como ficou claro na segunda parte deste guia de versoes especiais do mustang a segunda geraçao do pony car foi severamente afetada pela crise do petroleo e ate suas versoes especiais foram pouco inspiradoras se comparadas ao que veio antes e depois principalmente porque a geraçao seguinte começou a trazer de volta a esportividade perdida no mustang ii na quarta geraçao lançada em 1994 novos motores e uma nova plataforma uma atualizaçao da plataforma fox da terceira geraçao transformaram o mustang de novo em um muscle car americano bem sucedido e suas versoes especiais ajudam a contar esta historia — que acabou preparando o caminho para o sucesso arrebatador da quinta geraçao svt cobra indy pace car 1994 a primeira versao especial do mustang de quarta geraçao repete a historia da primeira geraçao do carro a primeira serie especial foi criada ainda nos primeiros meses do modelo como em 1964 o mustang foi o pace car da indy 500 de 1994 e ganhou uma serie limitada de replicas do carro usado na pista foram feitos 1 000 exemplares do indy 500 pace car todos pintados de vermelho rio e com interior de couro marrom batizado saddle que e o nome para sela de cavalo em ingles — que era a mesma cor da capota sendo baseado no svt cobra ele era equipado com a chamada versao gt40 do v8 de cinco litros da ford que tinha 240 cv e tinha freios com discos de 330 mm na dianteira e pinças de dois pistoes na dianteira e discos de 296 mm com pinças de um pistao na traseira as rodas de 17 polegadas eram exclusivas dos svt cobra e calçavam pneus 255/45 nas quatro rodas e o acerto da suspensao era proprio da versao por fora o pace car tinha os tradicionais adesivos nas laterais enquanto o logotipo da roda alada marca de indianapolis era tambem costurado no encosto dos bancos dianteiros svt cobra r 1995 com o sucesso inesperado do cobra r de 1993 a special vehicle team antes batizada special vehicle operations colocou nos planos um cobra r para a quarta geraçao ele chegou em 1995 e como seu antecessor foi projetado para as pistas por isso ele nao tinha banco traseiro nem radio nem ar condicionado ou luzes de neblina e voce precisava de uma carteira de piloto para comprar um destes — ainda que ele fosse um carro de rua a melhor parte — e menos lembrada — e que ele nao usava o v8 gt40 5 0 do cobra mas o windsor 5 8 da f150 lightning com taxa de compressao aumentada e novos comandos de valvula para chegar aos 300 cv o cambio era o tremec 3550 manual de cinco marchas — a unica opçao disponivel alem do conjunto mais forte o carro tambem tinha molas progressivas barras estabilizadoras mais espessas barra de amarraçao estrutural no cofre e dutos de arrefecimento para os freios no lugar das luzes de neblina [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 245063 245062 ] foram feitos apenas 250 exemplares todos pintados de branco com interior de tecido marrom a combinaçao de desenvolvimento track special com um numero limitadissimo de produçao fazem dele um dos mustang mais valiosos e mais valorizados nos ultimos anos mystic cobra 1996 o mustang cobra foi transformado em versao regular a partir de 1994 — ela era o topo de linha do mustang nesta quarta geraçao — as versoes mais especiais do mustang eram apenas os cobra r contudo em 1996 a ford criou uma versao especial para promover as novidades do novo motor modular o v8 4 6 com comando duplo no cabeçote era um motor mais moderno e que produzia 305 cv em sua versao mais potente — ou seja era 5 cv mais potente que o windsor de 5 8 litros usado no cobra r do ano anterior esta versao especial que inaugurou o cobra modular foi batizada com o lisergico nome mystic cobra — sim cobra mistica — em referencia a pintura camaleonica formulada pela basf ela tinha pigmentos que refletiam a luz de forma diferente de acordo com o angulo de incidencia podendo variar entre verde e ambar ou dourado a roxo a ford disse na epoca que o desenvolvimento da pintura levou tres anos a pintura contudo era um opcional de us$ 815 que fez do mystic cobra o primeiro carro produzido em serie a usar esse tipo de pintura foram feitas apenas 1 999 unidades das quais 1 990 tem interior de couro preto e apenas nove sairam com interior de tecido preto [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 245050 245049 ] uma curiosidade e que a patente desta tinta ainda esta vigente o que significa que os proprietarios do mystic cobra nao podem simplesmente procurar uma loja de tintas e pintar seus carros eles precisam procurar uma concessionaria que fara a verificaçao do modelo pelo codigo do veiculo vin para vender a tinta ao cliente svt cobra r 2000 em 2000 a ford precisou cancelar o cobra basico devido a um problema com os perifericos do motor modular que faziam com que em vez de 320 cv o modelo desenvolvesse apenas 285 cv a ford cancelou as vendas e recolheu os poucos cobra 1999 que haviam sido vendidos com isso o unico modelo da svt disponivel era o cobra r que voltou em uma serie especial de 300 unidades em 2000 novamente ele tinha um motor maior que o cobra basico mas era diferente do antecessor de 1995 em vez do windsor 5 8 ele tinha um 5 4 com comando duplo no cabeçote feito com peças de prateleira o bloco era o mesmo usado nas picapes da epoca e os cabeçotes vieram da divisao australiana ford performance vehicles ou fpv embora essa informaçao nao seja confirmada pela ford estes cabeçotes alias foram usados em 2005 no ford gt e tinham admissao com cornetas sob o plenum que o ajudavam a produzir 385 cv — lembre se que nessa epoca a ferrari 360 tinha 400 cv e chegava aos 295 km/h como seus dois antecessores a intençao do cobra r era ser um carro de pista legalizado para as ruas por isso ele tambem vinha sem radio sem ar condicionado sem banco traseiro e sem cruise control todos os exemplares foram pintados de vermelho performance com interior cinza dark charcoal de tecido e com bancos recaro por fora ele tambem tinha capo com um ressalto imenso e aletas para ajudar a resfriar o cofre do motor na traseira ele tinha um spoiler mais alto e mais largo que produzia downforce na pista alem disso ele tambem tinha molas eibach que reduziam a altura de rodagem em 38 mm na dianteira e 25 mm na traseira combinados a amortecedores bilstein os freios tinham 330 mm na dianteira como o cobra r de 1995 mas agora as pinças tinham quatro pistoes a dianteira tambem tinha um splitter removivel e as rodas eram exclusivas de 18 polegadas o cambio novamente era manual da tremec t 56 mas agora com seis marchas e o diferencial traseiro era encurtado 3 55 1 e equipado com um sistema de bloqueio sensivel ao torque mesmo com as marchas escalonadas para circuitos mistos e arrancadas ele chegava aos 282 km/h um detalhe que precisa ser lembrado tanto o cobra r quanto o cobra regular desta segunda fase do mustang de quarta geraçao tinham suspensao traseira independente eles foram os primeiros mustang a abandonar o eixo rigido em favor do arranjo de braços triangulares sobrepostos spring feature edition 2000 lembra do mustang spring special pois ele voltou em 2000 baseado na versao gt ele era oferecido em vermelho performance vermelho laser preto prata branco e amarelo zinc e tinhas rodas de 17 polegadas scoop do capo pintado na cor da carroceria faixas gt pretas no capo e o nome mustang em baixo relevo pintado de preto no para choques foram feitos apenas 3 091 unidades do spring feature edition somente no ano 2000 special edition bullitt 2001 em 2001 a ford lançou a primeira ediçao especial do mustang inspirada no filme que eternizou o muscle car no cinema bullitt apesar de ele nao ter o visual retro a ford se esforçou para dar a ele todos os elementos nostalgicos possiveis da pintura highland green as rodas torq thrust da american racing alem disso ele tinha pedais e alavanca de cambio de aluminio grafismos no estilo do modelo antigo bancos de couro no padrao do modelo de primeira geraçao e tinha os farois de neblina removidos para ficar com o visual limpo do modelo original de 1968 [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 245068 245069 ] alem do visual ele tambem tinha suspensao rebaixada em 20 mm reforços estruturais do modelo conversivel nos subchassis amortecedores tokico e freios do svt cobra bem como escape exclusivo e um sistema de admissao reprojetado para elevar a potencia de 260 para 265 cv diferenciando se assim do gt convencional em termos mecanicos uma curiosidade e que alem do verde highland green ele tambem era oferecido em azul true blue e preto foram feitos 5 582 unidades do bullitt 2001 mach 1 2003/04 o sucesso do bullitt levou a ford a produzir uma nova ediçao especial em 2003 o mach 1 ele era equipado com uma versao de 305 cv do v8 dohc de 4 6 litros do cobra 2001 porem com os novos cabeçotes do cobra 2003 [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 245077 245076 ] como o bullitt ele tinha inspiraçao nos anos 1960 os bancos tinham o padrao comfort weave dos mach 1 originais os instrumentos tambem tinham grafismos retro e a manopla do cambio era de aluminio por fora ele tinha um capo shaker funcional adesivos spoiler dianteiro e traseiro rodas tipo magnum 500 e coberturas na coluna c [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 245081 245080 245078 245074 ] a suspensao e o acerto do chassi eram exatamente os mesmos do bullitt e a paleta de cores era inspirada no mach 1 dos anos 1960 oferecendo o mach 1 em amarelo azul vermelho branco laranja preto e cinza foram feitos 7 182 exemplares em cada um dos anos de produçao totalizando 14 364 unidades
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