ha exatos dez anos em 6 de fevereiro de 2005 morreu adu celso voce certamente nao viu noticias na tv nem programas especiais sobre ele e se voce tem menos de 30 anos e bem provavel que nem saiba quem foi esse cara eduardo celso santos foi nada menos que o primeiro piloto brasileiro a vencer uma prova do circuito mundial de moto gp — seu feito foi conquistado 20 anos antes da vitoria de alex barros no gp da espanha em 1993 em sua homenagem contaremos um pouco da historia deste heroi quase esquecido das pistas adu celso era um garoto de familia abastada vivia nos jardins em sao paulo perto da casa de um ilustre amigo de infancia chamado emerson fittipaldi ambos eram apaixonados por motociclismo adu chegou a emprestar a moto com a qual emerson disputou sua primeira competiçao antes de debandar para as quatro rodas e com estilos de pilotagem parecidos rapidos como flechas e precisos como relogios capazes de tangencias perfeitas e identicas dezenas de vezes sem erros nos anos 1960 adu celso começou a se destacar pela seriedade em um tempo em que ser piloto de moto era sinonimo de suicidio a curto prazo cuidava da preparaçao de seu equipamento com profissionalismo e adquiriu um enorme conhecimento tecnico na hora dos ajustes e acertos alem disso desenvolveu uma tecnica de largada relampago fundamental nas provas em que era preciso ligar as motos e largar mas as competiçoes de moto eram poucas no brasil junto com o amigo luiz celso giannini tomou uma atitude inedita e radical em 1970 decidiu aos 24 anos enfrentar tudo e todos incluindo sua familia e foi tentar a sorte na europa radical porque alem do total desconhecimento do que lhe esperava uma velha confusao entre as confederaçoes nao permitia que pilotos brasileiros competissem nos eventos da federaçao internacional — a cbm nao era filiada a fim junto com luiz celso giannini adu acabou indo para a holanda — onde ficava a sede europeia da yamaha e da valvoline seu principal patrocinador la ele se filiou a federaçao local para disputar o campeonato holandes de motociclismo [gallery link= file ids= 38370 38372 38373 ] sem o apoio do dinheiro dos pais adu teve de se virar chegou a morar numa barraca dentro do autodromo de zandvoort onde treinava todos os dias a partir dai suas qualidades o fizeram subir degrau por degrau disputou o campeonato europeu em 1971 e chegou ao mundial em 1972 nas categorias 250 e 350 cc competindo contra nomes historicos como mike hailwood futuro piloto de f1 jarno saarinen campeao daquele ano e giacomo agostini possivelmente o maior motociclista de todos os tempos nessa epoca ja contava com o apoio semi oficial da yamaha alem dos bons resultados como um terceiro lugar no gp da suecia ganhou o apelido de indio brasileiro por causa de seus cabelos longos negros e lisos no ano seguinte 1973 pontuou na maioria das corridas ate chegar na ultima etapa do campeonato no autodromo de jarama na espanha largou em decimo sexto mas logo ja estava na quinta posiçao na volta nº 26 assumiu a liderança e manteve a ponta ate sua yamaha tz 350 receber a bandeirada com direito a um novo recorde para motos na pista foi a primeira vitoria de um brasileiro no mundial e mesmo com a precariedade dos meios de comunicaçao virou noticia no pais ao final da temporada era o setimo melhor piloto do mundo na classificaçao as expectativas eram excelentes para 1974 mas a sorte nao ajudou voltando da belgica para a holanda de carro ao tentar desviar de um coelho na pista uma das rodas saiu do asfalto e fez adu perder o controle de seu mercedes 280s na batida contra as arvores quebrou as duas pernas teve se se submeter a placas e pinos e demorou quase um ano para se recuperar na volta em 1975 disputou o mundial das 500 cc sem muito sucesso voltaria ao brasil na condiçao de idolo arrastando grandes publicos para provas que ficariam na memoria do motociclismo nacional como a taça centauro e o campeonato latino americano abandonou as competiçoes de moto em 1979 mas continuaria correndo agora sobre quatro rodas na formula 2 uma evoluçao da super ve chegou a conquistar duas vitorias antes de abandonar de vez as pistas no inicio da decada de 80 para quem viveu sua epoca adu celso era uma figura quase mistica frio e calmo com uma expressao facial misteriosa vestia um macacao preto e ostentava no capacete uma cruz de lorena em vermelho bem na altura da testa tal como ayrton senna sempre procurou garantir para si o melhor equipamento e a melhor estrutura o que causava ciumes e criticas por parte de seus concorrentes menos favorecidos tambem evitava andar de moto no transito ao contrario da maioria dos pilotos da epoca que costumavam pagar com a vida o prazer de disputar rachas pelas ruas da cidade de comportamento reservado era no entanto muito querido pelos amigos e admirado pelos fas que sempre tratou com bastante atençao depois que abandonou as corridas adu seguiu a vida com empreendimentos imobiliarios viveu muito bem mas sumiu do noticiario tanto que sua morte em fevereiro de 2005 aos 59 anos passou praticamente em branco pelas revistas jornais e televisoes um idolo esquecido mas la fora onde atingiu o apice da carreira continuou bastante respeitado foi homenageado na holanda em 1998 quando o centenial tourist trophy reuniu todos os vencedores de gps e chegou a virar selo comemorativo em 2002 tambem na holanda uma de suas tz 350 foi encontrada pelo empresario roberto keller e restaurada em seus minimos detalhes um ano antes de morrer em 2004 adu encontrou o exemplar subiu em cima e ligou o motor como fazia em seus velhos tempos a moto de valor incalculavel para a historia do motociclismo brasileiro hoje repousa na sala de estar de keller foto motos classicas 70 os feitos de adu celso so seriam igualados vinte anos depois por alexandre barros outro mestre que tambem merece um post especial
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