a ford sempre teve uma atuaçao curiosa no brasil tivemos modelos globais que nos deram o gostinho dos grandes icones da marca por aqui mas nunca recebemos os verdadeiros icones por aqui o escort xr3 por exemplo era a mais simples das varias versoes esportivas que o modelo teve na europa — e ainda era equipado com um motor um tanto menos potente que seu correspondente estrangeiros com o focus nao foi diferente [gt40 content search= focus widget= 1 ] apesar de ter chegado ao brasil ainda com status de novidade global ele tinha so tres anos quando foi lançado aqui tambem nao tivemos muitas versoes dele por aqui — tanto na primeira quanto na segunda ou na terceira geraçao — e nao podemos deixar de pensar que talvez a historia do modelo pudesse ter sido diferente com elas ou ao menos algumas delas neste post vamos conhecer as versoes do focus que nao tivemos no brasil — e voce provavelmente ira concordar comigo depois de conhecer ou relembrar todas focus st170 em 2002 a ford deu ao focus seu primeiro facelift e junto dele veio sua primeira versao esportiva a st170 batizado internamente como projeto piranha ele foi desenvolvido pela parceria entre as equipes de veiculos especiais da ford na europa e nos eua sve/svt o motor zetec da primeira fase do modelo foi substituido pelo novo duratec em uma variaçao desenvolvida pela cosworth com um novo cabeçote de aluminio de maior fluxo comando de valvulas variavel coletor de admissao de duplo estagio coletor de escape de aço inoxidavel projetado pela cosworth e catalisador esportivo o motor era combinado ao cambio getrag 285 de seis marchas no lugar do mtx 75 de cinco marchas com esta configuraçao a potencia chegava a 172 3 cv e o motor recebia o sufixo st a velocidade maxima passava aos 206 km/h enquanto a aceleraçao de zero a 100 km/h era cumprida em 8 8 segundos complementando o pacote o focus st170 tinha rodas de 17 polegadas caixa de direçao com um novo sistema hidraulico e relaçao mais rapida freios a disco com 300 mm de diametro na dianteira e 280 mm na traseira por dentro ele ganhava bancos dianteiros recaro de couro e maçanetas de aluminio escovado o kit estetico incluia para choques saias laterais farois de neblina circulares e para choques e maçanetas externas na cor do carro era oferecido como hatch duas ou quatro portas e perua que tambem tinha suspensao traseira auto nivelante — esta oferecida somente na europa focus rs no mesmo ano do st170 o focus ganhou sua primeira versao hardcore o rs apesar de ser mais potente e mais exclusivo ele nao teve envolvimento dos engenheiros da sve/svt nem da divisao de competiçao e sim de engenheiros dos modelos convencionais por essa razao ele seria lançado originalmente como racing focus mas devido ao fracasso do racing puma a ford optou por lança lo com a lendaria sigla rallye sport baseado no modelo 2 0 de duas portas ele tinha 70% de seus componentes mecanicos substituidos ou aperfeiçoados o motor e a transmissao contudo nao estavam na lista o zetec 2 0 era mantido mas recebia pistoes de aluminio forjado sedes de valvulas enrijecidas valvulas de escape preenchidas com sodio escape de aço inoxidavel e um turbo garrett gt25 sg que aumentava sua potencia para 215 cv a 5 500 rpm e 31 6 kgfm a 3 500 rpm o cambio mtx 75 tambem era mantido porem recebia um diferencial quaife atb com controle de torque para otimizar a traçao e embreagem reforçada da ap racing com isso a aceleraçao de zero a 100 km/h era feita em 6 4 segundos a velocidade maxima era 240 km/h o pacote de maldades continuava com as pinças de freio brembo de quatro pistoes e discos de 324 mm na dianteira e pinças de um pistao e discos de 280 mm na traseira o conjunto era capaz de gerar ate 1g de força de frenagem a suspensao tambem era recalibrada e ganhava amortecedores sachs de competiçao que permitiam ao focus atingir 0 98g de aceleraçao lateral bem como a bitola dianteira 65 mm mais larga isso tambem influenciou o visual do carro alem dos para lamas mais largos para acomodar as rodas mais afastadas pela bitola maior o rs tambem tinha para choques exclusivos e rodas de 18 polegadas da oz racing a carroceria so poderia ser pintada de uma cor o azul imperial blue que tambem influenciou o interior do carro tanto o volante quanto os bancos e as forraçoes de porta combinavam couro preto com alcantara preta e azul os instrumentos tem fundo azul e no lugar do termometro do motor foi instalado o manometro do turbo bancos manopla de cambio alavanca do freio de mao e pedais foram feitos todos pela sparco focus svt a primeira versao esportiva do focus nao surgiu na europa mas nos eua e foi desenvolvida pelo special vehicle team svt mas sem parceria com a equipe europeia batizado focus svt zx ele usava uma versao aperfeiçoada do zetec 2 0 preparada pela cosworth com dutos de admissao mais largos pistoes que aumentam a taxa de compressao para 10 2 1 bielas forjadas comando de valvulas variavel na admissao coletor de admissao de duplo estagio e escape 4x2x1 o cambio era o mesmo getrag de seis marchas que mais tarde acabou usado no st170 e tambem era compartilhado com o mini cooper s a aceleraçao de zero a 100 km/h era feita em 8 0 segundos e a velocidade maxima era 210 km/h como no st170 a caixa de direçao tambem foi modificada com relaçao mais rapida os freios ganharam discos maiores e a suspensao foi recalibrada e ganhou uma barra estabilizadora de maior espessura na traseira as rodas sao de 17 polegadas o visual externo usava um kit proprio do modelo americano com os para choques proeminentes tipicos dos modelos daquele mercado saias laterais luzes de neblina salientes com uma pegada de carro de rali difusor traseiro e rodas de 17 polegadas por dentro mais diferenças para os modelos europeus os bancos eram os mesmos dos demais focus porem com revestimento de couro o material tambem reveste o volante a manopla de cambio e a alavanca do freio de mao e suas respectivas coifas era possivel compra lo com teto solar sistema de audio audiophile com subwoofer e um kit de inverno com bancos aquecidos controle de traçao aquecedor do bloco do motor e desembaçadores dos retrovisores externos em seu primeiro ano 2002 ele foi oferecido somente com duas portas mas em 2003 a carroceria de quatro portas foi lançada diferenciando se apenas pelas saias laterais que nao eram instaladas nesta versao opcionalmente era possivel comprar o pacote europeu com os mesmos para choques do st170 e com bancos recaro focus st zx4 em 2005 o focus recebeu um facelift no mercado norte americano e as versoes svt deixaram de ser oferecidas em seu lugar a ford criou uma nova versao esportiva para o modelo desta vez baseada na versao seda do focus batizado st zx4 ele foi oferecido entre 2005 e 2007 e usava o mesmo motor duratec 2 3 de 153 cv do fusion combinado ao cambio mtx 75 de cinco marchas apesar da potencia razoavelmente menor a adoçao de um diferencial mais curto ajudou a manter o tempo de aceleraçao de zero a 100 km/h na casa dos 8 5 segundos alem do motor e do diferencial o st zx4 tambem tinha molas mais macias apesar da suspensao recalibrada em relaçao ao seda comportado visualmente ele recebia uma asa traseira a la subaru impreza grade e maçanetas na cor do carro e rodas de 16 polegadas com pneus pirelli p6 focus st/focus xr5 enquanto o brasil e os eua reestilizavam o focus da primeira geraçao a europa ja estava recebendo o primeiro modelo esportivo da segunda geraçao foi quando chegou o focus st equipado com o novo motor 2 5 turbo de cinco cilindros compartilhado com a volvo com 228 cv e um cambio de seis marchas ele era capaz de chegar aos 100 km/h em 6 8 segundos e seguir ate os 237 km/h o modelo foi oferecido somente na europa e na australia — onde se chamava xr5 no velho mundo ele era oferecido com duas ou quatro portas enquanto na australia somente a versao de quatro portas era oferecida focus rs e rs500 quatro anos depois do st foi a vez do rs voltar ao cenario dos hot hatches a primeira versao batizada apenas rs era uma evoluçao do st de duas portas equipado com o mesmo 2 5 turbo porem com 305 cv — potencia extra obtida em parte pela adoçao do turbo borg warner k16 trabalhando para produzir 1 4 bar bem como uma reprogramaçao na variaçao do comando de valvulas e um novo intercooler virabrequim era forjado pistoes eram de silicio aluminio e as camisas de cilindro eram revestidas de grafite o cambio era o mesmo manual de seis marchas porem o diferencial era dotado de um sistema de limitaçao de deslizamento da quaife para reduzir o esterçamento por torque o focus rs tambem usava um sistema de suspensao mcpherson com as mangas de eixo modificadas com esse conjunto o focus rs era capaz de chegar aos 100 km/h em 5 9 segundos e acelerar ate os 263 km/h o visual complementava a agressividade mecanica com para lamas mais largos para acomodar as bitolas maiores e as rodas de 18 polegadas um difusor traseiro e um spoiler pronunciado na traseira um ano depois veio a versao hardcore do rs o focus rs500 o numero infelizmente nao se referia a potencia mas a produçao limitada em 500 unidades baseado no rs comum ele recebeu um intercooler maior uma nova caixa de ar na admissao escape de maior diametro e uma nova bomba de combustivel alem de uma reprogramaçao para aumentar a pressao de trabalho do turbo k16 com isso a potencia saltou dos 305 para 350 cv e o focus rs passou a acelerar de zero a 100 km/h em 5 4 segundos a velocidade maxima aumentava para 266 km/h [youtube id= iexvpgtiii4 width= 620 height= 350 ] uma curiosidade sobre ele e que todos os focus rs500 eram oferecidos com pintura preta fosca eles eram pintados de preto panther metalico depois enviados a 3m em frankfurt na alemanha onde recebiam a pelicula adesiva que cria o efeito fosco focus coupe cabriolet saindo um pouco da seara dos esportivos a segunda geraçao do focus teve uma versao praticamente desconhecida fora da europa o focus coupe cabriolet como seu nome sugere trata se da versao conversivel do modelo — a primeira desde seu lançamento em 1998 lançado em 2006 ele era fabricado pela pininfarina e equipado somente com os motores 2 0 duratec de 148 cv ou 2 0 duratorq diesel de 136 cv focus x road x road foi uma versao aventureira da focus wagon feita em serie limitada para o mercado holandes em 2009 foram fabricados apenas 300 exemplares todos com o motor 1 8 flexifuel capaz de rodar com e85 nao tinha capacidades especiais para off road apenas apliques plasticos protetores dos para lamas e para choques focus 1 0 ecoboost e 1 5 ecoboost em sua terceira e atual geraçao no brasil e eua o focus substituiu parte dos motores duratec em nome do downsizing passando a usar o 1 0 ecoboost de tres cilindros e o 1 5 ecoboost de quatro cilindros ambos poderiam equipar as tres versoes de carroceria oferecidas na europa hatch seda e perua e eram oferecidos com duas variaçoes de potencia cada o 1 0 ecoboost poderia ter 100 cv ou 125 cv — o primeiro com cambio manual de cinco marchas enquanto o segundo combinado a um cambio de seis marchas ja o 1 5 era oferecido com 150 cv ou 182 cv ambos combinados ao cambio manual de seis marchas focus st [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 204318 204319 ] como nas duas geraçoes anteriores nao poderia faltar um focus st nesta terceira oferecido como hatchback e perua na europa o novo st ganhou o igualmente novo motor 2 0 turbo ecoboost combinado ao cambio manual de seis marchas pela primeira vez ele tambem foi oferecido em uma improvavel versao diesel com o 2 0 duratorq produzindo 182 cv em relaçao ao modelo comportado o focus st de terceira geraçao tinha uma dianteira exclusiva com a grade a la aston martin que seria adotada de forma semelhante apos o facelift de 2015 a aceleraçao de zero a 100 km/h era feita em 6 5 segundos e a velocidade maxima esbarrava nos 250 km/h — praticamente os mesmos numeros da versao anterior porem com 30 kg a menos no peso em ordem de marcha focus rs para desenvolver a terceira geraçao do focus rs a ford novamente reuniu suas equipes especializadas do mundo todo os americanos do special vehicle team svt os europeus do teamrs e os aussies da ford performance vehicles fpv mas desta vez aboliu a segregaçao de divisoes e juntou todos em uma unica nova divisao a ford performance o rs foi o primeiro produto desta nova divisao lançado dois anos apos a fusao [youtube id= qy mhyuaaqe width= 620 height= 350 ] [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 42019 42017 ] o modelo adotou o novo motor ecoboost 2 3 de 355 cv combinado ao cambio manual de seis marchas mas pela primeira vez o focus rs ganhou um sistema de traçao nas quatro rodas com vetorizaçao de torque e um inedito drift mode capaz de mandar ate 70% do torque para as rodas traseiras permitindo drifts e derrapagens controladas com o conjunto o rs vai de zero a 100 km/h em 4 7 segundos e chega aos 250 km/h
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