um aspecto interessante da cultura do automobilismo japones e que por mais que o objetivo de uma equipe de corridas seja obviamente vencer nao e preciso necessariamente levar o caneco para casa temos a impressao de que os japoneses dao mais valor ao espetaculo do que a vitoria em si e isto acabou transformando alguns carros que sequer venceram uma corrida em lendas como o honda nsx r gt da spoon sobre o qual falamos ontem que foi o terceiro colocado no grand prix de macau em 2009 mas por ser um legitimo carro de corrida feito por ichishima san o guru dos honda preparados com base em um dos esportivos mais incriveis ja feitos pela marca [gt40 content search= nissan widget= 1 ] da mesma forma o carro sobre o qual viemos falar agora nao foi um grande vencedor o nissan skyline gt r r32 da team taisan com o qual keiichi tsuchiya e seu mentor kunimitsu takahashi competiram na temporada de 1991 do japanese touring car championship o jtcc nao foi o grande vencedor naquele ano mas era um carro belissimo veloz e com preparaçao de alto nivel conduzido por dois dos maiores nomes do dorifuto no mundo todo e isto por si so garantiu que o carro entrasse para a historia a team taisan foi fundada em 1983 iniciando sua trajetoria no wec o campeonato mundial de endurance em parceria com a porsche sua primeira vitoria aconteceu nos 500 km de fuji no circuito de fuji speedway com o porsche 956b e kunimitsu takahashi revezando o volante com seu irmao kenji as provas de longa duraçao continuaram sendo um dos fortes da taisan nas decadas seguintes e a equipe disputou todas as ediçoes das 24 horas de le mans entre 2000 e 2006 dito isto a team taisan começou a se destacar de verdade na decada de 1990 quando começou a participar do jtcc kunimitsu takahashi para quem nao lembra foi o piloto que popularizou as derrapagens controladas nos eventos profissionais do japao mas tambem era um excelente piloto de grip e foi um dos nomes mais importantes da historia da taisan na epoca ao todo ele participou de 174 eventos em sua carreira boa parte deles pela taisan mas como contamos no post com sua historia ele começou sua carreira como piloto profissional de automoveis na decada de 1970 apos uma bem sucedida incursao pelo motociclismo e keiichi tsuchiya foi um dos que o viram competir naquela epoca na decada de 1990 tsuchiya ja era um piloto conceituado nas provas de turismo do japao e acabou contratado pela taisan o que o levou a dividir a tarefa de pilotar o nissan skyline gt r da equipe com o proprio kunimitsu takahashi na temporada de 1991 na categoria jtc 1 o campeonato seguia as regras do grupo a de turismo da fia dividindo os carros em tres classes jtc 3 para carros com deslocamento ate 1 600 cm³; jtc 2 para carros com deslocamento entre 1 600 cm³ e 2 300 cm³ e jtc 1 para carros com deslocamento superior a 2 300 cm³ era o caso do skyline com seu seis em linha de 2 6 litros rb26dett o campeonato teve seis etapas disputadas em circuitos como suzuka tsukuba e fuji speedway ford sierra rs500 e o skyline eram os unicos representantes da categoria jtc 1 havia ainda exemplares do bmw m3 e30 jtc 2 toyota corolla levin e honda civic de quarta geraçao jtc 3 mas e fato que os cachorros grandes eram os modelos da ford e da nissan embora nao tenha ficado com o titulo quem venceu foi outro r32 da hasemi motorsport o skyline gt r da team taisan teve excelente desempenho apesar de abandonar a primeira corrida no autodromo de sugo a dupla conseguiu o segundo lugar em duas corridas com o terceiro lugar em mais duas e teve no quarto lugar no circuito de autopolis em oita seu pior resultado [youtube id= dlljv0yaflm width= 620 height= 350 ] kunimitsu takahashi e keiichi tsuchiya ja eram bastante populares aquela altura e nao por acaso o carro era um dos favoritos do publico sua preparaçao de acordo com o regulamento do grupo a na epoca consistia em alteraçoes na suspensao e no motor a carroceria nao podia ter as dimensoes alteradas radicalmente e o deslocamento do motor nao podia ser ampliado assim os carros de corrida ficavam realmente parecidos com o que se via nas ruas o que tambem contribuia para seu carisma [youtube id= cmivh5xvc6g width= 620 height= 350 ] no caso do gt r r32 a preparaçao consistia em coletores de admissao menos restritivos novos comandos de valvulas sistema de alimentaçao com corpos de borboleta individuais e reprogramaçao eletronica alem de dois turbocompressores maiores e trabalhando a uma pressao mais elevada detalhes a respeito da receita jamais foram divulgados alias a taisan nunca foi muito fa de revelar seus segredos a potencia ficava entre 580 cv e 650 cv dependendo do acerto do motor a transmissao recebia novas relaçoes de modo a manter as rotaçoes do motor sempre acima das 7 300 rpm chegando a ate 8 500 rpm o sistema attesa de traçao integral com distribuiçao eletronica de torque era preservado [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] a suspensao recebia diversas alteraçoes componentes de aluminio amortecedores ajustaveis em quatro niveis subchassis reforçados balljoints no lugar das buchas de borracha e cambagem mais negativa alem disso a adiçao de uma gaiola de proteçao integrada e outros reforços estruturais garantiam que o skyline fosse cerca de 200% mais rigido do que a versao de rua todas estas alteraçoes faziam do skyline gt r r32 um carro de corrida extremamente competente capaz de ultrapassar com facilidade os 300 km/h e compensando ate mesmo seu coeficiente de arrasto aerodinamico que nao era dos menores ficava em cerca de 0 30 nao fica dificil entender como mesmo sem vencer o campeonato o carro se tornou uma lenda a taisan ainda competiu na decada de 1990 com outros carros como a ferrari f40 e o proprio bmw m3 e30 no entanto seu skyline e sem duvida o carro mais marcante tanto que ele e a estrela de um leilao que ocorre entre hoje 11 de outubro e amanha no tokyo auto salon nao foram divulgados valores estimados de arremate
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