codigos siglas acronimos e apelidos sempre fizeram parte do universo dos muscle cars seja de maneira oficial seja nos encontros pegas e provas de arrancada e de turismo centenas de termos sao usados com uma naturalidade que deixam quem nao vive a cena ligeiramente confuso nesta serie vamos mostrar alguns dos principais começando dos numeros a letra h e fique a vontade para sugerir outros mais 2+2 termo bastante conhecido entre os esportivos europeus e que foi usado nos primeiros ford mustang fastback descreve dois bancos dianteiros individuais mais um ou dois bancos traseiros bem pequenos que podem ser reclinaveis ou nao e que servem para passageiros ocasionais mas que sao mais recomendaveis para crianças 2v ou 4v um mustang com motor 302 4v nao e um v8 5 0 com quatro valvulas por cilindro ate porque todos os muscle cars dos anos de ouro usavam duas valvulas por cilindro totalizando 16v mas sim um alimentado por um carburador de quatro venturis ou simplesmente quadrijet como chamamos por aqui no brasil alguns deles vinham acompanhados de upgrades nos sistemas de freios e de suspensao esses codigos 2v e 4v foram muito usados pela ford ao longo da decada de 1960 e confunde muita gente ate hoje 442 ou 4 4 2 desde 1964 e ate meados dos anos 1980 o sobrenome 442 acompanhou o oldsmobile cutlass seja como opcional seja como um modelo em si 1968 a 1971 muita gente achou que se tratava de um motor de 442 polegadas cubicas ou 7 2 litros mas esse motor nunca existiu originalmente nascido como 4 4 2 e depois transformado graficamente em 442 nos emblemas em 1968 o codigo na verdade e um resumo dos principais equipamentos do famoso opcional police package aguarde a parte 2 do dicionario do cutlass carburador de corpo quadruplo 4 cambio muncie de quatro marchas 4 e dupla saida de escape 8 em 2 contudo esta opçao trazia mais coisa no cardapio quando foi lançado em 1964 o 4 4 2 tambem trazia comando mais bravo e carda suspensao e freios heavy duty ver no dicionario com o passar dos anos surgiram alguns 4 4 2 automaticos e ate com tres marchas bagunçando o coro a body b body c body f body etc nao e todos que sabem mas todos os muscle cars do fim da decada de 1960 usam carroceria do tipo monobloco e mais do que isso o conceito de plataforma ja era amplamente difundido dodge charger e plymouth satellite de segunda geraçao 1968 1970 por exemplo dividiam a plataforma b body bem como os dodge dart e plymouth barracuda de entre 1967 e 1969 o mesmo vale para os primos chevrolet camaro e pontiac firebird peças do sistema de direçao suspensao freios eletrica e alguns componentes do assoalho eram intercambiaveis entre veiculos da mesma plataforma mas vale observar que muitos destes componentes eram unicos de acordo com o modelo aero warrior / aero cars / winged warrior apelidos dados aos carros aerodinamicos da nascar desenvolvidos entre 1969 e 1970 pela dodge plymouth ford e mercury para reduzir o arrasto aerodinamico os primeiros aero warriors como o ford torino talladega e o dodge charger 500 contavam com grade embutida sem o recuo tradicional e vigia embutido e sem vincos na coluna c depois disso a coisa ficou extrema com os dodge daytona e plymouth superbird com seus bicos em forma de cunha e gigantescas asas traseiras air grabber sistema de captaçao de ar frio lançado pela chrysler em 1970 como opcional para o dodge gtx e plymouth roadrunner o motorista apertava um botao sob o painel e um sistema a vacuo fazia a comporta do air grabber se abrir captando ar frio diretamente acima do capo nas laterais havia um desenho inspirado nos avioes de guerra all motor giria dada para motores preparados sem o uso de qualquer tipo de sobrealimentaçao como turbos compressores mecanicos e mesmo nitro e bem mais raçudo dizer all motor que naturally aspirated mas nao ha nada alem disso [youtube id= y8irzlf21yu width= 620 height= 349 ] awb abreviaçao de altered wheelbase ou entre eixos alterado no caso encurtado a sigla descreve os insanos plymouth beldevere dodge coronet e ford falcon preparados entre 1964 e 1965 para conquistar o campeonato de arrancada da nhra nas categorias super stock ss e a/factory experimental afx a letra a referia se ao deslocamento do motor os awb tinham seu eixo dianteiro deslocado para a frente em mais de 20 cm e o traseiro em quase 40 cm resultando em um carro de proporçoes bizarras e efetivas a distribuiçao de peso estatica se invertia para quase 55% sobre o eixo traseiro que ainda ficava com um enorme balanço que servia como alavanca para aumentar a traçao dos pneus traseiros com entre eixos mais curto mais peso e transferido para tras no momento da arrancada aumentando ainda mais a traçao acid dipped uma forma bastante agressiva de alivio de peso em categorias que exigiam que a carroceria fosse toda de metal original de fabrica as equipes mergulhavam o monobloco e os paineis da carroceria em um banho de acido que corroia e afinava as paredes do metal resultando em um conjunto mais leve e mais suscetivel a trincos e outros tipos de fratura foi muito usada tanto nas arrancadas da nhra quanto na categoria de circuitos mistos trans am um dos primeiros e maiores representantes desta ultima foi o camaro de mark donohue da equipe penske os orgaos reguladores buscaram banir a pratica ao institucionalizar o peso minimo mas isso nao mudou nada o acid dipping continuou pois as equipes atingiam o peso minimo colocando lastros em pontos especificos do veiculo melhorando a sua distribuiçao de peso bbc abreviaçao de big block chevy ver big block bbl abreviaçao de barrel a origem do b dobrado e controversa mas e usada inclusive para barris de petroleo que e uma das formas pelas quais os norte americanos chamam os venturis do carburador um 4 bbl carburetor e um carburador de corpo quadruplo tambem conhecido no brasil como quadrijet eles tambem usam o termo venturi como voces viram no 2v e 4v deste dicionario bbl tambem e uma expressao abreviada de be back later ou volto mais tarde bench seat banco inteiriço tambem conhecido como namoradeira por razoes obvias bench e um termo usado para descrever bancos deste tipo como os de praça de igreja etc big block literalmente descreve um bloco de motor fisicamente grande podendo ele ter grande deslocamento ou nao esta e a pegadinha que confunde muita gente o senso comum aponta que motores que deslocam mais de 350 polegadas cubicas 5 7 litros configuram um big block mas se a regra fosse o deslocamento um small block com deslocamento ampliado pelo uso de virabrequim de maior curso como um v8 dodge 318 transformado para deslocar 390 polegadas cubicas magicamente se transformaria em big block o apelido destes motores e big small mas mais de forma carismatica do que tecnica o senso comum distorceu a referencia original geralmente motores com mais de 350 polegadas cubicas sao big block mas a referencia sempre e o tamanho fisico motores big block possuem paredes muito mais grossas diametro dos cilindros bem maior cabeçotes imensos mancais dignos de um motor de navio bielas do tamanho do femur de um tiranossauro e pistoes do tamanho de uma caixa d agua apesar dessa diferença visivelmente perceptivel nao existe uma regra de separaçao ainda que ela exista tacitamente billboard stripes um tipo de faixa adesiva lateral que ocupa quase todo o para lama traseiro pelo tamanho nababesco acabou recebendo nome de billboard propaganda impressa de grandes proporçoes conhecida como outdoor no brasil [youtube id= 8klnj8d8vqc width= 620 height= 349 ] billet um tarugo de metal solido peças billet sao torneadas em essencia esculpidos mecanicamente a partir deste bloco resultando em uma construçao inteiriça muito precisa e perfeita esteticamente sem soldas ou junçoes no caso de rodas e detalhes de acabamento como maçanetas e espelhos alguns componentes mecanicos como blocos de motor e peças de suspensao tambem podem usar este processo de fabricaçao em vez de serem fundidos ou forjados blue streak nome de uma serie de pneus de competiçao da goodyear que ficaram muito famosos nos shelby cobra e ford gt40 devido ao seu alto desempenho combinado a fonte em tamanho faraonica nos flancos a propria goodyear pegou carona nisso e lançou uma serie de pneus de rua pouco tempo depois que ostentavam uma faixa azul decorativa bucket seats bancos dianteiros individuais surgiram como destaque de esportividade em meados da decada de 1960 porque o padrao na decada anterior eram bancos inteiriços bumblebee stripes o camaro da franquia transformers acabou distorcendo o termo originalmente bumblebee stripes descrevem faixas esportivas transversais que podem ficar na extremidade traseira como os dodge charger e dart ou na dianteira caso do camaro esta ultima tambem pode ser chamada de nose stripe ou ate de mustache stripe se houver um prolongamento estreito para as laterais faixas duplas longitudinais como as dos mustang shelby e do proprio camaro z28 eram chamadas popularmente de racing stripes pois eram muito usadas nos carros da categoria trans am copo central office production order que pode ser entendido livremente como pedido sob encomenda para a fabrica nao o consumidor final mas sim concessionarias orgaos do governo policia bombeiros etc companhias de transporte e frete muitas vezes com pedidos simples como uma cor fora do catalogo e ate equipes de corrida o programa ficou famoso porque acabou permitindo que concessionarios com um pe nas pistas de corrida como fred gibbs e don yenko o explorassem criando combinaçoes mortiferas e quase absurdas de motores e carros como o camaro yenko cuja historia voce confere em detalhes aqui e os corvette e camaro zl1 que usavam o v8 427 de aluminio desenvolvido pela chevrolet originalmente para o campeonato de prototipos can am hoje estes carros figuram entre os colecionaveis mais raros e caros da general motors claro nada disso teria acontecido se vince piggins nao estivesse ali o cara era o diretor de engenharia de performance da chevrolet e ao mesmo tempo era o responsavel por dar as canetadas de aprovaçao das encomendas copo algo nos diz que no fundo talvez ele ate incentivasse estas loucuras cowl induction sistema reverso de admissao de ar frio cai ou cold air intake da general motors oferecida em carros como o chevelle e o camaro a partir do fim da decada de 1960 bastante curioso e facilmente confundido com uma saida de ar quente a base do para brisas acaba formando uma regiao de alta pressao aerodinamica isso combinado ao fluxo aerodinamico em torno e especialmente no fim abrupto do ressalto cria uma turbulencia que faz o ar entrar pela parte traseira do cowl induction onde a pressao e mais baixa ele e quase totalmente selado do cofre o motor a unica coisa que fica exposta e justamente a entrada para o filtro de ar cleveland nome de uma das principais fabricas de motores da ford localizada em cleveland ohio e que acabou batizando a familia de motores 335 cujo membro mais famoso e o 351 cleveland que equipou alguns pony/muscle cars da ford bem na virada dos anos 1960 para 1970 a fabrica de cleveland era bastante completa fundia estampava e montava os componentes dos motores este motor nasceu do excesso de demanda do 351 windsor nome de outra fabrica de motores localizada no canada de 1969 frente a qual a ford decidiu expandir a produçao levando a fabricaçao do 351 para a planta de cleveland la decidiu se tambem incorporar algumas melhorias o que acabou resultando em um motor bastante diferente especialmente nos cabeçotes cujo desenho mais sofisticado acabou sendo reaproveitado no futuro boss 302 havia tambem algumas diferenças nos desenhos dos sistemas de arrefecimento e de lubrificaçao do bloco que ainda era um pouco mais longo e apresentava quatro parafusos por mancal em vez de dois nas versoes de alta performance corning glass nada de milho corning glass e o nome de uma fabrica altamente especializada em vidros e materiais ceramicos que existe ate hoje na epoca apenas a corning produzia um tipo de vidro bem mais fino e leve que ficou famoso por equipar os epicos dodge hemi dart 1968 delete era normal que alguns proprietarios nao quisessem alguns equipamentos de serie como ar condicionado direçao hidraulica radio teto de vinil e faixas adesivas e mesmo as concessionarias ja traziam alguns destes veiculos sem os equipamentos o que permitia maior poder de barganha na negociaçao nestes casos a ficha do carro descrevia os componentes removidos vinyl top delete radio delete etc dog dish apelido dado as calotas centrais cromadas pela semelhança com os pratinhos de comida de cachorro da epoca early hemi oficialmente eram conhecidos pelos nomes chrysler firepower dodge red ram e desoto fire dome pois o nome hemi mesmo so surgiu alguns anos depois a marca hemi foi patenteada pela chrysler em 1964 com o lançamento do mitico 426 hemi de tom hoover conheça sua historia clicando aqui mas entre 1951 e 1958 a marca ja tinha desenvolvido seus motores com cabeçotes de camaras hemisfericas os mais famosos foram os da chrysler com deslocamentos de 331 354 e 392 polegadas cubicas os motores da dodge e desoto quase nao compartilhavam componentes entre si os early hemi tambem conhecidos como hemi de primeira geraçao tinham blocos significativamente menores dos que o elefante laranja 426 hemi apelido dado pela propria marca graças ao peso potencia e dimensoes superlativas combinadas a sua cor e tambem podem ser facilmente identificados pela posiçao do distribuidor que fica na porçao traseira do bloco proximo a parede corta fogo os 426 apresentam o componente na frente proximo a bomba d agua curiosidade o dodge charger 1970 de toretto no primeiro velozes e furiosos era equipado com um early hemi fazendo dele um exotico hot rod [youtube id= usr9i3o1mkw width= 620 height= 349 ] fastback tipo de carroceria com caimento de teto suave e que faz da coluna c uma conexao continua com a extremidade traseira tambem era chamado de sportsroof saiba mais da historia deste tipo de carroceria nesta reportagem fomoco acronimo de ford motor company esta sigla aparece em componentes como cabos de vela mangueiras lanternas e afins four on the floor giria usada pra descrever um cambio manual de quatro marchas com alavanca no assoalho e um trocadilho com o compasso musical 4/4 no brasil o derivado no chao tambem e usado pois carros como os primeiros dodge dart tinham o cambio manual com acionamento na coluna ver three on the tree go wing aerofolio traseiro de plastico meramente estetico oferecido como opcional dentro do pacote spoiler package que tambem incluia um pequeno spoiler abaixo do para choque dianteiro este sim capaz de reduzir um pouco a sustentaçao aerodinamica nos carros da dodge e plymouth entre 1970 e 1974 gto originalmente a sigla italiana descreve gran turismo omologato e foi usada pela ferrari na 250 gto 1962 a 1964 carro de competiçao que teve uma quantidade minima produzida em versao de rua com a finalidade obter a homologaçao para o campeonato de turismo grupo 3 da fia ao todo foram somente 39 unidades produzidas e hoje e um dos colecionaveis mais valiosos do mundo a pontiac roubou emprestado este nome para descrever um pacote de alta performance de us$ 295 valor de epoca para os modelos le mans e tempest que incluia um v8 389 de 325 hp potencia que podia ser elevada para 348 hp com os tres carburadores de corpo duplo opcionais carburador quadrijet carter afb escapamento 8 em 2 cambio manual de tres marchas com trambulador no assoalho molas e barras estabilizadoras de maior carga pneus redline veja a definiçao na parte 2 do dicionario e tomadas de ar no capo hemi nome registrado pela chrysler em 1964 quando lançou o 426 hemi conheça sua historia clicando aqui apesar disso as camaras de combustao com formato hemisferico nao foram criaçao dela muito pelo contrario desde o inicio do seculo passado avioes carros de competiçao e de rua exploraram este design como o fiat 130 hp de 1907 peugeot grand prix de 1912 alfa romeo giulia e o jaguar xk por uma questao de design os cabeçotes com camara hemisferica permitem o uso de valvulas de diametros muito maiores e oferecem uma rota de fluxo de admissao e de escape mais retilinea e simetrica ambas caracteristicas somadas resultam em um motor com muito mais força em altas rotaçoes ao custo de menos torque em baixa o fluxo e mais lento e uma tendencia a pegar pesado em emissoes e eficacia energetica como curiosidade vale lembrar que a ford desenvolveu o seu proprio hemi em 1965 buscando combater a chrysler com a vantagem de oferecer comandos simples nos cabeçotes era o famoso cammer o motor foi banido da nascar quando a chrysler mostrou aos dirigentes que tambem estava desenvolvendo o seu sohc o que elevaria os custos da categoria ao espaço hd heavy duty nome usado por quase todos os fabricantes para descrever componentes de maior capacidade em relaçao aos originais dai o termo serviço pesado geralmente empregados como opcionais de performance ou como parte dos equipamentos dos carros vendidos a policia freios maiores amortecedores e molas de maior carga barras estabilizadoras mais grossas buchas mais firmes bandejas de suspensao reforçadas baterias de maior capacidade todos estes equipamentos recebiam a alcunha heavy duty para se diferenciar dos componentes originais [youtube id= ve4qg4kyxmk width= 620 height= 349 ] hideaway lights farois escamoteaveis embora eles tenham ficado mais famosos nos esportivos europeus e no corvette ambos com frente em cunha cupes como o dodge charger de 1966 a 1968 veja o sistema em funcionamento acima mercury cougar de 1967 a 1970 e o camaro rs de 1968 e 1969 escondiam os seus farois atras de grades retrateis acionadas por sistema a vacuo que frequentemente davam problemas high impact colors entre 1969 e 1973 a chrysler criou um catalogo de cores com este nome por razoes obvias fora os tons berrantes os nomes tambem eram diversao pura plum crazy ameixa louca sublime green verde com trocadilho de lima e sublime go mango orange trocadilho com manga e com go man go panther pink top banana curious yellow de alguns anos para ca a dodge reviveu alguns destes tons em seus modelos como o charger e o challenger hipo / hi po acronimo de high power ficou conhecido pela versao de alta performance do v8 289 do ford mustang tambem conhecido pelo codigo de motor k estampado no bloco junto com o codigo de chassi mas a verdade e que antes do mustang outros carros ja haviam recebido o 289 hipo o primeiro foi o ford fairlane de 1963 seguido pelos mercury comet shelby cobra e shelby gt350 [youtube id= nlls0u21qge width= 620 height= 349 ] montado na fabrica de motores de cleveland as principais mudanças do 289 hipo eram a presença de um carburador autolite de 600 cfm comando de valvulas mecanico mais bravo molas e prisioneiros dos cabeçotes reforçados mancais reforçados virabrequim com maior presença de niquel e magnesio na composiçao e contrapeso diferenciado parafusos de biela reforçados pistoes de aluminio fundidos distribuidor de maior capacidade e coletor de escape fundido com desenho de alto fluxo apesar do codigo k estampado seu bloco era o mesmo do 289 mas ele passava por inspeçao mais minuciosa da ford os mustang k code sao altamente colecionaveis e cobiçados por entusiastas hockey stripes tipo de faixa decorativa na lateral que e longilinea e termina com uma curva resultando em uma silhueta que lembra um taco de hoquei geralmente esta faixa cobre algo entre a metade e um terço do comprimento da lateral suas apariçoes mais famosas sao o camaro ss 1969 e o plymouth cuda 1970 honeycomb wheel nome de uma roda oferecida para os pontiac firebird de 1971 e 1972 disponivel nos tamanhos 14 x 7 que acompanhava sobre aros polidos e 15 x 7 hurst / hurst equipped a hurst performance originalmente hurst campbell era uma empresa fundada na pensilvania em 1958 que se especializou na fabricaçao de alavancas trambuladores e manoplas de cambio voltadas ao publico de alta performance seja de rua ou de competiçao profissional seus componentes eram tao bons que a hurst se tornou fornecedora de boa parte das fabricantes de muscle cars sob diversos cenarios white label a marca nao aparecia parecendo ter sido fabricada pela propria marca do veiculo de serie com o nome hurst ou opcional de concessionaria algumas marcas investiram na hurst como ferramenta para aumentar as vendas e colocavam o emblema hurst equipped em seus veiculos o que acabou virando uma especie de carimbo de performance a hurst foi comprada pela sunbeam products em 1970 vendida para a mr gasket em 1987 e desde 2007 a marca faz parte da b&m racing and performance products a mesma hurst tambem foi a criadora da ferramenta jaws of life alicate hidraulico utilizado em bombeiros em todo o mundo para o resgate de vitimas presas em ferragens em acidentes de todo tipo especialmente de transito
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.