FlatOut!
Image default
Car Culture

O Guia de Versões Especiais do Mazda Miata | Parte 3: a terceira geração

A terceira geração do Mazda MX-5/Miata/Roadster (NC) deu as caras em 2005, com um visual muito próximo do original de 1989, porém completamente reformulado, e não apenas um facelift extenso como ocorreu na transição da geração NA para NB. Praticamente tudo no carro foi renovado, tendo permanecido apenas os repetidores das setas nas laterais e algumas engrenagens internas do diferencial. A revolução foi além da estética, e também abrangeu a parte técnica do esportivo. Pela primeira vez ele foi oferecido com um teto rígido retrátil como alternativa à capota de tecido (e ao teto removível de fibra de vidro). Curiosamente, ele ocupava o mesmo espaço que a capota de tecido, e ambos eram abertos e fechados em apenas 12 segundos. A suspensão deixou de lado os braços triangulares sobrepostos na traseira, mantendo-os apenas na dianteira. No lugar, o eixo traseiro passou a ser suspenso por um arranjo multilink. O motivo? Compartilhamento de componentes com o Mazda RX-8. Sob o capô havia