uma das figuras mais emblematicas da nascar e tao simbolica para o automobilismo dos eua quanto a propria competiçao richard petty o senhor alto magro sempre de chapeu oculos escuros e com um sorriso impecavel no rosto foi um dos pilotos mais bem sucedidos em toda a historia da nascar em seus 35 anos de carreira entre 1958 e 1992 petty disputou 1 184 corridas conquistou sete titulos 1964 1967 1971 1972 1974 1975 e 1979 e estabeleceu diversos recordes entre eles o de maior vencedor na categoria principal da nascar a grand national series com 200 vitorias; e de maior numero de vitorias em uma unica temporada chegando em primeiro lugar 27 vezes em 1967 ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] richard petty transformou sua imagem e seu nome em uma marca tornou se garoto propaganda de diversos produtos abriu sua propria oficina a richard petty motorsports e ainda inaugurou um museu dedicado a sua propria carreira na cidade de level cross na carolina do norte onde estao expostos alguns de seus carros trofeus e outros objetos historicos relacionados ao ex piloto o proprio petty andou leiloando alguns itens do museu no ano passado incluindo o dodge charger vermelho e azul com o qual o piloto competiu em 1974 agora porem e a vez de seu carro mais iconico o plymouth superbird azul de nº 43 com o qual a chrysler convenceu o piloto a retornar para o time e com o qual o proprio petty conquistou seu titulo de 1970 na grand national como se nao bastasse o plymouth road runner que petty usou no ano seguinte tambem sera vendido no mesmo leilao sera uma venda historica por varias razoes https //www youtube com/watch v=k8cgnafwsbu primeiro pelo carro em si o plymouth superbird ao lado do dodge charger daytona e um dos winged warriors guerreiros alados em traduçao literal carros que com seus bicos aerodinamicos e suas enormes asas traseiras de quase 60 cm de altura eram tao velozes nos ovais que acabaram banidos pela organizaçao da nascar ambos eram feitos sobre a plataforma b body da nascar e ambos usavam o motor v8 hemi 426 preparado para entregar cerca de 600 cv monstros de fato richard petty começou sua carreira profissional na chrysler e manteve se fiel a fabricante ate mesmo em 1965 quando a chrysler boicotou a nascar em protesto a uma mudança o regulamento que baniu o motor hemi no entanto em 1969 a dodge apresentou o charger daytona o primeiro dos winged warriors e petty ficou louco para colocar as maos nele no entanto a chrysler insistiu para que ele continuasse com o plymouth road runner que era feito sobre a mesma plataforma mas nao trazia a mesma carroceria aerodinamica petty acreditava que o road runner jamais seria tao competitivo quanto o charger daytona e insatisfeito deixou a equipe no meio da temporada de 1969 mudando se para a ford que havia acabado de apresentar o iconico torino talladega a chrysler nao queria perde lo e por isso tratou de criar uma versao plymouth do charger daytona foi assim que nasceu o superbird quando o carro ficou pronto petty foi chamado para dar uma olhada e foi conquistado na hora ele voltou para a chrysler e com o plymouth superbird conquistou o titulo de 1970 de acordo com a mecum auction que e a responsavel pelo leilao o superbird e o mesmo carro que a chrysler usou para convencer petty a voltar para a equipe a informaçao ja foi confirmada pelo proprio petty e o carro foi restaurado na oficina da richard petty racing da forma mais fiel possivel a original incluindo o motor hemi o cambio manual de quatro marchas o diferencial dana e a pintura azul com o nº 436 nas laterais [gallery type= grid link= file size= medium ids= 236103 236102 236096 ] com as restriçoes aos winged warriors entrando em vigor para a temporada de 1971 o superbird deixou de ser vantajoso a nascar estipulava que tanto ele quanto o charger daytona deveriam usar motores de no maximo 305 pol³ cinco litros o que eliminava a possibilidade de equipa los com o motor hemi assim na temporada seguinte petty voltou a correr com um plymouth roadrunner normal um exemplar da nova geraçao que usava uma carroceria completamente diferente mas ainda era um b body embora nao tenha o mesmo visual emblematico do superbird o carro plymouth road runner tambem e um carro marcante com ele petty venceu 21 provas das 46 que disputou em 1971 abocanhando seu terceiro titulo na nascar grand national [gallery type= grid link= file size= medium columns= 2 ids= 236094 236096 ] nao e preciso observar por muito tempo para notar que ambos os carros tem a mesma base e as mesmas modificaçoes para as pistas incluindo o subchassi tubular na dianteira o interior aliviado e os dois carros tambem usam o mesmo sistema de suspensao com barras de torçao na dianteira e molas semi elipticas na traseira o road runner tambem foi restaurado pela oficina de petty e assim como o superbird parece ter saido de uma maquina do tempo direto de 1971 vale observar que ele foi o ultimo carro patrocinado pela plymouth que o piloto conduziu na nascar depois disto ele foi convidado a casa branca pelo proprio richard nixon presidente dos eua na epoca para receber uma homenagem por sua conquista no ano seguinte 1972 richard petty abriu sua propria equipe a petty enterprises e competiu por mais duas decadas com carros de diferentes fabricantes nenhum dos carros tem valor estimado pela mecum auctions mas se o historico do mercado para icones da nascar for algum indicativo estamos falando de algo entre us$ 1 milhao e us$ 1 5 milhoes por cada um deles o leilao começa hoje 2 de agosto
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.