A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Notícias

O fim de Fifth Gear: o maior rival de Top Gear deixa de ser exibido depois de 14 anos no ar

Em meio ao turbilhão de acontecimentos que levaram ao fim de Top Gear como o conhecemoso soco desferido por Jeremy Clarkson em um produtor, sua consequente demissão, a saída de James May e Richard Hammond em solidariedade ao amigo, a criação de um novo programa na Amazon (que se chamará The Grand Tour) e a completa reformulação do original, temos uma notícia triste para dar: Fifth Gear, o principal rival de Top Gear em formato e audiência, chegou ao fim.

A revelação veio de repente, através da conta de Tiff Needell, o principal apresentador, no Twitter:

Fiquei tão ocupado curtindo a Mille Miglia que esqueci de dizer que o episódio de Fifth Gear na sexta-feira foi o último que gravamos. E não se fala em mais nenhum…

E completou:

Depois de 29 anos ininterruptos apresentando ou Top Gear ou Fifth Gear, é estranho não ter nenhuma gravação anotada na minha agenda!

Deve ser estranho, mesmo. Needell começou a apresentar o Top Gear original em 1986 e foi um dos responsáveis pela criação do atual formato. Antes de sua entrada, o programa que estreou em 1977 consistia principalmente em reviews de carros novos e dicas de direção. Com a entrada de Needell, que já havia competido em cinco edições das 24 Horas de Le Mans (1981-1985) e até participado duas provas da temporada de 1980 da Fórmula 1, Top Gear começou a colocar mais variedade na receita, cobrindo automobilismo, ensinando técnicas de pilotagem e promovendo comparativos mais emocionantes entre esportivos. Em 1988, Top Gear já era o programa mais visto da BBC — coincidentemente, foi naquele ano que Jeremy Clarkson passou a integrar a equipe.

Os dois passaram de colegas a rivais no início dos anos 2000. O Top Gear original foi cancelado em 1999 e, como continuação, o Channel 5 — que tem este nome por ser a quinta emissora de TV fundada no Reino Unido e, curiosamente, sempre manteve o quinto lugar em audiência no país — decidiu criar 5th Gear. Na verdade, a ideia era utilizar o mesmo nome, mas o Channel 5 não conseguiu a permissão da BBC. Em compensação, boa parte dos apresentadores do antigo programa foram contratados — incluindo Needell.

5th Gear estreou em abril de 2002. A BBC relançou Top Gear em outubro do mesmo ano.

Não dá para dizer que um copiou o formato do outro, visto que ambos partiram do mesmo programa. Top Gear apostou na reputação do nome e o produtor Andy Wilman temperou tudo com uma atmosfera mais lúdica, auxiliado pela química inimitável entre seus três apresentadores (OK, James May só entrou na segunda temporada, mas você sacou o que estamos querendo dizer).

O primeiro episódio da primeira temporada de Fifth Gear — na íntegra!

Fifth Gear, por sua vez, apostou em uma personalidade mais séria, com maior foco no desempenho dos carros e na pilotagem. Em números absolutos, Fifth Gear sempre ficou à sombra do rival, mas não faltam entusiastas que preferem justamente este aspecto mais maduro do programa — que ainda assim, encabeçado por Needell, jamais decepcionou no quesito entretenimento. O cara praticamente inventou os programas de carros com britânicos fazendo comentários e dando powerslides.

Tiff Needell não comentou a razão do fim do programa, mas boatos na imprensa britânica falam em corte de custos. A notícia do fim é especialmente dolorosa porque Top Gear fará sua estreia com os novos apresentadores neste domingo (29). Ainda que a gente até esteja ansioso para saber como tudo vai ficar, gostávamos bastante da abordagem mais séria de Fifth Gear. Vai fazer falta.

Nos últimos anos, o canal oficial do programa tem se dedicado a disponibilizar todos os episódios que já passaram na TV. Esperamos que, ao menos, as temporadas mais recentes (foram 27 no total) também vão parar no canal. Para celebrar, por que você não dá uma passadinha por lá e nos conta qual é seu episódio favorito. Quem sabe a gente não faz uma lista com eles?

Matérias relacionadas

Japoneses reconstruíram esta avenida em menos de uma semana

Leonardo Contesini

Cenas fortes: este pobre Mini Cooper foi cruelmente destruído pela Receita Federal americana

Dalmo Hernandes

[ Zero a 300 ] O Golf de Mark Zuckerberg, os carros mais esperados do ano, campeões de desvalorização, novo Mercedes Classe C…

Leonardo Contesini