Essa é a semana do famigerado Dia Mundial Sem Carro. Dia 22 vai ter um monte de gente pensando em deixar o carro em casa, lembrando de como é pegar trem, ônibus ou metrô nos horários de pico e abraçando a ideia politicamente correta de culpar o automóvel pelos males do mundo. Mas e se todo carro fosse um Uber? E se você não precisasse mais ter garagem em casa para poder usufruir de um veículo. É com essa ideia que muitos fabricantes estão flertando. Como um plano B, caso o mundo distópico do qual falamos há algum tempo ameace se concretizar.
Duas alemãs já se posicionaram em relação a isso: a BMW e a Mercedes-Benz. Ambas possuem negócios que, em vez de vender os veículos, alugam unidades por períodos curtos, um serviço conhecido como car sharing, ou compartilhamento de carros. E elas fazem isso de olho em uma mudança mais do que provável, já desenhada por Hugo Spowers: a transformação de fabricantes em prestadores de serviços de mobilidade.
A Mercedes-Benz foi a primeira.