confesso que a historia de hoje nao era a primeira escolha planejada para o post desta semana no doctor gas contudo por conta da quantidade de pedidos da proximidade do aniversario de tres anos do ocorrido e principalmente pelo acidente de jules bianchi no domingo passado em suzuka resolvi repetir o tema de trauma cranioencefalico as orientaçoes de primeiros socorros serao praticamente as mesmas citadas no ultimo post sobre dale earnhardt mas vou tentar inserir ao longo do texto mais algumas informaçoes que podem ser do interesse de voces ainda antes de iniciar revelo que este foi um texto consideravelmente dificil de ser escrito graças as poucas informaçoes medicas disponiveis nos tempos atuais ao contrario do detalhismo perturbador na descriçao pericial das colisoes e da quantidade de depoimentos emocionados de familiares e amigos do piloto em momentos como este e dificil nao sentir o no na garganta a atrapalhar a concentraçao e fazendo nos refletir sobre a nossa importancia para aqueles que amamos daniel wheldon nasceu em junho de 1978 em emberton na inglaterra considerado um dos destaques de uma bela safra de pilotos britanicos dan cresceu cercado de influencias ja que seu pai pilotava karts como amador e sua mae era cronometrista da pista local iniciou os contatos com o automobilismo atraves do kart logo aos quatro anos de idade influenciado e patrocinado por seu pai durante sua vida escolar wheldon pode dividir o tempo em aula com as diversas competiçoes nas quais participava com brilhantismo aos 12 anos ja era tricampeao do british cadet karting championship e cinco anos depois conquistaria o titulo da formula a world cup disputadissimo entre as equipes das categorias de base no fim dos anos 90 dan viu as condiçoes de patrocinio familiar diminuirem enquanto era colocado em segundo plano graças a ascensao meteorica de jenson button prodigio que chegaria a formula 1 em 2000 aos 20 anos de idade dan wheldon aos 12 anos sentado na roda do kart de anthony davidson e button a sua frente obrigado a buscar espaço wheldon surpreendeu muitos com sua decisao de se mudar para os eua em 1999 surpreendeu mais ainda quando conquistou o titulo ja em sua primeira temporada na formula ford americana subindo degraus nas categorias de acesso da cart sem vagas disponiveis em boas equipes na categoria principal wheldon foi convidado a participar de dois eventos na indycar series ao fim de 2002 pela panther racing no ano seguinte por conta de um acidente de motocicleta de dario franchitti que o tirou da temporada dan foi chamado para atuar no seu lugar em motegi e foi mais tarde efetivado na equipe no lugar de michael andretti aposentado apos as 500 milhas de indianapolis com o titulo de novato do ano em 2003 wheldon vinha em uma ascensao importante na avaliaçao dos especialistas e conquistou sua primeira vitoria em motegi em 2004 seguida de mais duas vitorias na temporada e o 2º lugar geral ao fim do campeonato o ano seguinte seria o da afirmaçao de dan ele ganhou a indy 500 — a primeira de um britanico desde graham hill em 1966 — e mais cinco corridas para se sagrar campeao da indycar series pela andretti green racing para 2006 decidiu mudar de equipe juntando se a chip ganassi racing o inicio de daquele ano foi promissor com uma vitoria nas 24 horas de daytona com seus colegas do time da indy e outra na abertura do campeonato com apenas 0 0147 segundos a frente de helio castroneves no homestead miami speedway apesar de obter resultados consistentes tendo conquistado duas vitorias chegou ao fim do campeonato empatado com sam hornish jr com 475 pontos como o criterio de desempate era o numero de vitorias e hornish havia conquistado quatro delas naquele ano restou a wheldon um amargo segundo lugar depois de dois quartos lugares gerais com a chip ganassi em 2007 e 2008 dan retornou a panther racing para dois anos dificeis com poucos resultados expressivos alem de dois segundos lugares nas indy 500 esta falta de vitorias levou a sua demissao da equipe deixando o piloto sem carro para disputar a temporada seguinte apesar disto wheldon tentou e conseguiu conquistar as 500 milhas de indianapolis de 2011 com a bryan herta autosport no centenario da corrida a vitoria caiu no seu colo apos j r hildebrand seu substituto na panther colidir com o muro na ultima curva da ultima volta da prova apos a confirmaçao da legitimidade do feito wheldon comemorou emocionado pois pouco tempo antes sua mae tinha sido diagnosticada com alzheimer e nao pode comparecer alem do fato de nao ter um carro para correr o restante da temporada ele foi selecionado para fazer parte do desenvolvimento do novo chassis da dallara a ser utilizado no ano seguinte e so voltou as pistas no fim do ano em contratos unicos [youtube id= gzc_u2lfoeo width= 620 height= 350 ] em 16 de outubro de 2011 no izod indycar world championship em las vegas foi dada uma sugestao a dan foram oferecidos a ele us$ 5 milhoes de dolares para ser repartidos com um fa caso ele ganhasse o evento a bordo do carro da sam schmidt motorsports a pole do dia era de tony kanaan com dan largando em ultimo como parte do desafio proposto o las vegas motor speedway havia sido reintegrado ao calendario apos uma mudança de configuraçao em 2006 entao nenhum dos pilotos participantes tinha experiencia com o novo circuito o acidente logo apos o inicio da corrida percebeu se o quanto o traçado de las vegas era desafiador a area util da pista era demasiadamente larga possibilitando disputas ombro a ombro entre os pilotos em toda a sua extensao esta observaçao e baseada na existencia dos racing grooves canais de corrida numa traduçao livre espaço onde a eficiencia dos carros pode ser otimizada e suas capacidades de aceleraçao manutençao da velocidade e contornar curvas elevadas ao maximo foi ao fugir desses redutos que j r hildebrand facilitou sua colisao com o muro na ultima volta daquela indy 500 na tentativa de driblar os retardatarios segundo o relatorio pericial o que se viu nas primeiras voltas foi o deslocamento em bloco habitual mas com capacidade quase irrestrita dos carros de se deslocar lateralmente na pista sem perder a competitividade como resultado as possibilidades de pilotagem lado a lado e a imprevisibilidade dos movimentos de cada carro aumentaram consideravelmente elevando consigo as chances de eventuais incidentes [youtube id= 20cjtgflomg width= 620 height= 350 ] a sequencia dos eventos ao vivo percebam o movimento erratico dos carros a frente no onboard de dan a sequencia e rapida com varios carros colidindo quase simultaneamente este componente se demonstrou logo na decima primeira volta numa colisao terrivel envolvendo 15 carros no total o impacto teve inicio entre as curvas 1 e 2 com um toque normal de corrida entre james hinchcliffe e wade cunningham cunningham foi levado a parte interna da pista e hildebrand que vinha logo atras se chocou contra seu pneu traseiro esquerdo hildebrand decolou e voou por 38 metros e caiu sobre cunningham que neste intervalo ja havia se chocado com mais dois veiculos se iniciou entao uma tremenda reaçao em cadeia com dan wheldon em 24º lugar tentando evitar uma massa de quatro carros que se enroscava a sua frente de cerca de 360km/h ele conseguiu reduzir para cerca de 260km/h mas nao pode evitar o contato com a traseira de charlie kimball seu carro decolou e apos tocar no solo iniciou um movimento de rotaçao materializando uma chance minima o impacto inicial com a cerca se deu inteiramente com o cockpit de wheldon o qual apontava no sentido de corrida da pista e transformou seu carro em uma bola de fumaça e fogo que logo se extinguiu o contato mais grave se deu com um dos postes de fixaçao da cerca a primeira porçao do veiculo a atingi lo foi a borda superior direita do inicio da celula de sobrevivencia criando uma deformidade profunda que se estendeu pela mesma e chegou a arrancar o santatonio enquanto o poste percorria este trajeto sua superficie se encontrou com o capacete de dan quebrando a barra do queixo e os pontos de fixaçao do visor a direita a cabeça de dan sofreu com dois choques o primeiro no contato com o solo e o segundo com a cerca o primeiro gerou forças horizontais laterais e verticais de de 50 100 e 100 g respectivamente e estava bem abaixo do limite estimado para gerar lesoes ja a segunda indicava pela telemetria um impacto direto de baixo para cima em seu capacete com força longitudinal estimada em 250 g e vertical em 200 g a brutalidade do impacto fez os sensores auriculares se desprenderem das orelhas de dan [youtube id= el3teqo3m6m width= 620 height= 350 ] a colisao em mais angulos e detalhes em camera lenta o efeito domino se perpetuou com mais colisoes acontecendo na pista enquanto a plateia e os espectadores observavam horrorizados a assustadora sequencia de eventos apos o choque com a cerca o carro de wheldon deslizava devagar ate o centro da pista sem ser atingido por mais ninguem toda a corrida foi paralisada e o atendimento a dan chegou 35 segundos apos o evento inicial a principio suas pernas estavam presas e dificultaram a extricaçao mas dentro de somente quatro minutos seu corpo ja estava posicionado em uma prancha rigida para iniciar as manobras de manutençao a vida o piloto foi levado as pressas de ambulancia ao centro medico do circuito e entao de helicoptero ao university medical center of southern nevada a menos de 20 km de distancia apesar do emprego das manobras de ressuscitaçao cardiopulmonar e da imensa rapidez na prestaçao de socorro dan wheldon teve sua morte declarada na chegada ao hospital o que deu errado muito se especulou sobre as causas do acidente de dan em tempos de facebook e twitter com suas palavras gratuitas diversas hipoteses foram levantadas sendo taxadas como agentes causais de sua morte o laudo pericial foi lançado cerca de dois meses apos a prova diminuindo o burburinho e atribuindo o ocorrido ao que chamaram de perfect storm ou tempestade perfeita segundo os peritos as condiçoes de clima eram as ideais para a corrida as inspeçoes para liberaçao do circuito tinham sido realizadas em outubro do ano anterior e nenhuma alteraçao que impedisse as futuras provas foram detectadas o fato de wheldon ter iniciado a prova na ultima fila tambem nao estava relacionada ao acontecimento em si ja que a colisao nao fora causada por ele nem por reflexo a açoes suas o primeiro evento da serie de colisoes foi considerado um toque normal de corrida e nao decorreu de falhas dos componentes dos veiculos envolvidos com a apreensao do carro para investigaçao foram descartadas alteraçoes dos freios que alterassem a sua capacidade de frenagem tanto a celula de sobrevivencia como o capacete de dan atuaram em concordancia com a forma esperada dentro dos limites de suas concepçoes a cerca e seus postes foram instalados de forma a prevenir maiores complicaçoes e se assemelham aos diversos outros encontrados nos autodromos do calendario a infima chance de um veiculo se dirigir ao seu encontro da mesma forma que de dan nao justificaria mudanças ja que seu objetivo principal de evitar que carros da corrida fossem arremessados contra a plateia fora cumprido isto serve de lembrete que apesar das intervençoes para evitar as fatalidades no esporte a motor a possibilidade de acidentes sempre existira catch fence de kentucky finalmente o fator causal isolado foi a concepçao do autodromo de las vegas considerado apos esta tragedia como pouco adequado para as corridas da indycar pelos motivos ja explicados esta conclusao motivou a sua retirada do calendario dos anos seguintes e hoje seu uso e reservado a outras categorias o mecanismo o que fazer e jules bianchi como citado no inicio do texto as orientaçoes para primeiros socorros e as consequencias e achados no paciente que sofre traumas cranioencefalicos ja foram abordados ha duas semanas no texto sobre o falecimento de dale earnhardt nesta seçao vamos complementar com algumas informaçoes pertinentes aos tres acidentes incluindo aqui dan wheldon e jules bianchi reitero a principio o respeito a prevençao dos incidentes e ao cuidado no atendimento inicial para evitar que novos eventos se somem ao ja ocorrido como parece ter acontecido no acidente de jules a sequencia abcde deve ser seguida e no topico de disfunçao neurologica o socorrista ira observar se o paciente vomitou ou desmaiou nao consegue movimentar ou sentir determinadas partes do corpo apresenta hematomas ou deformidades na regiao da cabeça ou esta perdendo liquido incolor e/ou sangue por nariz ou orelhas as indicaçoes para uma eventual neurocirurgia se baseiam principalmente nos sangramentos importantes dentro do cranio detectados na tomografia ou nas deformidades grosseiras cranianas decorrentes de fraturas estes parametros se justificam pelo fato de que as maiores complicaçoes iniciais se devem ao aumento da pressao dentro do cranio e consequente compressao de estruturais vitais que regulam diversas funçoes do corpo entre elas a respiraçao nos casos de dale e dan e dificil determinar exatamente qual tipo de lesao cerebral se deu pelos impactos pois seus falecimentos precoces tiraram a possibilidade de um detalhamento maior da imprensa sobre suas condiçoes ja com jules tivemos no meio desta semana a noticia atraves de sua familia que o piloto apresenta uma lesao axonal difusa e se mantem em estado critico mas estavel nao iremos entrar em detalhes neste momento sobre as circunstancias de seu acidente ja que a imprensa em geral e o proprio flatout estao trazendo updates regulares sobre o caso a fia encomendou a pericia ha poucos dias e vem limitando o acesso dos fas as imagens do acontecido excluindo videos dos sites de upload uma analise nos moldes da coluna doctor gas fica entao reservada para um futuro proximo se os leitores assim desejarem nesta semana o flatout publicou a traduçao de um otimo depoimento de gary hartstein ex medico da f1 adicionalmente ao que o dr hartsein propos podemos usar algumas metaforas para facilitar o entendimento desta condiçao no cerebro e outros orgaos do sistema nervoso central observamos dois tipos distintos de tecidos a substancia branca e a cinzenta a cinzenta abriga o corpo dos neuronios a principal celula nervosa para ligar os neuronios as demais estruturas do corpo e conduzir os estimulos eletricos e suas informaçoes existem os axonios especies de cabos dos neuronios imagine agora que por conta de um impacto violento ou desaceleraçao brusca uma parte dessas estruturas permaneça relativamente imovel e a outra se desloque o resultado disto e o rompimento destes axonios lesao axonal gerando pequenos sangramentos ao longo da divisao entre a substancia branca e cinzenta espalhados em todos os hemisferios cerebrais difusa assim como aconteceria com um carro com sua central de comando eletrico e o cabeamento que a liga aos sensores e dispositivos com suas funçoes especificas o cerebro perde a conexao com o resto do corpo gerando uma pane dificil de ser revertida ja que os neuronios tem capacidade de regeneraçao limitada e por isso que o futuro reservado a jules e incerto e sombrio e todas as oraçoes pela sua recuperaçao se fazem validas as consequencias o chassis que dan ajudou a desenvolver com a dallara e adotado ainda hoje e foi batizado dw12 em referencia a suas iniciais e ao ano em que ele passou a ser adotado o clamor pela adoçao de coberturas para os cockpits dos carros da indy ganhou força mas ate o momento estas modificaçoes ainda estao em estudo tambem e dificil a avaliaçao do impacto que a adoçao destas estruturas teria neste evento especifico levando em consideraçao a natureza e a brutalidade da colisao a reaçao ao falecimento de dan wheldon foi imensa com diversos pilotos visivelmente inconsolaveis ainda no autodromo amigo de muitos do grid wheldon chegou a correr no brasil nas 500 milhas de kart da granja vianna a convite de tony kanaan a comoçao causada teve reflexos entre os fas e muitas homenagens foram feitas pelos vencedores das provas seguintes e tambem dentro de outras categorias em 2012 na primeira corrida da temporada e tambem apos a de las vegas helio castroneves venceu a prova e comemorou junto a placa que sinalizava a dan wheldon way seçao do circuito de st petersburg que foi batizada em sua homenagem nas 500 milhas de indianapolis o vencedor dario franchitti vestiu oculos de sol brancos marca de dan todo mundo aqui era amigo de dan e acho que isso resume tudo todos o amavam a revista autosport em julho de 2013 ainda considerou wheldon um dos 50 maiores pilotos a nunca ter corrido na f1 reconhecido pelo seu talento tanto em ovais como em circuitos de rua dan deixa as maiores cicatrizes em susie sua assistente pessoal com quem casou em 2008 e os pequenos sebastian e oliver com 2 anos e 7 meses no dia do seu falecimento respectivamente [youtube id= ltg9 lymgau width= 620 height= 350 ]
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