A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Car Culture História

O Jaguar transformado em Porsche que venceu as 24 Horas de Le Mans em 1996 e 1997

A vitória do Porsche 962C nas 24 Horas de Le Mans de 1987 marcou o fim de uma era de ouro para a companhia de Stuttgart. No ano seguinte, 1988, quem venceu foi o Jaguar XJR-9 que ficou aos cuidados da Tom Walkinshaw Racing (ou só TWR). Quem diria que, oito anos depois, a mesma TWR transformaria um de seus últimos Jaguar em um Porsche e venceria de novo? Sim, o Porsche WSC-95 que venceu as 24 Horas de Le Mans em 1996 e 1997 era, tecnicamente, um Jaguar XJR-14 com motor flat-6 alemão. E ele nem foi feito para competir no circuito de La Sarthe, na verdade. Com o Mundial de Turismo disputado na Europa cada vez mais decadente, a Porsche foi uma das fabricantes que decidiram priorizar outras categorias. Enquanto marcas como McLaren, Peugeot e Mercedes migraram para a Fórmula 1, a Porsche foi tentar a sorte no circuito de endurance dos EUA em 1995, com a intenção de competir na IMSA (Intenational Motor Sports Association). A fabricante alemã encontrou uma forma eficiente, rápida e barata de

Matérias relacionadas

É assim um Nissan Skyline GT-R R34 V-Spec II Nür praticamente zero-quilômetro

Dalmo Hernandes

Jay Kay: a coleção de carros absurda do vocalista do Jamiroquai

Dalmo Hernandes

Leilão bate recorde de vendas com mais de US$ 113 milhões — veja os carros mais caros

Dalmo Hernandes