talvez voce conheça o maestro herbert von karajan por seu trabalho na musica pois ele foi um dos maiores regentes de todos os tempos; ou talvez voce saiba que ele foi um membro do partido nazista ainda que segundo a maioria dos historiadores ele so tenha se juntado ao partido para poder avançar em sua carreira musical o que voce talvez nao saiba von karajan era fa de porsches tao fa que a companhia construiu um 911 rs turbo especialmente para ele von karajan era austriaco nascido em 1908 e morreu em 1989 aos 81 anos de idade ele foi uma das maiores figuras da musica classica europeia e o mais bem sucedido representante do genero do inicio da decada de 1950 ate seus ultimos anos de vida com 200 milhoes de discos vendidos duas vezes mais que luciano pavarotti o segundo colocado ele foi o regente da orquestra filarmonica de berlim por 35 anos ininterruptos entre 1954 e o ano em que morreu [youtube id= 3yh3keo1p40 width= 620 height= 350 ] mas a musica classica era so uma de suas paixoes a outra eram os porsche herbert von karajan ao volante de seu porsche 917k de rua foi uma paixao tardia visto que quando o primeiro de todos os porsche de rua foi lançado o 356 em 1948 von karajan ja estava entrando na meia idade se ele fosse o tipo de cara mais apegado aos modelos do pre guerra como era de costume a seus contemporaneos compreenderiamos totalmente mas este nao era o caso o maestro von karajan sempre teve bom gosto para carros em 1934 aos 26 anos ele comprou seu primeiro carro e em 1938 seu primeiro esportivo um bmw 328 com o qual ja participava de ralis de regularidade e subidas de montanha ele nao parou mais nas decadas seguintes teve uma mercedes benz 300sl gullwing um mini cooper uma ferrar 275 gtb um lancia stratos stradale e ate mesmo um ford gt40 mk3 versao feita exclusivamente para as ruas a fim de homologar o carro de corrida [gallery columns= 4 link= file ids= 148322 148323 148324 148325 ] sua maior paixao sobre rodas porem eram mesmo os porsche alem de pilotar alguns carros de corrida da marca como o porsche 718 rsk e o 908/2 spyder flunder em 1959 e 1969; e ate mesmo um porsche 917k registrado para rodar nas ruas ele era estimado pela companhia de stuttgart a ponto de conseguir um 911 verdadeiramente exclusivo como voce sabe o porsche 911 turbo de primeira geraçao tambem conhecido como 930 era um dos esportivos mais selvagens que se podia comprar quando foi lançado em 1975 o flat six turbinado de tres litros e 264 cv era capaz de levar o carro ate os 100 km/h em 6 1 segundos com maxima de 246 km/h e ainda deixava a traseira bastante pesada em um carro sem qualquer tipo de assistencia ao motorista com entre eixos curto sem freios abs e com um lag monstruoso no turbo o resutado era um carro bastante dificil de controlar dito isto o approach do 930 ainda era o de um carro de rua com interior bem equipado e conforto para os ocupantes quem queria um porsche com peso aliviado para acelerar na pista compraria um 911 carrera rs que tinha ate mesmo os vidros mais finos para economizar alguns quilos na balança [youtube id= oz3tyywwdry width= 620 height= 350 ] acontece que van karajan queria os dois e conseguiu o maestro procurou a porsche assim que o 911 turbo foi anunciado e garantiu para si um dos primeiros exemplares e ele era um cara importante e por isto o carro teria a carroceria mais leve do porsche 911 carrera rs e ainda seria decorado com as cores da martini racing foi exatamente o que ele conseguiu nao se sabe muito a respeito do relacionamento de von karajan com o carro mas sabe se era um de seus favoritos ele ate deu um jeito de coloca lo na capa de um de seus albuns famous overtures gravado com a filarmonica de berlim tambem se sabe que o 911 turbo rs foi so um dos porsche especiais do maestro em 1988 quando o porsche 959 foi lançado a fabricante ligou para von karajan para oferecer um test drive naturalmente ele aceitou e assim que a produçao começou um dos primeiros carros foi enviado ate von karajan para que ele o testasse apesar de estar ja estar perto dos 80 anos de idade o regente ficou bastante impressionado e encomendou um 959 para si o carro era vermelho com interior em tecido cinza em vez de couro a fim de melhorar a aderencia do corpo ao banco nas curvas coisa de entusiasta von karajan morreu pouco tempo depois e o porsche 959 foi vendido a um de seus amigos no meio dos colecionadores de alto nivel o principe da india britanica sadruddin aga khan que na verdade era nascido na frança e conhecido colecionador e filantropo alem de avido colecionador de automoveis bonus herbert von karajan e walter rohrl recentemente walter rohrl o lendario piloto de testes da porsche e uma das maiores lendas do rali com a audi completou 70 anos e para celebrar a fabricante o convidou para contar algumas historias sobre sua vida uma delas envolve o maestro von karajan e seu entusiasmo pela porsche herbert von karajan o famoso maestro amava carros e ele queria muito me conhecer ferdinand piech arranjou um encontro para ele e eu fui ate sua casa em anif perto de salzburg o maestro me cumprimentou perguntando sabe por que eu quero dirigir com voce e eu disse bem provavelmente porque voce conhece o sr piech e porque voce e eu temos carros iguais nao nao disse ele escuta eu tenho um iate um swan e o melhor que se pode comprar e meu aviao e um falcon bimotor o melhor do tipo eu quero sempre o melhor e e por isso que eu queria dirigir com voce walter rohrl e seu porsche 959 temos carros iguais saimos de anif em direçao a hallein nas montanhas tennen depois de um tempo karajan me disse ja vi alguns videos seus freando com o pe esquerdo como voce faz isso pode me mostrar e eu disse a ele para fazer isto vamos ter que dirigir ate o limite do que e fisicamente possivel ou seja muito rapido karajan respondeu nao tem transito entao por que nao dirige rapido quando chegarmos a uma curva a esquerda eu aviso se tiver algum carro vindo e entao ele realmente se inclinava sobre o painel nas curvas para a esquerda e gritava esta limpo esta limpo e quando acabamos ele disse vou praticar um pouco mais e entao te ligo de novo entao eu o visitei por mais dois anos ele ficava muito feliz em dirigir e me prometeu nenhum dos meus concertos estara lotado para voce e meu aviao sempre vai estar disponivel para te levar ate la foi uma oferta muito tocante mas eu nunca pude retribuir minha agenda estava cheia demais naquela epoca
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