FlatOut!
Image default
Car Culture Zero a 300

O Lada Niva mais caro do mundo: você pagaria R$ 300 mil (!) por ele?

Eu sou fã do Lada Niva, nunca escondi de ninguém. O utilitário soviético foi lançado em 1977, depois de pelo menos cinco anos de testes, foi o primeiro SUV produzido em série com construção monobloco, é estiloso (ao menos para mim, e eu sei que este é um critério subjetivo) e, bem, já completa mais de 40 anos sem alterações profundas em seu projeto e com o mesmo visual básico. Para minha sorte o Niva foi importado para o Brasil oficialmente entre 1990 e 1997 (com um pequeno lote de algumas dezenas de unidades importadas por um concessionário em 1999) e, ao lado de outros modelos da Lada, como o Laika e o Samara, ajudou a fabricante a chegar à marca dos mais de 70.000 carros vendidos. Os carros soviéticos que vieram para o Brasil, e venderam razoavelmente bem em 1991, 1992 e parte de 1993. Foi quando entrou em vigor a legislação para carros populares, que tornou o Lada pouco atraente frente a opções mais estabelecidas. O golpe final veio em 19