nas ultimas cinco semanas conhecemos as versoes e ediçoes especiais das cinco geraçoes do bmw m3 no total foram 47 modelos produzidos em series limitadas desenvolvidas nao apenas na alemanha mas tambem por subsidiarias regionais da bmw em todo o mundo — foram sete da primeira geraçao oito da segunda quatro da terceira 11 da quarta e 17 da quinta agora finalmente chegamos a sexta e ultima parte na qual conheceremos os seis prototipos baseados no m3 que a bmw desenvolveu mas por algum motivo achou melhor nao colocar em produçao sao as seguintes bmw m3 pickup e30 1986 esta picape do bmw m3 e o que acontece quando os engenheiros de uma divisao esportiva precisam de um carro para transportar componentes mecanicos pela area da fabrica e tem um m3 cabriolet impecavel a disposiçao como contou o chefe das oficinas de prototipos da bmw jakob polschak o modelo foi escolhido porque alem de estar em excelente estado de conservaçao o conversivel ja tem os reforços estruturais necessarios para a conversao em picape originalmente o carro tinha um motor 2 0 usado na versao italiana do bmw m3 que tinha o deslocamento reduzido de 2 3 litros para se adequar a menor faixa de tributaçao da italia o que tambem levou a ferrari a criar a dino 208 e a 208gtb a carroceria da picape tambem usava os para lamas dos bmw serie 3 comuns em vez dos mais largos usados no m3 [gallery type= grid link= file size= medium ids= 215251 215253 215252 ] e embora pareça apenas uma brincadeira de engenheiros a picape m3 e30 foi mesmo usada por 26 anos como transportadora na sede da bmw m em 2012 ela foi finalmente aposentada e seguiu para a garagem da divisao onde esta guardada ate hoje bmw m3 compact e36 1996 dez anos depois a bmw desenvolveu uma versao hatchback do m3 baseada no serie 3 compact o modelo tinha o mesmo motor seis em linha de 3 2 litros e 321 cv das demais versoes do m3 combinado ao cambio manual de seis marchas a ideia da marca era oferecer ao publico mais jovem uma versao mais acessivel para a linha de esportivos da bmw m [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 215293 215292 215294 215295 ] por dentro ele tinha bancos de tecido mas os dianteiros eram da recaro e tinham cintos vermelhos o volante a coifa do cambio e a coifa da alavanca do freio de estacionamento eram de alcantara as rodas eram as mesmas styling 24m usadas no m3 cabriolet e os para choques e saias laterais eram os mesmos do m3 coupe o ponto forte do m3 compact era a reduçao de peso a traseira mais curta e os bancos mais leves faziam dele um carro 150 kg mais leve que o m3 coupe com uma relaçao peso/potencia melhor ele foi testado pela revista alema auto motor und sport que o achou mais agil mais firme e muito mais preciso que o coupe ha quem diga contudo que caso a bmw o produzisse ele acabaria recebendo um interior mais convencional e o seis em linha teria menos potencia que nos irmaos — afinal ele seria uma versao de entrada do esportivo talvez por isso tenha permanecido com um prototipo bmw m3 touring e46 2000 ha dezenas de m3 touring pelo mundo mas somente uma delas foi feita pela bmw nao uma versao ou um modelo apenas um exemplar apesar de ser um dos carros mais aguardados pelos entusiastas a bmw so cogitou fazer um destes em 2000 quando produziu um prototipo para verificar a viabilidade de integrar uma perua m3 a linha de produçao das versoes regulares da perua segundo o chefe da divisao de prototipos da bmw a integraçao poderia ser feita com pouquissima dificuldade e a adaptaçao das portas para os para lamas mais largos do m3 poderia ser feita sem a necessidade de ferramental novo [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 215283 215279 ] o modelo precisaria apenas de um trabalho manual minimo para instalar os componentes especificos do m3 e detalhes do interior apesar da viabilidade a bmw optou por nao fabricar o m3 touring deixando o segmento livre para seus rivais da mercedes e da audi bmw m3 gtr e46 2001 o m3 gtr foi uma serie de homologaçao para a american le mans series alms que deveria ter dez exemplares mas acabou com apenas tres — e nenhum deles foi oferecido ao publico a historia começa em 2000 quando a bmw decidiu participar da alms e percebeu que precisaria de um motor v8 para ser competitiva eles entao desenvolveram um novo motor v8 especialmente para o carro com carter seco e angulo de 90 graus o problema e que a alms exigia que os carros de pista deveriam ter uma versao de rua oferecida ao publico em ao menos dois continentes e por um periodo minimo de 12 meses foi assim que nasceu o m3 gtr strassenversion para reduzir os custos a bmw usou como base o proprio m3 gtr da alms com os mesmissimos reforços estrutrais bitolas mais largas molas e amortecedores mais firmes e os mesmos componentes de fibra de carbono — dianteira capo com respiros teto e para lamas alem da asa traseira e do difusor os para choques eram uma variaçao dos componentes de pista modificados para uso em rua por dentro o banco traseiro era removido e os bancos dianteiros substituidos por bancos recaro mas mantinha os vidros eletricos e o sistema de ar condicionado os discos de freio de 325 mm as rodas de 19 polegadas o cambio getrag manual de seis marchas e o diferencial m com bloqueio mecanico eram os mesmos do bmw m3 de rua eles eram adequados a proposta porque o v8 tinha sua potencia reduzida de cerca de 450 cv para 385 cv — um aumento de 42 cv e uma reduçao de 146 kg em relaçao ao m3 comum como dito mais acima a bmw colocou a venda uma serie de 10 unidades porem todas por encomenda no fim devido ao preço altissimo nenhum foi vendido e a bmw guardou os tres unicos exemplares produzidos em 2002 a alms mudou o regulamento novamente e exigiu ao menos 100 carros e 1 000 motores produzidos em serie e a bmw decidiu encerrar sua participaçao na categoria bmw m3 gts sedan e90 2011 enquanto enganava o mundo com a picape m3 a bmw encontrou tempo para mostrar um conceito de verdade a uns poucos convidados selecionados o gts sedan o modelo foi apresentado em um evento fechado e nunca teve suas especificaçoes reveladas o que se sabe e que o v8 nao tinha os mesmos 450 cv do gts coupe mas tinha pouco mais que os 420 cv do m3 regular ainda que nunca tenha sido especificado se ele usa o 4 0 ou o 4 4 o que esta claro e que ele usa componentes do gts como as rodas de 19 polegadas freios spoiler traseiro e grade preto cromo o splitter frontal embora parecido com o do gts e menor mas o sistema de escape e o mesmo na epoca acreditava se que ele chegaria a linha de produçao o que acabou nao acontecendo em seu lugar veio o m3 crt bmw m3 pickup e93 2011 vinte e cinco anos depois a historia se repetiu a bmw fez outra picape m3 tambem para transportar peças na fabrica da bmw m so que desta vez as coisas foram um pouco diferentes como a original a picape m3 moderna tambem foi feita sobre um m3 conversivel por isso o codigo e93 devido aos reforços estruturais necessarios nesse tipo de carroceria mas alguem no departamento de marketing da bmw percebeu que o carro ficaria pronto a tempo do dia 1º de abril foi o inicio de uma elaborada pegadinha do dia da mentira a bmw levou o carro a nurburgring nordschleife com algumas faixas camufladas e deixou o carro ser fotografado a imprensa mundial mordeu a isca e divulgou a picape como uma nova carroceria no final de março de 2011 em 1º de abril a bmw lançou a picape m3 como a quarta variaçao de carroceria depois do seda do cupe e do conversivel e foi alem dizendo que com 420 cv sob o capo e uma capacidade de carga de 450 kg a picape leva os modelos bmw m a combinaçao de prazer ao volante e praticidade no dia a dia a um novo patamar e que o coeficiente aerodinamico era praticamente o mesmo do m3 coupe com a vantagem de ser 50 kg mais leve que o conversivel alem disso a bmw disse que o teto targa de 20 kg poderia ser removido para reduzir o centro de gravidade e otimizar o comportamento dinamico do modelo [gallery type= grid link= file size= medium ids= 215301 215300 215303 ] somente no ultimo paragrafo da nota de lançamento que a bmw revelou discretamente que o carro era um exemplar unico para ser usado como transportador de peças
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