esta e uma daquelas manchetes que parecem nao fazer muito sentido mesmo que sejam bem simples fica mais facil se voce souber de que carro estamos falando quando nos referimos ao hemi under glass e mais facil saber quem e jay leno o apresentador queixudo que tem uma das coleçoes de carros mais fodasticas do planeta — e consequentemente acesso a praticamente qualquer coisa sobre rodas neste mundo mesmo que esta coisa seja um carro de arrancada lendario que ja esta ha quase 50 anos nas dragstrips aqui e preciso um pouco mais de contexto pois bem hemi under glass e o nome de uma serie de carros de arrancada promocionais feitos pela hurst entre 1965 e 1975 sempre sobre o plymouth barracuda a fabricante de transmissoes pintava os carros de preto e dourado e competia com eles em arrancadas a ideia foi de george hurst dono da fabrica de transmissoes que decidiu ver o que aconteceria caso um hemi 426 fosse colocado na traseira do barracuda eles logo descobriram que era inutil tentar fazer com que o carro ficasse sobre as quatro rodas quando acelerava — o peso do v8 na traseira aumentava muito a transferencia de peso na hora da arrancada nada disso impediu que os hemi under glass fossem rapidos conta se que eles eram capazes de fazer o quarto de milha 402 metros em menos de dez segundos na epoca quase sempre andando apenas sobre as duas rodas de tras do inicio ao fim da pista e eles decidiram aproveitar esta caracteristica peculiar para transformar o hug em um carro de exibiçao o nome hemi under glass foi sugestao de ray brock editor da hot rod magazine na epoca inspirado pela visao do motor hemi sob o enorme vidro traseiro do barracuda e o piloto escolhido pela hurst foi um cara chamado bob riggle que tambem era mecanico e piloto de testes na hurst e foi um dos unicos caras loucos o suficiente para pilotar o barracuda — que em certo momento teve uma janela cortada na parede corta fogo para que o riggle tivesse um minimo de visibilidade da pista [youtube id= ifng8ecizgs width= 600 height= 350 ] hoje em dia ele tem 80 anos e desde aquela epoca tem se dedicado a pilotar seus hemi under glass em arrancadas de exibiçao por toda a extensao dos eua ele e dono de algumas replicas do carro original que foi construido em 1965 e acabou destruido no ano seguinte e ja teve em sua garagem um hug original de 1967 — carro que foi leiloado em 2014 pela mecum auctions e foi em um de seus carros que riggle que continua pilotando levou jay leno para uma demonstraçao no circuito oval de irwindale speedway que fica no sul da california sendo o hemi under glass um carro projetado especialmente para wheelies o carro deveria simplesmente empinar sobre as rodas traseiras com bob riggle ao volante e jay leno no banco do carona so que nao foi bem isto o que aconteceu o carro que ficou pronto em 2010 tem um hemi com deslocamento ampliado de 426 cm³ para 468 cm³ de 7 0 para 7 7 litros e equipado com um compressor mecanico entrega nada menos que 2 500 cv para as rodas traseiras se tanta potencia ja torna dificil de controlar qualquer carro de arrancada imagine um que foi feito para andar apenas sobre as rodas traseiras se jay leno diz que andar de carona com bob riggle e um sonho de infancia realizado poucos segundos depois as coisas mudam completamente riggle perde o controle do carro na hora de frear e capota rolando sobre o teto antes de repousar novamente sobre as quatro rodas a ediçao da filmagem de dentro do carro faz parecer que o carro capotou varias vezes mas nao foi isto o que aconteceu [youtube id= labx19ocjza width= 620 height= 350 ] pelo que da para ver foram varios os fatores que levaram o carro a capotar aparentemente riggle achou que nao teria espaço suficiente para desacelerar na reta do oval e por isso decide desviar para a esquerda acompanhando o traçado da pista acontece que ele fez isto em um carro com eixo rigido na dianteira que ainda estava assentando a suspensao depois de um wheelie e claro que uma virada brusca no volante desequilibraria as coisas alem disso aparentemente o carro passou sobre uma irregularidade no piso enquanto acelerava — da para ver que ele ja vinha quicando havia alguns instantes os pneus de arrancada tambem nao ajudam com paredes bem flexiveis eles foram feitos para se deformar e consequentemente ganhar aderencia — eles grudaram no asfalto por fim precisamos lembrar que o motor hemi esta instalado bem alto no carro elevando o centro de gravidade com a transferencia de peso lateral brusca estranho seria se o carro nao tivesse capotado o que importa e que jay leno e o veterano bob riggle sairam ilesos do acidente — ainda que a gaiola de proteçao e os cintos de competiçao tenham feito seu trabalho muito bem qualquer um dos dois podia ter tido o braço esmagado pela carroceria — e comum que os braços sejam atirados pela janela e e por isto que os carros de corrida costumam ter aquelas redinhas agora o hemi under glass nao teve tanta sorte sofrendos danos cosmeticos bem severos de acordo com alguns boatos em foruns ele devera receber uma nova carroceria em uma futura restauraçao alias o motor continuou funcionando depois do acidente — riggle teve que desliga lo o segmento foi gravado no inicio do ano e faz parte da segunda temporada do programa jay leno s garage que e transmitido pela cnbc nas noites de quarta feira a estreia da temporada foi no ultimo dia 15 de junho e o episodio com o capotamento do hemi under glass vai passar na proxima quarta 29
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.