na guerra fria mesmo no esporte tudo desaguava em algum ponto da discussao na ideologia que voce defendia capitalismo ou socialismo prova da bipolaridade paranoica sao os lendarios encontros no hoquei no gelo entre as seleçoes de uniao sovietica e estados unidos ou canada tambem que nao apenas entraram para a historia do desporto como influenciavam a epoca a imagem politica deste ou daquele estado no automobilismo porem este embate maniqueista nunca se concretizou por dificuldades orçamentarias e falta de apoio governamental as empresas sovieticas sempre deixaram a dever no quesito de potencia e tecnologia por conta disso a maioria dos projetos como o moskovitch gd 1 g5 nos anos 60 e o madi na decada seguinte ambos desenhados para disputar o mundial de f1 terminou sendo engavetada depois de um tempo dada a disparidade entre o equipamento russo e o ocidental um dos mais curiosos esforços de ingresso sovietico no circuito de gps se deu no fim dos anos 40 com o sokol em russo falcao respondendo as ambiçoes de vasiliy stalin que sonhava com um time sovietico vencedor uma equipe de ex funcionarios da auto union projetou dois carros com motor v12 para disputar a f2 mas o programa como veremos abaixo fracassou de forma retumbante vasiliy stalin e suas ambiçoes tudo começou em 8 de maio de 1945 quando o exercito vermelho e as forças armadas dos eua tomaram chemnitz onde ficava o quartel general da antiga auto union os carros da montadora foram escondidos numa mina de carvao proxima de zwickau a poucos quilometros da cidade e ambas as potencias tinham a chance de se apoderar dos espolios os americanos nao se interessaram ja o filho de josef stalin o manda chuva sovietico solicitou que um trem transportasse os monopostos dali para moscou piloto e coronel do exercito vermelho vasiliy na epoca com pouco mais de 20 anos era fascinado por velocidade amante de avioes e motocicletas sua ambiçao era compor uma equipe nacional de competiçao que subjugasse os concorrentes ocidentais no circuito europeu de gps o embriao da f1 mas era necessario tomar um passo de cada vez por conta disso vasiliy primeiramente mirou a f2 uma categoria de acesso que começara em 1948 com os auto unions em maos ele tinha toda a tecnologia e a sofisticaçao artistica que precisava so que os monstros do pre guerra nao se encaixavam no regulamento de 2 litros da nova categoria e eram necessarios ajustes para isso stalin recorreu ao pessoal da automobiltechnisches buro atb um combinado de ex funcionarios da auto union que havia começado a trabalhar em chemnitz por solicitaçao sovietica um ano depois da guerra metade deles desenvolvia carros para a zona de ocupaçao oriental conhecida depois como republica democratica da alemanha e outros se engajavam em projetos russos por volta de 47 um time especifico da atb foi designado para aplicar pericia tecnica e pratica na adaptaçao do tipo d para a f2 o projeto foi batizado de typ 650 posteriormente sokol typ 650 o motivo desse numero e desconhecido para o autor a equipe e a engenharia do typ 650 com o inicio dos trabalhos no typ 650 o governo sovietico mudou o nome da atb para entwicklungswerk chemnitz algo como projeto desenvolvimentista de chemnitz na traduçao mais grosseira possivel para chefiar o programa chegou v g mishkin um russo que servia como liame entre as aspiraçoes propagandisticas de stalin e o departamento de competiçao antigo preparador da auto union walter trager ficou responsavel pelo desenvolvimento do motor enquanto otto seidan assumiu a chefia do design nao sabemos exatamente o quanto estes antigos funcionarios da auto union interviram na typ 650 mas e possivel dizer que os prototipos do pre guerra se nao como modelo serviram como inspiraçao seidan veio com um design que muito se assemelhava ao typ d com os 12 escapamentos alocados da mesma forma que o antecessor trager por sua vez surgiu com um novo motor v12 de 1 992 cc com quatro arvores de cames e possivel porem que esta nao tenha sido a primeira opçao dos sovieticos o objetivo inicial ao que tudo indica era reviver o projeto do tipo e e usar esse chassi para fins competitivos os planos so mudaram porque no fim de 47 a fia federaçao internacional de automobilismo estabeleceu que os motores de f2 seriam limitados a 2 000 cm³ de qualquer forma o chassi era quase identico ao tipo d o eixo dianteiro possuia o mesmo desenho e pode ser que peças do pre guerra tenham sido aproveitadas na manufatura so o eixo traseiro que era diferente enquanto a transmissao dos auto unions originais ficavam atras do eixo traseiro no typ 650 a localizaçao se dava entre o motor e o eixo uma formataçao que depois apareceu tambem nos carros de corrida da emw o fracasso e o esquecimento no inicio de 1952 dois typ 650 ficaram prontos a pedido de vasiliy agora major general da força aerea sovietica em moscou os carros chegaram a capital no dia 8 de abril na cidade do kremlin as dificuldades começaram os mecanicos contratados por stalin nao eram familiarizados com os carburadores ramjet da solex e a complexa mistura de combustivel necessaria para acionar o v12 nao ajudou um par de carburadores opel solucionou a questao mas o propulsor se mostrou brutalmente sem potencia varios testes foram realizados nos meses seguintes nao se sabe ao certo se na urss ou na alemanha e os carros ainda alinharam numa corrida do campeonato russo em junho de 52 contudo os dois pilotos pavel baranov e vasiliy kuznetsov abandonaram o percurso com falhas no carburador irritado pelo mau desempenho do typ 650 stalin enviou os dois carros de volta a alemanha para a equipe de chemnitz analisar possiveis ajustes isso aconteceu no fim de 1952 poucos meses depois em 5 de março de 1953 morreu josef o pai de vasiliy e com o falecimento do ditador muitas mas muitas coisas mudaram na uniao sovietica novo lider do partido comunista nikita khrushchev nao era um partidario do pai de vasiliy e meio que imediatamente começou uma desestalinizaçao no territorio russo vasiliy acusado de propaganda antisovietica e negligencia criminosa foi preso um mes apos a morte de josef e com sua condenaçao todas as chances de um time socialista no circuito de gps se esvairam o filho de stalin ainda foi solto em janeiro de 1960 mas morreu pobre ganhando uma pensao de 300 rublos do governo sovietico dois anos depois quanto aos sokol poucas pessoas na atual russia se lembram do projeto um exemplar batizado depois como awtowelo pode ser encontrado na donington grand prix exhibition em donington em perfeito estado o outro esteve em exibiçao por anos na universidade tecnica de dresden; hoje seu paradeiro e um misterio
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