em 1968 depois de apenas cinco anos da chegada de sua segunda geraçao o corvette mudou mais uma vez inspirado pelo conceito mako shark ii de larry shinoda apresentado em 1965 ele mantinha boa parte do conjunto mecanico de seu antecessor com um visual repaginado com um estilo tao moderno que acabaria durando 15 anos com pouquissimas alteraçoes esteticas essa relaçao com a geraçao anterior era materializada na forma de duas versoes especiais do corvette as duas ultimas do corvette c2 sao tambem as duas primeiras do corvette c3 mudando apenas o jeito de se escrever o nome do carro que deixou de ser sting ray para se tornar o stingray isso porque ate ali as versoes especiais do corvette eram pedidos especiais baseados em versoes de serie a gm tinha um escritorio para esses pedidos visando atender as autoridades porem essas opçoes acabaram exploradas por concessionarios e pelo proprio zora arkus duntov para criar versoes especiais que visavam homologar o corvette para as pistas em sua maioria foi exatamente como nasceram estas duas primeiras versoes do c3 a l88 e a l89 corvette l88 o corvette l88 foi o segundo especial da segunda geraçao considerado pelos fas do modelo o melhor de todos os corvette ele foi desenvolvido pelo proprio zora arkus duntov em 1967 e era equipado com uma versao extensamente modificada do motor 427 7 litros com potencia estimada entre 540 cv e 580 cv — o que permitia que ele cobrisse o quarto de milha em 11 segundos embora a potencia e o desempenho pareçam bons argumentos de venda a gm nao queria vender o carro ao publico geral ele foi feito apenas para driblar a proibiçao do envolvimento oficial das fabricantes com o automobilismo profissional entao a gm fazia questao de divulgar que o carro era beberrao no material promocional vinha escrito o seguinte texto esta unidade opera com gasolina sunoco 260 ou equivalente de altissima octanagem em nenhuma circunstancia deve ser usada gasolina comum dentro do carro ainda havia uma etiqueta que reforçava o alerta aviso o veiculo deve operar com gasolina que tenha ao menos 103 octanas ron e 95 octanas mon ou pode haver risco de danos ao motor especula se que e por este motivo que a gm divulgou a potencia do carro de apenas 435 cv — a mesma do corvette 427 comum em uma tentativa de fazer o publico geral perceber o l88 apenas como um opcional caro sem ganhos significativos de potencia nao que ela precisasse disso a tal gasolina sunoco 260 de octanagem 103 ron era oferecida somente em alguns poucos postos de combustivel em determinadas regioes dos eua por isso dependendo de onde voce morasse nem querendo seria possivel abastecer um l88 sem correr os riscos mencionados pela gm e eles existiam mesmo nao era terrorismo psicologico porque o motor do l88 tinha taxa de compressao 12 5 1 quem ainda assim decidisse topar seguir em frente com a intençao de compra do l88 teria que desembolsar um extra de us$ 1 500 sobre os us$ 4 240 75 cobrados pelo carro com tantos alertas a baixa oferta do combustivel adequado e o preço elevado a gm conseguiu seu objetivo das 20 unidades produzidas quase todas foram para equipes de corrida alem do motor especial ele tinha uma transmissao mais robusta de quatro marchas suspensao de competiçao diferencial posi traction freios maiores e igniçao eletronica o l88 ainda vinha sem radio ar condicionado e direçao hidraulica mas mantinha os vidros eletricos e bancos de couro teto rigido vidros verdes e escapes laterais essa receita foi mantida apos a virada de geraçao ocorrida no final de 1967 zora arkus duntov achava a permanencia desta versao fundamental para o sucesso do corvette nas pistas entao manteve o l88 a venda por mais dois anos modelo 1968 e 1969 novamente a gm declarava 430 cv apesar de o motor entregar 550 cv o motivo era o mesmo de antes desencorajar a compra do l88 por clientes comuns e convence los a optar por outros motores como o l71 e o l89 que eram mais baratos que o l88 a estrategia deu certo e so quem comprou os l88 foram mesmo os pilotos e equipes que conheciam o modelo e o motor atualmente os l88 sao os corvette mais valiosos de todos um destes nao troca de maos por menos de us$ 2 000 000 corvette l89 tri power sabe por que a gm so fez 17 corvette l89 tri power em 1967 porque logo depois de sua criaçao veio a nova geraçao c3 e esta versao especial começou a ser feita sobre a nova geraçao a receita era a mesma um versao do motor l71 equipada com cabeçotes de aluminio e carburaçao tripla da holley para alimenta lo alem do material mais leve o cabeçote tambem tinha valvulas maiores o que certamente resultava em potencia mais elevada apesar de a gm declarar os mesmos 435 hp do l71 original o peso 35 kg mais baixo tambem ajudava a redistribuir a massa sobre os eixos ficando mais proxima do ideal 50 50 o carro era insanamente rapido para a epoca conseguindo completar a aceleraçao de zero a 100 km/h na casa dos cinco segundos isso somado ao sucesso do corvette stingray em si fez do l89 tri power da terceira geraçao uma das versoes especiais mais populares do corvette com 624 unidades vendidas em 1968 e 390 unidades em 1969 o modelo 1969 contudo foi vendido por 16 meses devido a uma greve do sindicato dos trabalhadores da industria automobilistica que paralisou a produçao no inicio daquele e resultou em um atraso nas entregas dos pedidos no fim das contas o corvette bateu um recorde de produçao em 1969 com 38 700 unidades vendidas naquele ano atipico e outras 28 500 vendidas no ano anterior por isso mesmo com 1 014 unidades o l89 tri power c3 e relativamente raro afinal corresponde a menos de 1 5% dos corvette produzidos naqueles dois anos corvette zl1 nao e erro de digitaçao nao o corvette teve mesmo uma versao especial com o mesmo codigo do camaro e o motivo voce ja deve imaginar o motor big block de aluminio com sistema de carter seco desenvolvido para as pistas como tinha as mesmas especificaçoes do camaro zl1 ele tambem tinha o mesmo codigo de pacote rpo zl1 que caracterizava os carros com o motor 427 de aluminio que era cerca de 45 kg mais leve que a versao de ferro fundido essa versao foi desenvolvida no inicio de 1969 para substituir o l88 a partir da metade daquele ano alem do motor ele tambem tinha suspensao especial nos dois eixos com amortecedores de maior carga e molas mais rigidas diferencial positraction freios heavy duty e igniçao eletronica alem de ter removidos o radio e o ar condicionado o que e pouco falado quando se conta a historia dos zl1 e que este motor foi desenvolvido em parceria com a mclaren a mclaren do bruce mclaren mesmo nao aquela que fez um mustang nos anos 1980 para ser usado na can am novamente a gm ocultou a verdadeira potencia do motor divulgando apenas 430 cv apesar de ele ter entre 560 cv e 585 cv na pratica era um motor de corrida instalado em um carro de rua desta vez a gm nem precisou se preocupar em convencer o publico a nao compra lo pouca gente estava disposta a pagar o preço cobrado por ele sendo um motor de competiçao instalado em um carro de rua o pacote zl1 custava mais de us$ 4 700 que era praticamente o preço de um corvette basico o preço final do carro chegava aos us$ 10 000 custando mais que o dobro de um corvette com o motor small block convencional sobre a produçao do carro ha duas versoes uma delas fala em apenas dois exemplares vendidos no unico ano em que o rpo zl1 foi oferecido contudo os registros da fabrica da gm em tonawanda onde eles eram fabricados indicam que foram feitos 94 motores com a codificaçao que indicava aplicaçao no corvette 80 para cambio manual e 14 para cambio automatico a maioria quase todos foram vendidos para equipes de corrida e so uns poucos e raros exemplares acabaram nas ruas naquele mesmo ano de 1969 o zl1 deixou de ser oferecido devido as novas normas de emissoes que impediriam que ele fosse homologado corvette zr1 hoje o zr1 e uma versao regular do corvette a cada geraçao se espera ansiosamente pela nova receita do corvette zr1 mas em 1970 ele era uma versao especial criada para substituir o l88 depois que o zl1 nao deu certo ao escolher o codigo rpo zr1 o corvette era equipado com o novo motor small block lt1 350 que tinha taxa de compressao 11 1 comando de longa duraçao e carburador quadruplo holley de 780 cfm instalado num coletor de aluminio com apenas 370 cv ele nao era tao potente quanto o lt88 e o zl1 mas era uma base versatil para preparaçoes de pista especialmente por ser equipado com a transmissao rockcrusher freios de alto desempenho com pinças de pistao duplo na dianteira e uma suspensao esportiva com molas mais firmes amortecedores com mais carga e barras estabilizadoras mais espessas o pacote tambem nao tinha algumas coisas desnecessarias para se andar rapido como o desembaçador do vidro traseiro ar condicionado direçao hidraulica calotas alarme e sistema de audio nao era uma mera remoçao a seleçao do pacote zr1 nao permitia a instalaçao de nenhum destes itens apesar disso era possivel comprar um zr1 com a carroceria conversivel o zr1 foi o primeiro corvette de alto desempenho com preço acessivel mas ele ainda era relativamente caro o que afastou os clientes em potencial a opçao custava us$ 970 um extra de 20% sobre o preço base mesmo assim so 25 zr1 foram vendidos em 1970 o modelo continuou a ser oferecido no ano seguinte mas com as novas normas de emissoes ele teve sua taxa de compressao reduzida de 11 1 para 9 1 o que tambem diminuiu a potencia sensivelmente de 370 cv para 330 cv o restante da receita foi mantido incluindo a impossibilidade de se instalar os itens de conforto e conveniencia naquele ano tambem foi oferecido o pacote zr2 que era identico ao zr1 porem com o motor ls6 454 custando caro e com pouco conforto foram vendidos apenas oito zr1 e 12 zr2 naquele ano isso nao impediu a gm de continuar oferecendo os pacotes em 1972 desta vez sem alteraçoes as vendas melhoraram sensivelmente mas ainda estavam aquem do esperado com apenas 20 unidades em 1972 no fim daquele ano a versao foi cancelada devido a falta de demanda com apenas 53 unidades produzidas nos tres anos em que foi oferecido corvette silver anniversary edition a crise do petroleo e o inicio da era das emissoes controladas acabaram freando as versoes especiais do corvette de 1973 a 1977 nao houve nenhuma versao oficial feita pela gm que so voltou a desenvolve las em 1978 foi quando a fabricante teve a ideia de criar uma ediçao de aniversario para o corvette pudera o esportivo estava completando 25 anos um feito e tanto considerando tudo o que estava acontecendo naquela decada os 25 anos costumam ser relacionados ao valor da prata bodas de prata para os casamentos de 25 anos jubileu de prata para periodos de 25 anos em uma funçao por exemplo por isso o aniversario de 25 anos do corvette foi comemorado com uma ediçao prata ou silver anniversary que pode ser traduzida mesmo como jubileu de prata se preferir ele foi a primeira ediçao especial do corvette que visava explorar a raridade e a produçao limitada como argumentos de venda pois foi desenvolvido como uma opçao colecionavel para marcar os 25 anos de produçao do esportivo o corvette silver anniversary tinha pintura de dois tons com a parte suprior pintada de prata e a inferior de cinza grafite separadas por uma linha prata que contornava todo o carro por dentro ele poderia ser comprado com revestimento preto branco ou vermelho nao havia nenhuma especialidade mecanica no carro ele podia ser equipado com o v8 l48 de 185 hp ou o l8 de 220 hp nao houve uma numeraçao destes carros pois a gm decidiu que todo corvette 1978 seria uma ediçao comemorativa e por isso todos eles tinham o emblema de 25 anos as series especiais mesmo eram diferenciadas pela combinaçao de pintura e acabamento interno como esta silver anniversary e a corvette indy pace car essa serie especial apesar de ser o carro oficial da indy tambem pretendia comemorar os 25 anos da produçao do corvette a gm bancou o carro como pace car da indy 500 e decidiu fazer 2 500 exemplares do modelo para oferecer ao publico 100 para cada ano de produçao do corvette contudo naquele ano a chevrolet chegou as 6 200 concessionarias nos eua entao ela decidiu que cada uma destas lojas teria ao menos um exemplar do indy pace car alem de 300 exemplares feitos em referencia a produçao original de 300 exemplares do corvette em 1953 o resultado foi uma produçao de 6 502 unidades do pace car o que corresponde a 15% da produçao do corvette naquele ano o que faz dele uma das series especiais mais populares da historia do corvette com unidades ate mesmo no brasil os primeiros carros foram comprados por fas do modelo que viram no carro uma oportunidade de investimento uma serie especial oficial tinha potencial de valorizaçao e uma reportagem no wall street journal relatando essa demanda resultou numa corrida as concessionarias que fez o preço dos carros disparar isso levou tambem a primeira falsificaçao de series especiais de que se tem noticia muitos proprietarios do corvette preto ou prata faziam reproduçoes do pace car e tentavam vende los como pace cars originais isso era possivel porque o pace car foi feito com acessorios de prateleira como os spoilers e as rodas a carroceria targa era a mesma dos demais corvette e somente os pneus goodyear eram exclusivos pois tinham o lettering corvette em vez de goodyear nos flancos mesmo com a popularidade da versao e as reproduçoes nao oficial um corvette pace car e uma serie especial mais valorizada que qualquer outro corvette daquele final dos anos 1970 corvette collector edition voce nao achava que o diplomata e o vectra eram os unicos modelos com ediçoes especiais collector achava em 1982 quando o corvette de terceira geraçao saiu de linha a gm encerrou sua produçao com uma serie especial chamada collector edition parece que o case dos especiais de aniversario foi um grande aprendizado para a fabricante o aprendizado incluiu uma serie de medidas para coibir reproduçoes especulativas como a adoçao de emblemas exclusivos e a produçao de um volume maior mais adequado a demanda do modelo para os fas do modelo o collector foi o melhor dos corvette c3 pois tinha uma combinaçao especial de decoraçao equipamentos e inovaçoes em um mesmo carro a mais notoria destas inovaçoes era o vidro traseiro basculante que agora permitia o acesso ao bagageiro por fora do carro como seria na geraçao seguinte a c4 o carro tinha pintura com um tom de bege prateado e uma faixa degrade exclusiva na lateral enquanto o teto removivel tinha vidros com coloraçao bronzeada as rodas eram uma reproduçao das famosas turbine do corvette sting ray 1963 por dentro ele tinha couro bege acizentado combinando com a cor externa do carro radio toca cassette e radio px integrado todos eles tinham um codigo vin especial usado para identificar os originais e coibir as reproduçoes todos tinham o numero 0 na sexta posiçao foram feitos 6 759 exemplares do collector edition como a gm decidiu atender a demanda parece claro que o carro foi extremamente popular naquele ano de despedida
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