e muito raro que o lado artistico de design e do produto automovel como uma expressao da alma humana case muito bem com as intrincadas necessidades do automovel como um produto industrial de consumo em massa normalmente sao necessidades antagonicas tao distintas que quase nunca convivem em uma so pessoa e necessario o embate feroz do criativo e o pragmatico normalmente duas pessoas ou grupos de pessoas para que o produto final seja um compromisso bom entre os dois extremos [caption id= attachment_318414 align= aligncenter width= 747 ] em wappembury hall sir william lyons 1901 1985 e o jaguar e type [/caption] e o meio e onde queremos chegar mesmo algo maravilhoso vendido em duas unidades faz a felicidade de duas pessoas algo barato e ainda excelente se um pouco inferior em algumas coisa faz a felicidade de milhares todo mundo ja ouviu a maxima popular o otimo e inimigo do bom mas em algumas raras ocasioes nao ha conflito imagine uma empresa em que o dono e o fundador que partiu do zero e criou uma marca famosa imagine que ele tem um senso estetico e tecnico apuradissimo que sabe exatamente o que faz um carro bonito e desejavel mesmo sem ser um designer ou engenheiro mas um que tambem milagrosamente sabe institivamente o preço correto de venda e nao tenha medo de fazer o necessario para que o carro chegue neste preço de venda esta e a jaguar de sua criaçao ate a saida de sir william lyons seu fundador do comando no inicio dos anos 1970 sir william era uma pessoa rarissima sim nunca desenhou carro algum sim mas nao tenha duvida os jaguar eram fruto de seu tino estetico mantinha uma equipe de funcionarios pequena que batia chapas para ele e criava direto em escala 1 1 carrocerias inteiras em metal hoje o processo de desenho de qualquer carro e longo e enfadonho e passa de desenhos a mao para modelos em escala para arquivos matematicos e mais modelos em escala depois para modelos em argila de modelar clay em escala real depois mais arquivos eletronicos modificaçoes usinagem de clay avaliaçoes mais arquivos mais comites mais discussao um monte de gente da pitacos e discute demais quando lyons apenas olhava e decidia em tamanho natural direto em metal e quando estava pronto estava pronto e pronto nada criado por comites interminaveis pode ser comparado a qualquer criaçao dele em seu auge começou muito cedo antes da maioridade fazendo sidecars para motocicletas depois evolui para carroceria de carros em chassis existentes e mesmo quando contratou uma genial equipe de engenheiros para fazer seus proprios carros o jaguar nunca deixou de ser primeiro uma carroceria belissima o exemplo classico e o e type que mesmo sendo um avanço tecnologico consideravel ao seu tempo discos em todos os cantos suspensao traseira independente seis em linha dohc etc e lembrado ainda hoje quase que somente por ser provavelmente o carro mais belo ja criado criado em grande parte por malcolm sayer o e type mostra uma das caracteristicas de lyons como designer ele era como um grande chefe de estudio capaz de julgar como ninguem mas sem desenhar nada mas ele sabia sempre o que queria e sendo o chefe supremo da empresa com certeza sempre conseguia o que queria e seu controle sobre suas empresas e sobre os seus carros era completo absolutamente nada que influisse no desenho de um jaguar inclusive debaixo do capo podia ser colocado no carro sem sua aprovaçao e ele garantia que isso era verdade fazendo passeios regulares pela fabrica e em seguida aparecendo na mesa de engenheiros com um botao acendedor de cigarros ou luzinha de posiçao e a perguntinha terrivel eu nao me lembro de ter aprovado isso por que esta no carro regularmente pegava carros na linha aleatoriamente para ir para casa e no dia seguinte deixava uma lista de problemas para serem resolvidos lyons podia nao ser um engenheiro mas sabia dirigir esportivamente e sabia exatamente como seus jaguar deviam ser nao tenham duvidas a jaguar e a jaguar porque ele a fez uma coisa cada vez mais rara mas indispensavel em todo automovel memoravel a jaguar era uma empresa de enorme fama mas de volumes de produçao relativamente baixos nunca foi grande como uma mercedes benz por exemplo para citar apenas como exemplo o mais famoso nemesis de sir lyons mesmo depois de abrir o capital ele manteve mais de 50% das açoes e o controle firme e absoluto sobre tudo que acontecia na jaguar [caption id= attachment_318415 align= aligncenter width= 999 ] o xk120 de 1948 incrivel [/caption] sempre teve lucro mas os dividendos e salarios dos altos escaloes sempre foram baixos relativamente falando em retrospectiva walter hassan um dos criadores do imortal seis em linha xk disse que nunca ganhou muito bem sempre trabalhou demais mas nunca reclamou e na verdade sempre achou a jaguar um lugar incrivel para se trabalhar o entusiasmo de se criar uma marca imortal era claro e imortal ela seria depois de lyons a marca foi da bmc/bl da ford e agora junto com a land rover da tata nunca mais criou coisas tao absurdamente marcantes como o xj6 original o e type o xk120 na epoca de lyons era uma lenda atras de outra e e seguro afirmar que ela ainda existe apenas pela fama amealhada nesses primeiros 20 anos de existencia william lyons nao nasceu nobre; trabalhou muito para conquistar seu titulo mas parece que nasceu para ser um sir personificava como poucos a condiçao de gentleman ingles que seu titulo pedia sempre imaculadamente vestido e penteado com um porte altivo e impecavel e sem nunca levantar a voz lyons ainda por cima vivia num estate eduardiano perfeito o wappenbury hall mas ao contrario do que muitos acreditam sempre teve um senso impecavel de dever e nunca trabalhou por dinheiro sim foi um homem rico e poderoso mas sua vida foi totalmente dedicada ao trabalho e a construir algo e assim avançar o bem comum prova disso e que a grande maioria dos lucros nao eram divididos e sim reinvestidos na jaguar e o fato de que levava uma vida confortavel logico mas simples e sem ostentaçao sua preocupaçao com os gastos da companhia era lendaria bem como sua fama de pao duro e ia ate a extremos comicos como o caso do telegrama enviado a equipe em le mans para parabenizar pela vitoria como telegramas eram pagos pelo numero de palavras sir william matutou a forma mais economica possivel o telegrama dizia apenas good job quando morreu em 1985 deixou um patrimonio de 3 5 milhoes de libras pouco para sua importancia mas prova que um homem nunca se mede pelo que ele tem e sim pelo que foi jaguar com outro dono e dificil entender o motivo da venda para a bmc em 1966 entao a empresa era lucrativa e tinha um prestigio e fama invejaveis inclusive com 5 vitorias em le mans a venda para a bmc acabaria com isso e jogaria a empresa numa espiral de decadencia da qual nunca mais saiu apenas existindo pelo aparecimento regular de um novo dono querendo capitalizar a fama da marca [caption id= attachment_318424 align= aligncenter width= 999 ] xj s sir willliam aprovaria isso [/caption] quando lyons saiu de cena a queda foi visivel e imediata a qualidade nunca um dos seus pontos fortes para começar caiu vertiginosamente o estilo desandou no horrivel xj s a empresa ficou copiando o estilo do seda xj ultimo jaguar de lyons por decadas a fio sem mostrar nada novo deixou de ganhar dinheiro e quase morreu no conglomerado estatal british leyland foi comprada pela ford melhorou muito o produto e as fabricas mas continuou deficitaria e foi vendida para indianos a jaguar de sir william lyons morreu em 1972 e apenas de esforços admiraveis da ford e da administraçao atual claramente nunca mais foi a mesma o que levou sir william a desistir da jaguar e vende la para saber a resposta precisamos voltar no tempo ate 1955 e a um evento que mudaria o futuro a morte do futuro em 1955 a jaguar era uma jovem empresa mas ja famosa e conhecida o magnifico xk120 de 1948 fora um carro esporte revolucionario algo quase tao grande quanto o e type seria em 1961 o motor seis em linha xk um motor grande potente com duplo comando de valvulas no cabeçote ja era lendario os carros da marca ja tinham vencido duas vezes le mans e ainda venceriam mais tres vezes em seguida 1955 1956 e 1957 a classica prova francesa era uma das grandes formas encontradas por lyons de elevar sua jovem marca para o nivel das marcas mais estabelecidas como a mercedes sir lyons nao era entusiasta das corridas e preferia seus sedas a seus carros esporte mas sabia que sem eles a jaguar nao podia ser tudo que poderia ser [caption id= attachment_318420 align= aligncenter width= 999 ] o c type vendedor de le mans em 1951 e 1953 [/caption] naquela epoca a prova era para carros de rua de verdade quase todos iam ate a pista andando por seus proprios meios era tambem uma forma que lyons via de voltar a grana investida ajudava no desenvolvimento de carros de rua cada vez melhores quando o xk120 evoluiu para o c type de corrida que depois virou o d type de corrida e este de novo evoluiu para o e type de rua todo mundo entendeu como ele pensava [caption id= attachment_318417 align= aligncenter width= 999 ] o d type vencedor em 1955 1956 e 1957[/caption] naquele ano de 1955 estavam entao dois dos novissimos e avançados d type no aeroporto de southampton na costa inglesa esperando o encontro com o carro de apoio um jaguar mkvii estavam esperando ali para cruzar o canal da mancha via aerea na epoca a silver city airways mantinha um serviço de travessia partindo de southampton voando avioes bimotores bristol 170 dois famosos funcionarios da jaguar estavam levando os d type o lendario piloto de testes norman dewis e seu colega bob berry esperavam na fila de embarque e nada do mark vii dois avioes perdidos e nada lembre se que na epoca que esse tipo de coisa era uma aventura nada de celulares para resolver coisas assim uma decisao precisava ser tomada e temendo perder tempo demais na longa viagem os dois resolvem se por a caminho entram no bristol e em pouco tempo desciam em cherbourg no lado frances do canal e sem perder tempo tocaram a viagem para le mans [caption id= attachment_318419 align= aligncenter width= 999 ] o jaguar mark vii[/caption] o carro de apoio acabou pegando o voo seguinte e desceu em montebourg a aproximadamente 30 km mais ao sul de cherbourg o motorista esbaforido atrasado e sem duvida ansioso para alcançar seus companheiros no proximo ponto de encontro imediatamente se pos tambem a caminho certamente dando tudo que o carro podia dar o jaguar mark vii podia parecer uma limousine formal inglesa mas seu potente seis em linha dohc de 3 4 litros e 190 cv era descendente de vencedores de le mans o carro andava bem pacas e essa capacidade certamente foi usada mas pouco tempo depois ja estava abastecendo num posto ja na estrada n13 nao se sabe exatamente o motivo mas pouco depois o mk vii colide a alta velocidade com um caminhao que vinha em sentido contrario no meio da pista o motorista morre instantaneamente seu nome john lyons unico filho homem de sir william lyons tinha apenas 25 anos esse acidente tragico definiu o futuro john estava sendo treinado para tomar o lugar do pai e mesmo tendo duas filhas alem dele naquele tempo e para um homem da epoca de lyons nao havia maneira de pensar que alguma delas tocaria os negocios na verdade nao estavam interessadas nisso sem herdeiro quando chegou a hora de se aposentar sir william acabou por resolver que a empresa estaria melhor na bmc nao vamos esquecer como foi tragico le mans 1955 realizado no dia 11 de junho foi o ano em que o mercedes benz slr de pierre levegh voou na arquibancada matando 83 espectadores e ferindo quase 180 outros; o maio desastre em competiçao da historia henry ford perdeu seu filho edsel mas seu neto henry ford ii se mostrou a altura do desafio e a ford continuou progredindo por mais uma geraçao ferdinand porsche deixou nao so seu filho ferry no comando mas tambem sua filha louise iria dar descendentes de peso como ferdinand piech ja enzo perdeu dino e acabou vendendo para a fiat pelo menos conseguindo manter o sucesso muito pela ajuda e participaçao de seu filho fora do casamento piero etore bugatti perdeu seu filho perfeito jean tambem jovem; a bugatti nao sobreviveu ainda que depois foi renascida por outro herdeiro piech e a jaguar apesar de tudo de alguma forma conseguiu ainda existir ainda que quase somente pela inercia causada pelo movimento descomunal adiante desencadeado por sir william ja pensou o que seria se nao fosse este fatidico dia em 1955 talvez a decadencia da industria inglesa nos anos 1970 teria feito resultado igual; talvez nao quem pode saber
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