se ha algo que define a identidade de uma fabricante de automoveis este algo sao os seus motores pense na honda e voce lembrara de seus motores giradores e do vtec kick o que seriam dos italianos sem a sonoridade de seus v6 v8 e v12 como se identifica um subaru de olhos fechados a famosa robustez das marcas alemas vem das chapas da carroceria ou da durabilidade de seus motores tudo isso talvez tenha sido verdade em um passado distante anterior a globalizaçao em que as fabricantes mantinham suas caracteristicas proprias e uma identidade nacional os modelos suecos sao o melhor exemplo disso eles ficaram mundialmente conhecidos por sua robustez e proteçao contra corrosao porque tinham de ser reforçados para resistir ao atropelamento de alces e rodavam na maior parte do tempo sobre a corrosiva mistura de sal e neve nas estradas nos ultimos 30 anos contudo as joint ventures resultaram em parcerias inusitadas entre rivais veja o cambio de dez marchas do mustang por exemplo que foi desenvolvido em parceria com a chevrolet e tambem equipa o camaro ate ai tudo bem porque um cambio geralmente nao afeta a personalidade de um carro — a menos que voce esteja falando de um cvt no subaru wrx mas chegamos a situaçoes em que a bmw usou motores peugeot a fiat era equipada com motores chevrolet e a mercedes e movida por motores renault ou seriam os renault embalados por motores mercedes na maioria dos casos tudo isso e conhecido pelo consumidor visto que estas parcerias costumam ser noticiadas largamente mas ha algumas situaçoes em que as parcerias sao desfeitas e cada parte desenvolve as evoluçoes do projeto do seu jeito nesses casos a origem do projeto se perde nos rodapes da historia da parceria as vezes alguns projetos antigos sao desengavetados e chegam ao mercado sem o menor indicio de que a origem deste motor e bem diferente do que parece imagine a ferrari assinando motores desenvolvidos pela mercedes ou o mini cooper usando o motor de seu clone chines — que tem tudo a ver com o motor e torq usado pela fiat ate semana retrasada sim o motor e torq apesar de ter sido lançado em 2011 tem suas origens em um motor mais antigo que foi idealizado pela chrysler e pelo rover group em 1997 esse motor foi desenvolvido por encomenda das duas marcas aos austriacos da avl e começou a ser produzido em 1999 no brasil pela joint venture tritec formada pela bmw que acabara de desmembrar o rover group e pela chrysler esses motores foram usados nos chrysler neon e nos pt cruiser exportados para a europa e nos mini hatch e cabriolet lançados pela bmw a bmw contudo nao ficou satisfeita com o resultado e chegou a dizer publicamente que o motor era antiquado em termos de funcionamento desempenho e consumo e durante o projeto da segunda geraçao do mini encerrou o contrato com a tritec e vendeu sua metade a daimlerchrysler em 2007 levando ao encerramento da produçao do motor visto que ela era a unica que ainda o utilizava no ano seguinte a fiat powertrain techcnologies subsidiaria da fiat responsavel pelo desenvolvimento e fabricaçao de motores adquiriu a fabrica e os direitos de uso do motor tritec o projeto foi modernizado e acabou dando origem ao motor e torq coincidentemente depois da compra da chrysler pela fiat e a a formaçao da fca o motor foi adotado em modelos chrysler — caso do jeep renegade e do dodge neon mexicano que era um tipo seda rebatizado paralelamente em uma linha do tempo alternativa na trajetoria do motor tritec a avl foi contratada pelos chineses para desenvolver um motor e usou como base o projeto vendido a tritec em 1999 esse projeto deu origem aos motores lf479 e lf481 da lifan usados no 620 e no 320 e ao motor sqr481f da chery usado no cielo e na primeira geraçao do tiggo o bloco e o projeto basico espaçamento de cilindros posiçao dos acessorios dimensoes basicas etc sao os mesmos do tritec do mini porem com bloco de aluminio e comando duplo de valvulas foi assim que o mini e seu clone mal copiado o lifan 320 acabaram usando o mesmo motor — que o motor e torq da fiat teve a ver com o mini se essa relaçao parece improvavel que tal mercedes e ferrari — duas rivais ferrenhas na formula 1 — dividindo um motor o mercedes ferrari dos maserati pois foi o que aconteceu com o motor m276 dos alemaes e o f160 dos italianos sao dois motores bem diferentes mas que tem uma origem comum e a culpada de tudo isso e mais uma vez a chrysler [caption id= attachment_306116 align= aligncenter width= 1154 ] m 276[/caption] entre 1998 e 2007 a chrysler e a daimler benz foram uma unica empresa unidas por participaçao acionaria que formou a daimlerchrysler na epoca a mercedes tinha um v6 nao muito germanico em termos de confiabilidade e a chrysler tinha quatro modelos de v6 diferentes todos antiquados nao muito eficientes a joint venture entao desenvolveu uma nova familia de motores v6 com angulo de 60 graus entre as bancadas mas a parceria foi encerrada antes que esta nova familia fosse adotada pelas duas fabricantes [caption id= attachment_306114 align= aligncenter width= 1600 ] chrysler pentastar[/caption] como resultado cada uma finalizou o projeto separadamente dando origem a dois motores diferentes mas muito semelhantes entre si o chrysler pentastar e o mercedes benz m276 o primeiro e usado ate hoje nos modelos do grupo fca enquanto o segundo esta aos poucos dando lugar ao novo seis em linha m256 [caption id= attachment_306115 align= aligncenter width= 800 ] ferrari f160 usado pela maserati[/caption] voce deve lembrar que dois anos depois do fim da daimlerchrysler a fabricante americana faliu e foi comprada pela fiat formando a fiat chrysler automobiles ou fca com a fusao ferrari alfa romeo maserati lancia fiat chrysler dodge ram e jeep acabaram todos sob o mesmo telhado no fim das contas um motor chrysler compartilhado com a mercedes ganhou o nome da ferrari causos da chrysler parte 3 a chrysler ainda se meteu em mais uma por causa dela o hyundai genesis o jeep compass e o mitsubishi lancer tem o mesmo motor entre aspas porque nao da pra chamar de mesmo motor tres motores que tiveram evoluçoes distintas em fabricantes diferentes com propostas e objetivos diferentes pode chamar de trigemeos que foram criados em familias distintas ou melhor quadrigemeos pois ha um quarto motor essa historia começou em 2002 quando chrysler hyundai e mitsubishi formaram uma joint venture chamada global engine alliance para desenvolver uma familia de motores que seria construida em cinco fabricas espalhada pelo mundo duas nos eua duas na coreia e uma no japao o resultado desta aliança resultou nos motores chrysler world mitsubishi 4b1e hyundai theta o projeto basico do bloco e cabeçote foi feito pela hyundai e usava fundiçao de aluminio cilindros siameses e camisas de ferro fundido que poderiam ser substituidas para aumentar ou diminuir o deslocamento de acordo com a necessidade de cada fabricante os motores foram adotados em vinte modelos diferentes das tres fabricantes dentre os quais o jeep compass da primeira geraçao o dodge caliber a atual geraçao do mitsubishi lancer e asx e todos os modelos kia e hyundai com motores 2 0 e 2 4 desde 2005 — sendo os mais atuais modernizados com injeçao direta de combustivel [caption id= attachment_306118 align= aligncenter width= 1919 ] motor tigershark[/caption] a joint venture foi encerrada em 2009 quando a chrysler comprou as duas fabricas americanas o projeto do motor contudo sobrevive ate hoje com o nome tigershark que e basicamente uma versao do world engine com um novo trem de valvulas e novo sistema de admissao o parentesco entre o volkswagen logus e o renault 5 turbo alem da chrysler outra marca que fez confusao com motores foi a ford o mais conhecido e o cht que nasceu como um motor renault e no fim estabeleceu um parentesco improvavel entre o del rey vw logus o volvo 340 e o renault 5 turbo essa historia e bem conhecida ao menos no lado da ford o cht nasceu na frança como moteur cleon fonte desenvolvido em 1962 pela renault para substituir o motor billancourt ele veio parar no brasil no final dos anos 1960 quando willys overland começou a desenvolver o projeto m em parceria com a renault mas acabou comprada pela ford no meio do caminho com um projeto quase pronto a ford transformou o projeto m no corcel e assim o cht escreveu a historia da marca por aqui [caption id= attachment_306121 align= aligncenter width= 1024 ] cleon fonte no corcel[/caption] na europa o cleon fonte foi ainda mais alem na frança ele equipou todos os modelos medios e compactos da marca ate meados dos anos 1990 ja ouviu falar que o twingo usa motor de escort com direito a versoes esportivas no renault 8 gordini todos os renault 5 turbo e ate no alpine a110 [caption id= attachment_306122 align= aligncenter width= 1024 ] cleon fonte no renault 5 turbo[/caption] em 1976 a volvo adotou esse motor para o 340 que foi produzido ate 1991 indo mais para o leste o cleon fonte tambem foi usado pela dacia em seus derivados do renault 12 como o ultimo deles saiu de linha em 2004 a historia do cleon fonte se encerrou depois de 40 anos e e bom lembrar que o cht foi permutado com a volkswagen na autolatina o que significa que ate mesmo o gol cl tem uma gota de oleo da renault quem diria o v6 porsche que virou duratec depois v8 depois v12 e inspirou a yamaha para equipar um volvo a outra derivaçao improvavel e discreta feita pela ford tem a ver com o duratec a porsche e a aston martin antes que voce pense em dizer que seu focus tem motor de aston ou porsche contudo saiba que o motor que conhecemos como duratec no brasil nao e realmente um duratec e nem mesmo um ford o motor que chamamos de duratec e a versao ford do motor mazda l duratec e apenas seu nome comercial derivado do verdadeiro motor ford duratec que era um v6 de 2 5 litros criado nos anos 1990 pela porsche para ser usado em todas as marcas da ford na epoca — tanto nos eua quanto na europa agora antes de continuar peço muita atençao para nao se perder nos meandros criados pelo desenvolvimento do motor duratec v6 esse motor foi desenvolvido pela porsche que vendeu o projeto a ford e a cosworth alem de usa lo em sua forma original a ford o desenvolveu ampliando seu deslocamento para 3 litros nessa configuraçao ele foi usado novamente pelas marcas da ford mas foi modificado pela jaguar para se tornar o motor aj v6 dos anos 1990 — mas nao o aj v6 que a jag usou ate alguns anos atras aquele v8 que pode ser um v6 alem do v6 jaguar a ford tambem enviou o duratec v6 a yamaha para desenvolver o motor v8 sho de 3 4 litros e 32 valvulas que foi usado no taurus sho esse motor ainda deu origem ao projeto do v8 b444s da volvo que usa as mesmas dimensoes basicas do sho embora tenha todo o restante muito diferente — do processo de formaçao do bloco ate as caracteristicas de construçao por ulitimo se da pra fazer um v8 da pra fazer um v12 tambem nao aqui a aston martin entra na historia o antigo v12 de 5 9 litros aspirado foi feito pela cosworth basicamente unindo dois blocos do duratec v6 evidentemente nao eram blocos soldados ou parafusados mas fundidos como se fossem dois v6 unidos e com mancais maiores
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