e interessante como de forma geral os mundos das motos e dos carros nao se misturam muito mesmo que muitas fabricantes de automoveis tenham começado com as motos incluindo marcas tradicionalissimas como bmw e honda e que ambos sejam meios de transporte pessoal difundidos no mundo todo as vezes temos a impressao de que motos e carros fazem parte de universos completamente diferentes e todos sabemos que ha ate certa rixa entre os motociclistas e os entusiastas dos carros algo que ja foi retratado inumeras vezes na ficçao acontece que apesar disto existem muitos fas de automoveis que tambem curtem motos e gostariam de se iniciar no universo das duas rodas e a reciproca tambem e verdadeira temos certeza e uma boa forma de começar e entendendo melhor os tipos de motocicletas que existem algo que para quem nao tem muita intimidade com o assunto pode ser um tanto complicado mas a gente esta aqui para ajudar ate porque de tempos em tempos falamos sobre motos aqui no flatout e nos parece uma boa ideia esclarecer as coisas assim como os carros as motocicletas se dividem em categorias de acordo com o porte o tipo de uso para que foram projetadas as caracteristicas dinamicas e os aspectos tecnicos de cada modelo da mesma forma que os automoveis tem diferentes tipos de carroceria e propositos distintos neste post vamos conhecer os principais tipos de motos de rua tanto os padroes atuais da industria quanto os tipos mais especializados criados pelos proprios motociclistas vamos começar com os padroes de fabrica standard tambem conhecida como naked bikes ou roadster a standard e o tipo mais comum de motocicleta elas possuem geralmente deslocamento entre 125 e 1 000 cm³ e apresentam uma posiçao de pilotagem confortavel com a coluna reta e as pernas flexionadas e sao voltadas para a versatilidade e possivel usa las no transito e em viagens e elas costumam ser mais indicadas aos iniciantes no inicio da decada de 1990 porem o termo naked passou a ser mais utilizado para referir se a motos esportivas sem carenagem as chamadas universal japanese motorcycles ujm motos japonesas vendidas nos estados unidos a partir da decada de 1970 começando com a honda cb750 podem ser consideradas motos standard o termo foi criado pela imprensa especializada na epoca mas nao e considerado um subtipo de motocicleta scooter as scooters sao motos de pequena cilindrada voltadas para uso urbano com deslocamento entre 50 e 850 cm³ elas geralmente possuem uma carenagem completa envolvendo o motor o que as torna mais limpas voce nao se suja de graxa tao facilmente em uma delas e silenciosas normalmente uma scooter tem cambio do tipo cvt e rodas pequenas o que facilita a conduçao em cidades elas tambem possuem compartimentos de carga e quase sempre um assoalho para apoiar os pes voce viaja sentado e nao montado nas scooters mais modernas o motor costuma ser acoplado ao braço da suspensao traseira e as motos de maior deslocamento tambem sao chamadas maxi scooters underbone as underbone sao um tipo de scooter que em vez de um assoalho possuem apoios para os pes um arranjo popularizado pela honda super cub lançada em 1958 a honda biz e sua descendente uma underbone geralmente e equipada com cambio semi automatico que dispensa o uso da embreagem cruiser as cruisers sao as motos inspiradas pelas harley davidson e indian fabricadas entre as decadas de 1930 e 1960 aproximadamente essencialmente norte americanas as cruisers sao motos grandes baixas e colocam o condutor em uma posiçao mais relaxada com as pernas esticadas os braços ligeiramente levantados e a coluna ereta com isto sao bastante confortaveis em distancias medias e em velocidades de cruzeiro dai seu nome cruiser nos anos 2000 começaram a ficar populares as power cruiser uma variaçao das cruiser normais com motor mais potente suspensao mais firme e desenho mais distante dos classicos sport/esportiva uma sport bike como o nome diz e uma moto esportiva com enfase no desempenho em detrimento do conforto e da economia de combustivel a posiçao de pilotagem e inclinada para a frente com o condutor apoiado no tanque e as pernas dobradas para tras o motor fica alojado no centro da estrutura e pode ate fazer parte dela motor estrutural ou stressed member engine a maioria das motos esportivas possui carenagem completa e para brisa ambos com funçoes aerodinamicas e esteticas algumas delas so acomodam o piloto enquanto outras ate possuem espaço para um carona como mencionamos mais acima costuma se usar o termo naked em referencia a motos esportivas sem carenagem em todos os casos os motores de quatro cilindros em linha sao os mais comuns por proporcionarem mais rigidez e desempenho em um pacote mais compacto touring as motos touring sao voltadas para viagens longas e por isso costumam ser confortaveis grandes potentes e bem equipadas com espaço para duas pessoas sentadas confortavelmente elas podem ter sistema de som navegador por gps cambio automatico e marcha a re eletrica e elas sempre vem com espaço pra alforjes e baus alem de uma generosa carenagem as maiores contam com transmissao por carda mais robusta que as transmissoes por correias ou correntes e as mais modernas tem sistema de climatizaçao e ate airbags sport touring como fica evidente pelo nome as sport touring sao motos que tentam unir o visual e o desempenho de uma esportiva com o conforto e a vocaçao para longas distancias de uma touring a posiçao de pilotagem e menos inclinada para a frente do que em uma sport bike e elas tambem possuem compartimentos de carga por outro lado elas sao mais leves do que as touring puras o que da a elas mais desenvoltura para percorrer estradas sinuosas em velocidades mais altas trail as motos trail tambem chamadas de enduro sao versoes civis das motos de competiçao off road ou motocross legalizadas para as ruas podendo ser usadas no dia a dia elas sao boas para trilhas leves com suspensao elevada e macia alem de amortecedores com grande curso elas nao ficam muito a vontade no asfalto adventure as motos adventure geralmente sao baseadas em modelos off road com suspensao macia e de curso generoso porem recebem itens como farol lanterna painel de instrumento e carenagem o objetivo e construir uma moto de rua confortavel para o asfalto mas que tambem seja capaz de encarar estradas de terra ainda que nao sejam exatamente adequadas para trilhas por esta razao as adventure tambem costumam ser chamadas de dual sport ou dual purpose o nome motard/supermotard de origem francesa tambem e usado porem com menos frequencia os estilos de preparaçao/customizaçao a seguir separamos as principais variaçoes e ramificaçoes da cena motociclistica mundial fique a vontade para sugerir outros tipos nos comentarios chopper as choppers surgiram nos estados unidos por volta dos anos 1950 elas eram cruisers modificadas pelo corte chop em ingles da cabeça do quadro/tubo da direçao para modificar o angulo de inclinaçao aumentando a inclinaçao do garfo — ou seja adotando um angulo de caster maior isso aumenta a estabilidade direcional em linha reta alem disso elas tem suspensao traseira mais baixa ou completamente removida para obter uma posiçao mais inclinada de pilotagem e guidao modificado ou muito alto ou muito curto a chamada drag handlebar estas motos ficaram muito populares graças ao filme easy rider de 1969 lançado no brasil como sem destino bobber e muito comum que se confunda as choppers e as bobbers as diferenças sao sutis mas as bobber sao uma variaçao das choppers que passaram por um processo chamado bob job no qual remove se todos os elementos considerados desnecessarios para o desempenho como para lamas e acabamentos plasticos diferentemente das choppers as bobbers nao costumam ter o quadro modificado e geralmente evitam acabamentos cromados em excesso cafe racer as cafe racers surgiram no reino unido na decada de 1960 inspiradas pelas motos de competiçao concorda se que o termo surgiu por conta das corridas disputadas pelos jovens entre os cafes na beira das estradas como as bobbers as cafe racers perdiam todos os equipamentos e itens considerados desnecessarios para o desempenho e isto incluia ate mesmo os farois a posiçao de pilotagem e esportiva com o condutor inclinado para a frente e raramente as cafe racers possuem espaço para dois ocupantes [caption id= attachment_231142 align= aligncenter width= 1200 ] cb 1000r a cafe racer de fabrica da honda[/caption] hoje em dia existem cafe racers de fabrica que podem ou nao ter o estilo retro inspirado nas classicas dos anos 1960 scrambler as scramblers sao uma variaçao das cafe racers e surgiram mais ou menos na mesma epoca sao motos que alem das modificaçoes realizadas nas cafe racers tambem recebiam suspensao com mais curso e amortecedores mais macios alem de pneus garrudos a intençao era dar a elas certa capacidade off road embora algumas scramblers sejam feitas apenas para ter o look fora de estrada
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.