simon kidston famoso negociante ingles de carros antigos de primeira linha estava nos anos 1990 trabalhando na casa de leilao brooks of london quando recebe uma ligaçao de uma familia de barcelona um tio havia falecido sem herdeiros e os sobrinhos obviamente uma familia de old money estava querendo se desfazer do que ele deixara aparentemente o tio era um classico playboy dos anos 1960; o que deixara era realmente interessante [caption id= attachment_387077 align= alignnone width= 1095 ] kidston com outro lamborghini achado [/caption] a unica foto que kidston tinha era de um porsche 906 de competiçao o carro que a familia acreditava ser o de mais valor mas ao fundo da foto um carro mostrava sua silhueta mas uma que nosso heroi nao reconheceu imediatamente ele e o 906 faziam uma viagem para barcelona valer a pena kidston conversa com a discreta familia que nao quer se identificar vao ate uma rua de comercio movimentada da cidade onde uma porta de metal de correr e aberta para que ele possa ver o que estava dentro cobertas de po estavam varias motocicletas uma lancha o 906 e la no fundo um lamborghini mas um que kidston nao reconheceu imediatamente; atras um logotipo dizia jarama nome de um 2+2 da marca nos anos 1970; mas certamente esta carroceria era mais antiga que 1970 o que seria somente mais tarde com alguma pesquisa descobriu [caption id= attachment_387078 align= alignnone width= 2048 ] lamborghini 400 gt monza[/caption] tratava se de uma descoberta incrivel um carro unico baseado no 400 gt criado em 1966 mas que se julgava desaparecido para sempre o lamborghini 400gt monza o primeiro lamborghini a gente ja contou aqui no flatout a historia toda da plataforma basica deste carro encontrado em barcelona o 350 gt/400 gt primeiro carro de produçao da casa de santa agata bolognese mas aqui vai o tl;dr para quem esta com preguiça de ler ou reler aquela materia https //flatout com br/o primeiro lamborghini/ ferruccio lamborghini e sua startup dos anos 1960 queriam fazer algo melhor que ferrari; por isso o primeiro lamborghini deveria ter motor dianteiro v12 e traçao traseira como o ferrari 250 gt o entre eixos pretendido era de 2550 mm bem na faixa do ferrari que podia ser 2400 ou 2600 mm mas as semelhanças parariam nisso para derrubar o comendador do pedestal teria que avançar o estado da arte deste tipo de carro [caption id= attachment_387082 align= alignnone width= 2048 ] gtv so estilo[/caption] o motor encomendado para bizzarrini seria tambem um v12 de aluminio mas para ser mais sofisticado seria dohc o ferrari era sohc e deslocaria 3 5 litros 3 0 no ferrari para dar pelo menos 350 cv confortavelmente acima a potencia maxima do 250 ferrari que chegava a 300 cv no 250 gto mas normalmente tinha 240 a 280 cv na verdade no contrato do projeto havia uma clausula para cada 10 cv acima ou abaixo do objetivo 350 cv a ser medido por um observador independente o valor do pagamento aumentaria ou diminuiria proporcionalmente bizzarrini um cara pragmatico e logico tomou essa clausula como um desafio criou um monstro usando uma bateria de seis weber duplos verticais o primeiro teste do motor acabou com briga atingiu 358 cv a rotaçao estratosferica de 9 800 rpm e torque de 33 mkgf a altos 6 000 rpm usando carburadores de 38 mm o engenheiro tinha em maos mais seis weber de competiçao de 40 mm e pretendia testa los tambem esperando 400 hp a 11 000 rpm um briga terrivel eclodiu bizzarrini vai embora expulso seu motor fica amansado pelos jovens engenheiros de lamborghini o primeiro carro o gtv era na verdade um conceito que nunca andou; depois virou o 350 gt de produçao em 1964 o trabalho de teste do chassi de motor dianteiro e suspensoes independentes e carroceria de touring fica a cargo do collaudattore bob wallace com ajuda da ecletica oficina de giorgio neri e luciano bonacini ferruccio tambem incumbiu dallara e wallace para desenvolver uma versao mais mansa do v12 de aluminio dohc de bizzarrini dallara arregaçou as mangas adotou primeiro carter umido normal ao inves do seco reduziu a taxa de compressao dos 11 0 1 para 9 4 1 realocou os distribuidores para posiçoes mais acessiveis trocou os comandos por perfis mais calminhos e finalmente mexeu bastante em carburaçao o resultado foi altamente satisfatorio o motor de media 77 x 62 mm para um total de 3 465 cm³ e dava 280 cv a 6500 rpm e 33 mkgf a 4500 rpm a suspensao era totalmente independente com duplo a sobreposto e coilovers barras estabilizadoras existem tambem na frente e atras a direçao era alema da zf rosca e sem fim; os pneus radiais 205/70 r15 e os freios a disco nas quatro rodas o carro media 4 640 mm num entre eixos de 2550 mm e pesava 1450 kg; era um carro grande mas dois lugares apenas podia acelerar de 0 100 km/h em 6 8 segundos e de 0 160 km/h em 16 3 segundos a velocidade maxima era de 254 km/h apenas 120 carros foram feitos de 1964 ate 1966 em 1966 aparece o 400 gt basicamente o mesmo carro um 350 gt com motor de quatro litros o total era de 3 929 cm³ na verdade um 3 9 litros e dava agora 320 cv apenas 22 carros foram feitos em 1966 antes da troca para o 400 gt 2+2 em 1967 [caption id= attachment_387079 align= alignnone width= 2048 ] 350 gt[/caption] o 2+2 por incrivel que pareça mantinha o mesmo entre eixos de 2550 mm o espaço extra foi conseguido trabalhando apenas na carroceria e ainda assim e dificil de ver a diferença; um trabalho de empacotamento deveras interessante a linha de teto e diferente com janelas laterais maiores e um vidro traseiro menor alem de uma serie de outras mudanças mais sutis o assoalho e ligeiramente mais baixo enquanto a linha da cintura e mais alta e assim se conseguiu os assentos +2 [caption id= attachment_387084 align= alignnone width= 2000 ] 400 gt[/caption] o primeiro chassi 350 gt foi fabricado por neri e bonacini que continuaram a atuar como fornecedores de chassis ate o inicio da produçao quando o trabalho foi entregue a marchesi chassi e carrocerias eram montadas na touring que entao entregava conjuntos completos para a fabrica da lamborghini que montava a mecanica o 400 gt monza pois bem e o 400 gt monza a historia deste carro unico aparentemente começa com uma encomenda de um cliente americano para a neri & bonacini um carro de corrida para le mans usando o chassi do 350 gt em 1964 mas o projeto acaba por morrer como carro de competiçao o cliente se desinteressa; o carro e oferecido para a lamborghini que o termina em 1966 ja com o novo motor e a designaçao 400 gt giorgio neri disse para a revista octane em 2005 o desenho foi feito por mim e luciano bonacini nos fizemos o desenho em um gaiola de arames moldados nas formas que queriamos e depois revestimos de aluminio foi tudo feito em cima do chassi em tamanho real sem desenho algum a gente fazia a forma davamos alguns passos para tras para ver o resultado mudavamos algo e assim por diante quando ficamos felizes com a forma terminamos a carroceria neri disse que fazer o vidro que e unico para o carro foi dificil; cinco tentativas e cinco vidros quebrados foram necessarios para se chegar no resultado final dentro a instrumentaçao e a do 400 gt mas todos os switches estao descritos em ingles; certamente herança da encomenda original o volante e do 350 gt e o chassi tambem o carro era um real misterio ate sua descoberta; apareceu esporadicamente em algumas publicaçoes de epoca mas sem muito alarde a autosprint italiana mostrou fotos do carro sendo construido na neri & bonacini dizendo que era um novo lamborghini de competiçao em agosto de 1966 peter coltrin que morava em modena entao faz uma analise do carro para a road & track americana que aparece na ediçao de novembro de 1966 dizendo que o carro era unico e uma encomenda para corridas no lançamento do miura em 1967 no circuito espanhol de jarama a publicaçao francesa l’automobile disse que o carro foi mostrado ja com o logotipo monza sabemos que logo apos o carro foi exposto pela lamborghini no salao de barcelona; foi ali que o tal playboy catalao comprou o carro aparentemente queria o miura como todo mundo entao; ao saber que teria que esperar no minimo seis meses e o monza podia ser comprado imediatamente assim o fez [gallery ids= 387102 387100 387098 387096 387094 387087 ] a familia disse a kidston que o tio nunca trabalhou nunca casou teve milhoes de namoradas e a vida toda se dedicou a acabar com o dinheiro herdado era caçador pescador e especialmente piloto de corridas em motocicletas e carros o porsche 906 era seu segundo carro de corrida depois de um mini cooper preparado e parece que depois do 906 teve um alfa romeo 33 cujo paradeiro era entao desconhecido e outra frente de trabalho para kidston em homenagem ao circuito espanhol o novo dono do 400 gt monza o renomeou jarama com um logotipo atras muito antes da lamborghini adotar o nome no seu 2+2 desenhado por marcello gandini o primeiro dono adicionou tambem mata cachorros tubulares na frente e atras por algum motivo o carro marcava no momento da descoberta pouco mais de 7000 km no odometro sendo fechado naquela tumba onde foi encontrado no fim dos anos 1970 o tal tio playboy faleceu em 1990 um carro cuja existencia era totalmente desconhecida e esquecida enquanto passava 30 anos escondido numa loja abandonada em barcelona com o movimento intenso da rua la fora totalmente alheio do tesouro ali guardado depois de anos de negociaçoes com a familia carro foi leiloado em londres em 2006 e vendido por £177 500 a calculadora de inflaçao do bank of england nos diz que isso e equivalente a £307 380 hoje; exatamente r$ 2 290 482 tesouro indeed
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