as molas sao 17% mais firmes nas quatro rodas e os amortecedores sao 45% e 40% mais rigidos dianteiros e traseiros respectivamente as barras estabilizadoras tambem sao mais firmes 104% na dianteira e impressionantes 465% na traseira com a traseira mais firme a traseira do carro fica mais solta o carro pesa pouco mais de 1300 kg e portanto nao e levissimo mas se deve lembrar que falamos de um seda familiar que carrega cinco pessoas e malas tranquilamente nao e um carro para uma coisa so pode ser usado como carro esporte ou de uso diario o motor e o honda k20z3 um quatro em linha dohc vtec com quatro valvulas por cilindro totalmente em aluminio e quadrado 86 x 86 mm para um total de 1998 cm³ e dava originalmente 192 cv a 7800 rpm e 19 1 mkgf de torque a 6100 rpm e algo que precisa ser experimentado para ser entendido a 6000 rpm quando a maioria dos carros ja perdeu folego faz tempo a brincadeira nem começou direito nao entenda isso porem como falta de torque em baixa; definitivamente nao e o caso apenas nosso vicio em turbos modernos pode faze lo parecer assim o cambio de seis marchas tem escalonamento bem diferente dos outros civic da epoca que tinham cambio de cinco marchas as cinco primeiras marchas sao entre 5% e 26% mais curtas que as cinco marchas do civic lxs por exemplo; enquanto a sexta marcha do si e 9 4% mais longa que a quinta marcha do lxs com isto a velocidade maxima de 215 km/h e atingida em quinta marcha e a aceleraçao de zero a 100 km/h e cumprida em menos de oito segundos a sexta marcha pode ser vista como uma marcha de economia permitindo velocidade de cruzeiro de 120 km/h a confortaveis 3 400 rpm o cambio leva a força do motor ao eixo dianteiro atraves de um diferencial autoblocante outra coisa sensacional e hoje quase inacreditavel o carro era tambem discreto a carroceria so vinha em tres cores; vermelho prata ou preto a grade era pintada na cor do carro nas outras versoes era cromada uma discreta asa decorava a tampa do porta malas as rodas eram exclusivas de 17×7 polegadas calçadas por pneus de medidas 215/45 com indice de velocidade v para ate 240 km/h sob elas era possivel ver que os freios dianteiros ganharam discos maiores de 300 mm em vez dos 260 mm usuais havia um emblema si na grade dianteira e nas laterais inferiores letreiros indicando o comando de valvulas i vtec no mais o visual do civic si nao era extravagante deixava claro que nao era um civic comum mas tambem nao fazia alarde mas ainda assim a quantidade de detalhes legais dele ainda espanta hoje quando estamos num deserto dessas coisas painel com iluminaçao vermelha couro perfurado no volante e pedaleiras de aluminio alem disso o civic si tinha um botao no painel o vsa off que desligava os controles eletronicos de traçao e estabilidade e realmente um carro esporte disfarçado de carro familiar e e exatamente por isso que ate hoje muita gente nao resiste e o modifica ainda mais para tornar o que ja era sensacional ainda mais focado e dedicado a funçao de diversao ao volante um type r com kit mugen no brasil no mercado japones existiu tambem o type r nesta geraçao lançado em 2007 foi a primeira vez que o type r foi vendido como um seda de quatro portas em vez de um hatchback de tres portas a potencia do motor do modelo japones e maior 222 cv a 8000 rpm e 22 mkgf a 6100 rpm existiram tambem carros equipados de fabrica com peças mugen; no japao existiu o honda civic mugen rr por exemplo com 240 cv e 1255 kg de peso graças a peças de aluminio e fibra de carbono na carroceria nos eua tambem apareceu em 2008 o civic mugen si sedan apenas oferecido na cor fiji blue pearl vinha com escapamento de maior fluxo uma grade mugen exclusiva uma alavanca de cambio exclusiva emblemas mugen si no exterior e no interior rodas gp forjadas mugen e um kit de carroceria mugen personalizado a produçao foi limitada a apenas 1 000 unidades o carro do brendon obregon barbosa @blueegarage de curitiba no parana parece algo desse tipo um type r com kit mugen com uma cor azul lindissima que tambem nao existiu aqui parece algo importado mas nao; e brasileiro feito em sumare e anda muito mais que qualquer um desses super civic originais o brendon adora o civic; começa com um lxs mas logo vende e acha um si em bom estado; era originalmente prata mas e hoje o carro azul das fotos desde o inicio sabia que o carro nao ia ficar original por muito tempo logo era uma replica do mugen americano envelopado de azul com o bodykit mugen importado e uma preparaçao aspirada hondata e escape mas o brendon e um perfeccionista; alem de trocar uma infinidade de peças procurando deixar seu carro cada vez mais novo logo desiste do envelopamento parte para desmontar o carro inteiro para pinta lo de azul de verdade depois de cinco meses repintando e junto com uma suspensao refeita e rodas aro 18 enkei o carro ficou ja maravilhoso em um profundo tom de azul perolizado mas nao era suficiente começou o projeto de fazer um motor turbo foi um trabalho longo dispendioso mas minucioso; a ideia nao era fazer um canhao absoluto mas sim um carro realmente potente usando as possibilidades do turbo mas ainda assim usavel o dono e perfeccionista e deseja um carro para fazer de tudo de dia a dia e viagens ate track days uma turbina nao grande demais a master power r545 foi selecionada o intercooler e enorme da metal horse os bicos de injeçao de maior vazao sao de 160 lb e o carro roda a 100% etanol a calibraçao foi realizada inclusive com niveis de boost selecionados para cada marcha o cambio e forjado da primeira ate a quarta marcha e a potencia maxima estimada e de 350 cv [gallery ids= 350187 350186 350185 350184 350183 350182 ] para dar mais alguma potencia de frenagem neste ponto foi montado um kit de freios de 4 pistoes com discos maiores de 345 mm e dutos reforçados tipo aeroquip todas as linhas de combustivel e freio sao aeronauticas; nao houve economia nesses detalhes importantes foi durante esse tempo parado que se decidiu ir alem transformar um carro num type r geraçao fd japonesa usando peças originais importadas o trabalho e muito maior do que parece praticamente tudo que e externo no carro foi trocado pelo do type r; ate lanternas e farois o capo e em fibra de carbono mugen as saias laterais e o front lip mugen tambem parece algo saido direto do japao mas com direçao do lado esquerdo o carro tem uma infinidade de detalhes sensacionais rodas rays brancas bancos concha corbeau instrumentos extras e um carro restaurado que parece zero km mas tambem modificado e aprimorado com atençao ao detalhe e bom gosto pode ate ser chamado de restomod e restaurado ao mesmo tempo que modificado pode um civic si restomod aparentemente sim
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