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O maior motor de caminhão do mundo tem 24 cilindros, quatro superchargers, 3.500 cv e um ronco assustador

Diz a sabedoria hot rodder que “não há melhoramento como mais deslocamento” (esta é a melhor maneira de traduzir a famosa frase “there’s no replacement for displacement” e manter a rima, acredite) e, bem, quando se trata de motores a diesel para mover veículos pesados, deve ser verdade. Afinal, o maior motor do mundo é um motor a diesel de 14 cilindros e 25.480 litros  — ou 1.820 litros por cilindro.

O Detroit Diesel Series 71 V24 não é tão grande assim. Na verdade, ele é bem menor. Acontece que a percepção de tamanho é algo relativo, por isso se comparado ao motor do seu carro certamente o V24 é um leviatã, pois na verdade ele é composto por dois motores V12 que, deslocando 14 litros cada um, já são gigantescos.

Os Detroit Diesel costumam ser usados para mover embarcações como lanchas e iates — e foi em um iate que Mike Harrah, criador deste monstro com quatro compressores mecânicos, conseguiu um V24 para dar início ao projeto, há cerca de dez anos.

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O motor V24-71, como  já dissemos, é feito com dois motores V12. Estes, por sua vez, são feitos pela união de dois seis-em-linha pelo virabrequim, o que significa que o motor de 24 cilindros usa quatro cabeçotes de seis-em-linha. O que Mike fez foi colocar quatro compressores mecânicos entre as bancadas de cilindros. Ele diz que este é o maior motor já feito para um caminhão no mundo.

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Em um artigo de 2011, a revista Hot Rod perguntou a Mike por que alguém faria isto — e temos certeza de que é por isso que aparece um ponto de interrogação sobre a sua cabeça agora. “Por que eu posso!”, foi a resposta. De fato, não há razão melhor para deixar um já insano motor de 28 litros e 1.800 cv ainda mais potente e barulhento do que a vontade de deixá-lo mais potente e barulhento. Se você pode fazê-lo, faça!

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Foto: Hot Rod

Sem dúvida, Mike é um dos que podem. O americano é especializado em colocar enormes motores aeronáuticos em veículos que não foram feitos para recebê-los. Entre suas criações, estão um hot rod equipado com motor Packard que lembra muito o Blastolene Special, de Jay Leno

… e este Rolls-Royce Phantom 1931 que recebeu um V12 de 27 litros e 1.100 cv fabricado pela Rolls-Royce para ser usado nos caças Spitfire e P51 Mustang na Segunda Guerra:

Com esse currículo, se há alguém capaz de construir um motor V24 com quatro superchargers, este é Mike. Ele não dá detalhes sobre o processo (na verdade, ele proibiu a Hot Rod de revelá-los), mas como dá para ver, cada compressor mecânico trabalha com seis cilindros.

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Destaque para as 24 saídas de escape cromadas. Você consegue imaginar como isto soa de perto?

Agora, você deve estar vendo alguns superchargers a mais — e você não está ficando louco. Os oito compressores que estão à vista são meramente decorativos, e só são ligados para fins de demonstração. Não é muito diferente do compressor com blower falso do carro de Dom Toretto em “Velozes e Furiosos”. Mas você não se importa com isso, não é?

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O motor foi instalado em um caminhão Peterbilt modificado — a estrutura dianteira foi alargada para acomodar o motor (que é absurdamente longo) e a cabine foi estendida para ganhar um par de portas extras e o dobro de espaço. A grade dianteira foi customizada e ganhou estilo semelhante ao dos hot rods das décadas de 30, 40 e 50, com direito a chamas pintadas à mão nos para-lamas e profusão de cromados.

Como se não fosse o suficiente, Mike tem outro projeto envolvendo um Detroit Diesel V24-71:

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Sim, isto é um motor a diesel de 24 cilindros equipado com quatro turbocompressores — e agora, Bugatti Veyron? O motor foi comprado no mesmo dia que o outro e ainda não foi colocado em nenhum veículo, mas já dá para vê-lo funcionando:

Nós realmente gostaríamos de ver este caminhão acelerando, mas aparentemente o projeto não evoluiu muito desde que o o motor foi instalado no caminhão e este recebeu as primeiras modificações estéticas. De qualquer forma, não é menos impressionante — e ficar perto deste monstro em funcionamento deve ser ensurdecedor.