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Zero a 300

O Ford Megazilla | O novo Ferrari Superfast | O Mercedes SL mais potente da história e mais!

Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!

 

Ford Megazilla já a venda nos EUA

Todo mundo sabe que a Ford tem um novo motor Big Block moderno: um V8 com comando único no bloco e 7,3 litros de deslocamento.  Chamado de “Godzilla”, este motor é equipamento original em algumas picapes grandes da empresa. Há um ano, a Ford anunciou o Megazilla: uma versão ainda mais potente deste enorme motor, criado para ser vendido encaixotado, pronto para uso; o famoso “crate motor”.

Agora a empresa está começando efetivamente a vender este motor, e divulgou seu preço: US$ 22.995, nos EUA. É um bocado de grana, mas também, um bocado de motor: o Megazilla produz 615 cv e 88,2 mkgf de torque em 7,3 litros aspirado. Isso mesmo: sem supercharger ou turbo.

Claro que não é uma escolha lógica; existem coisas menores, mais leves e mais potentes disponíveis por aí, por menos dinheiro. O catálogo Direct Connection da Dodge tem um V8 Redeye supercharged de 807 cv e 6,2 litros que custa apenas US $ 12.995, por exemplo. O LT4 da GM pode ser adquirido por cerca de US$ 18.000, também supercharged. Mas para quem sabe qual é a sensação de ter realmente grande cilindrada aspirada, lógica vai pela janela.

O motor da Ford é completo, com quase tudo necessário para fazê-lo funcionar, mas não vem com algumas coisas importantes como um motor de arranque. Em outras palavras, o preço do motor é só o começo; colocá-lo num muscle car antigo dará bastante trabalho também. Ou num Mustang moderno? Certamente, alguém vai fazer isso. Escondam as criancinhas e reforcem seus postes de iluminação; o Mustang Megazilla deve acontecer em breve! (MAO)

 

Mercedes-AMG SL63 S E Performance é o SL mais potente da história

O novo Mercedes SL pode ser um carro pesado demais, mas certamente a empresa não vai deixá-lo com fama de lento. Veja isso: o novo Mercedes-AMG SL63 S E Performance é o SL mais potente da história dos SL.

O carro combina o motor V8 biturbo de 4,0 litros da marca e o motor elétrico da AMG. Os dois juntos dão nada menos que 144,7 mkgf de torque, coisa de dar inveja em muito caminhão da marca. A potência é de 827 cv. Não importa que é um carro de mais de 2 toneladas: o roadster pode atingir 100 quilômetros por hora em 2,9 segundos e atingir uma velocidade máxima de 317 km/h.

É um híbrido plug-in, e vem com uma bateria de 400 volts e 6,1 quilowatts-hora projetada pela AMG. Possui resfriamento direto que mantém o pacote em sua temperatura operacional ideal e oferece 13 km em modo puramente elétrico. O motor V8 sozinho produz 620 cv, enquanto o motor elétrico entrega 207 cv.

O carro tem aerodinâmica ativa: um elemento oculto na parte inferior da carroceria antes do motor pode se estender para baixo em cerca de 40 mm a 80 km/h e criar um efeito Venturi que cria downforce e reduz a sustentação do eixo dianteiro. O spoiler traseiro é extensível, com cinco novas posições angulares.

Freios são discos de compósito cerâmico, dianteiro de seis pistões e traseiro de um pistão. Eles são maiores do que os do modelo de combustão pura, medindo 16,5 polegadas de diâmetro na frente e 15 polegadas na traseira. As rodas são de liga leve e 20 polegadas, e tem 9,5 polegadas de largura na frente e 11 polegadas na traseira.

A direção ativa do eixo traseiro é padrão, assim como o sistema de tração nas quatro rodas AMG Performance 4Matic+. O Mercedes também vem com suspensão AMG Active Ride Control com estabilização de rolagem semiativa, que substitui a barra estabilizadora convencional, ajudando a reduzir os movimentos de rolagem da carroceria. Preço e disponibilidade ainda não foram divulgados. (MAO)

 

Mais um Lamborghini colorido pacas

Tá gente, o nome do jogo entre os milionários hoje em dia é exclusividade; nem que seja na cor. Na maioria das vezes é cor, na verdade, como já provou o Porsche Paint-to-sample; deve ser difícil achar hoje em dia um 911 que não seja numa cor diferentona. Carlo Rampazzi approves.

Carlo Rampazzi, o criador do Paint to Sample, aprova!

Mas a Lamborghini está indo mais adiante. Em agosto mostrou um Lamborghini Huracán Sterrato com uma pintura exclusiva extremamente detalhada e trabalhosa chamado Opera Única. A gente achou que era só um e boa, Opera Única né? Mas claro que não: diga “oi” ao Lamborghini Revuelto Opera Unica.

Apresentado no Art Basel Miami Beach 2023, a Lamborghini diz que o intrincado exterior exigiu 435 horas de trabalho para ser concluído, o que em termos de horas Lamborghini deve dar muito, mas muito dinheiro.  Mas tem mais: o interior personalizado acrescentou mais 220 horas ao projeto. O desenho incorpora roxo e preto – especificamente, Viola Pasifae e Nero Helene – em meio a listras de vermelho, azul e outros tons.

Há logotipos do 60º aniversário costurados no forro do teto, nas portas e nos encostos de cabeça. Para ter certeza de que você compreende o nível de detalhe executado neste projeto: até o botão start/stop ganhou sua pintura exclusiva.

Se o visual não for suficiente, há sempre o V12 de 6,5 litros atrás do motorista, para garantir atenção de todo mundo. Unido a  três motores elétricos, o Revuelto tem 1.001 cv de potência combinados. A Lamborghini diz que é suficiente para o hipercarro atingir 100 km/h em cerca de 2,6 segundos, a caminho de uma velocidade máxima de 350 km/h.

Preço? A Lamborghini diz que vendeu este exemplar único para um colecionador por “mais de US$ 1 milhão”. (MAO)

 

Ferrari deve laçar em breve sucessor do 812 Superfast.

Como a Autocar acha que será o novo V12 Ferrari

A Autocar inglesa diz que a Ferrari está nos estágios finais de desenvolvimento de seu tão esperado sucessor do 812 Superfast, previsto para 2024. Segundo a revista, será equipado com um V12 de mais de 800 cv.

Visto em diversas ocasiões em testes na Itália – inicialmente vestido como um Roma, mas agora usando carroceria de produção – o novo grand tourer da Ferrari apresenta notavelmente um capô significativamente estendido, sugerindo fortemente a presença do maior motor da empresa.

A empresa italiana há muito que defende manter vivo o seu motor de 12 cilindros para os seus carros emblemáticos, ao mesmo tempo que intensifica a sua iniciativa de eletrificação com os híbridos 296 e SF90, e o seu primeiro EV puro, previsto para 2025.

A Ferrari lançou o 812 em 2017, com o F12 chegando cinco anos antes e o 599 seis anos antes, sugerindo que a próxima versão da linhagem V12 GT com motor dianteiro deve aparecer em breve. Deve ser um carro todo novo desta vez.

A empresa não anunciou planos de eletrificar seu motor V12, como fez com os carros V8 e V6.  Isso significa que qualquer versão eletrificada deste novo GT provavelmente usará um dos motores menores. Em 2022, a empresa traçou planos para que 40% das suas vendas ainda fossem de automóveis de combustão pura até 2026, caindo para 20% no final da década.

Mas no início deste ano, o CEO da Ferrari, Benedetto Vigna, sugeriu que os carros ICE da Ferrari poderiam permanecer à venda por vários anos além disso, se a União Europeia permitir que os carros movidos a combustível e-fuel continuem à venda após 2035.

A versão mais potente do 812 – o Competizione, focado nas pistas – produz 819 cv, e o supercarro SP3 Daytona aumenta isso para 829 cv, tornando-o o carro de combustão pura mais potente da empresa até agora – mas sem dúvida qualquer impulso para o sucessor do 812 seria vá além deste ponto. Será que um V12 aspirado de 1000 cv está prestes a aparecer? (MAO)