eu sou fa do lada niva nunca escondi de ninguem o utilitario sovietico foi lançado em 1977 depois de pelo menos cinco anos de testes foi o primeiro suv produzido em serie com construçao monobloco e estiloso ao menos para mim e eu sei que este e um criterio subjetivo e bem ja completa mais de 40 anos sem alteraçoes profundas em seu projeto e com o mesmo visual basico [gt40 content search= lada widget= 1 ] para minha sorte o niva foi importado para o brasil oficialmente entre 1990 e 1997 com um pequeno lote de algumas dezenas de unidades importadas por um concessionario em 1999 e ao lado de outros modelos da lada como o laika e o samara ajudou a fabricante a chegar a marca dos mais de 70 000 carros vendidos os carros sovieticos que vieram para o brasil e venderam razoavelmente bem em 1991 1992 e parte de 1993 foi quando entrou em vigor a legislaçao para carros populares que tornou o lada pouco atraente frente a opçoes mais estabelecidas o golpe final veio em 1996 quando o governo aumentou os impostos para companhias que nao tinham fabricas instaladas no pais matando o maior argumento de vendas da lada o preço baixo isto nao impediu contudo que os fas do lada niva continuassem cultuando o 4x4 como uma das melhores opçoes para encarar trilhas pesadas e logo surgiram receitas para adaptar peças mais comuns de outros carros no utilitario russo afinal ele foi criado para as condiçoes severas das vias siberianas ou mesmo a falta delas e assim nao e qualquer obstaculo que e capaz de tira lo de circulaçao para minha sorte o niva nao e um carro caro e no brasil com menos de r$ 30 mil e possivel comprar um exemplar em otimo estado talvez ate com motor ap bem mais robusto e facil de manter que o original da lada agora ja imaginou pagar dez vezes este valor por um niva todo surrado que provavelmente nem e capaz de rodar pois esta possibilidade existe ha um lada niva prestes a ser leiloado pela rm sotheby s que de acordo com a agencia de leiloes britanica tem chances de ser arrematado por £ 75 000 ou exatos r$ 305 307 em conversao direta na cotaçao de hoje dito isto a rm oferece uma boa justificativa o niva em questao fabricado em 1979 participou do rali paris dakar em 1981 nao ele nao ganhou sequer conseguiu terminar a prova como voce deve saber especialmente se ja leu este post o paris dakar hoje rally dakar e um dos ralis de resistencia mais impiedosos do planeta disputado desde em 1977 o piloto frances thierry sabine ficou perdido no meio do deserto do tenere no coraçao do saara norte do continente africano ele conseguiu voltar para casa depois e desta desventura surgiu a ideia de disputar uma corrida naquele mesmo deserto no ano seguinte com o passar dos anos o paris dakar mudou algumas vezes de localizaçao e atualmente apesar de sequer ser realizado no eixo entre a europa e a africa manteve o nome rali dakar por uma questao de popularidade na frança o lada niva era vendido pela importadora do empresario jacques poch que se tornou o representante oficial da lada naquele pais o carro que aparece nas fotos foi comprado por um homem chamado françois jeanson que inscreveu se na ediçao de 1981 do paris dakar com seu filho como navegador era a terceira ediçao da prova cuja largada aconteceu em paris no dia 1º de janeiro com a chegada em dakar no senegal prevista para o dia 20 o jipe recebeu peças de fibra de vidro na carroceria capo tampa do porta malas e portas suspensao reforçada protetores para os para choques dianteiro e traseiro luzes auxiliares e um tanque de combustivel com maior capacidade o motor de 1 6 litro carburado com apenas 76 cv nao foi modificado e nem o sistema de traçao 4x4 com reduzida o carro ganhou a inscriçao #167 e foi um dos doze exemplares do niva a participarem do paris dakar em 1961 outros 170 carros 15 caminhoes e 106 motocicletas foram inscritos e como e bem conhecido apenas uma fraçao destes veiculos terminou a prova a rm nao da detalhes sobre o andamento da prova para o lada niva dos jeansons mas e conhecido que ele abandonou prova antes do fim [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] o carro permaneceu com a familia jeanson ate 2009 quando foi comprado por seu atual proprietario este conhecendo o historico do carro decidiu preserva lo como estava desde os anos 80 e o deixou em sua coleçao por quase uma decada o niva acompanha toda a papelada que registra sua participaçao no paris dakar incluindo artigos de revistas e fotografias e o suficiente para justificar um valor estimado em r$ 300 000 dificilmente se tratando de um lada niva tanto que o carro visualmente lembra bastante qualquer outro niva preparado para trilhas que possa eventualment ser vendido e como dissemos ele muito provavelmente ele sequer esta em condiçoes de rodar veremos depois do dia 5 de setembro data para a qual esta marcado o leilao em londres no reino unido agora se os caras esperam arrecadar ate r$ 300 000 por um lada niva que nem terminou o rali dakar imaginamos qual seria o valor estimado pelo exemplar que chegou na terceira colocaçao naquela mesma prova o carro foi inscrito por jean claude briavoine e bernard clerisse que haviam participado da ediçao anterior em 1980 eles conseguiram o apoio do importador jacques poch e com isto tiveram condiçoes de preparar melhor o niva para a prova o que lhes rendeu o 3º lugar na classificaçao geral atras apenas de um range rover v8 e de um prototipo de buggy [youtube id= hftdcrdpg5u width= 620 height= 350 ] no ano seguinte 1982 a dupla briavoine/clerisse ficou com a segunda colocaçao perdendo apenas para um renault 20 turbo
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.