depois de criar series especiais para driblar a restriçao de apoio oficial as equipes de corrida nos anos 1950 e 1960 e depois de pegar o jeito de fazer series especiais do corvette nos anos 1970 e 1980 a gm combinou toda essa expertise na quinta geraçao do esportivo lançada em 1997 com o acordo de cavalheiros desfeito havia muito tempo a gm voltou a colocar o corvette nas pistas mas agora por meio de uma equipe oficial de fabrica — a corvette racing e ela nao se contentou apenas com o automobilismo americano mas tambem decidiu que iria disputar nada menos que a 24 horas de le mans essa iniciativa teve como estrategia de divulgaçao o uso do corvette como pace car das mais importantes provas de longa duraçao dos eua alem de manter a tradiçao de servir a indy 500 na mesma funçao em 1999 o ano em que a corvette racing foi estabelecida o corvette foi o pace car das 24 horas de le mans e das 24 horas de daytona porem estes dois pace cars nao tiveram uma produçao limitada para ser vendida ao publico como os pace cars da indy faz sentido afinal o corvette de daytona e le mans que o publico quer comprar e aquele que disputa a corrida nao aquele que so aparece antes e depois dela esta quinta geraçao ainda teve uma das ja tradicionais versoes de aniversario e uma nova versao especial de alto desempenho que mais uma vez daria origem a uma versao regular de alto desempenho sem o carater limitado especial corvette indy pace car replica 1998 a primeira das versoes especiais foi a replica do pace car da indy 500 de 1998 ainda com uma decoraçao colorida e espalhafatosa como o antecessor de 1995 porem com um estilo um pouco mais harmonico bem era o final dos anos 1990 nao poderia ser muito diferente ha um detalhe contudo que torna esta serie especial mais interessante que as demais replicas do pace car da indy os carros da serie limitada sao praticamente identicos ao pace car original para o serviço de ser manter a frente dos bolidos da indy o motor ls1 350/5 7 recebeu um sistema de admissao e escape que aumentaram a potencia de 345 hp para 370 cv teve a suspensao rebaixada e um santantonio atras de cada banco alem de uma carenagem sob a qual ficava recolhida a capota o carro era conversivel claro como os demais pace cars da indy 500 e era pintado de azul radar blue com rodas e faixas amarelas estilizadas com a bandeira quadriculada do logotipo do corvette por dentro os bancos eram do mesmo tom de amarelo das rodas com as bordas de couro preto o carro ainda tinha o pacote active handling que era composto por sensores de posiçao do volante e acelerometros com atuaçao sobre os freios para controlar sobre esterços ou sub esterços o que chamamos hoje de controle de estabilidade foram feitos 1 158 exemplares praticamente identicos ao pace car — a unica diferença era justamente o sistema de admissao/escape que elevava a potencia do carro oficial eles tinham tambem radio com leitor de cd e falantes bose e bancos com ajuste eletrico e memoria diferentemente dos antecessores este corvette pace car replica vinha da fabrica ja com os adesivos colados na carroceria — o unico adesivo opcional que era entregue para ser aplicado ao gosto do cliente era o corvette do para brisa corvette z06 2001 a 2004 em 2006 quando a gm lançou a sexta geraçao do corvette ela colocou no mercado logo de cara o corvette z06 que era na pratica a versao de rua que homologava a base para o corvette c6 r a necessidade de homologar o carro transformou o z06 em uma versao regular produzida conforme a demanda — diferentemente do z06 da geraçao anterior o z06 da quinta geraçao lançado em 2001 foi um aceno do engenheiro chefe do corvette dave hill ao z06 dos anos 1960 desenvolvido por zora arkus duntov — um daqueles especiais que a gm fez para driblar a proibiçao do envolvimento com o automobilismo nesta quinta geraçao o z06 foi uma mera versao de alto desempenho que visava substituir o zr1 e ajudar a viabilizar a carroceria hardtop que seria usada na versao de pista o corvette c5 r — ate entao o corvette so era oferecido nas versoes cupe targa e conversivel com o cupe de teto rigido hardtop ou frc de fixed roof coupe a carroceria teria nao apenas a rigidez necessaria para fazer do corvette um corredor competitivo nas pistas mas tambem poderia ficar mais leve que os demais a busca pela leveza alias foi um dos pontos chave do projeto deste z06 o carro ganhou escape de titanio vidros mais finos rodas mais leves pneus convencionais no lugar dos run flat usados nas versoes regulares reduçao do isolamento acustico antena fixa para o radio e bateria menor e mais leve no fim das contas o carro ficou 45 kg mais leve que o cupe targa depois claro veio a preparaçao do motor e suspensao o motor ls1 de 5 7 litros ganhou comandos de valvula mais agressivos pistoes cabeçudos para aumentar a taxa de compressao e um desenho exclusivo do bloco para otimizar o fluxo de ar e arrefecimento as mudanças foram suficientes para a gm rebatiza lo como ls6 — especialmente por que ele passou a desenvolver 385 hp e 53 1 kgfm em vez de 350 hp e 50 3 kgfm como no ls1 alias em 2002 a gm faria pequenos refinamentos no motor trazidos de daytona e le mans e ele chegaria aos 405 hp e 55 2 kgfm a força era moderada por uma transmissao manual de seis marchas um transeixo como em todo corvette moderno com relaçoes especificas para o z06 sendo uma homenagem ao z06 original de zora arkus duntov ele tambem tinha barras estabilizadoras ocas mais espessas e mais leves relaçao de direçao mais direta 2 46 voltas vs 2 66 voltas de batente a batente e rodas mais leves feitas de aluminio forjado de maior dureza apesar de serem semelhantes aos cupes hardtop de 1999 e 2000 os z06 eram diferenciados pelos dutos de arrefecimento dos freios nos para lamas traseiros um fato curioso — e talvez controverso o corvette z06 e considerado por muitos o primeiro carro de rua a quebrar a barreira dos oito minutos em nurburgring nordschleife o teste foi realizado em 2004 e o carro foi pilotado pelo proprio engenheiro chefe do corvette dave hill a possivel controversia vem do fato de o nissan skyline gt r r33 tambem constar como o primeiro carro de rua a quebrar a barreira dos oito minutos no circuito em um teste realizado em 1996 o tempo do nissan contudo e questionado devido ao uso de gaiola de proteçao que alem de alterar a rigidez do carro a torçao nao e oferecida como equipamento de serie corvette 50th anniversary e indy 500 pace car 2003 em 2003 o corvette chegou ao seu jubileu de ouro; 50 anos de estrada meio seculo como o heartbeat of america e a gm claro teve de fazer mais uma ediçao especial de aniversario ela foi lançada em maio de 2002 ja como parte da linha 2003 do corvette e virou ate mesmo o pace car da indy 500 — sim a serie especial teve uma serie ainda mais especial a serie foi batizada de corvette 50th anniversary a exemplo das antecessoras e usava como base o corvette cupe targa ou conversivel como ocorreu com o corvette de 25 anos esta ediçao de aniversario tambem nao foi limitada a gm vendeu quantos exemplares o publico decidiu comprar a produçao total chegou a 4 085 unidades que eram encomendadas por meio de um codigo rpo que transformava o corvette em um especial de aniversario o pacote incluia a pintura vermelha anniversary red metallic interior de couro bege com carpete igualmente bege e capota bege nos conversiveis bem como a suspensao magnetic selective ride que usava amortecedores magnetorreologicos para modificar a carga rodas de aluminio e emblemas especiais de aniversario no logotipo do corvette um numero 50 era adicionado sob as bandeirolas e nos bancos o lançamento desta ediçao especial aconteceu na indy 500 quando o corvette 50th anniversary foi transformado em pace car o corvette ja era o pace car oficial da indy porem com um esquema que combinava o amarelo millenium yellow com a parte dianteira branca e um arranjo de adesivos de bandeiras quadriculadas formando um v a partir do logotipo do corvette estampado sobre o capo para a indy o carro usou o mesmo arranjo de adesivos mas agora eles eram dourado escuro sobre a pintura metalica vermelha tanto no pace car quanto no carro de aniversario o motor era o ls1 350/5 7 com 350 cv podendo ser combinado ao cambio manual de seis marchas ou automatico de quatro marchas diferentemente do 50th anniversary a replica do pace car teve apenas 150 exemplares produzidos dos quais cinco foram usados na indy e 145 foram vendidos ao publico corvette z06 commemorative edition le mans 2004 em 2002 a corvette racing tinha apenas tres anos e estava em sua terceira ediçao das 24 horas de le mans mas ja voltou da frança para os eua com o trofeu da classe lmgts no ano seguinte eles foram de novo a le mans e repetiram a dose vencendo a corrida em sua classe pela segunda vez foi quando o corvette se consolidou como um legitimo supercarro americano — afinal ele enfrentou ferrari 550 maranello porsche 911 gt3 e o dodge viper e venceu todos para comemorar as duas vitorias na sequencia a gm criou uma ediçao comemorativa baseada no corvette z06 a commemorative edition le mans ele foi pintado com as cores de corrida americanas — um fundo azul com faixas claras porem prateadas em vez do tradicional branco como nos carros que disputaram e venceram le mans — rodas usinadas e emblemas exclusivos que identificam a versao por dentro bancos carpete e volante eram de um tom acizentado claro conhecido como shale em ingles o unico elemento de performance adicionado ao z06 para a criaçao desta versao era o capo de fibra de carbono que era 5 kg mais leve que o capo de fibra de vidro original o capo veio diretamente dos carros de le mans que usavam um motor de 7 litros em vez do 5 7 do z06 hoje e algo relativamente comum mas na epoca um capo de fibra de carbono era algo inedito em um carro que custava o preço de um corvette — o que corrobora a reputaçao de ser um democrata do alto desempenho que sempre mencionamos aqui no flatout o z06 le mans veio tambem com os novos amortecedores ajustaveis da sachs uma inovaçao trazida do c5 r para o modelo de rua assim como as buchas mais rigidas dos braços de controle superiores e as buchas mais macias da barra estabilizadora traseira — ambos visando reduzir o sobre esterço nas saidas de curva foram feitos apenas 2 025 exemplares do z06 le mans porem o pacote comemorativo rpo z16 foi oferecido tambem para o cupe targa e o conversivel dos quais foram feitos 2 215 e 2 659 exemplares respectivamente a gm ainda fez 46 exemplares do cupe hardtop com o motor ls1 em vez do ls6 para o mercado europeu
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