a maioria das pessoas conhece o engenheiro russo zora arkus duntov por sua parte no imenso latifundio chamado corvette mas sua historia ja daria um filme interessantissimo mesmo se focasse na sua vida antes de começar a trabalhar na general motors em 1953 zora nao estava presente na criaçao do primeiro corvette mas seu trabalho subsequente nele o transformaria de um conversivel bonitinho em um carro esporte de verdade [caption id= attachment_322762 align= aligncenter width= 999 ] zora e o c2 1963[/caption] ainda nao virou um filme a vida dele mas um livro ja saiu zora arkus duntov the legend behind corvette de jerry burton nele aprendemos que tal qual gato que nasce no forno e gato e nao pao zora era de fato russo e nao belga como a gm gostava de dizer numa epoca em que a russia era a inimiga explico zora nasceu zachary yakovlevich arkus filho de yakov arkus e sua esposa rachel em 1909 nasceu em bruxelas na belgica onde seus pais ambos russos de prosperas familias da cidade de sao petersburgo entao moravam temporariamente yakov e rachel se conheceram em bruxelas onde estudavam em duas universidades diferentes e sem duvida se aproximaram pela origem e situaçao semelhante eram tambem ambos judeus como o nome do meio de zora filho de jaco simbolizava [caption id= attachment_322763 align= aligncenter width= 999 ] com o cerv 1 motor central e de aluminio em 1960 [/caption] nasceu na belgica sim mas zora nunca teve nacionalidade belga saiu de la com 1 ano de idade quando seus pais voltaram a sao petersburgo onde ele foi criado e viveu ate os 17 anos de idade zora sempre declarou ser russo foi sempre o russo sua primeira lingua e seu registro de nascimento o declara desta forma outra historia do passado de zora que nao resisto em nao contar e que e explicada no livro de burton e de como zachary yakovlevich arkus se tornou zora arkus duntov essa historia e realmente interessante e mostra como zora estava distante do mundo puritano do meio oeste americano onde iria trabalhar o que aconteceu foi primeiro uma revoluçao a revoluçao bolchevique de 1917 mudou definitivamente a vida de zora sua mae era ativa revolucionaria comunista e com isso pelo menos nao perdera sua casa sendo ela apontada para cargos no partido mas ainda assim foram tempos dificeis para zora e seu irmao mais novo yura sua mae preocupada em mudar a russia e o mundo segundo a nova ordem socialista se distanciou de seus filhos e yakov o pai ja era desde sempre uma pessoa distante alem disso a comida era pouca e precisava ser protegida a todo custo; zora aos 9 anos de idade ja portava um revolver smith & wesson para onde quer que fosse entao uma coisa muito estranha aconteceu aparece em cena josef duntov um engenheiro eletrico do governo comunista que se muda para a casa dos arkus e efetivamente toma o lugar de yakov na alcova de rachel o pai de zora permaneceu morando ali e rachel continuava a cuidar dele como uma mae mas eventualmente se divorciou para se casar com josef como yakov arkus e josef duntov continuavam morando ali entao efetivamente zora passava a ter dois pais sob o mesmo teto [caption id= attachment_322765 align= aligncenter width= 751 ] com um de seus v8 de competiçao[/caption] em 1926 josef e transferido para trabalhar na embaixada russa em berlim e zora viaja para a alemanha com eles onde se matricula na prestigiosa universidade de charlottenburg se forma engenheiro em 1934 logo hitler o nazismo a perseguiçao aos judeus e uma epica fuga para os eua zora chega a nova york em 1940 com sua familia inicialmente trabalha em uma serie de pequenos contratos como engenheiro para ajudar no sustento no fim de 1941 o japao ataca pearl harbor e os eua finalmente entram na segunda guerra mundial sentindo uma grande oportunidade aparecer zora junta o dinheiro de seu padrasto josef seu e de alguns outros amigos russos expatriados e abre junto com o irmao yura uma empresa para fabricar peças de precisao usinadas coloca o nome na empresa de ardun mechanical corporation ardun sendo a junçao dos nomes arkus e duntov ao mesmo tempo nosso heroi abandona o zachary em favor de seu apelido de infancia e tornando oficial a sua estranha condiçao de pai duplo adota o nome de zora arkus duntov [caption id= attachment_322766 align= aligncenter width= 480 ] vencendo la mans 1954[/caption] zora era europeu cosmopolita casado com uma ex dançarina alema e um piloto de competiçao depois da ardun iria trabalhar na inglaterra na empresa de sidney allard e correr varias vezes em le mans; venceria na categoria ate 1100 cm³ em 1954 com um porsche spider e por causa dessas experiencias europeias que desde cedo sonhava para o corvette coisas muito mais avançadas motores em aluminio motor central traseiro suspensoes independentes injeçao de combustivel ainda nos anos 1950 claro que a tradicionalista gm freou muitos dessas vontades mas e por causa dele que ja em 1963 o carro tinha injeçao e suspensao independente e a partir de 1966 freios a disco nas quatro rodas o corvette e entao uma junçao do tradicionalismo da gm o estilo chamativo de harley earl e depois bill mitchell e as ideias avançadas que zora conseguiu mover adiante dentro da corporaçao um carro com muitos pais muitas influencias que tem sua grandeza ainda assim centrada na personalidade de seu engenheiro chefe no fim dos anos 1960 aparecia a terceira geraçao do carro na verdade tecnicamente uma evoluçao do chassi da segunda geraçao com uma carroceria nova mais uma vez nao tinha motor central traseiro como zora sempre quis mas paciencia o russo ia continuar fazendo o que sempre fez transformar o carro em algo sempre mais capaz mesmo que sua liderança nao quisesse isso [caption id= attachment_322768 align= aligncenter width= 999 ] 1968 um novo corvette[/caption] durante os anos 1960 zora trabalha mais em motores que no resto do carro era o que fazia sucesso mais potencia era a era do muscle car dos v8 gigantes e da arrancada como esporte nacional americano embora sua paixao fosse um carro integrado tao rapido de chassi quanto de motor seu empregador so queria motor em 1968 1969 porem zora ja tinha uma certa influencia e lugar guardado na historia da gm e do corvette por isso resolve usar esta influencia para pelo menos se nao podia colocar a venda fazer um corvette especial para si o lendario zl1 branco de zora nascia l88 e zl1 [caption id= attachment_322769 align= aligncenter width= 999 ] zl1 o big block v8 mais potente da gm[/caption] o v8 chevrolet de bloco pequeno de 1955 e um dos mais incriveis motores ja criados o fato de que e motor mais vendido da historia ja o coloca entre os grandes mas quando se percebe tambem que e o motor que tambem mais ganhou corridas de todo o tipo se entende como e diferente seu grande trunfo entre outros e ser fisicamente pequeno e leve para seu deslocamento zora sempre lutou para reduzir ainda mais seu peso desde o inicio dos anos 1960 desenvolveu versoes de aluminio para ele se nao chegaram a produçao seriada eram fabricados para competiçoes desde entao [caption id= attachment_322770 align= aligncenter width= 736 ] num chevelle o novo big block[/caption] em 1964 um novo v8 de bloco grande chevrolet surgia iria substituir em produçao o antigo w motor uma unidade ja ultrapassada que ficara famosa no deslocamento de 409 polegadas cubicas 6 7 litros debaixo dos capos de impalas e em musicas dos beach boys este novo big block era mais moderno e nascido em competiçao da nascar; tinha valvulas em angulo semi hemi ou porco espinho eram seus apelidos e era um motor que quando preparado era tao sensacional quanto o seu irmao de bloco pequeno [caption id= attachment_322771 align= aligncenter width= 999 ] chaparral 2e v8 de aluminio[/caption] ao mesmo tempo que isso acontecia a chaparral do milionario e piloto texano jim hall desenvolvia seus carros de corrida com ajuda secreta da gm teoricamente impedida de faze lo por um acordo de cavalheiros da industria que datava de 1957 para os chaprral zora e sua turma desenvolvem uma versao totalmente em aluminio do novo big block v8 o v8 de aluminio era uma mudança importante fazia o v8 grandao pesar o mesmo que um v8 de bloco pequeno para carros esporte que tem que fazer curvas para todos os lados algo importantissimo [caption id= attachment_322772 align= aligncenter width= 1000 ] um dos 20 corvette l88 de 1967[/caption] zora claro queria colocar esse motor no nariz do corvette consegue criar dois codigos opcionais que se tornariam lendarios o l88 e o zl1 eram os codigos opcionais que determinavam motores mais potentes; ambos v8 big block de 427 cid 7 litros a gm nao queria que fossem populares; nao foram anunciados e o l88 era declarado como tendo menos potencia que o v8 427 ‘normal’ apesar de fazer o carro 25% mais caro era um motor para ser usado em competiçoes e a gm nao queria que alguem por engano levasse este monstro para casa; so quem sabia o que era devia pega lo o l88 tinha cabeçotes em aluminio e o zl1 era totalmente em aluminio os dois basicamente o mesmo motor [caption id= attachment_322778 align= aligncenter width= 999 ] um l88 de competiçao 1967[/caption] lançado em 1967 ultimo ano do corvette c2 era o mais proximo de um motor de corrida puro que a chevy ja havia oferecido em produçao regular os cabeçotes tinham dutos maiores comando mais bravo compressao estratosferica de 12 5 1 um radiador de aluminio volante de pequeno diametro e um unico e enorme carburador holley de corpo quadruplo [caption id= attachment_322785 align= aligncenter width= 999 ] l88 1968[/caption] o l88 era anunciado como tendo 430 cv a 4 600 rpm contra 435 do l89 normal mas a verdade era de cerca de 560 cv a 6 400 rpm a taxa de compressao muito alta exigia combustivel de corrida de 103 octanas de disponibilidade limitada claramente este nao era um motor para o motorista casual tornava obrigatorias varias opçoes individuais incluindo positraction diferencial blocante igniçao transistorizada suspensao heavy duty bem como rpo c48 que excluia o radio e o aquecedor normais para reduzir o peso e desencorajar o uso do carro na rua como era caro um adicional de us$ 1 500 sobre o preço base de us$ 4 240 75 e poucos sabiam a verdade da potencia apenas 20 carros foram vendidos naquele ano oitenta pessoas compraram corvette l88 em 1968 ja o modelo c3 e mais 116 apenas foram vendidos em 1969 seu ultimo ano a opçao zl1 tinha comando ainda mais bravo e mancais mais parrudos no bloco agora de aluminio e embora ainda declarado como tendo 430 cv estava mais na casa dos 600 mas custava mais us$ 3000 em cima do preço do l88; ou seja efetivamente o dobro do preço de um corvette 427 normal ninguem repito ninguem encomendou um venda foi zero mas isso nao significa que nao existiu nenhum carro o zl1 branco de zora no verao de 1968 quando a imprensa automotiva chegou campo de prova da gm em milford para ver os carros de 1969 eles nao estavam preparados para o mais recente brinquedo de zora justamente um corvette com motor zl1 mas nao era so um carro normal com um motor mais forte era um monstro de corrida disfarçado de carro de rua e o carro de uso diario do engenheiro chefe do corvette a unica coisa que faltava no zl1 corvette branco de zora eram decalques e numeros de patrocinadores o carro tinha um visual matador e um berro igualmente de colocar medo embora varios carros apareçam de tempos em tempos para tentar reivindicar status de zl1 de fabrica a verdade e que apenas dois foram feitos e nenhum vendido um ficou em uso com o gerente da fabrica do corvette george heberling e o outro este roadster branco que aparentemente tinha o teto hardtop de fibra fixado permanentemente com zora e o grupo de engenharia do corvette o carro de zora era realmente especial todo e qualquer equipamento superfluo ao desempenho foi retirado do carro o que resultou numa reduçao de peso total de 183 kg para um peso total final de aproximadamente 1300 kg sozinho o motor de aluminio era uma economia de 80 kg os itens de produçao retirados incluiam o radio aquecedor isolamento termoacustico para choques traseiros e coletores de escape de ferro fundido o escapamento eram dimensionados tubulares e saiam pela lateral sem silenciadores para um barulho infernal e impressionante as rodas eram de magnesio 15 x 9 5 polegadas calçadas com pneus de corrida 10 5 15 dianteiros e 12 5 15 da goodyear o capo de induçao de ar frio do l88 era fixo por pinos e os paralamas eram alargados segundo o russo os pinos eram necessarios apos um teste onde o capo saiu voando quando atingimos 300 km/h duntov levou os jornalistas presentes para dar uma volta no banco do passageiro e os trouxe de volta descabelados e de olhos arregalados estes jornalistas convenceram zora a fazer arrancadas embora o carro nao fosse para isso com a relaçao traseira longa de 3 6 1 mesmo assim o carro fez o quarto de milha em 12 1 segundos a 187 km/h em outro evento depois na pista de testes da gm em phoenix jornalistas puderam dirigir o zl1 branco em um curto percurso a road & track descreveu o desempenho do carro como proximo de um carro de corrida do grupo 7 que eles haviam pilotado pouco antes zora continuou usando seu carro de corrida para as ruas como seu transporte diario por muito tempo ate que ao redor da epoca de sua aposentadoria em 1974 ele desapareceu nas entranhas da gm para nunca mais ser visto muito provavelmente foi desmontado para que se aproveitassem as peças boas experimentais e o motor especial e o resto do carro foi destruido como todo prototipo certamente este motor do carro de zora devia ser realmente especial conhecendo seu cuidado com isso certamente balanceado a mao e com cabeçote trabalhado quanto tinha de potencia 650 cv qualquer numero e certamente somente chute e adivinhaçao mas que faz a gente ficar sonhando acordado ah faz
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