um dia qualquer voce chega ao trabalho e seus superiores tem uma noticia boa voce fara uma viagem a trabalho para o japao uma semana na pratica na regiao de fuji nao sei quanto a voces mas a primeira coisa que eu faria e descobrir a distancia ate o fuji speedway e se ha museus preparadoras lojas ou encontros de carros na regiao foi mais ou menos isso o que aconteceu com um leitor e colaborador de longa data do flatout o gus loeffler recentemente ele esteve no japao e voltou com centenas de fotos e alguns relatos sobre os lugares mais entusiastas que se pode visitar naquela regiao na primeira parte desta viagem conhecemos os detalhes da sti gallery a casa da subaru tecnica international no japao depois conhecemos a lendaria spoon sports type one e uma das lojas autobacs agora e a vez de conhecermos o museu do fuji speedway um verdadeiro passeio pela historia do automobilismo japones e ai amigos preparados para a ultima parte espero que as duas primeiras tenham sido tao legais pra voces quanto foram pra mim acabei deixando esta visita para enviar por ultimo porque foi a ultima delas no japao e tambem porque foi a mais longa e tem bastante coisa pra contar sempre que se fala em corridas de qualquer categoria no japao duas pistas vem a mente na hora suzuka principalmente por ser o palco da f1 por la ha anos e fuji speedway por ser uma pista lendaria que tambem hospedou o gp do japao alem de varias provas dos mundiais de endurance e claro por fazer parte de varios games de corrida tambem confesso que os games que costumava jogar so tinham suzuka mas de acompanhar as corridas tinha fuji como um dos destinos a visitar assim que tivesse oportunidade e ela chegou mesmo sem saber direito como seriam meus dias livres por la me programei bem antes para conhecer o museu de motorsports que e anexo ao circuito e se fosse possivel tambem a pista o museu acabou de ser reaberto ao publico no inicio de outubro depois da fase mais critica da pandemia por la e os ingressos estao disponiveis para compra antecipada pelo site o complexo tambem inclui um hotel de alto padrao que nao e o padrao do meu bolso com vista para a pista ou para o monte fuji a escolher comprei o ingresso para o penultimo dia da viagem assim teria um tempinho extra pra alguma situaçao nao prevista antes de vir embora acabou sendo uma otima escolha ja que comprei para dia de semana e o museu todo estava praticamente la so pra mim sucesso o museu e mantido pela toyota mas e voltado para todo tipo de carro de corrida de varias epocas independentemente da marca a entrada tem um painel com peças de carro muito bacana e ja de cara um toyota de corrida v8 biturbo o toyota 7 de quase 5 litros e 800hp apesar de parecer insano para o longinquo ano de 1970 o carro foi feito para o regulamento grupo 7 da epoca e nunca correu pois pouco antes da estreia nissan e toyota abandonaram as corridas em busca de meios de controle da poluiçao curioso parece que ouvi algo sobre isso dias atras tambem bom deixa pra la [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 329560 329561 329562 329563 329564 329565 329566 329567 ] o carro exposto e uma replica mas que usa a mecanica completa incluindo rodas e pneus do carro original dos anos 70 passando pelo insano biturbo o piso inferior mostra diversos carros historicos de corrida e videos contam parte da historia de alguns dos construtores famosos como ferdinand porsche kiichiro toyoda fundador da toyota motor corporation em 1937 entre outros carros rarissimos como um bugatti type 35b original stutz bearcat de 1911 que participou da primeira ediçao das 500 milhas de indianapolis ou replicas perfeitas de carros como o ford999 race car de 1902 construido por henry ford um mercedes w25 de 1934 e o primeiro formula 1 da honda o ra272 de 1965 vencedor do gp do mexico daquele ano [gallery type= grid link= file columns= 4 size= large ids= 329589 329590 329580 329584 329585 329587 329588 329586 ] tambem no piso inferior carros da nissan e toyota feitos para brigar com os monstros americanos da can am dos anos 60 [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 329601 329602 329600 329603 ] um nissan/datsun feito para rallys como o mobilgas da australia dos anos 50 que cobria 17 000 km e era o maior e mais duro rally do mundo na epoca tambem faz parte do acervo assim como um esquisito toyopet racer uma mistura de jato com carro do avo do jaspion e alguns litros de saque nao sei bem como definir mas beleza valeu a intençao [gallery type= grid link= file size= medium ids= 329591 329592 329593 329594 329595 329596 ] o acesso ao piso superior e ultimo do museu e obrigatorio pelo elevador e assim que a porta se abre as boas vindas sao dadas por um elegante porsche 904 carrera gts original vencedor da classe prototipo da ediçao de 1964 da targa florio na italia desenhos esquematicos do projeto do motor e chassi e algumas fotos incluindo uma do boxer oito cilindros com quatro imponentes weber te deixam por ali um bom tempo [gallery type= grid size= medium ids= 329608 329609 329610 329611 329612 329613 ] proximo desse cartao de boas vindas estao mais dois classicos participantes da targa florio e mile miglia um deles um elegante cisitalia 202c de 1947 que participou da ediçao de 1948 da mile miglia um carro belissimo e cheio de detalhes imagino o impacto da epoca ao ver um desenho desse tipo deve ter sido marcante pra epoca considerando que ate hoje chama atençao num outro espaço proximo alguns carros feitos para competiçoes americanas um f indy/cart com motor toyota exposto um nascar e um aar toyota eagle mark iii campeao da imsa [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 329619 329620 329621 329622 329623 329624 ] algumas informaçoes interessantes junto com o motor da cart exposto detalhes sobre um damper para que esse motor girasse 17 000 rpm com a confiabilidade necessaria para vencer corridas ou um virabequim de nascar com detalhes da preparaçao e ajuste manual de cada peça com zero micron tolerance e que deu a primeira pole position de um motor toyota na nascar em 2012 com martin truex jr em um dos corredores que rodeiam o piso superior estava a parte que mais gastei tempo carros de rally os dois primeiros um lancer 1600 gsr vencedor do rally safari de 1974 e um nissan/datsun violet de 1981 vencedor por tres vezes consecutivas do rally safari a nissan rally venceu quatro vezes seguida essa prova sendo tres com este modelo violet [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 329625 329626 329627 329628 ] logo em seguida dois dos meus carros da lista de sonhos um toyota celica gt four st185 com a classica pintura castrol vencedor do rally da australia de 1993 e um mais um subaru impreza 555 do mestre mcrae vencedor do rally de acropolis de 1996 originais com marcas de combate ainda espetaculares classicos representantes da era de ouro do grupo a do rally mundial uma fase que gosto muito como expliquei anteriormente pois o regulamento grupo a exigia a produçao de 2500 unidades de rua com as mesmas caracteristicas mecanicas que seriam usadas no rally que sonho um pouquinho mais atras um mitsubishi lancer evo iii 1995 vencedor do rally da australia desse mesmo ano o mesmo carro que despontou no mundial de rally no inicio de 1996 começando a vencer provas ainda em 1996 foi substituido pelo evo iv e que nas evoluçoes seguintes levaria os proximos quatro titulos mundiais 1996/97/98/99 pelas maos do brilhante tommi makinen subaru impreza e toyota celica ja tive a oportunidade de ver e ate entrar nos dois anteriormente mas foi a primeira vez que vi um evo iii de perto impressionante como parece inofensivo visualmente parece o mais fraquinho dos tres so que era um tanque de guerra por baixo sendo imbativel por quatro anos no meio de tantos carros equipes e pilotos fantasticos que fizeram parte dos anos 1990 e do grupo a so pensar que nessa epoca a dupla evo/makinen brigava com didier auriol juha kankkunen carlos sainz colin mcrae ari vatanen francois delecour miki biasion etc etc e etc a lista era enorme nao tinha nenhum bobo e sem contar que nas provas de asfalto ainda sofriam com os carros f2 aspirados de traçao dianteira de philippe bugalski gilles panizzi e o monstro jean ragnotti so pra citar alguns continuando a visita chega entao uma outra parte pra gastar bastante tempo endurance mais especificamente 24h de le mans e la esta ele pertinho limpinho perfeito estado mazda 787b o famoso quatro rotores vencedor da ediçao de 1991 que teve um dos tres monstros pilotado pelo amigo/lenda maurizio sala que carro lindo ao vivo bem menor do que eu imaginava o museu preparou uma surpresa pra quem chega perto do carro um sensor na lateral ativa um sistema sonoro que reproduz o som do motor ligando em lenta saindo do box e depois reproduz o carro passando tudo em alta qualidade um detalhe muito legal pra fechar o cenario de um dos carros mais iconicos de todos os tempos do motorports mundial atras do carro um motor exposto com o sistema de cornetas variavel bem interessante o maurizio em uma das sempre otimas conversas sobre essa epoca explicou sobre o funcionamento delas e os ganhos em baixas rpm muito bacana de poder ver de perto e em detalhes ao lado da lenda 787b um bonito toyota ts 020 das 24h de le mans de 1998 pilotado por ukyo katayama toshio suzuki e keiichi tsuchiya sim ele mesmo o famoso dorikin rei do drift saindo da area de le mans um toyota f1 pilotado por kamui kobayashi e ao lado do carro um par de pistoes e bielas montados num toquinho de virabrequim juntamente com a embreagem usada no motor f1 muito interessante ver os detalhes dos pistoes e impressiona o tamanho minusculo da embreagem mesmo considerando que e uma multidisco de carbono dois pneus em corte um de rua e um de corrida mostram as diferenças construtivas entre eles em detalhe muito bacana e bem complicado fazer essas vistas em corte em um pneu no centro de desenvolvimento da marca que trabalho existe uma equipe especializada nesse tipo de corte seja para exposiçao ou para analises e quase um artesanato o que os caras fazem e muito bacana de ver a execuçao um motor yamaha ox66 v6 de doislitros aspirado tambem aparece exposto com partes separadas como cabeçote de cinco valvulas por cilindro pistao e biela e informaçoes tecnicas da construçao desenvolvido para ser compacto leve confiavel e potente alcançava quase 330 hp a 11 000 rpm se pensarmos que isso foi feito em 1987 e um resultado bastante respeitavel a ultima ala da exposiçao traz classicos dos campeonatos japoneses de turismo como o toyota supra turbo a azul de 1990 um gt r r33 do jgtc de 1999 com a famosa pintura amarela e preta da pennzoil um nissan r391 de 1999 uma das duas unidades produzidas e vencedor dos 1000 km de fuji do mesmo ano um raro e caro toyota 2000gt o primeiro carro japones com reais condiçoes de desafiar os esportivos europeus dos anos 1960 somente 351 unidades foram produzidas e o carro exposto foi montado como uma replica do modelo que participou do desafio de recorde de velocidade de 78 horas aprovado pela fia em outubro de 1966 um 2000gt quebrou tres recordes na classe 1500 2000cc durante o desafio 72 horas com media de velocidade de 206 02km/h 15 000 milhas com media de velocidade de 206 04km/h e tambem 10 000 milhas media de 206 18km/h pra fechar o andar um lindo honda nsx r branco e um novissimo toyota supra hks preparado para drift uma curiosidade sobre o nsx uma das pistas utilizadas no desenvolvimento do carro foi o campo de provas da yokohama em daigo principal fornecedor dos pneus originais do nsx tem uma placa na entrada do circuito misto do complexo mencionando que la foi desenvolvido o nsx e pilotado por um cara chamado ayrton senna assim que terminei de babar em todos os carros um simpatico funcionario estava parado ao lado do elevador que levaria ao 3º piso que e onde fica o cafe o deck com vista para a pista e a recepçao do hotel fuji speedway ele veio falar comigo comentando que reparou que gastei bastante tempo observando cada detalhe de cada carro e agradeceu por isso expliquei que alem do museu ser lindo varios dos carros ali expostos eu nunca pude ver de perto e nao sabia quando teria outra chance por isso a minha demora acabou que ficamos mais de uma hora conversando cara muito gente boa e que deixou as portas abertas para uma proxima visita tambem se dispondo a cuidar de qualquer amigo que queira visitar o museu bastando avisa lo o cafe tem uma vista bacana pra curva final da pista que infelizmente nao pude visitar pois estava acontecendo um treino para certificaçao de pilotos meio que um trackday com varios torpedos andando e alguns carros de corrida misturados como gtr r35 e porsche 991 gt3 foi uma experiencia muito legal varios carros incriveis em um ambiente extremamente caprichado o ingresso nao e caro cerca de r$ 70 para chegar ate la nao e muito complicado mas e um pouco longe sao dois trens basicamente o ultimo indo ate a estaçao de gotemba da estaçao ate o museu sao uns 20min de taxi ou nao sei quanto tempo de onibus meu plano era ir de busao mas a frequencia nao e muito alta e onde ele para fica ha 30 minutos caminhando ate chegar acabei indo de taxi que nao e nada barato cada trecho de taxi custa em torno de r$ 140 cada trecho mesmo assim valeu a pena e descobri que algumas oficinas e preparadoras conhecidas ficam nesta regiao entao se eu tiver chance vou passear por esses lados novamente e ver o que mais encontro la por perto e assim terminou a viagem deste ano com aquela vontade de ir de novo logo e tentar achar outras oficinas em uma proxima viagem penso em tentar encontrar e visitar a oficina top secret visitar a mooneyes na cidade de yokohama voltar a galeria da sti para ver o que vai estar exposto e buscar conhecer outras pistas e coleçoes quem sabe em 2023 valeu flatout pela oportunidade de dividir isso com todos um grande abraço e if in doubt flatout
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.