voce deve lembrar que ha algum tempo contamos a historia do famoso spirit of ecstasy o ornamento de capo dos rolls royce coincidentemente nesta semana a bentley divulgou os primeiros teasers do novo flying spur versao seda do bentley continental que devera ser apresentado no salao de nova york ainda neste mes alem de algumas imagens editadas que so mostram a silhueta do carro que sinceramente nao mudou tanto assim a bentley decidiu variar um pouco e incluiu um video do novo ornamento de capo da marca que fara sua estreia na nova geraçao do flying spur aproveitando a coincidencia decidimos produzir um guia para te ajudar a identificar os diferentes ornamentos de capo dos carros de luxo e claro que existem algumas dezenas deles mas nos vamos tentar nos ater aos originais de fabrica ou aos que ficaram fortemente associados a alguns modelos https //www youtube com/watch v=txk8nselbd4 um pouco de historia os ornamentos de capo começaram a ser usados pouco tempo depois de surgirem os primeiros automoveis com radiador frontal imediatamente fabricantes e donos de automoveis perceberam que ali estava uma chance de ouro para personalizar ainda mais os carros o que deu origem aos ornamentos puramente esteticos e bem possivel que a criaçao do spirit of ecstasy tambem tenha ajudado embora nao seja possivel afirmar com certeza alem disso acredita se que a ideia de enfeitar o capo de um carro com uma figura possa ter sido inspirada pelos adornos de proa nauticos muito usados ate o inicio do seculo 20 na idade media elas ja eram utilizadas por civilizaçoes europeias como os escandinavos para afugentar maus espiritos nos seculos seguintes elas se tornaram itens ornamentais muitas vezes relacionados ao nome ou ao tipo de embarcaçao o fato e que no começo do seculo 20 a instalaçao de ornamentos de capo tornou se muito popular nao apenas mas principalmente entre os proprietarios de carros de luxo pois eles tinham condiçoes de encomendar peças sob encomenda algumas empresas e artesaos se especializaram na fabricaçao destes adornos como a louis lejeune ltd que fabricava os ornamentos da rolls royce e da bentley e trabalhava com diversos metais; ou o frances rene lalique joalheiro cujo trabalho era quase todo feito em cristal no brazil classics show 2018 em araxa/mg vimos de perto um isotta fraschini com uma belissima aguia de cristal feita por lalique enfim sem mais divagaçoes vamos ao guia nos parece apropriado começar com rolls royce e bentley afinal foram elas que nos inspiraram rolls royce como voce ja deve saber o ornamento padrao dos rolls royce e o spirit of ecstasy inspirado pela paixao proibida entre john montagu 2º barao de beaulieu um dos homens mais ricos do reino unido e dono de um rolls royce silver ghost e sua secretaria eleanor thornton inspirado em sua musa montagu encomendou a rolls royce um ornamento sob medida com a figura de uma mulher envolta em tecidos esvoaçantes como se realmente fosse uma pequena ninfa em pe no capo de um carro em movimento a maioria dos rolls royce possui o spirit of ecstasy em pe como na foto abaixo contudo a partir de 1934 começaram a ser fabricados ornamentos com a mulher ajoelhada de modo a tornar o adorno mais baixo a ideia era utiliza la nos modelos de capo mais alto obstruindo menos a visao do motorista esta versao foi usada ate 1956 ambas as versoes do spirit of ecstasy foram criadas pelo designer charles sykes que tambem foi o responsavel por batizar o adorno bentley a bentley que possivelmente e a maior rival da rolls royce o que nunca vai deixar de ser curioso pois as duas companhias eram uma so ate o fim dos anos 90 tambem possui seu ornamento de capo classico o flying b b voador ou winged b b alado o significado e bem mais direto que nos rolls royce e um b de bentley obviamente existem dois tipos principais de flying b o modelo classico usava uma fonte quadrada quase toda retilinea que na verdade parece mais um numero 8 do que uma letra b com um par de asas que podiam ter o mesmo acabamento da letra ou podem ser folheadas a ouro esta versao costuma ser encontrada nos bentley fabricados entre as decadas de 1930 e 1970 um detalhe curioso os primeiros ornamentos autenticos da bentley possuiam um numero diferente de penas em cada asa nos modelos da decada de 1980 desencorajada pela exigencias para segurança de pedestres em caso de atropelamento a bentley aboliu o b voador da maioria de seus modelos havia tambem outra razao os bentley eram rolls royce rebatizados e por questao de posicionamento de marca o ornamento foi suprimido apenas os rolls royce que eram ainda mais upmarket tinham direito a ele foi assim ate 2010 ano do lançamento da segunda geraçao do mulsanne o modelo de topo da gama o capo do mulsanne ganhou uma nova versao do b voador mais arredondada e mais parecida de fato com uma letra b o novo flying b que a bentley apresentou no teaser do novo flying spur trouxe de volta o desenho quadrado do b classico com asas translucidas e aparentemente retroiluminadas hispano suiza o ornamento caracteristico dos hispano suiza e uma cegonha de bronze folheada a prata ou la cegogne volante em frances a fabricante escolheu a cegonha como seu mascote depois da primeira guerra mundial em homenagem ao group de combat no 12 esquadrao do as frances georges guynemer que abateu 53 aeronaves inimigas antes de desaparecer em 1917 o aviao de gynemer usava um motor hispano suiza em respeito a guynemer a cegonha da hispano suiza quase sempre esta com as asas voltadas para baixo sao a pontas das asas que apoiam a cegonha na tampa do radiador jaguar o ornamento de capo da jaguar naturalmente e um jaguar um felino que para nos e mais conhecida como onça pintada e e frequentemente confundido com o leopardo o jaguar contudo e maior e possui um padrao de manchas diferente ha pelo menos duas versoes do ornamento de capo da jaguar a primeira delas adotada em 1945 e utilizada ate 1955 tinha as patas traseiras encolhidas como se estivesse se preparando para saltar ver a foto acima a partir de 1955 as pernas do jaguar passaram a ser esticadas dando a ele uma postura mais agressiva como se o animal ja estivesse com o salto em curso cadillac os ornamentos de capo como voce deve imaginar nao estao restritos a fabricantes europeias a cadillac por exemplo teve diversos tipos de ornamentos de capo entre as decadas de 1920 e 1950 o primeiro deles nao foi produzido pela cadillac era um tocador de trompete chamado the herald o arauto fabricado por uma empresa canadense que foi introduzido no cadillac 1929 a figura era feita de niquel polido e trazia o escudo da cadillac gravado no peito em 1930 a cadillac introduziu um ornamento no formato de uma garça com as asas levantadas o the heron inicialmente a ave era uma escultura relativamente detalhada com o desenho das penas bem definido e proporçoes realistas no entanto este ornamento foi considerado muito parecido com o desenho da hispano suiza por isso em 1933 foi substituido por uma escultura mais estilizada influenciada pelo estilo art deco esta versao e extremamente rara e e dificil ate mesmo encontrar fotos mais famosa porem e a estatueta denominada silver goddess deusa de prata ou deusa prateada que foi oferecida pela cadillac em diferentes versoes entre 1930 e 1956 existiram algumas versoes ao longo dos anos com dezenas de variaçoes distintas entre 1930 e 1936 a silver goddess era uma mulher em pe em uma pose inclinada com os cabelos esvoaçantes para tras o adorno vinha de serie no cadillac v16 fabricado naquele periodo em 1937 foi adotada uma versao com cabelos curtos e em alguns casos com asas transparentes em 1938 a silver goddess do cadillac v16 mudou novamente para uma versao alada que parecia uma mistura do spirit of ecstasy da rolls royce e do flying b da bentley a escultura era mais estilizada do que a versao anterior em 1941 a silver goddess ficou mais baixa e mais larga e agora ficava deitada sobre sua base ela tinha o desenho mais detalhado de todos e fazia parte do mecanismo de abertura do capo a silver goddess de 1942 adotou novamente formas mais limpas e estilizadas com asas que lembravam as de um aviao no entanto seu corpo era esculpido como o de uma mulher de verdade o mesmo nao pode ser dito das peças fabricadas entre 1946 e 1956 que ficou totalmente estilizada com um visual quase robotico ja vamos avisando esta serie vai ser longa ha dezenas de ornamentos de capo que se tornaram emblematicos ao longo das decadas confira na proxima semana
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