fala pessoal meu nome e marcos rainier de sa sou responsavel pelo omega cd 4 1 do project cars #270 e venho ate aqui com o primeiro post do meu astra o project cars #245 como ja dito antes no post do omega e no texto com minhas impressoes sobre o new york auto show 2015 sou um gaucho de 23 anos estudante do ultimo ano de engenharia mecanica pela universidade federal de santa maria e atualmente estou em intercambio nos estados unidos na state university of new york stony brook pronto agora finalmente livro voces de minha apresentaçao ao menos por enquanto — quem sabe meu fusca mad max vira um project cars um dia desses paixao por carros no primeiro post do omega contei sobre os carros de meu pai que ao longo do tempo encantavam a minha mente entusiasta e agora vou contar um pouco sobre minhas historias no mundo dos motores nao sei dizer quando começou a minha paixao por carros talvez tenha sido no dia que sai do hospital apos meu nascimento fui para minha casa ouvindo a sinfonia de 250 polegadas cubicas de deslocamento distribuida em seis cilindros em linha que encontrava a atmosfera no final de um escapamento 6x2 dimensionado com seus dois canos — que mais parecem uma espingarda calibre 12 apontada para os olhos do motorista do carro de tras do que uma saida de escape jeito um tanto poetico de falar do opala ss6 250 s branco 1976 preparado que meu pai tinha na epoca mas realmente vejo muita magia neste motor exemplo de um delicado escape 6x2 foto silenautto porem nao foi com esse opala que eu convivi mais tempo e sim com o diplomata prata azulado 1982 tambem equipado com o motor 250 s eu era apaixonado por esse carro e foi com ele que aprendi a dirigir a sensaçao de acelerar um seis cilindros e a melhor injeçao de animo que ja experimentei na vida por isso quando estiver formado e com estabilidade financeira certamente adotarei um opala caravan e/ou omega seis canecos para chamar de meu durante toda minha infancia meus brinquedos eram resumidos em carrinhos bonecos do dragon ball z carrinhos de controle remoto motinhos carrinhos bonecos dos cavaleiros do zodiaco e carrinhos como era bom criar cidades e pistas de corrida e assim passar horas simulando fugas ralis grandes premios arrancadas e enduros tempo bom aquele chegou a dar saudade ate hoje eu tenho coleçao de miniaturas e junto com meu irmao murilo temos uma coleçao de respeito ate abaixo voces podem ver algumas fotos da nossa coleçao em um dia que juntamos todos os carrinhos que tinhamos na epoca agora tem mais para uma limpeza [gallery columns= 4 link= file ids= 73419 73412 73413 73414 ] de ford ka ate bugatti eb110 a coleçao tem de tudo e muita paciencia juntar os hot wheels e maisto por tonalidade so para a foto mas nao era so de brincar com carrinhos que eu gostava eu queria ir mais alem e tirar tudo que ficava e ainda fica na minha mente todos os dias carros e mais carros e fazia isso de varias formas com massa de modelar com lapis e papel modificando meus carrinhos ou com lixo na parte de modificaçoes eu colocava nas minhas miniaturas aquilo que via nas revistas e no cinema leia se 60 segundos e velozes e furiosos suspensao baixa as vezes ate regulavel mostradores escapamentos novas rodas sistemas de som e ate blower um dia coloquei para tocar uma caixa de som funcional em um pequeno imapala ss e nos 3 minutos da musica by the way do red hot chili peppers senti um cheiro forte pois e torrei a saida do meu som e bem que meu pai avisou dizendo nao vai dar certo marquinhos deu certo sim durante 3 minutos na foto abaixo da pra ver algumas de minhas modificaçoes como uma ford svt f 150 lightning com suspensao baixa cambagem negativa rodas pretas som mostradores nao e possivel ver na foto e um scoop para o compressor que veio de um monitor de computador quebrado e um corvette c5 que restaurei meu irmao danificou quando era pequeno pintando de preto fosco e rebaixando com a massa de moledar eu comecei a criar varios carros passava um dia todo fazendo monopostos e boxes de formula 1 para depois usar minha imaginaçao e simular disputas historicas e acidentes entre ferrari bar adorava os carrinhos brancos benetton minardi lembram da amarela jaguar que alegria serio lembro muito bem de um dia que fiz um opala super detalhado de massinha com uns 9 anos e fui correndo mostrar pro meu pai o motor seis canecos vermelho era um 250 s com cabos de vela amarelos e ouvi do meu pai algo que marcou minha vida legal marquinhos mas o opala e seis em linha e tu fez um v6 posso afirmar que me senti um fracasso em errar aquilo como era possivel eu fazer opala v6 e nao seis em linha eu nao tinha passado meus longos nove anos de vida vendo que o motor parecia uma linguiça eu devia ter pensado melhor e ter colocado os canecos de forma certa nunca me perdoei mas em que isso mudou minha vida acontece que com isso comecei a juntar ainda mais moedas e empilhar revistas de carros para ler comprava de tudo que era tipo de revistas de arrancada para ver os opaloes ate revistas de lançamentos europeus tenho duas portuguesas lia e relia tudo que tinha ali para aprender cada vez mais mas uma coisa nao me dava paz eu precisava ler sobre opalas e nao apenas sobre arrancada entao com 10 anos entrei em um site automotivo nao vou falar o nome para nao fazer propaganda e usei todo o poder da internet discada para imprimir em colorido toda a historia depois disso vieram mais revistas e livros sobre opala ou sobre o seu straight six mas isto e outra historia lembro me que de tanto ler revistas comecei a ter um problema que era saber mais sobre carros que muito adulto metido que nao me davam conversa e me deixavam babando de brabo com 12 anos eu sabia a faixa de preço de todos os carros vendidos no brasil como podia alguem falar que eu nao sabia o que estava falando enfim tive que superar isso e muitas vezes engolir e ficar quieto como no dia em que um amigo do pai falou dos novos carros flex de varias marcas e que queria comprar um 1 0 assim entao eu me intrometi e disse que so a volkswagen tinha 1 0 flex ele riu e nao me deu a minima fui reclamar para o pai depois e ele disse eu sei que tu estava certo ufa voltando um pouco eu havia dito anteriormente que criava carros usando lixo ne sim eu juntava caixas tampas e qualquer coisa que podia virar uma peça de carro para montar um ate apresentei um carro de controle remoto feito de papelao em uma feira de ciencias da escola da pra imaginar que nao tive muito problema em escolher minha carreira afinal com seis anos a professora perguntou a profissao que cada um gostaria de ter e no meio de medicos policiais e bombeiros tinha eu falando engenheiro mecanico para fazer carros cheguei a pensar em ser desgin automotivo mas uma conversa com o presidente dos designers do rio grande do sul abriu meus olhos e percebi que teria que desenhar muitas outras coisas alem de carros que era o que eu queria a ultima forma de tirar os carros de minha cabeça era desenhando por isso pensei em ser designer na maioria das vezes eu fazia um modelo totalmente novo criando tudo do zero e nas outras eu fazia modelos reais principalmente da chevrolet mesmo sem nunca ter feito um curso de desenho ou usando material para isso so usava e uso lapis normal hb os desenhos ficavam bons posso ate dizer que previ a identidade visual que a peugeot usa hoje quando fiz um espotivo chamado 909 flame com o mesmo estilo adotado pelos carros da marca hoje em dia e fiz isso a uns 10 anos quando voltar pro brasil tentarei encontrar o desenho falando em desenhos certa vez quando eu tinha uns seis anos desenhei um opala e pedi para minha vo escrever chevrolet ja que eu nao sabia nem ler na epoca e ela me olhou e disse uma frase que me indignou na epoca mas depois fez sentido ai maninho a vo nao sabe escrever isso pede pro teu pai na epoca eu nao entendia como uma pessoa que sabia escrever poderia nao saber escrever o nome de uma marca automotiva mas com o tempo entendi que era algo complicado mesmo ainda mais para minha vo outra coisa interessante era eu com menos de nove anos desenhando opalas de arrancada com 1 000 cv que faziam o quarto de milha na casa dos oito segundos algo fora dos padroes da epoca meu pai olhava e falava para mim quando os mostrava bem legal marquinhos mas isso e fora de logica podemos dizer que as coisas mudaram nao e mesmo basta olhar a traseira turbo de hoje com seus opalas de 1 500cv chegando ate 341 km/h no quarto de milha e andando nos 8 segundos baixos ou ate na casa dos 7 o opala metal conseguiu brincando de criar um coupe de visual retro desenho mais recente uma homenagem ao lendario jaguar e type creio que deu pra perceber que a minha vida sempre teve carros no meio ne e so quero que continue assim durante todo o resto afinal os carros estao longe de ser apenas um meio de transporte sao na verdade uma terapia como e bom passar horas com as maos sujas sofrendo para soltar um parafuso enferrujado do meu fusca na lavagem do meu pai deu saudade de casa e dos carros agora finalmente o astra pois bem apos tomar o tempo de voces contando um pouco sim isso foi um pouco sobre minha paixao por carros vou dar introduçao ao carro que no inicio do mes de agosto virou o project cars 245 em um dia de 2010 estava eu e meu pai na lavagem dele quando vimos um astra sedan amarelo que saiu de fabrica branco estava muito encardido com placa de sao paulo entrar no estabelecimento o dono era um gaucho que morou 14 anos em sao paulo e tinha acabado de voltar para sao borja rs minha terra natal e estava interessado no caminhao mercedes benz lp331 alemao que meu pai era dono o astra no caso entraria no negocio entao fomos olhar de perto o carro tratava se de um raro para minha regiao astra gl 2002 sedan branco mahler completo equipado com o motor c18ye este motor e um sohc comando de valvulas simples no cabeçote com 1 8 litros movido a etanol pera um astra 2002 so a alcool na epoca eu nunca tinha me deparado com um pessoalmente estamos em 2015 e ainda nao vi outro de perto e isso me deixou muito surpreso certamente seria um carro dificil de vender no interior do rio grande do sul mas para meu pai e para mim o carro pessoal tem que ser bom e te fazer bem sem importar o valor de mercado e facilidade de venda gm c18ye sei que as letras estao apagadas no cabeçote mas tenho algo bem legal para resolver isto o carro era muito bom mesmo com uma quilometragem bem avançada que era normal por ser um carro de sao paulo usado diariamente para a busca de produtos para a empresa de sorvete que o dono tinha e apenas precisava de um dono novo e cuidadoso ou dois eu e meu pai negocio feito era final da tarde e o astra havia sido lavado como nunca por nos e entao eu e meu pai ficamos olhando para o carro amarelado com o mesmo pensamento massa de polir numero 2 cera 3m e estopas de algodao polimos o carro na mao mesmo nao gostamos de maquina em tempo recorde e agora sim ele começava a ter cara de um carro da familia de sa apesar de que a grade branca e os vidros sem pelicula deixavam ele com uma cara de uma fusao entre uma ambulancia e um aquario nao tenho fotos do momento da compra por motivos obvios alem de amarelado ele tinha o logo vhc na lateral sim um astra 1 8 com logotipo de 1 0 e so tirei foto apos o polimento e a compra de duas tampinhas que faltavam uma da parte central da roda e outra lateral para cobrir o encaixe do macaco grade de ambulancia calhas e vidros de aquario mas por pouco tempo detalhe no omega que e o pc 270 na garagem e na minha faixa de calouro como deu pra ver na foto eu era calouro e em agosto iria morar em santa maria rs para estudar entao e obvio que pensei que o astra poderia ser meu afinal eu nao tinha mais o chevette o pai colocou ele no meu nome eu estava indo morar fora e estudaria em uma faculdade federal quer dizer que eu ganhei o astra e pude ir de carrao para aula nao tao rapido jovem o astra ainda nao vai ser seu nao era a hora do astra ser meu e claro que eu entendi isso o meu pai ate chegou a colocar ele para vender em 2013 ate que um dia ele me ligou e disse nao vou vender mais o astra gosto muito dele e me sinto bem em gm vou vender a saveiro no lugar dele a saveiro que o pai tinha na epoca era uma bela bolinha gli 1 8 completa com direiro a ar condicionado vidros travas e espelhos eletricos direçao hidraulica acabamento em veludo farois auxiliares e rodas de liga tudo original ela era mais economica que o astra e tinha a vantagem de ser uma pick up facilitando o transporte de algo quando necessario alem de que meu pai ja tinha um sedan no caso o omega e o fato dele ter pintado a grade as rodas e os logos da vw de preto ter rebaixado um pouco colocado um volante walrod quatro kumho solus um filtro conico e um abafador esportivo de duas saidas deixava ela realmente muito bonita e legal de dirigir mas a saveiro nao tinha o conforto e o acabamento de um chevrolet como o astra entao foi ela que deu adeus a nossa garagem um fato curioso e que nessa epoca a nossa garagem tinha um gm 250 seis cilindros em linha um vw ap 1 8 e um vw boxer a ar 1300 que sao tres dos motores mais cultuados do brasil eu meu irmao murilo meu pai marcos o astra a tal saveiro gli o omegao a gisele e a pink meu fusca mad max estava chorando sae 20w50 essa hora como o astra acabou nao sendo vendido meu pai começou a falar cada vez mais em me dar ele e quando meu intercambio para os estados unidos foi confirmado ele disse que o carro era meu e eu poderia levar ele pra onde for quando retornar para o brasil sendo assim agora eu tinha liberdade de fazer minhas modificaçoes no carro mas isso e assunto para o proximo post onde vou contar mais sobre o astra as vantagens em ter um astra com o c18ye em relaçao aos movidos a gasolina ou flex o inicio da ideia de utilizar ele como meu trabalho de conclusao de engenharia mecanica contarei o todo o processo do tcc durante o primeiro semestre de 2016 e as primeiros itens para upgrades comprados durante meu intercambio ate a proxima por marcos rainer de sa project cars #270
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