ha pouco mais de 20 anos um carro 1 6 era mais lento e consumia mais combustivel que um carro 1 6 atual um computador de mesa processava menos dados que o celular que esta agora no seu bolso a internet era mais lenta e nossas musicas ocupavam um canto da sala em vez de alguns bytes na memoria do mesmo smartphone que esta no seu bolso essa e a logica do desenvolvimento alguem inventa algo novo que substitui algo velho ate que o novo fique velho tambem e acabe substituido por algo mais novo e melhor contudo se voce viajar com o aviao comercial mais rapido do planeta em 2023 ainda estara a menos da metade da velocidade maxima que se podia viajar no ano 2000 quando o concorde ainda estava em operaçao e cruzava os ceus a quase 2 200 km/h ele era tao rapido que voce saia de paris e chegava em nova york antes do horario da decolagem o fuso horario nao conseguia acompanhar o voo mesmo assim em 2003 depois de 27 anos de operaçao o concorde fez seu voo final e foi aposentado sem deixar um substituto melhor mais rapido ou mais conveniente o aviao mais rapido no qual voce pode viajar hoje 20 anos depois do ultimo voo do concorde e o boeing 747 8i que mesmo chegando alem dos 1 100 km/h nao e muito mais rapido que praticamente todos os jatos comerciais da atualidade — e tem menos da metade da velocidade do concorde mas olhando para a historia do concorde e ate surpreendente que ele tenha existido e principalmente passado tanto tempo em operaçao primeiro porque sua propria origem e improvavel um consorcio entre britanicos e franceses dois povos que brigam entre si desde a queda do imperio romano depois porque os clientes sumiram por ultimo ele simplesmente tornou se desnecessario por mais louco que isso possa soar o nascimento do concorde a historia começou ainda nos anos 1950 quando o transporte supersonico começou a ser estudado pelas grandes potencias mundiais da epoca — eua reino unido uniao sovietica e frança na epoca era sabido que as viagens supersonicas eram possiveis do ponto de vista tecnico porem ninguem havia investigado se elas poderiam ser viaveis comercialmente foi quando o royal aircraft establishment rae o orgao responsavel pela pesquisa aeronautica do reino unido formou um comite para desenvolver um conceito viavel de transporte supersonico os engenheiros aeronauticos da epoca sabiam que em velocidades supersonicas a sustentaçao e gerada de forma menos eficiente que nos voos subsonicos porque o arrasto e muito maior exigindo mais combustivel e limitando a autonomia dos voos e por isso que os jatos supersonicos militares da epoca faziam apenas voos curtos eles tambem usavam asas trapezoidais com alongamento curto que ate diminuiam o arrasto mas produziam pouca sustentaçao em baixa velocidade isso exigia distancias enormes para decolagem ou entao velocidades altissimas em espaços mais curtos as velocidades de aproximaçao para pouso tambem eram elevadas e perigosas e a necessidade de imprimir mais velocidade nao resolvia o problema do combustivel apesar da aparente inviabilidade o comite continuou seus estudos ate que dois aerodinamicistas alemaes radicados na inglaterra johanna weber e dietrich kuchemann publicaram uma serie de estudos sobre um formato de asa ate entao inedito batizado slender delta — algo como delta delgado em seus estudos a dupla germanica percebeu que a sustentaçao gerada pelo vortice aerodinamico aumentava de acordo com o comprimento da asa e que esse efeito poderia ser maximizado se a asa se estendesse ao longo da fuselagem do aviao o unico inconveniente e que ele teria que ter um nariz elevado para gerar o vortice e um trem de pouso longo o bastante para atingir o angulo de ataque ideal ainda na pista quando o projeto foi apresentado ao comite ficou claro que aquele design seria viavel para o transporte supersonico e por essa razao o desenvolvimento das asas delta delgadas e considerado o momento do nascimento do concorde com o formato das asas definido em 1956 foi formado um novo comite chamado comite consultivo de transporte supersonico conhecido pela sigla inglesa stac foi quando começaram os primeiros testes do design proposto pelos aerodinamicistas do rae em 5 de novembro de 1956 foi aprovada a construçao de um aviao experimental que se tornaria o handley page hp 115 foi ele quem demonstrou a capacidade das asas delta delgadas gerarem sustentaçao em baixa velocidade enquanto os supersonicos de asas trapezoidais precisavam atingir cerca de 300 km/h para gerar sustentaçao o handley page voou em segurança e controladamente a 110 km/h [caption id= attachment_214197 align= aligncenter width= 999 ] handley page hp 115 provando que as asas em delta eram adequadas para o concorde[/caption] o aviao supersonico ainda gastaria mais combustivel em cruzeiro se comparado aos subsonicos mas alem do custo do combustivel nao ser uma preocupaçao na epoca o stac argumentava que um aviao supersonico poderia substituir varios subsonicos em uma mesma rota devido a sua velocidade maior o comite sugeriu o desenvolvimento de dois modelos um transatlantico de 150 lugares capaz de voar a mach 2 duas vezes a velocidade do som e uma versao de autonomia mais baixa com 100 lugares capaz de voar a mach 1 2 o menor deles poderia ficar pronto em 1968 e custaria entre 50 e 80 milhoes de libras o outro custaria entre 75 e 90 milhoes de libras e ficaria pronto em 1970 isso se eles iniciassem o desenvolvimento em 1960 assim em 1959 o rae firmou dois contratos com a hawker siddeley e com a bristol que deveriam apresentar projetos baseados no conceito de asa delta e fuselagem de aluminio ou aço inoxidavel — a primeira para mach 2 2 e a segunda para mach 2 7 o resultado foram o hawker siddeley hsa1000 e o bristol 213 que acabou selecionado pelo stac devido ao seu perfil de asa o stac firmou com a bristol um novo contrato para o desenvolvimento de propostas para um aviao de 130 lugares com velocidade mach 2 2 e movido por seis motores bristol olympus que se tornou o bristol 198 devido ao alto custo do desenvolvimento o comite recomendou a bristol que procurasse um parceiro estrangeiro a conexao normanda coincidentemente na mesma epoca em que o rae estava desenvolvendo sua asa em delta os franceses tambem estavam estudando uma forma de viabilizar o transporte supersonico como no reino unido o governo frances encomendou propostas a sud aviation a nord aviation e a dassault as tres usaram as asas delta de kuchemann e weber mas a nord sugeriu um aviao com motor ramjet capaz de chegar a mach 3 enquanto os outros dois chegavam a mach 2 no fim prevaleceu o projeto da sud aviation o super caravelle que foi projetado com medio alcance para nao concorrer diretamente com os supersonicos transatlanticos que eles achavam que os americanos estavam projetando e aqui as historias se cruzam quando o super caravelle foi apresentado no paris air show de 1961 a bristol agora parte da british aircraft corporation queria fazer um aviao menor que o 198 e os franceses queriam um aviao maior que o super caravelle como as duas fabricantes queriam a mesma coisa eles formaram uma parceria para construir o aviao conjuntamente ao longo de 1962 as fabricantes e seus governos negociaram a formaçao de um consorcio para dividir o custo de desenvolvimento e produçao — entao estimados entre 150 e 170 milhoes de libras em 29 de novembro de 1962 um acordo foi firmado entre o ministro da aviaçao do reino unido e o embaixador frances inaugurando o projeto que daria origem ao concorde o projeto ainda nao tinha um nome e sua escolha trouxe um pouco da rixa milenar entre as duas naçoes o nome escolhido foi concorde que e a palavra francesa para concordia ou concordar trazendo o sentido de harmonia e uniao contudo o primeiro ministro harold macmillan mudou o nome do projeto oficialmente para concord sem e no final que era a grafia inglesa da palavra a frança nao deixou barato e mudou novamente para concorde mas antes que eles estragassem o projeto por causa de uma letra o ministro da tecnologia da frança tony benn disse que a letra e representava excelencia england europa e entente cordiale os testes e as tentativas de vendas a construçao dos primeiros prototipos começou em fevereiro de 1965 o primeiro #001 foi feito pela sud em toulouse na frança o segundo #002 foi feito pela bac em bristol foi o concorde 001 o primeiro a voar em um teste realizado em 2 de março de 1969 e tambem o primeiro a quebrar a barreira do som em 1º de outubro do mesmo ano o concorde britanico fez seu voo inaugural em 9 de abril de 1969 pouco mais de um mes depois do 001 https //www youtube com/watch v=kuhnftomvy8 os dois prototipos foram apresentados ao publico antes mesmo de atingirem sua velocidade supersonica em junho de 1969 eles foram exibidos ao publico no paris air show e de la o 001 iniciou sua turne de vendas quando tambem realizou sua primeira travessia atlantica o 002 partiu para o outro lado do mundo sendo apresentado no oriente medio e japao [caption id= attachment_214193 align= aligncenter width= 960 ] o concorde 002[/caption] o consorcio bac/sud aviation recebeu mais de 100 pedidos de empresas de todo o mundo mas a medida em que o desenvolvimento avançava as empresas começavam a desistir do negocio por uma serie de fatores o primeiro deles nao diz respeito ao concorde mas ao seu rival sovietico o tupolev tu 144 tambem conhecido como concordski que caiu em uma apresentaçao em paris e deixou o publico preocupado com a segurança desse tipo de aviao [caption id= attachment_214206 align= aligncenter width= 999 ] equipe de testes do concorde[/caption] depois quando o publico descobriu que ele era barulhento para decolar e causava um estouro altissimo ao atingir a velocidade do som a opiniao publica sobre os avioes supersonicos começou a mudar de foram que os eua baniram os voos supersonicos sobre o pais isso significa que ao sobrevoar os eua o concorde se tornava um aviao subsonico comum entao veio a crise do petroleo de 1973 que fez os preços dos combustiveis dispararem e depois o crash da bolsa em 1973 e 1974 que tornaram o concorde inviavel para a maioria das companhias aereas assim elas foram desistindo ate restar somente british airways e air france — as companhias aereas dos paises que desenvolveram o concorde [caption id= attachment_214201 align= aligncenter width= 999 ] seis dos sete concorde britanicos e [/caption] [caption id= attachment_214202 align= aligncenter width= 800 ] quatro dos sete concorde franceses[/caption] no fim das contas dos 350 avioes previstos pela bac/aerospatiale como a sud aviation foi rebatizada em 1970 foram feitos somente 20 sete ficaram com a british airways sete com a air france os outros seis foram prototipos mais dificil que ir a lua dizem que um cientista da nasa achou a ida do homem a lua facil perto de colocar o concorde em operaçao dificil dizer se a citaçao e verdade mas se voce considerar que alem da atmosfera o apollo 11 so precisou da inercia para chegar a lua a afirmaçao faz algum sentido o maior problema do voo supersonico nao e apenas lidar com a questao do combustivel ou a sustentaçao aerodinamica e controle do aviao tambem ha o problema da temperatura quando o ar esta parado e voce chega com tudo a 2 200 km/h a compressao do ar contra a superficie do aviao aumenta significativamente a temperatura da fuselagem — o nariz e a borda das asas por exemplo chegam alem dos 100 graus — e parte deste calor e transferido para a cabine os passageiros podiam sentir o calor simplesmente tocando as janelas do aviao tanto o ar condicionado quanto os fluidos dos sistemas hidraulicos eram arrefecidos pelo proprio combustivel e a fuselagem chegava a dilatar ate 30 cm e por isso que sua velocidade nunca foi superior a mach 2 02/2 04 temperaturas mais altas geradas pela velocidade supersonica mais elevada comprometeriam a integridade da fuselagem isso porque o concorde passava por dois ciclos de aquecimento e resfriamento durante o voo no solo a fuselagem tinha a temperatura proxima da ambiente ao decolar ocorre o resfriamento devido a queda da temperatura em altitudes elevadas o concorde voava a entre 17 000 e 20 000 metros ao atingir a velocidade supersonica ele voltava a aquecer pelo atrito com o ar durante o desenvolvimento o teste de fadiga de material reproduzia estes ciclos para chegar a liga de aluminio ideal e depois que o concorde começou a operar amostras da fuselagem eram retiradas periodicamente para testes de verificaçao https //www youtube com/watch v=rxha1gx0cdi outro fator de complicaçao do concorde era seu nariz ele precisava ser reto e longo para produzir o vortice aerodinamico que ajudava na sustentaçao em velocidades supersonicas porem na hora do pouso o concorde adotava um angulo de ataque muito elevado e o nariz na posiçao ideal para a aerodinamica nao permitiria que os pilotos enxergassem a pista por isso ele precisou do complexo sistema que abaixava o nariz durante os pousos e decolagens o chamado droop nose como era voar no concorde o primeiro voo comercial do concorde aconteceu em 21 de janeiro de 1976 dois avioes um da air france e outro da british airways decolaram de forma sincronizada de seus aeroportos de registro — heathrow e charles de gaulle o concorde da british airways seguiu para o leste com destino ao bahrein enquanto o concorde da air france seguiu para o sudoeste com destino ao rio de janeiro sim o concorde veio ao brasil em sua viagem inaugural porem com uma escala em dacar no senegal https //www youtube com/watch v=kltqeg0o8yk ao longo de sua historia o concorde cobriu diversas rotas como paris cidade do mexico com escala em washington ou nova york e paris caracas mas suas rotas mais frequentes foram mesmo londres nova york e paris nova york estas eram feitas em menos de tres horas e meia enquanto os subsonicos mais rapidos levavam oito horas e meia e dai que vem a ideia de pousar antes do horario de decolagem com a diferença de cinco horas entre paris e nova york o concorde que decolasse as 10h na capital francesa chegaria as 8h30 em nova york https //www youtube com/watch v=5mcetikclhc tente ficar indiferente a esta decolagem no livro the world s greatest airliner inedito no brasil o comandante john hutchinson conta que a bordo do concorde a unica referencia de movimento que se tem e quando voce ve os outros avioes voando para tras o aviao era uma delicia de voar e tinha um controle belissimo e lembre se que estamos falando de um aviao projetado nos anos 1950 e 1960 para os passageiros nao era diferente as passagens eram carissimas us$ 20 000 em valores de 2019 e ele era mais usado para viagens de negocios do que para turismo mas ele retribuia com algum requinte e luxuosidade dentro do possivel em 2018 a cnn entrevistou quatro passageiros frequentes do concorde para saber como era viajar mais rapido que o som o concorde era extremamente pequeno tinha umas 100 poltronas elas mais pareciam cadeiras de escritorio bancos de carro e janelas bem pequenas era barulhento extremamente barulhento mas desafio qualquer um a nao sorrir de orelha a orelha durante a viagem contou richard quest que voou cinco vezes no concorde as comissarias adoravam estar ali os passageiros adoravam estar ali voce se sentia parte de um pequeno grupo de pessoas privilegiadas por estar no concorde completou https //www youtube com/watch v=yeeb2lxbfa4 o aviao era realmente pequeno por dentro apesar de sua superlatividade externa a cabine tinha somente 2 63 metros de largura — 11 cm a menos que um embraer emb190 havia apenas um corredor com duas fileiras de duas poltronas em cada lado a cabine era dividida em duas partes havia uma cabine frontal os banheiros no meio e uma cabine posterior mesmo com o espaço apertado havia um gabinete para pendurar paletos e casacos dos passageiros outra passageira conta que em sua primeira viagem uma senhora na sala de espera ja habituada ao aviao a aconselhou a usar o banheiro do aeroporto porque no aviao o espaço era apertado demais e melhor ir ao toalete agora e impossivel fazer xixi la em cima muito pequeno [caption id= attachment_214189 align= aligncenter width= 999 ] foto suzanne plunkett/cnn[/caption] apesar do espaço limitado que impossibilitava ate mesmo que o concorde tivesse sistema de video a comida era excelente e a bebida livre como conta um dos passageiros entrevistados pela cnn a qualidade e estilo do cardapio eram excepcionais sai com um certificado de que voei no concorde parecia que eu estava em um clube privado o serviço de bordo era equivalente ao de primeira classe e ao desembarcar os passageiros nao precisavam retirar sua bagagem na esteira pois ela era separada e entregue pelo serviço da air france/british airways na sala de desembarque o começo do fim durante 24 anos os 14 concordes levaram seus passageiros de um lado para o outro do atlantico sem grandes problemas ate que em 25 de julho de 2000 o concorde sofreu seu primeiro e unico acidente fatal o air france 4590 com registro f btsc preparava se para decolar quando passou sobre um pedaço metalico que se soltou de um dc 10 o impacto da roda com o componente causou o estouro do pneu que foi lançado contra a asa perfurando a e resultando em um vazamento de combustivel que deu inicio a um incendio a tripulaçao desligou o motor numero 2 mas com o motor numero 1 falhando e produzindo pouca potencia o aviao nao conseguiu ganhar altitude o nariz empinou o aviao entrou em estol e caiu matando 100 passageiros nove tripulantes e quatro pessoas em solo imediatamente apos o acidente o concorde teve seu certificado de aeronavegabilidade revogado ate que a causa do acidente fosse esclarecida a investigaçao conduzida por agentes britanicos e ex pilotos franceses do concorde revelou que alem do componente do dc 10 solto na pista uma serie de outros fatores de segurança foram ignorados distribuiçao de peso desequilibrada nos tanques trem de pouso com folgas e excesso de peso na parte posterior do aviao alem disso o piloto john hutchinson comandante do concorde por 15 anos disse que era possivel sobreviver ao incendio e que o piloto teria conseguido eliminar o problema nao fosse uma combinaçao letal de erro operacional e negligencia do departamento de manutençao da air france sobre o qual ninguem quer falar apos o acidente o concorde passou por uma serie de modificaçoes de segurança para recuperar seu certificado de aeronavegabilidade incluindo um revestimento de kevlar nos tanques de combustivel pneus resistentes a estouros e controles eletricos mais seguros o primeiro voo com os novos equipamentos aconteceu em 17 de julho de 2001 para um teste de 3h20min realizado sobre o atlantico onde o concorde atingiu mach 2 02 e 18 000 metros com o teste concluido o primeiro voo com passageiros apos o acidente aconteceu em 11 de setembro de 2001 em uma viagem de londres a nova york que pousou pouco antes dos ataques ao world trade center a operaçao do concorde foi retomada pela british airways e air france em 7 de novembro de 2001 mas aquela altura nem o concorde nem a aviaçao nem o mundo eram mais os mesmos o acidente causou uma queda drastica na demanda pelo concorde e os ataques terroristas causaram medo generalizado nos passageiros de avioes em geral em 10 de abril de 2003 as duas companhias aereas anunciaram conjuntamente que o concorde deixaria de operar ainda naquele ano devido a queda no numero de passageiros e ao alto custo de manutençao no dia seguinte richard branson fundador da virgin atlantic tentou comprar os concorde da british airways por 5 milhoes de libras cada porem a oferta foi recusada e o destino do aviao supersonico mais querido do planeta era mesmo a aposentadoria no mes seguinte no dia 30 de maio o concorde pousou pela ultima vez nos eua vindo de paris em 27 de julho o ultimo concorde da air france registro f bvfc decolou para toulouse onde esta ate hoje no museu aeroscopia ao lado da fabrica da airbus https //www youtube com/watch v=h2u_tjhw6 k o concorde da british airways foi mais alem em 24 de outubro de 2003 ele fez seu ultimo voo comercial foram tres voos simultaneos na verdade um deles saiu de nova york para londres enquanto os outros dois fizeram voos locais de despedida — um deles com uma lista de passageiros convidados que incluiu jornalistas personalidades e antigos pilotos do concorde https //www youtube com/watch v=wwzj7hrydk8 os tres avioes passaram em baixa altitude por londres algo que exigiu uma permissao especial para a ocasiao antes de finalmente aterrissarem no aeroporto de heathrow em 5 de novembro de 2003 o concorde g boag decolou de nova york com destino a seattle onde integraria a coleçao permanente do museum of flight a viagem durou apenas 3h55 min um recorde entre as duas cidades que foi possibilitado pelo governo canadense que autorizou um corredor supersonico sobre parte de seu territorio entre chibougamau quebec e peace river alberta o ultimo voo do concorde aconteceu em 26 de novembro de 2003 o aviao decolou de heathrow fez um ultimo voo supersonico com 100 funcionarios da british airways sobre a baia de biscay depois fez uma volta sobre bristol portishead clevedon weston super mare passando pelo aeroporto de bristol e pela ponte de clifton antes de pousar em filton onde ficou exposto na fabrica da airbus antes de seguir para o museu aeroespacial de bristol e assim o concorde se foi sem deixar um substituto desde 26 de novembro de 2003 nao e possivel fazer voos supersonicos apesar de estarmos vivendo no futuro dos futuros com o qual todos sonhavam quando o concorde foi concebido e desde 26 de novembro de 2003 um aviao nao causa tanto fascinio nas pessoas como o concorde causava ainda que fosse uma ferramenta para endinheirados fecharem negocios como ja disse em outro post as maquinas que mais tocam nossas emoçoes nao sao aquelas que nos ajudam a realizar trabalhos mais rapidamente mas as que nos ajudam a fazer o impossivel o concorde permitiu que pessoas comuns homens vestindo terno e gravata mulheres com sapatos de salto e maquiagem viajassem acima da velocidade do som enquanto bebiam champanhe e de repente nunca mais pudemos fazer isso por outro lado foi justamente a utilizaçao do concorde como ferramenta que causou seu fim como bem observou jeremy clarkson em seu livro i know you got soul o concorde morreu nao por ser rapido demais mas porque na era eletronica ele se tornou muito lento esta materia e uma amostra do nosso conteudo diario exclusivo para assinantes e foi publicada sem restriçoes de acesso a carater de degustaçao a sua assinatura e fundamental para continuarmos produzindo tanto aqui no site quanto no youtube nas redes sociais e podcasts escolha seu plano abaixo e torne se um assinante alem das materias exclusivas voce tambem ganha um convite para o grupo secreto exclusivo do plano flatouter onde podera interagir diretamente com a equipe ganha descontos com empresas parceiras de lojas como a interlakes a serviços de detailing e pastilhas tecpads e ainda recebera convites exclusivos 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