speak softly and carry a big stick disse theodore roosevelt talvez o mais americano dos presidentes daquele pais o poder disfarçado em uma pessoa que nao da impressao de poder e algo perigoso sim; na vida e na politica vale a pena nao se gabar muito mas carregar armas que podem obliterar o oponente quem se diz grande prepara os inimigos para sua grandeza este parece ter sido o mote da buick pela maior parte de sua historia a marca hoje e pouco conhecida fora dos eua e mesmo la nao e das mais importantes hoje provavelmente teria desaparecido ja nao fosse uma estranha fixaçao do povo da china com o logotipo ou e mantida por questos de tradiçao a buick e o berço da general motors david dunbar buick estava com dificuldades de levar adiante sua fabrica de automoveis em flint michigan quando conhece william crapo billy durant um executivo na fabricaçao de veiculos de traçao animal e ate entao cetico sobre o automovel e dando uma volta com buick em seu carro em 1903 que billy durant resolve entrar naquele negocio; acaba por comprar a buick e com ela como base criar a general motors existe uma gm sem a buick [caption id= attachment_373350 align= aligncenter width= 999 ] buick sedan 1950[/caption] o fato e que dentro da famosa escada de marcas da gm a buick esta abaixo apenas da cadillac e uma marca de luxo tradicional americano; sempre teve carros potentes mas eles como os cadillac sao carros de luxo e nao de alto desempenho tradicionalmente por isso durante os anos 1950 e 1960 os anos de ouro de v8 de alta performance e os muscle car americanos a buick se manteve discreta meio que fora da mania sim teve carros potentes mas todos eles discretos na verdade carros de luxo extra rapidos e so no finalzinho desta era em 1970 que resolve realmente entrar na brincadeira com o gsx de 1970 [caption id= attachment_373351 align= aligncenter width= 999 ] buick riviera 1965[/caption] veja bem em 1970 o muscle car chega a seu apice para logo depois acabar acabaria por causa de novas legislaçoes de emissoes que baixavam a taxa e potencia de seus motores e aumento de preço do seguro que matavam as cores graficos e alegria dos modelos com nomes loucos como super bee the judge road runner e boss [caption id= attachment_373332 align= aligncenter width= 999 ] gsx 1970 buick fica jovem [/caption] mas em 1970 os carros eram incriveis e seu desempenho somente repetido vinte anos depois havia ford boss 429; efetivamente um hemi ford; existia o chevrolet ss 454 o mais potente de todos os big block chevy e e claro havia o elefante himself a besta fera da chrysler corporation que atendia pelo nome de 426 hemi sem falar no seu irmao wedge 440 six pack que muita gente garante ser ate mais rapido que o hemi original de fabrica pouca gente lembra porem que em 1970 houve um buick que podia andar junto e muitas vezes vencer todos eles um carro que alem de ter motor para vencer todos no quarto de milha tinha tambem todo o drama a cor as faixas e os contagiros externos tao amados neste tipo de carro e um chassi que se acreditarmos em testes de epoca nao era ruim em curvas tambem um buick esportivo e que nao era discreto a epoca pedia hoje todo mundo lembra do gn e gnx dos anos 1980 como o exemplo de muscle car da buick mas poucos se lembram daquele que provou as credenciais da marca o carro conhecido como the hemi killer o buick gnx 1970 o buick v8 [caption id= attachment_373349 align= aligncenter width= 999 ] oito em linha ate 1952[/caption] quer ver como legislaçao deturpa tudo veja o exemplo do v8 americano se nao ha legislaçao baseada em cilindrada do motor a evoluçao natural e o v8 americano alta cilindrada rotaçao relativamente baixa para durabilidade pacote compacto e leve e com centro de gravidade baixo onde eficiencia nao e medida por cv/litro o motor ideal o primeiro v8 americano de sucesso foi o ford v8 de cabaça chata de 1932; depois da guerra a cadillac e a oldsmobile lançariam os seus ohv com comando unico no bloco e alta taxa de compressao em 1949 criando carros rapidos como nunca se viu antes a chrysler vai mais adiante em 1951 e lança o primeiro hemi v8 com valvulas opostas e camara hemisferica ainda ohv [caption id= attachment_373347 align= aligncenter width= 999 ] nailhead primeiro v8 buick 1953[/caption] note que entao cada divisao da gm tinha total liberdade e nao usava nunca motores de outra divisao; algo que so mudaria como tudo a partir dos anos 1970 a buick permanecia com seu antido oito em linha um excelente motor mas enorme e longe da capacidade dos novos v8 [caption id= attachment_373346 align= aligncenter width= 897 ] o v8 nailhead repare na posiçao das valvulas[/caption] em 1953 a divisao lança o seu v8 logo apelidado de nailhead cabeça de prego devido a suas valvulas a 90° do plano do virabrequim; tirava se a tampa de valvulas e pareciam pregos a serem martelados a buick querendo força silenciosa que estava em sua tradiçao fez ele grande 322 polegadas cubicas ou 5 3 litros mas com o tempo notou que subestimou a corrida por potencia dos anos 1950 e 1960 nos anos 1960 o motor ja tinha ate sete litros 425 cid mas era seu limite tambem nao era um motor que respirava bem em alta algo que se mostrava cada vez mais desejavel [caption id= attachment_373344 align= aligncenter width= 999 ] big block buick um novo motor em 1967[/caption] um programa de desenvolvimento de um novo motor foi iniciado para fornecer flexibilidade para atender aos requisitos de uma linha expandida de veiculos aproveitar os avanços na tecnologia de fabricaçao e criar um cabeçote mais moderno lançado em 1967 o novo buick v8 vinha em 400 e 430 cid 6 6 e 7 1 litros a partir de um curso comum de 99 mm e diametros de pistao de 102 6 mm e 106 4 mm respectivamente a empresa no lançamento disse que este motor tinha maior potencial de fluxo de ar nos novos cabeçotes era mais suave e mais silencioso em funcionamento mais duravel e mais duravel e simples era tambem maior; um motor fisicamente grande os balancins no cabeçote estavam em um eixo comum e com taxa de 10 25 1 o motor maior dava 360 hp 365 cv a 5000 rpm mas como era tradiçao na buick o torque era o mais impressionante 65 7 mkgf a 3200 rpm [caption id= attachment_373321 align= aligncenter width= 999 ] o 455 stage 1 1970 ultima evoluçao[/caption] em 1970 este motor e aumentado com um diametro de pistao de 109 5 mm para o total de 455 cid ou nada menos que 7 5 litros o avanço na tecnologia de produçao de fundiçao aparece neste v8 de bloco grande era 68 kg mais leve que o chevrolet 454 e apenas 11 kg a mais pesado que um chevrolet 350 small block o buick gsx [caption id= attachment_373325 align= aligncenter width= 999 ] gs 1970 potente tambem mas sobrio em aparencia e personalidade[/caption] compartilhando a plataforma com outros carros medios da gm como o chevrolet chevelle o primeiro buick skylark aparece em 1964 em 1968 junto com o novo v8 grande aparece a segunda geraçao do skylark a versao esportiva deste carro era o grand sport ou gs apesar de carregar os v8 mais potentes da marca ainda era um carro discreto sem decoraçoes de muscle car em 1968 ficando cada vez mais cartunescas as vezes literalmente a plymouth tinha um modelo com o nome do passaro perseguido por willie e coyote nos desenhos e a buzina fazia beep beep mas tudo isso mudaria com o gsx 455 era na verdade uma fera e sem vergonha de mostrar isso; em 1970 a gm liberava os carros intermediarios para ter mais de 400 cid e a buick resolve fazer do gsx 455 um muscle car de verdade sem vergonha disso mas ainda era posicionado mercadologicamente como um gentleman’s express como o gs; mas sua aparencia externa era tudo menos discreta a buick construiu apenas 678 gsx para o ano modelo de 1970 todos eles cupes hardtop de duas portas um numero baixo o suficiente para que naquela epoca ele desse um cheiro de fracasso particularmente comparado com as estimativas de vendas da buick de quase o dobro dessa quantidade todos os gsxs de 1970 foram construidos em um periodo de tres meses entre 2 de março e 15 de maio uma janela de produçao abreviada que pode ter contribuido para a escassez do modelo o pacote de aparencia permitia apenas duas cores as duas vivas branco ao amarelo na frente um spoiler de borracha preta abaixo do para choque atras outro spoiler na tampa do porta malas; sim um buick com asa traseira um contagiro estava no capo do lado de fora; mais um dos simbolos de um muscle car de verdade listas pretas e logotipos gsx tambem adornavam o exterior espelhos de competiçao e molduras de farois na mesma cor da carroceria terminavam o aspecto externo dentro um volante esportivo era a unica alteraçao o carro podia vir com transmissao automatica th 400 ou cambio muncie de quatro marchas manual painel completo e bancos individuais eram opcionais nos skylark e basicos no gsx o eixo traseiro tinha relaçao 3 42 1 e era autoblocante o radiador era maior o pacote heavy duty opcional em outros carros [gallery ids= 373341 373333 373327 373317 373318 373343 ] os freios eram a disco na frente ainda uma novidade entao e a suspensao vinha com o pacote f41 rallye ride control isso era composto por amortecedores delco pliacell de alta performance com 1 polegada de diametro molas mais rigidas uma barra estabilizadora de 25 mm de diametro na frente e 22 mm atras um jogo de pneus g60 15 wide oval com letras brancas vinha em rodas cromadas buick de 15 x 7 polegadas para completar o pacote gsx o novo motor 455 foi declarado como tendo a mesma potencia do antigo 400 bravo do gs 350 hp 355 cv na especificaçao basica com carburador holley quadruplo e 360 hp 365 cv com o pacote stage 1 as modificaçoes do stage 1 adicionavam um capo com induçao forçada ram air comando mais bravo e valvulas maiores apesar de ser declarado com apenas 365 cv acredita se que o numero real do 455 stage 1 deva ficar em torno dos 400 cv liquidos seu numero de torque maximo atingido a baixissimos 2800 rpm era insuperavel na epoca 70 5 mkgf como perspectiva o motor ls6 de 6 4 litros 454 do chevrolet chevelle dava 69 mkgf a 3 600 rpm o poderoso 426 hemi chrysler dava 67 6 mkgf a 4 000 rpm e seu irmao de maior deslocamento o 440 wedge dava 67 7 mkgf a 3200 rpm some isso ao fato de que o gsx era 164 kg mais leve que seu irmao chevrolet o chevelle ss454 e começa a se entender como esse era a maior arma secreta no quarto de milha da epoca era 175 kg mais leve que o charger hemi tambem; com torque maior 1200 rpm antes e menos peso seu apelido de matador de hemi e facilmente entendido quando equipado com o pacote opcional stage 1 o gsx com motor 455 era o muscle cars original de fabrica mais rapido que o dinheiro podia comprar em 1970 a revista motor trend conduziu testes extensivos naquele ano e os numeros alcançados foram impressionantes o monstrengo fazia 0 96 km/h em 5 5 segundos e o quarto de milha em 13 38 segundos a 170 km/h menos importante na epoca a velocidade maxima era alta tambem 220 km/h em aceleraçao no quarto de milha unica coisa importante na epoca nenhum hemi o pegava; o chevelle ss 454 com 456 cv e o que chegava mais perto dois 678 carros 400 deles eram stage 1; desses 400 monstrengos 280 eram equipados com cambio automatico e apenas 120 vieram originalmente com o excelente muncie m 21 de quatro marchas manuais o mais rapido dos muscle cars era tambem um dos mais raros
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