ha exatos 20 anos a pagani finalmente apresentou seu primeiro supercarro o zonda depois de mais de cinco anos de desenvolvimento ele foi produzido em serie entre 1999 e 2011 mas apesar de ja ter vinte anos de estrada e quase dez anos desde o fim de sua produçao seriada ele continuou oferecido por encomenda a milionarios interessados em comprar algo que nao pode ser encontrado em concessionarias isso resultou em uma profusao de versoes especiais e one offs ao longo destes ultimos oito anos como o carro esta completando duas decadas de estrada e ja quase se tornando um classico moderno decidimos organizar todas as versoes ja construidas do pagani zonda em ordem cronologica e quase como um guia definitivo so que nao e definitivo porque a pagani ainda fabrica o zonda por encomenda mas ate agora estas sao todas as versoes lançadas zonda c12 1999 o c12 foi a primeira versao do zonda foi o carro que horacio pagani revelou ao mundo em março de 1999 durante o salao de genebra ele ja era equipado com o motor m120 v12 da mercedes benz porem ainda com o deslocamento original de 6 litros e apenas 450 cv a 5 200 rpm e 65 1 kgfm a 4 200 combinado ao cambio manual de cinco marchas era capaz de acelerar de zero a 100 km/h em 4 segundos e de zero a 160 km/h 100 mph em 9 2 segundos o c12 teve seis exemplares sendo dois prototipos e quatro modelos de clientes um dos prototipos foi restaurado pelo programa oficial de restauraçao pagani rinascimento e se tornou conhecido como la nonna a vovo em italiano por ser o primeiro e mais antigo dos zonda zonda c12 s 2000 o zonda s chegou em 2000 com uma versao modificada do v12 do c12 com deslocamento aumentado de seis para sete litros o motor desta vez era preparado pela mercedes amg tinha 550 cv e finalmente era combinado a um cambio manual de seis marchas mais adequado a proposta de um supercarro o novo conjunto passou a levar o c12 s de zero a 100 km/h em 3 7 segundos e aos 160 km/h em 7 segundos a velocidade maxima era 335 km/h apenas 16 exemplares 15 de serie e um prototipo foram fabricados zonda s 7 3 / roadster s 7 3 2002 lançado em 2002 o zonda s 7 3 usava uma versao atualizada do v12 da mercedes amg agora com 7 3 litros e 555 cv a 5 900 rpm e 76 3 kgfm a 4 050 rpm o carro tambem ganhou controles de traçao estabilidade e abs de serie os dados de desempenho eram os mesmos do c12 s zonda gr 2002 o zonda gr foi um zonda de pista que chegou a competir na 24 horas de le mans de 2003 seu desenvolvimento começou em dezembro de 2002 quando tom weickardt proprietario da american viperacing juntou se a outros dois chefes de equipe para criar a carsport zonda empresa que comprou de horacio pagani os direitos de desenvolver construir e vender versoes de corrida do zonda o modelo era baseado no zonda s usando o mesmo chassi de fibra de carbono com subchassis tubulares de liga leve para reduzir o peso a carroceria tambem foi modificada para receber difusores e otimizar a aerodinamica para competiçoes assim como a suspensao que era mais leve e projetada para uso exclusivo em pista o motor era o antigo v12 de seis litros modificado para produzir 600 cv a 5 800 rpm e 80 kgfm a 4 300 rpm com limite em 7 500 rpm com apenas 1 100 kg o carro era capaz de acelerar de zero a 100 km/h em 3 3 segundos ele competiu na 24 horas de le mans de 2003 mas depois de dez voltas o cambio quebrou e o carro abandonou a prova zonda monza 2004 o zonda monza foi assim batizado porque e uma versao de track day feita por encomenda de um cliente americano visualmente ele e semelhante ao zonda gr porem o motor e o 7 3 de 600 cv do zonda s equipado com um sistema de carter seco e maior capacidade de arrefecimento a aerodinamica foi refinada com uma asa maior e um novo difusor e o cambio foi substituido por uma transmissao de corrida os vidros foram substituidos por janelas de lexan e o escape nao tem abafadores por dentro ele tem pedaleira volante e bancos de competiçao alem de uma gaiola reforçada alem de um sistema de supressao de incendio zonda f/ roadster f 2005 em 2005 veio o zonda f assim batizado para homenagear juan manuel fangio foi a maior atualizaçao do zonda ate entao apesar de manter o v12 7 3 da amg ele ganhou novos coletores de admissao e escape e uma nova ecu do motor que elevaram a potencia para 602 cv a 6 150 rpm e 77 4 kgfm a 4 000 rpm o cambio continuava com seis marchas porem com componentes internos reforçados foram feitos 25 carros que se diferenciavam por um farol extra e luzes de neblina diferentes a carroceria tambem fora modificada com um facelift uma nova asa traseira novos retrovisores e tomadas de ar mais aerodinamicas alem dos upgrades no motor o zonda f tambem ganhou freios de carbono ceramica rodas oz escape de inconel plenum de admissao de aluminio e um novo reforço no monocoque para melhorar sua rigidez e reduzir seu peso zonda f clubsport 2006 era a versao superleggera do zonda f a reduçao de peso se deu pelo uso extensivo de carbotitanio um material desenvolvido pela pagani que como voce deve ter notado combinava carbono e titanio alem disso ele tambem tinha um upgrade no motor que elevava sua potencia para 650 cv foi o primeiro zonda a completar uma volta em nurburgring nordschleife cravando 7 24 7 zonda r 2007 em 2007 a pagani decidiu criar uma versao especial de pista do zonda r o modelo era um track day special e nao seguia o regulamento de nenhuma categoria do automobilismo ele tinha entre eixos mais longo capo mais longo e aerodinamica revisada para produzir mais downforce o motor era baseado no v12 do clk gtr com 740 cv — suficientes para leva lo aos 100 km/h em 2 7 segundos ou a completar uma volta em nurburgring nordschleife em 6 47 48 a velocidade maxima era 375 km/h foram feitos apenas 15 exemplares zonda cinque 2009 o zonda cinque deveria ser a ultima versao do zonda e foi pensado para ser uma versao de rua do zonda r foram feitos apenas cinco dai seu nome — cinque e cinco em italiano por encomenda de um representante da pagani em hong kong ele se diferenciava dos demais zonda pela transmissao sequencial de seis marchas o que reduzia o tempo de aceleraçao para 3 4 segundos o cambio tinha tres modos de conduçao comfort sport e race alem disso ele tambem usava o carbo titanio da pagani para reduzir o peso e o motor era preparado para produzir 678 cv alem disso os componentes da suspensao eram feitos de magnesio e titanio comparado aos outros zonda de rua a carroceria do cinque tinha um splitter maior saias laterais exclusivas difusor traseiro tambem exclusivo canards nos para choques fundo plano e um scoop no teto a aerodinamica revisada ajudava o cinque a gerar 750 kg de downforce a 355 km/h alem dos cinco cinque foram feitos cinco exemplares do cinque roadster zonda gj 2009 o zonda gj e uma versao criada a partir do zonda s do empresario escoces gareth jones que foi batido em 2009 em vez de simplesmente recuperar o carro ele encomendou uma transformaçao que resultou nesta versao especial o carro que originalmente era prata ganhou um novo acabamento fosco sobre a fibra de carbono exposta com alguns detalhes em vermelho e a carroceria ganhou elementos do zonda f e do cinque enquanto o motor foi modificado com as mesmas especificaçoes do zonda f clubsport 760 ps 2009 o zonda ps foi encomendado pelo milionario britanico peter saywell o mesmo que vendeu o 760 fantasma para hong kong em 2009 ele era originalmente branco e tinha um arranjo de escape oval com as quatro saidas lado a lado em vez dos pares sobrepostos o carro reapareceu em 2013 totalmente modificado com os elementos do 760 alem da asa traseira e do scoop do zonda r ha quem diga contudo que trata se de um carro totalmente novo e nao um remake zonda tricolore 2010 o zonda tricolore foi originalmente concebido como um exemplar unico mas acabou tendo tres unidades produzidas era um tributo a frecce tricolore a esquadrilha de acrobacias da força aerea italiana ele tinha elementos da carroceria do cinque fibra de carbono exposta com uma faixa tricolor vermelha verde e branca as cores da italia sua principal distinçao era a pequena aleta no deck traseiro replicando a cauda dos avioes aermacchi mb 339 pan da frecce tricolore graças a aerodinamica revisada ele chegava aos 354 km/h — 10 km/h a mais que o zonda basico zonda uno 2010 e um exemplar feito sob encomenda do xeque abdullah bin nasser al thani membro da familia real do catar mais conhecido por sua coleçao de carros azul turquesa o carro originalmente era um zonda roadster f que se acidentou no catar as especificaçoes sao semelhantes ao do zonda cinque usando o chassi de carbono titanio e o conjunto optico e semelhante ao do tricolore porem com lanternas escurecidas as quatro saidas de escape tambem sao mais curtas o que diferencia o carro dos demais assim como as rodas pretas com filete azul turquesa e o difusor de dois tons zonda hh 2010 o hh e um exemplar unico pintado de azul monterey blue e equipado com o motor do zonda cinque e a carroceria do zonda f roadster o nome hh vem das iniciais de seu proprietario o criador do ruby on rails david heinemeier hansson zonda absolute/absolute evo 2010/2018 e um one off feito para um colecionador de hong kong a carroceria tem a fibra de carbono exposta com acabamento preto fosco com o tricolor italiano cruzando a carroceria o motor e o mesmo do zonda cinque combinado ao cambio sequencial de seis marchas em 2018 o modelo foi enviado a fabrica para receber o upgrade do zonda 760 e um cambio manual com as mudanças ele acabou rebatizado como zonda absolute evo zonda roadster f clubsport final edition 2011 para marcar o fim da serie de 25 exemplares do roadster f clubsport a pagani desenvolveu a final edition o modelo era baseado no penultimo exemplar do f clubsport e foi encomendado por uma loja britanica chamada super vettura uk sua carroceria tinha a fibra exposta sob um acabamento preto fosco com interior cinza mas o motor era o mesmo dos outros clubsport f zonda evolution r 2012 se o zonda r parecia insano a pagani pelo jeito nao achava isso ela desenvolveu uma versao ainda mais radical com canards imensos na dianteira uma barbatana na traseira e um salto de 50 cv na potencia que levou o v12 aos 790 cv foram feitos cinco exemplares do zero mas o pacote foi oferecido para os 15 zonda r produzidos zonda 760 rs 2012 concluido em 2012 foi o primeiro zonda feito por encomenda apos o fim da produçao regular do zonda seu proprietario e um executivo chileno amigo de horacio pagani e basicamente um zonda r adaptado para ser licenciado e rodar nas ruas por isso ele tem aquela barbatana longitudinal centralizada na traseira do carro e cambio sequencial no lugar do manual de seis marchas para controlar os 760 cv do motor 7 3 zonda fantasma 2012 este e outro zonda f que voltou para a fabrica mas neste caso apos um grave acidente ocorrido em hong kong em 2012 o carro foi comprado pelo empresario britanico peter saywell que o vendeu para um executivo chines de hong kong que acabou batendo o carro o chassi #53 entao foi enviado a fabrica onde foi reformado e recebeu os upgrades para se tornar um 760 — incluindo a nova dianteira elementos aerodinamicos e claro o motor v12 de 760 cv a pintura e vinho com a porçao central do carro em cinza escuro os tons sao separados pelo tricolor italiano como no passione as rodas sao as originais do zonda f assim como seu interior zonda 764 passione 2012 trata se do chassi #83 do zonda f modificado com elementos esteticos/aerodinamicos do 760 rs barbatana tomada de ar sobre o teto e asa traseira mais elevada fibra de carbono exposta com dois tons de cinza e faixas com o tricolor italiano no bico do carro por dentro ele buscou inspiraçao no 760 lh e tem revestimento roxo e rosa com volante de madeira o motor e o 7 3 v12 de 760 cv e como o 760 lh tambem tem cambio manual foi entregue ao seu proprietario em toquio em dezembro de 2012 760 lh 2013 sendo um piloto milionario da formula 1 lewis hamilton pode ter qualquer carro que desejar talvez buscando algo mais exclusivo que seus amg black series um sl e um sls mas mantendo a relaçao com a mercedes o britanico tenha chegado a pagani e foi la que pediu sua versao de rua do zonda r com pintura roxa interior roxo motor v12 de 760 cv mas com cambio manual em vez do cambio sequencial — afinal de sequencial ja basta seu carro de trabalho zonda 760 rsjx 2014 [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 241251 241250 ] encomendado por um cliente de hong kong o modelo e um 760 rs com pintura azul e porçao central em fibra de carbono envernizada decorada com a faixa tricolor italiana outro detalhe exclusivo do modelo e o painel das lanternas traseiras pintado na cor do carro tambem e equipado com o 7 3 v12 de 760 cv zonda revolucion 2014 foi uma das ultimas versoes da serie original do zonda o carro mantem o v12 de 790 cv do zonda r evolution mas e mais leve que ele devido aos novos freios alem disso ele tem um sistema de reduçao de arrasto aerodinamico drs que permite ser mais rapido que o zonda r nas retas e ter mais downforce nas curvas dizem que um revolucion completou nurburgring nordschleife em 6 30 zonda 760 lm e lm roadster 2015 outro modelo derivado do 760 rs desta vez como homenagem as 24 horas de le mans e o unico zonda com farois diferentes e equipado com uma asa traseira ainda maior que a original do 760 rs o lm tambem usa faixas tricolores mas desta vez com as cores da italia de um lado e da alemanha de outro lado todo o restante segue o padrao do 760 rs exceto o motor v12 que foi modificado para produzir 800 cv o lm roadster tem as mesmas configuraçoes e caracteristicas da versao fechada porem no lugar das faixas de tres cores ele tem um filete verde fluorescente no bico nas laterais e nas bordas das rodas zonda jc 2015 o jc e um zonda 760 com algumas modificaçoes esteticas como o lm ele traz duas saidas de ar no capo e conjunto optico proprio foi feito em 2014 para o chines simon yin que tem em sua coleçao um huayra de carbono roxo o bugatti veyron merveilleux um koenigsegg one 1 de carbono rosa um mclaren p1 um porsche 918 com pintura da martini e uma laferrari branca alem das modificaçoes esteticas ele tambem usa a asa traseira do zonda revolucion e o motor 7 3 v12 recalibrado para produzir 780 cv zonda nero 2015 originalmente um c12 s 7 3 o carro foi enviado a fabrica para um upgrade que o converteu em um one off o proprietario um empresario de taiwan pediu que ele recebesse acabamento preto na carroceria lanternas e janelas ele tambem tem a asa e o splitter do zonda f e uma barbatana ao estilo do tricolore mecanicamente ele e um zonda f clubsport com 650 cv e velocidade maxima de 346 km/h o modelo fica em londres e quase nao e dirigido zonda zozo 2015 o nome zozo nao e um apelido carinhoso para o zonda e sim uma referencia a uma das maiores lojas de roupas japonesa zozotown fundada por yusaku maezaw dono do carro o zonda zozo e um zonda r misturado com prototipo do grupo c com suas rodas traseiras parcialmente cobertas e asa traseira fixa o motor e o mesmo v12 7 3 de 760 cv de quase todos os demais desta lista zonda 760 kyriu 2015 o segundo zonda de 2015 e tambem o segundo roadster 760 e o segundo da serie feito para um cliente japones sua carroceria usa fibra de carbono tingida de azul combinada com fibra de carbono natural envernizada como os demais 760 o kiryu usa o v12 de 7 3 litros e 760 cv zonda 760 vr 2015 [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 241258 241259 ] este 760 vr originalmente era um f roadster chassi 22 de 25 e apesar do nome 760 ele combina a asa traseira e a barbatana do 760 com os respiros e dutos de ar do zonda cinque ele tambem nao tem os para lamas parafusados nem o splitter frontal do 760 e seu difusor foi feito especialmente para este exemplar zonda 760 ag roadster 2015 [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 241261 241260 ] foi o primeiro 760 roadster embora alguns foruns digam que este 760 roadster seja um zonda f reconstruido ele na verdade foi fabricado do zero com o novo chassi de carbono titanio a carroceria e pintada com uma camada fina de tinta azul para manter a fibra de carbono exposta por dentro ele usa couro preto a alcantara e tem com detalhes exclusivos uma pequena faixa tricolor com as cores da italia na asa traseira parafusos de roda azuis e pinças de freio pretas como as rodas zonda by mileson 2016 [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 241263 241262 ] um dos zonda mais distintos de todos ele tem um conjunto optico exclusivo com lanternas inspiradas no zonda lm aletas dianteiras do jc e uma asa traseira imensa como tantos outros zonda exclusivos ele e baseado no 760 e tem cambio sequencial zonda 760 md 2016 batizado com as iniciais de seu proprietario anonimo ele usa carroceria de fibra de carbono exposta com uma fina camada de tinta azul e interior de couro marrom com detalhes em aluminio anodizado e bancos de alcantara bege visualmente ele e inspirado no zonda 760 mas sem os apendices aerodinamicos e barbatana central o motor e o mesmo 7 3 v12 aspirado de 760 cv combinado com cambio manual de seis marchas 760 oliver evolution 2016 o oliver evolution e baseado no 760 rs e se diferencia dos demais zonda 760 por seu spoiler traseiro que e baseado na asa dos modelos gt de competiçao o carro foi desenvolvido no circuito de fuji speedway pelo piloto de testes da toyota akira iida zonda 760 riviera 2017 o riviera e um zonda f que foi enviado a fabrica para ser convertido em zonda 760 o estilo do carro foi inspirado na riviera francesa e usa elementos do zonda cinque alem de um spoiler traseiro scoop no teto barbatana no deck traseiro e splitter frontal a pintura originalmente amarela passou a ser branca com detalhes em azul zonda hp barchetta 2017 revelado no concours d elegance de pebble beach em 2017 o modelo foi um presente de horacio pagani a si mesmo por seu 60º aniversario e pelos 18 anos da zonda o modelo tem um visual exclusivo inspirado nas classicas barchette italianas dos anos 1950 com o para brisa mais baixo e sem teto ele tambem tem coberturas nas rodas traseiras como nos carros do grupo c spoiler traseiro e lanternas dos zonda 760 e um scoop de admissao flutuante sobre a cabine o motor e o v12 de 7 3 litros da mercedes porem modificado para produzir 800 cv — o que fez dele o zonda de rua mais potente ja feito bancos e suspensao vieram do huayra bc foram feitos tres exemplares dos quais um ficou para horacio pagani e os outros dois foram vendidos por us$ 15 milhoes zonda 760 aether 2018 outro modelo baseado no 760 o zonda aether foi encomendado por ronnie kessel proprietario do kessel group uma rede de revenda de automoveis e equipe de corridas o modelo e semelhante ao cinque roadster com a mesma admissao porem asa diferente e um novo difusor as luzes traseiras tem pequenas aletas e por dentro ele tem tiras de tecido no lugar das maçanetas alem de um sistema de comunicaçao para piloto e navegador o proprietario tambem e o dono da ferrari sp38 zonda diamante verde 2018 [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 241271 241272 ] outro zonda misterioso ha poucas informaçoes sobre ele sabe se apenas seu nome e que ele e baseado no modelo 760 ha poucas imagens do carro mas sabe se que ele tem fibra de carbono exposta com flocos metalicos verdes no verniz com detalhes em verde zonda unica 2018 ele parece um tricolore roadster mas e um one off criado para o estudio topcar design em marbella espanha tem pintura azul translucida com detalhes dourados foi inspirado pelo zonda tricolore e tem cambio manual de seis marchas alem do conjunto aerodinamico do zonda cinque zonda danubio 2019 mais um zonda de 2019 o danubio foi revelado em um evento da pagani na italia ele e a reconstruçao de um zonda f com pintura branca e azul e tem uma asa traseira exclusiva zonda king 2019 outro zonda reconstruido era originalmente um zonda f que foi convertido em 760 com acabamento em carbono tem asa no estilo cinque nao tem barbatana e tem aletas dianteiras no estilo jc o carro pertence a um colecionador de hong kong zonda venti roadster 2019 outro modelo revelado neste ano foi o zonda venti roadster o modelo foi apresentado durante o festival of speed de goodwood e tem pintura verde escura com interior marrom escuro o motor e o mesmo 7 3 de 760 cv dos demais 760 porem o cambio e manual de seis marchas zonda 760 zun 2019 [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 241276 241277 ] anunciado neste ano de 2019 o 760 zun sera baseado em um zonda f roadster e ficara pronto somente em 2020 ele tera difusor de fibra de carbono e um conjunto aerodinamico revisado alem de pintura roxa com fibra de carbono exposta zonda 760 kaq ano desconhecido pouco se sabe sobre este one off alem de que ele usa cambio sequencial e foi feito para um cliente de dubai e todo carbono exposto e tem uma faixa marrom no meio como e um 760 vai de zero a 100 km/h em 2 6 segundos e chega aos 350 km/h zonda rak ano desconhecido outro modelo misterioso sabe se apenas que ele e parecido com o cinque tem pintura amarela e foi vendido a um cliente alemao alem disso o carro aparentemente fica confinado a sua garagem e nao sai as ruas zonda zeus ano desconhecido a imagem circulou pela internet mas o modelo acabou nunca concretizado inclui na lista apenas para esclarecer as duvidas sobre este modelo zonda 750 ano desconhecido outra proposta nao realizada o 750 seria o antecessor do 760 com uma versao de 750 cv do v12 como seu nome sugere seria o primeiro zonda com a barbatana traseira sutilmente menor que a do 760 e tambem teria uma asa traseira semelhante a do cinque o projeto foi cancelado em cima da hora e seria construido sobre o primeiro de todos os zonda hoje conhecido como la nonna
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.