hoje vimos que o 917k nas cores da gulf que foi usado por steve mcqueen no seu filme le mans e que hoje e de jerry seinfeld vale mais de 25 milhoes de dolares isso por ser esta a maior oferta para ele em leilao; seinfeld achou pouco e nao vendeu o carro e mole e uma boa hora para lembrar da historia do carro e nao desse papo de dono celebre lembrar um pouco o que faz desse um dos carros mais incriveis que ja foram criados; um inacreditavelmente pequeno carro mas com um motor gigante e pouca barreira entre o piloto e a morte certa la fora um carro de potencia inacreditavel para seu peso ate hoje mas que ao mesmo tempo nao e so isso; e tambem emoldurado por um berro unico numa mais visto desde entao o som de doze cilindros contrapostos arrefecidos a ar e lembrar tambem do poderoso intelecto e pessoa que o criou o temido herdeiro de todas as caracteristicas boas e ruins do fundador da porsche seu avo o entao jovem doktor ferdinand piech e o maior risco que tomou em toda sua longa carreira que culminou com 25 porsches 917 alinhados para inspeçao da fia le mans a marca porsche ganhou as 24 horas de le mans nada menos que 19 vezes se fosse um pais e nao uma empresa so ainda assim seria o pais mais vitorioso da historia da competiçao todas as marcas inglesas da historia juntas ganharam a prova 17 vezes os franceses obviamente dedicados acima de suas possibilidades a vencer em sua prova mais famosa precisaram de nove marcas diferentes para vencer 15 vezes a prova classica realizada todo ano na cidadezinha de le mans a 200km a sudoeste de paris [caption id= attachment_376614 align= aligncenter width= 999 ] porsche vence le mans 1970 com o 917 k[/caption] pouca gente se lembra hoje mas le mans e para ser uma prova para carros de rua diferente de monopostos de formula dedicados a velocidade maxima em provas de curta duraçao le mans nasceu como uma prova de durabilidade tambem eu ruas e nao em pista por um dia e uma noite inteiros nao e numero de voltas ou distancia que determina o fim da prova; ganha quem andar a maior distancia em 24 horas uma maneira de garantir durabilidade e velocidade em importancia igual [caption id= attachment_376615 align= aligncenter width= 999 ] steve mcqueen em le mans com o 917 filmado na corrida de verdade[/caption] por muito tempo era o segredo de se descobrir carros de rua fenomenais bentley bugatti alfa romeo e lagonda antes da segunda guerra ganharam sua fama e prestigio ali; depois da guerra talbot lago ferrari jaguar mercedes benz e aston martin quer significar algo no mundo do automovel cobrar caro por seus carros esporte e garantir como era com os cavalos um pedigree invejavel que so podia vir das pistas esqueça todo o resto le mans e onde voce tem que ganhar porque voce acha que a toyota cuja posiçao na ordem mundial e mais que bem estabelecida resolveu tambem ganhar le mans nao basta dinheiro ganhe ali e o respeito de seus pares e conquistado definitivamente e por isso que tambem a ford ganhou nos anos 1960; quando henry ford ii descobriu a importancia daquilo resolveu que sua familia merecia um lugar neste panteao a tentativa frustrada de compra da ferrari aqui serviu apenas para lhe mostrar isso mais claramente e por isso que as unicas empresas produtoras de carros baratos a ganhar ali sao as familiares com uma exceçao que comprova a regra a mazda orgulho e um fator importantissimo aqui por isso que a gm nao tenta acionista quer dinheiro nao gloria ganhar le mans e ser aceito entre os grandes do mundo do automovel; todo o resto ajuda mas empalidece frente a isso [caption id= attachment_376603 align= aligncenter width= 999 ] porsche vence le mans ja em 1950 mas so na categoria ate 1 1 litro[/caption] para entender o 917 sua historia e significado voce tem que entender primeiro isso e a historia da familia porsche realmente preparando seu primeiro ataque ao podio em le mans em abril de 1969 todo mundo acreditava que ja era hora o velho professor porsche mesmo tendo projetado como consultor inumeros carros de corrida de sucesso nunca ganhara le mans a marca porsche dominara as categorias de 1100 e 1500 cm³ nos anos 1950 mas a vitoria da prova no geral nem perto era o momento e a chance da porsche finalmente ser aceita dentro de um clube realmente exclusivo o porsche 917 nasce o grande arquiteto da transformaçao desta pequena empresa de carrinhos esportes baseados em vw em uma marca de prestigio alto preço e aspiracional por meio de competiçao nao podia ter sido outro ferdinand piech todos nos sabemos hoje a historia do mais ambicioso genial e implacavel dos netos do professor porsche depois de ganhar le mans duas vezes e fazer da porsche uma força impossivel de deter em engenharia exigiu seu lugar como sucessor de ferry porsche na liderança da empresa mesmo tendo apenas 35 anos entao [caption id= attachment_376599 align= aligncenter width= 999 ] o jovem piech com seu tio ferry porsche[/caption] causa uma briga no cla ferry e claro apoiava seu filho butzi um desenhista industrial e por isso pouco amado na empresa que provoca a saida de todos os membros da administraçao da empresa com isso primeiro abre uma consultoria depois vai trabalhar na ital design onde fica amicissimo de giorgietto giugiaro ate que finalmente se torna lider de engenharia na audi transforma a desconhecida audi em lider mundial de engenharia com seu pulso de ferro e capacidade tecnica incrivel sem falar em cinco cilindros turbos traçao total e qualidade nunca antes vista [caption id= attachment_376600 align= aligncenter width= 999 ] piech na vw tirano[/caption] vira presidente e ditador supremo da vw e a faz quase ser a maior companhia do mundo expande os limites do automovel de produçao faz tanto um carro de rua capaz de 400km/h quanto um que faz 100km/l tambem estica as fronteiras do moralmente correto com o dieselgate morre em 2019 como um executivo odiado mas tambem respeitado pelo que foi o arquiteto maximo da excelencia do carro moderno uma pessoa tao importante na historia do automovel quanto seu avo; algo incrivelmente dificil de acontecer [caption id= attachment_376601 align= aligncenter width= 999 ] o 908 3 litros e oito cilindros a ar [/caption] mas em 1969 era ainda um jovem cheio de energia e vontade querendo mostrar seu valor dentro da empresa de sua familia fez um esforço crescente de competiçao de carros esporte nunca antes visto de 1965 a 1969 faria a empresa ir de um fabricante que no maximo fazia carros de dois litros para algo capaz de vencer le mans territorio de monstros de ate sete litros de deslocamento em 1966 aparecia o seu primeiro passo o 906 com a versao de corrida do motor 2 litros do 911 era um carro de competiçao sem concessao alguma para ser emplacado piech mudaria tudo com isso seguem se o 907 o 910 e finalmente o 908 de oito cilindros e 3 litros https //flatout com br/os segredos do porsche mais leve da historia/ o 908 ja era um carro criado com le mans em mente em 1968 os carros chamados prototipos grupo 6 com dois lugares e lugar para malas mas sem nenhuma exigencia de produçao em serie deveriam competir com motores de ate 3 litros mas um detalhe carros esporte de rua grupo 4 se produzidos em um minimo de 50 unidades podiam competir tambem com motores de ate 5 litros esta nova regra foi criada claro para dar chance a outras marcas senao a ford que com seus gt40 de sete litros absolutamente dominava a categoria ali mas a ford ja tinha produzido entao 50 gt40; apenas colocou nele um v8 de cinco litros no lugar do de sete e ganhou mais duas vezes em la sarthe essa regra de 50 carros foi entao realmente motivo de discordia mesmo antes da prova de 1968 afinal de contas nao mudou nada apenas gigantes como a ford podiam se dar ao luxo de fazer 50 carros de corrida para homologaçao empresas importantes como a mclaren e a lola por exemplo se colocassem 50 carros lado a lado teriam que triplicar o tamanho de suas fabricas so para guarda los carros de corrida nao sao produzidos assim se faz um ou dois ou cinco que valha poucos coloca se eles em competiçao e dai vai se criando carros extras com as modificaçoes que se mostraram necessarias em batalha os carros antigos sao vendidos para equipes menores entao mas a quantidade sempre e baixa dez quinze carros no maximo normalmente fabricas como a mclaren eram na verdade oficinas bem equipadas com menos de 25 pessoas trabalhando mas a regra era efetivamente para garantir que fossem carros de rua se o gt40 conseguiu burla la nao era culpa da fia mesmo a porsche uma industria relativamente grande nesse meio tinha uma oficina parecida e independente para fabricar seus carros de corrida ainda que contasse com seu imenso batalhao de engenheiros e suas instalaçoes de teste para ajudar 50 carros eram impossiveis o mais produzido de seus carros de competiçao que era vendido ao publico e de catalogo o 908 existia em pouco mais de 20 unidades produzidas em pouco menos de dois anos junto com todos os outros competidores a porsche reclamou e a fia cedeu 25 veiculos entao vamos ser claros vinte cinco carros ainda era muita coisa por sorte as vistorias da fia eram levadas bem na boa bastava ter um ou dois carros prontos mais cinco chassis e planos e peças prontos para os outros que ganhavam o carimbo de homologaçao certamente nao existem 25 ferrari 512s o carro v12 de cinco litros de enzo para esta formula mas foi homologado existem certamente tambem menos lola chevrolet t70 cupe do que existem 512s mas este carro tambem foi homologado a porsche nessa epoca estava furiosamente projetando em tempo recorde o seu carro de 5 litros o 917 era algo que ao mesmo tempo e o apice do carro de competiçao dos anos 1970 e um template de carro esporte perfeito seria potentissimo mesmo nos padroes modernos de 500 a 1000 cv mas ao mesmo tempo leve e pequeno seu motor era enorme para um porsche marca famosa por carros de ate 1 5 litro tambem [caption id= attachment_376598 align= aligncenter width= 999 ] com o 914 carro pequeno[/caption] eram 12 cilindros contrapostos arrefecidos a ar; inicialmente 4 5 litros 580 cv e somente 820 kg era um monstro; na epoca o 911 tinha 2 4 litros de deslocamento o entre eixos era de 2300 mm e o comprimento do carro era de 4780 mm mas so por causa de seu comprido rabo aerodinamico; o posterior e melhor 917 k media pouco mais de 4 metros era baixo tambem claro aos 920 mm que traduz em 36 polegadas; mais baixo que as 40 polegadas que deram o nome ao gt40 o carro era na verdade uma gaiolinha de tubinhos ridiculamente pequenos com um motor gigante atras do motorista pneus enormes e muito pouco alem disso a carroceria que cobria tudo era de fibra de vidro fina e transparente imaginem a coragem de se aboletar na frente desse missil e acelera lo ao limite em pista chegando a mais de 300 km/h facilmente bolas de aço e e mais incrivel que no fim de sua carreira nos eua o mesmo carro seria transformado num roadster e com um turbo teria mais de 1000 cv incrivel [caption id= attachment_376619 align= aligncenter width= 999 ] o 917/30 turbo e mais de 1000 cv[/caption] mas voltando ao fim dos anos 1960 piech diria que o 917 foi do papel direto para o carro sem nenhum teste ou mula no meio mostrado no salao de genebra de 1969 gerou um monte de especulaçao vai a porsche agora criar carros de rua para competir com a ferrari de 12 cilindros a porsche estava tranquila quando o grupo da fia chegou para homologar o carro em 31 de março de 1969 tres carros estavam prontos e chassis e peças para mais 18 estavam ali; certamente muito mais do que esse povo vira na ferrari ou muito menos na minuscula lola inglesa mas nao contavam com a imprensa que criticava severamente a fia ali principalmente pelo caso do lola t70 era obvio que nunca chegaria a 25 carros o resultado e que o proximo a ser homologado pagou o pato nada feito porsche so homologamos o 917 se pelo menos metade estiver pronta e vermos todos os chassis homologaçao negada [caption id= attachment_376611 align= aligncenter width= 999 ] em genebra 1969 com piech[/caption] dizer que a direçao da empresa ficou brava com isso e pouco a lingua alema ja parece ser constituida somente de palavroes chulos mesmo se falando de amor imagine neste caso; a sala de reuniao do conselho se tornou impropria para menores pensaram em brigar judicialmente e reverter o quadro afinal ter 25 carros prontos antes da temporada significava dois trabalhos monta los e depois desmonta los apos as primeiras corridas e testes um total contrassenso e um desperdicio de recursos o que para alemaes e outros tipos de mao de vaca que existem por ai e pecado mortal [caption id= attachment_376608 align= aligncenter width= 999 ] o lola t70[/caption] mas piech num momento que mostraria a que veio diz vamos fazer melhor meu departamento consegue terminar os 25 carros inteiros em um mes se me emprestarem mais alguns funcionarios e liberarem horas extras vamos fazer melhor vamos trazer a fia de volta junto com a imprensa e esfregar na cara desses piiii vinte e cinco 917 completinhos e funcionando depois diria que este foi o maior risco que tomou em sua carreira disparado e que se fosse mais velho nunca faria vindo de alguem que liderava a vw durante o dieselgate e uma afirmaçao de peso assim foi feito; uma nova visita foi marcada para segunda feira dia 21 de abril de 1969 o motor de doze cilindros sozinho mostra o tamanho do esforço necessario; cada um pedia 160 homens hora para ser feito vinte e cinco carros completos e funcionando em um mes estava esse cara maluco https //flatout com br/voce nunca viu o flat 12 do porsche 917 desse jeito/ mas e claro que nao piech tinha poder de dono da empresa e seus funcionarios sabiam disso e o temiam mas tambem tomaram o desafio colocado pela fia e por ele como questao de honra; uma combinaçao poderosa de medo de nao ser capaz e vontade de provar a capacidade arregaçando as mangas e trabalhando junto com seus funcionarios ate a vespera piech conseguiu o impossivel quando o ultimo parafuso foi fixado no ultimo dos 917 os mecanicos tiraram uma coroa de flores da parede colocaram no capo onde pintaram um numero 25 piech abre as portas da oficina e inesperadamente a equipe de um restaurante local aparece com champanhe e comida para todos uma festa no dia seguinte acontece a foto vinte e cinco carros de corrida prontos e funcionando alinhados perfeitamente com a precisao de uma parada militar prussiana num patio isolado da fabrica especialmente para o evento um dos maiores momentos da historia das competiçoes acontecendo ali bem longe de qualquer pista sabemos que o 917 seria homologado ali mesmo a tempo de participar de sua primeira 24 horas de le mans no mesmo ano e seria um dos mais iconicos carros de competiçao da historia vencendo le mans duas vezes o que inaugura a longa dominaçao da porsche na prova mas nao sem antes uma pequena vingança pessoal e uma pequena demonstraçao de seu poder pessoal por parte do ambicioso jovem que criou aquele evento ao mostrar os carros aos inspetores boquiabertos da fia piech diz provavelmente ainda de ressaca de toda champanhe da noite anterior a chave esta no banco dianteiro dos carros fiquem a vontade para dar uma volta com qualquer um deles todos eles funcionam perfeitamente e estao prontos para ganhar le mans este ano ainda
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.