ha quase 15 anos no distante ano de 2001 as vertentes automotivas eram um pouco diferentes de hoje quer um exemplo o drifting era popular apenas no japao os carros antigos eram coisa para entusiastas mais experientes em todos os sentidos os estilos jdm eurolook e german look ainda eram apenas caracteristicas regionais de seus respectivos paises e mavericks dodges e opalas eram vendidos por pouco mais que um jogo de rodas com pneus na verdade no fim dos 1990 os eua viram o crescimento de uma nova cena automotiva bastante diferente dos tradicionais hot rods e muscle cars nativos da america a chamada import tuner algo que podemos traduzir como preparaçao de importados nesse caso nao se trata exatamente de carros importados mas sim de marcas estrangeiras como volkswagen toyota nissan/datsun honda e mitsubishi — estas ultimas vindas do japao como soluçao economica para a crise do petroleo no inicio esses carros eram meio ridicularizados pelos americanos afinal eles usavam motores de quatro cilindros com deslocamento baixo e tinham porte compacto — bem diferentes do que o publico americano havia aprendido gostar e estava acostumado mas com o tempo e uma pequena ajuda de esportivos como os z cars da nissan toyota supra mitsubishi starion e honda nsx o potencial dos modelos importados mais acessiveis aos jovens de classe media como os civic crx mr2 datsuns e afins começou a ser explorado pelos preparadores e pelos novos entusiastas como estamos falando dos eua onde as demandas sao rapidamente e facilmente atendidas nao demorou para que um grande mercado de peças de preparaçao se desenvolvesse alavancando popularizaçao da nova cultura [youtube id= lpu2jt8t9ak width= 620 height= 350 ] definir marcos historicos e sempre um trabalho complexo e que requer a observaçao de varios fatores mas no caso da cena import podemos dizer seguramente que seu primeiro grande evento foram as drag wars realizadas a partir de 1997 tratava se de um evento de arrancada aberto unicamente aos carros de marcas nao americanas que consolidou a cena import tuner nos eua que por sua vez teve seu auge ao inspirar o primeiro filme velozes e furiosos the fast and the furious 2001 a ideia ali era mostrar que havia uma cena que ainda era desconhecida e usa la como pano de fundo para a trama uma historia que nos contamos neste post sobre o toretto do mundo real e por isso que vemos apenas dois carros americanos a f 150 de brian e o charger de dom nos 106 minutos do filme tambem e por isso que o unico carro europeu que protagoniza o filme nao e um porsche 911 nem um bmw m3 mas sim um modesto jetta mk3 e ele nao tinha estilo germanlook em vez disso o jetta 1995 que pertencia ao personagem jesse — um dos membros da familia de toretto — tinha rodas de 19 polegadas dianteira modificada com farois de golf body kit aftermaket e os tipicos grafismos da cena tuner da epoca o modelo original era mecanicamente era identico ao golf glx mexicano que tivemos por aqui equipado com um motor 2 0 8v muito parecido com os ap porem com cabeçote de fluxo cruzado era a resposta da volkswagen ao civic ao corolla e ao sentra os compactos japoneses mais populares nos eua o desempenho nao empolgava — eram 116 cv 10 5 segundos de zero a 100 km/h e maxima de 200 km/h mas como os brasileiros os americanos tambem descobriram o potencial deste motor quando sobrealimentado o proprio jesse confiava tanto no turbo do seu vw big ap threeandahalfkilos que o colocou para correr contra um honda s2000 com mais de us$ 10 000 em upgrades valendo as chaves do carro e logico que ele levou um couro do japa e perdeu o jetta — e depois se recusou a entrega lo e acabou assassinado pelos asseclas de johnny tran [youtube id= kljcwb1apyo width= 620 height= 350 ] diferentemente da maioria dos carros de hollywood e como varios outros carros de velozes e furiosos o jetta do jesse foi realmente transformado em um legitimo import tuner com preparaçao de primeira na verdade a preparaçao e melhor que a de muitos carros premiados em feiras e eventos va vendo o motor ganhou comando de 260 graus com polia ajustavel coletor de admissao eurospeed sistema de nitro com injeçao no coletor filtro esportivo k&n cabos de vela nology de 10 mm escape de inox sebring tuning com saida dupla de fibra de carbono da dtm e ecu ams a suspensao original foi trocada por coilovers da h&r e barras estabilizadoras da eibach os freios usam discos de 343 mm na dianteira com pinças de quatro pistoes da brembo o visual careta do jetta original ficou bem mais descolado com as rodas konig tantrum 19x8 pintadas de branco bodykit rs racing series da wings west alargadores de para lamas do modelo europeu vento retrovisores hagus sport farois hella duplos e a asa traseira estilo commando por dentro os bancos originais deram vez a um par de conchas supersport da sparco os cintos de tres pontos foram trocados por um modelo de quatro pontos da rci o acabamento interno e todo de couro preto os pedais de titanio a manopla do cambio e de fibra de carbono os instrumentos sao da gauge works e auto meter e ha ate uma gaiola autopower com suporte para camera e como todo carro tunado da epoca o jetta tambem tem vocaçao para pancadao com um sistema de audio composto por um radio alpine cva 1000 dois magazines de cd isso e muito 2001 com capacidade para 18 discos no total um clarion vcr aparentemente um video cassete dois subwoofers swr de 12 polegadas e claro um playstation 2 o unico problema para os entusiastas e que o carro e automatico mas tudo bem e um legitimo carro de velozes e furiosos agora o mais legal e que o jetta nao ficou abandonado em um galpao empoeirado da universal studios como certos herois automotivos do cinema ele foi vendido a colecionadores e acabou na mao do ator e piloto frankie muniz mais conhecido por seu papel de agente teen que agora decidiu vende lo em um leilao da barrett jackson no proximo dia 21 de janeiro o carro foi autografado por paul walker chad lindberg o ator que interpretou jesse e pelo diretor rob cohen o valor inicial do leilao nao foi divulgado
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