ontem ao publicarmos o mao drives do bianco lorraine de motor central fomos inundados de comentarios pedindo algo parecido ou materias sobre o incrivel bianco furia v8 do eng marcelo camargo da engmotors @engmotors https //flatout com br/o bianco lorraine mao drives/ pois bem o marcelo e um amigo do site e ja inclusive veio ate a capuava para um de nossos track days de final de ano com o furia v8 sim o carro dele e realmente sensacional e a mais bem projetada conversao de bianco em furia que conhecemos o problema e que o mao nao cabe nele e portanto nao consegue guia lo para um mao drives [caption id= attachment_382550 align= aligncenter width= 999 ] no track day do flatout[/caption] entao fizemos o mais proximo um sensacional ensaio de fotos do carro e uma longa conversa com o marcelo onde ele conta tudo sobre o carro a materia foi publicada originalmente em 2 de fevereiro de 2022; mas como a maioria parece ter esquecido ou nao conhece esta aqui republicada divirtam se ===================================================================================== o quadro flatout street se dedica aos carros preparados e customizados estrangeiros e nacionais de todas as epocas e estilos sao materias especiais feitas para serem saboreadas como as das classicas revistas que amamos clique aqui para ver o indice de posts confesso que ao ver as fotos e os detalhes deste bianco especial imediatamente pensei que era um carro encomendado a alguma oficina de prestigio por algum bilionario que entende de carro alguem cansado de porsche e ferrari que queria algo especial com origens de estirpe nas pistas mas aqui mesmo no brasil seu pais e um cara disposto a pagar o que fosse por isso afinal de contas debaixo das linhas quase inalteradas de um bianco que originalmente tinha um chassi inalterado de brasilia se esconde um chassi sob medida um spaceframe tubular; o motor e um audi v8 aspirado em posiçao entre eixos; as suspensoes sao de competiçao duplo a sobreposto nas quatro rodas e atras coilovers remotos acionados por pushrods algo totalmente profissional obviamente feito por gente que conhece do assunto tem ate uma plaqueta com os dizeres handbuilt by eng marcelo camargo engmotors imaginei imediatamente um cheque em branco deixado nesta empresa e um carro sensacional sob medida criado por ela a um custo final inimaginavel ledo engano esta historia na verdade e uma de gente como a gente; um entusiasta perseguindo um sonho por decadas a fio ate chegar nesta coisa positivamente incrivel que podemos ver nestas fotos um carro que levou muito dinheiro de seu dono claro mas comparativamente pouco se olhando o seu tempo suor risos e lagrimas pouco tambem se olhando o resultado um supercarro com um impecavel pedigree de pista em nivel internacional e simplesmente unico um filho da mente e das maos do engenheiro marcelo camargo e uma obra de arte movel que e tao incrivel como inimitavel o pedigree ja contamos aqui no flatout em detalhes a vida do genial ottorino toni bianco o criador dos magnificos furia de competiçao dos anos 1960 e o bianco de rua derivado dele mas vale uma rapida recapitulaçao pois este carro criado pelo marcelo percorre um arco que quase totalmente fecha o ciclo dessa historia depois de criar a berlinetta bino mark ii na willys toni bianco se viu sem o apoio de um fabricante; a willys foi comprada pela ford e abandonou as competiçoes vitorio massari um dos socios da camionauto contrata toni para criar um carro de competiçao usando o motor do fnm 2150 nacional o carro que toni cria nas oficinas da camionauto seria sua obra prima uma carroceria de beleza impar e imortal em um chassi de competiçao de primeira linha um spaceframe de tubos pequenos soldados superleve e rigido ao mesmo tempo o motor era central traseiro chamou sua criaçao de furia o carro se tornaria uma lenda em competiçao aqui no brasil nao so por sua beleza e agressividades incomparaveis mas tambem pela variedade de motores que o equipou e os pilotos que o usaram este primeiro furia tinha motor do fnm 2150 com dois weber duplos e 138cv a 7 000rpm em regime de competiçao era montado atras do cockpit acoplado a um cambio de competiçao hewland importado importados tambem eram os freios girling a disco mas era so o primeiro carro quantos existiram exatamente e uma incognita talvez alguns sejam um mesmo carro com motor diferente mas acreditamos que foram seis de uma forma ou outra os outros furia que apareceram em pista sao os seguintes pedro victor de lamare famoso por correr de opala competiu com um furia azul com um motor de quatro cilindros de opala preparado com 170 cv jayme silva compete em 1971 com outro carro azul o furia bmw com motor de quatro cilindros de um 2002 e sua grade em forma de duplo rim na frente o famoso lobo do caninde camilo christofaro aparece nas pistas com um furia de frente alterada e inicialmente um ferrari v12 atras do cockpit; aparentemente depois este mesmo carro receberia um dodge v8 318 de charger nacional isso sem falar do mais lendario deles o furia lamborghini para adaptar toda a mecanica v12 transversal de um lamborghini miura acidentado toni teve que alterar o carro inteiro que correu algumas vezes com jayme silva depois conta a lenda foi transformado em carro de rua e muitos acreditam que ainda existe escondido em alguma garagem na cidade de sao paulo uma besta mitologica parecida com a medusa nao nesse caso que so sai de noite quando ninguem esta pronto para ve la com o fim dos furia de competiçao e dos planos de fazer um gt de motor dianteiro para a fnm toni entao pega a carroceria do furia e adapta num chassi de vw brasilia para produzir o carro em serie nascia o bianco em 1976 o bianco nasceu em pista entao mas veio para as ruas de uma forma bem mais simples e prosaica; apesar de ainda interessantissimo mesmo com mecanica vw nao era a mesma coisa que o furia que aterrorizou as pistas no seu tempo sempre foi algo belissimo sonho de muitos por isso mas nunca trouxe seu pedigree de competiçao para as ruas ate o marcelo camargo decidir fazer algo a este respeito o bianco e o marcelo ha mais de 20 anos marcelo era um jovem que nem sabia direito o que era um bianco mas ao descobrir um abandonado em sua cidade se apaixonou perdidamente pelo carro o design claro foi o que lhe fisgou; aquela cara de prototipo de competiçao dos anos 1960 cheia de curvas e ancas; a cabine estreita e avançada la na frente do carro a sua baixissima altura sua largura aparente seu minusculo tamanho total [caption id= attachment_307701 align= aligncenter width= 999 ] o marcelo e o de bone[/caption] o estado daquele carro nao ajudava estava com pintura fosca do tempo e nada em ordem motor ruim carroceria feia bancos rasgados mas o marcelo nao resistiu e o comprou rodou um pouco com o carro mesmo assim feliz apesar de tudo e ja chamando atençao aonde quer que fosse diz ele ate hoje nao sei se chamava atençao pela carroceria linda ou o estado deploravel [gallery ids= 307699 307698 307697 307696 307695 307694 307693 307692 307691 307690 307689 307674 ] mas o carro tinha muito a fazer e o marcelo desde cedo um fuçador que hoje faz de tudo de galpoes e moveis a carros inteiros resolveu que o melhor era desmontar o carro inteiro e refaze lo do zero hoje diz maior burrada que alguem pode fazer e essa hoje aconselho vai arrumando o que da aos poucos pois se desmontar vai ficar desmontado e e claro e exatamente o que aconteceu com o bianco dele cinco longos anos se passaram com o carro completamente abandonado mesmo; carroceria na chuva e peças sabe se la onde entulhando casa e garagem parecia que seria mais um daqueles carros que desapareceriam em meio a vegetaçao voltando a natureza para nunca mais rodar mas nosso heroi de repente resolve fazer algo; finalmente restaura o carro agora pintando o de azul e instalando um motor vw com uma preparaçao tradicional de sua regiao aumento para 1 900 cm³ dois carburadores solex 40 cabeçote trabalhado o carro fica bonito e pronto e da muita alegria para seu dono; mas nao era o suficiente diz ele era dificil do motor ficar redondo esquentava dava problema toda hora bebia que nem opala seis cilindros mas nao andava tanto assim insatisfaçao todos sabem e a mae da invençao paralelo a isso o marcelo tinha começado por meio de seu mentor rodolfo perdomo o lolo a trabalhar como mecanico em competiçao tambem começava uma faculdade de engenharia tudo junto o resultado e que trabalhou por anos em carros de stock car f3 f renault e todo tipo de competiçao um longo aprendizado que o ensinou como funciona o mundo de alta performance de verdade [gallery ids= 307686 307685 307684 307683 307682 307681 307673 307668 307667 307655 307654 307656 ] aprendeu a montar e desmontar carros de um dia para outro a fazer acertos de pista e comportamento a entender o que interessa e o que nao interessa em alta performance acredito que performance e do carro todo; meu bianco tem uns 350 cv e gente ai fala que o bom e 1500 com turbo etc nao e; cada carro tem um objetivo e para o meu os 350 sao suficientes todo esse aprendizado o da mais vontade de fazer algo que sempre sonhou desde o inicio para seu bianco um v8 central traseiro para isso comprou um cambio manual de porsche boxster usado por sorte achou seu trambulador na concessionaria stuttgart novo a um preço menor que em desmanche os cabos vieram do ebay americano conseguiu um motor v8 rover de aluminio e 3 9 litros este motor pesa menos de 200 kg entao e ideal para este tipo de coisa apesar de girar baixo e dar ao redor de 165 cv apenas original nessa primeira tentativa de bianco v8 o marcelo cria algo que chama hoje de uma baita de uma ratoeira uma desgraça para andar mas divertida pra caramba faz um chassi a partir de suspensao traseira de variant ii e dianteira do bianco preparada; consegue fazer tudo funcionar mas era obviamente ainda algo precario um ponto importante na sua curva de aprendizado em 2014 o carro esta desmontado de novo marcelo decidido do que quer para seu bianco um v8 audi mas começa a perder as esperanças de encontrar um quando uma pessoa lhe liga um dono de ferro velho que tinha consultado sobre o v8 quatro anos antes encontrou em sao paulo um a8 em estado de zero que tinha batidas bobas na carroceria mas o seguro tinha dado perda total tinha apenas 52 000 km o motor v8 de 4 2 litros estava na mao agora e entao quele começa a construir do zero o carro que voces veem nas fotos nao queria alterar a carroceria do bianco apenas o que foi necessario foi alterado e ainda um bianco portanto; nenhuma admissao de ar e decorativa tudo nele e funcional por exemplo mas um com um chassi e mecanica todo diferente moderno e inspirado em corrida por baixo restomod tributo aos furia furia modernizado tudo isso e muito mais criado com tecnica de pista e o que seria o furia se produzido hoje um carro fenomenal mantendo o entre eixos e carroceria do bianco e com motor/cambio na mao marcelo fez todo o resto ele mesmo o chassi spaceframe as suspensoes duplo a sobrepostas de competiçao com braços feitos a partir de tubos sem costura os dois tanques de combustivel interligados na frente o carro inteiro e mole a carroceria nao e a do seu carro original; e de outro comprada so para tocar este projeto os freios dianteiros vieram de um porsche cayenne; os traseiros sao sobra dos carros de competiçao que trabalhava vieram de um aston martin de corrida que doou tambem os semi eixos traseiros o carro nao demorou a ficar pronto mas ainda muito trabalho foi necessario para chegar aonde esta hoje a saga para achar uma injeçao que controlasse o motor moderno com comandos e coletor variavel e gigante; inicialmente em 2014 teve que comprar por uma fabula em grana uma motec usada e encontrar alguem que soubesse programar mapas nela a saga para fazer o motor funcionar no carro tambem extensa que incluiu fabricaçao de um coletor novo a partir de dois usados pelo marcelo e uma limpeza de bicos milagrosa e barata em uma oficininha especializada em gol quadrado em sua cidade hoje esta com um modulo injepro e o funcionamento finalmente e perfeito mas definitivamente um trabalho nao de dias nem de meses mas de anos o motor da 358 cv a 6600 rpm em dinamometro em um carro de aproximadamente 950 kg de peso mas imagine isso o marcelo fez o carro inteiro chicote eletrico estofamento escapamento paineis internos e de instrumentos ar condicionado usando um radiador de gol bola modificado atras do carro com ventoinha eletrica o carro tem alarme trava e vidros eletricos marcelo fez a pintura da carroceria ele mesmo as rodas que encontrou em uma loja em curitiba sao japonesas rays de 18 polegadas 11 polegadas de tala atras e 9 na frente os pneus foram cuidadosamente escolhidos tinham que ter diametro igual e a largura da roda influi nisso um fornecedor da achilles foi ate ele e montaram e mediram pneus ate encontrar os ideais 255/35 r18 na frente 305/30 r18 atras o resultado e um carro fabuloso criado durante 20 anos por um cara dedicado e com o conhecimento necessario para fazer tudo funcionar mas e a tal engmotors da plaqueta marcelo diz entao sou eu e meu galpao durante esses mais de 20 anos fui acumulando maquinario e por isso poderia fazer outros carros com ele mas tenho um emprego na industria deixei competiçoes ha dez anos e por hobby faço no meu tempo sem estresse; se alguem quer prazo ou reclama de preço tchau mas estou aqui sempre que tenho tempo livre fazendo coisas um rapazinho da cidade vem aqui me ajudar de vez em quando mas e essa a engmotors muitos carros ja passaram por este quadro do flatout cada um deles uma historia incrivel mas acredito que essa e a mais louca de todas se nao soubesse que nao consigo entrar num bianco ia ja para campo largo no parana conhecer isso de perto um carro unico que nunca mais veremos igual um furia de rua renascido gente algo simplesmente fabuloso
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