No ano passado, a Honda criou o Mean Mower, um cortador de grama com motor de 1.000 cm³ e 109 cv. O objetivo era fazer o cortador de gram mais rápido do mundo — e hoje, oficialmente, eles conseguiram.
O anúncio veio da própria Guinness World Records, que e edita todo ano o Livro dos Recordes. O cortador de grama foi projetado pela Honda em parceria com a Team Dynamics, responsável pela equipe da marca no Campeonato Britânico de Turismo (British Touring Car Championship, ou BTCC).
O projeto consistiu em modificar um cortador de grama Honda HF2620, que originalmente tem um motor V2 de 20 cv, com um motor vindo da Honda VTR Firestorm — que também é um V2, mas desloca 996 cm³ e entrega 110 cv e 9,7 mkgf de torque — pesando apenas 140 kg, o Mean Mower tem relação peso/potência de apenas 1,27 kg/cv.
O câmbio é sequencial, de seis marchas com borboletas atrás do volante, e foi acertado seguindo o feedback dos pilotos Matt Neal e Gordon Shedden, da equipe do BTCC Honda Yuasa Racing. O saco na traseira, que normalmente armazena a grama cortada, abriga no Mean Mower o tanque de combustível, o radiador de óleo e um radiador de água secundário (o radiador principal fica na dianteira). A suspensão foi feita sob medida, e os pneus vieram de um quadriciclo.
Apesar de tudo isso, o Mean Mower ainda consegue cortar grama: os dois motores elétricos encarregados de fazer o serviço foram mantidos, e são capazes de fazer as lâminas girarem a até 4.000 rpm — o dobro da velocidade atingida em um HF2620 original. Só tem um detalhe: a grama só é cortada caso o piloto mantenha uma velocidade inferior a 24 km/h.
O recorde foi registrado no circuito de IDIADA Proving Ground, na Espanha, e a aferição foi registrada neste vídeo, que dá uma bela ideia de como deve ser acelerar este monstrinho:
Os 187 km/h atingidos pelo Mean Mower o colocam 46 km/h na frente do recordista anterior, que atingiu 141 km/h com seu cortador de grama, chamado Project Runningblade.
Enquanto isto, só queremos saber o quanto custa trazer um destes para cá — para cortar nossa grama, claro. Ou você acha que a gente ia correr com ele?