A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Car Culture Carros Antigos História

O guia das versões especiais do BMW M3 – Parte 1: primeira geração (E30)

Não é fácil criar uma marca que se torne imediatamente reconhecível como sinônimo de algo. Quero dizer... criar a marca é fácil. Difícil é transformá-la em ícone. Mas a BMW sabia como fazer um sedã compacto esportivo. Era o que ela fazia desde 1962 quando lançou sua Neue Klasse. Ainda que não fossem nominalmente esportivos, as qualidades dinâmicas daqueles modelos definiram como um sedã moderno deveria se comportar e foram a gênese do esportivo 2002. Por isso, quando a BMW decidiu criar um novo esportivo para disputar o Deutsche Tourenwagen Meisterschaft (DTM), ela só precisou adaptar a receita de família ao E30 e adicionar uma pitada do tempero esportivo de sua divisão Motorsport. Foi assim que o BMW M3 nasceu, em 1986, para disputar o DTM. O carro de corrida até foi bem-sucedido, vencendo duas de seis temporadas disputadas, mas seu principal legado foi a versão de rua criada para homologar o carro de corrida

Matérias relacionadas

Quando uma perua Fiat derrubou o presidente do Brasil

Leonardo Contesini

Lancia Abarth Triflux e a brilhante loucura do motor mais complexo do WRC

Leonardo Contesini

De Tomaso P70, o sucessor do Shelby Cobra que morreu cedo demais

Dalmo Hernandes