se voce estava pensando mesmo em comprar aquele carro de rali historico usado por um piloto lendario 2018 pode ser o seu ano depois do subaru legacy 555 usado por colin mcrae e tambem por ari vatanen e richard burns agora e a vez do ford focus conduzido pelo celebre autor da frase if in doubt flat out [gt40 content search= ford widget= 1 title= ford no gt40 ] o ano da ford no wrc foi 1979 quando o piloto sueco bjorn waldegård conduziu o ford escort rs1800 ele foi o campeao entre os pilotos e a ford ficou com o titulo entre as fabricantes naquela epoca os carros de rali ainda tinham traçao traseira e no caso do escort o motor era um quatro cilindros de dois litros com comando duplo no cabeçote e injeçao mecanica kugelfischer capaz de entregar ate 280 cv sem qualquer tipo de induçao forçada all motor como dizem no reino unido [youtube id= f9pltz3lexi width= 620 height= 350 ] no ano seguinte com o anuncio do grupo b de rali a ford decidiu concentrar seus esforços no desenvolvimento de seu prototipo o escort rs1700t que deu origem ao rs200 e deixou seu time nas maos de equipes independentes como a david sutton cars ate 1985 o rs200 estreou em 1986 o ultimo ano do grupo b e foi substituido pelo sierra rs cosworth este competiu ate 1992 quando deu lugar ao iconico escort rs cosworth e o substituto do escort nos ralis foi o ford focus assim como aconteceu nas ruas foi em 1999 mesmo ano em que o escoces colin mcrae recem saido da subaru fazia sua estreia pela equipe britanica a ford estava apostando forte em seu novo carro e no talento de mcrae que fora o campeao de 1995 ao volante do subaru impreza wrc e pagou £ 6 milhoes por um contrato de dois anos com o piloto uma das transaçoes mais caras da historia do campeonato colin mcrae e nicky grist na apresentaçao do ford focus rs wrc em 1999 alem de 10% mais rigido que seu antecessor o ford focus trazia uma nova suspensao traseira do tipo mcpherson como praticamente todos os carros com braços inferiores e barra estabilizadora ajustavel o arranjo era superior aos braços semi arrastados do escort rs cosworth o motor tambem era novo o quatro cilindros zetec e com bloco de ferro fundido e cabeçote de aluminio com duplo comando de valvulas na versao de rua o motor de dois litros entregava cerca de 130 cv ja o motor de rali equipado com um turbocompressor garrett o escort usava uma turbina da ihi intercooler e radiador de oleo dispunha de 300 cv a 6 500 rpm e 56 1 mkgf de torque a 4 000 rpm era acoplado a uma caixa manual de seis marchas da xtrac equipada com sistema de trocas sequenciais levando a força para as quatro rodas o coordenador do projeto foi gunther steiner que apesar do nome alemao e italiano que ja havia trabalhado com a equipe de rali da subaru e antes disso havia chefiado o desenvolvimento do lancia delta hf integrale com a famosa pintura branca vermelha e azul da martini racing o focus rs wrc estreou no rali monte carlo em janeiro de 1999 seu primeiro podio veio ja na etapa seguinte o rali da suecia com thomas rådstrom o segundo piloto da ford conquistando o terceiro lugar em casa na terceira prova da temporada o safari rally colin mcrae conseguiu a primeira vitoria do focus rs no wrc e logo depois no rali de portugal mcrae venceu de novo [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] duas vitorias e um podio no primeiro ano eram um bom sinal e de fato o focus sempre conseguiu resultados expressivos no campeonato mundial de rali na verdade seus numeros sao invejaveis dos 173 eventos do wrc que disputou entre 1999 e 2010 o focus venceu 44 e colecionou 142 podios sua carreira culminou em 2006 e 2007 quando os pilotos finlandeses marcus gronholm e mikko hirvonen ajudaram a ford a conquistar dois titulos consecutivos no campeonato de construtores com o focus rs de segunda geraçao [youtube id= oj40l6cuweu width= 620 height= 350 ] mas voltando ao exemplar que nos levou a contar toda esta historia trata se do carro de chassi #68335 com o qual colin mcrae disputou o rali da catalunha na espanha em 1999 ao lado do navegador nicky grist a dupla precisou abandonar a prova por conta de um acidente mas o focus foi consertado a tempo de competir na etapa seguinte o tour de corse na frança e chegar em quarto lugar com mcrae e grist os dois ainda correram com o focus em outros dois eventos o rali da acropole na grecia; e o rali da china na china entao quem assumiu o volante do focus rs #68335 foi petter solberg que correu em mais seis etapas do wrc antes que o carro fosse aposentado depois disso o focus foi vendido a uma equipe independente e utilizado em eventos de rali regionais pela europa ate 2007 quando foi comprado por seu atual dono assim como o legacy 555 que apareceu aqui o ford focus rs ex colin mcrae sera leiloado pela silverstone auctions no proximo dia 23 de fevereiro na ediçao 2018 do evento race retro no reino unido a agencia de leiloes estima o valor de arremate entre £ 120 000 e £ 140 000 ou seja algo entre r$ 537 000 e r$ 626 000 em valores aproximados sem contar impostos
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.