ola pessoal depois de um tempo estamos volta eu e o barulhento antes de mais nada queria agradecer todo o apoio que recebi no meu primeiro post e vamos la começar a detalhar o estado geral do carro e o que planejo para ele como eu ja havia comentado comprei um carro com uma lataria relativamente boa poxa ele tem 40 anos e pintura original entao eu perdoo os pequenos pontos de ferrugem e alguns riscos mas com a mecanica nao muito boa logo apos a compra levei o barulhento no meu amigo mingo da acecar para começar a verificar o tamanho da roubada em que me meti risos depois dos parabens por ter finalmente aparecido com um automovel de verdade começamos a verificar o que tinha de mais grave tendo em mente que eu tinha estourado minhas reservas ate quase o meu ultimo tostao lembram que comentei sobre os freios aliviado descobri que ele tinha freios a disco ventilados na frente mas eles estavam em tao mal estado que eu tinha razao em achar que eram os freios a tambor todas as borrachas da suspensao pareciam ser originais ou seja so tinha um farelo aonde elas deviam estar as bandejas e terminais estavam na mesma pegada o motor estava apanhando mas ainda dava conta de mover o carro com alguma dignidade entao so trocamos velas filtros e demos uma geral rapida no sistema de arrefecimento e ai sai para registrar o carro por motivos particulares resolvi registra lo no guaruja e la fui eu pegar a estrada com o barulhento seguido de minha mulher com o focus dela na descida quase enlouqueci com o barulho dele duas coisas cooperaram pra isso o silencioso nada silencioso e rotaçoes muito altas nao nao desci a bota na serra apesar de ter dado umas esticadas rapidas no trecho de planalto o problema e que o carro tinha uma relaçao de marchas digna de um 1 0 sem desmerecer de tao curta resumo o carro ferveu na volta ja no planalto pela soma de rotaçao sempre la em cima a 100 km/h ele devia estar rodando a uns 3500rpm pelo menos o que e um absurdo para um v8 e um arrefecimento problematico juntas trocadas e mais algumas magicas e acertos fizeram o carro voltar a andar mas um pouco menos confiante do que antes 3 meses depois apos muita dor de cabeça com o sistema de arrefecimento encostei o carro antes que eu perdesse o motor resolvi esperar uma vaga na oficina do mingo e juntar grana enquanto esperava e la se foram 13 meses a reforma e suas fases com esta espera toda resolvi planejar quais seriam minhas prioridades na reforma o que me guiou nas escolhas foi sempre a ideia de melhorar a segurança geral do carro e torna lo mais pratico e confiavel para ser usado em viagens passeios e eventualmente no dia a dia para mim e minha familia mas sem descaracteriza lo dividi a reforma nas seguintes fases motor cambio diferencial e rodas/pneus; direçao hidraulica; freios e suspensao; interior; funilaria completa; futuras melhorias aumento de potencia instalaçao de um ar condicionado vintage etc projetos de customizaçao/melhorias/restauraçao nunca estao prontos com motor estropiado e a relaçao de marchas terrivel resolvi começar por eles abrimos e desmontamos completamente o motor apenas cinco dos oito cilindros estavam funcionando a contento os outros estavam com perda de pressao vazamentos desgaste excessivo e por ai vai descobri que o bloco veio de um dos ultimos landau pois ele era rosca fina aceitando velas mais modernas que e uma caracteristica dos ultimos blocos 302 que vieram para o brasil ja depois do encerramento da produçao do maverick o bloco foi reusinado e todas as peças internas trocadas menos o indestrutivel virabrequim que continuava como novo pistoes bielas aneis tudo veio de fora e devido ao bloco rosca fina pudemos colocar essas peças no padrao dos mustang da geraçao de 1994 em diante que ainda usavam o 302 comprei tambem diretamente na fabrica da race chrome um kit para embelezar meu cofre tampas de valvula water neck filtro de ar respiro da tampa de oleo vareta do medidor do nivel de oleo e guias para os cabos de vela tudo em aluminio polido e com a inscriçao ford racing a transmissao foi algo que deu um certo trabalho descobri o porque do carro estar com relaçoes tao curtas alem do diferencial mais curto do 6 cilindros o motor original de meu carro o dono anterior adaptou uma caixa de marchas de 3 velocidades de uma picape f100 da decada de 1960 entao eu tinha uma relaçao de marchas bem reduzida de um veiculo de carga junto com um diferencial mais curto que o do v8 eu podia subir paredes com ele mas so isso ja que o cambio nao aceitaria uma troca de marchas esportiva e seria moido se eu resolvesse despejar potencia com mais vontade procurei muito tempo uma caixa clark de quatro marchas do maverick gt e um diferencial do v8 tanto do manual como o do automatico que e um pouquinho mais longa ja que meu objetivo e ter um carro mais para a estrada e estava dificil pediam valores normalmente na faixa de r$ 4 000 00 por uma caixa dessas sendo que ainda por cima eu teria que gastar mais um dinheiro revisando a pelas engrenagens do diferencial a carcaça do robusto dana 44 e a mesma para todos os mavericks mudando apenas as engrenagens da relaçao nao encontrava preços abaixo dos r$ 1 500 00 e normalmente acima dos r$ 2 000 00 estava desanimando acham que todo dono de maverick dodge e outros classicos e milionario nisso perdi o emprego mas com sorte surgiu uma vaga e em menos de 10 dias ja estava trabalhando de novo mas com o saldo pago de dois anos sem ferias fgts etc resolvi fazer uma loucura a dupla cambio e diferencial originais iam sair por no minimo r$ 5 500 00 sem contar as revisoes e pesquisando encontrei na san diego motors um cambio tremec t5 remanufaturado por r$ 6 200 00 na epoca este cambio era usado no mesmo modelo de mustang que me forneceu as peças do motor encaixando quase plug and play no meu 302 o cambio a alavanca e o simpatico pomo do cambio e qual a vantagem dessa troca bem fora que ele e tao leve que deu para carregar ele nos braços sem muito esforço ele e inteiro de aluminio o tremec t5 tem as 4 primeiras marchas bem similares as do clark 4 marchas e ainda tem uma 5ª marcha mais longa combinando estas relaçoes com o diferencial curto do 6 cilindros as 4 primeiras marchas ficaram um pouco mais curtas mas a 5ª marcha ficou com uma relaçao um pouco mais longa do que eu teria na relaçao original com o 4 marchas entao eu consegui o melhor dos mundos com as quatro primeiras marchas mais curtas ganho em aceleraçao e com a 5ª ganho em velocidade/economia e com isso mantive o diferencial do seis cilindros com o resto do dinheiro fui atras do conjunto rodas e pneus queria muito comprar um conjunto com as classicas magnum 500 torq trust ou cragar s/s 15x8 cromadas e calça las com borachudos cooper cobra ou bf goodrich letras brancas entre 225 e 255 de largura porem pesquisando nao estava encontrando estas rodas por menos de r$ 4 500 00 na epoca e os pneus nunca por menos de r$ 750 00 cada resolvi mudar o enfoque fui atras da nacional kromma kr1470 com desenho proximo da torq trust e aro 17x8 pesquisei e comprei pneus dunlop direzza nas larguras 225 e 245 frente e atras tudo junto saiu r$4 700 00 e fora a economia estava levando pra casa pneus com uma estrutura e qualidade de rodagem modernos com a vantagem de ainda abrir espaço para colocar freios melhores que o planejado ja que agora ha espaço para ir atras do sonhado conjunto da nacional sigma para aro 17 como um plus para esta fase troquei os farois e lanternas traseiras por modelos modernos e que iluminam mais ja que a iluminaçao original e no minimo precaria os dianteiros sao do tipo tri bar e para as lanternas traseiras comprei um kit que mantinha as lentes e molduras originais mas que trocava o sistema de iluminaçao por um com leds este kit e feito por um cara chamado xavier yssis e e bem legal reparem que providencial a marca dos farois dificuldades muitas ate agora o novo cambio exigiu que fosse construido um novo suporte para ser encaixado o carda teve que ser ligeiramente encurtado menos de 5 cm ate achar o conjunto correto de pistoes aneis e bielas para o motor retificado trocamos tres jogos mas o que realmente esta dando dor de cabeça e o motor de arranque apesar do cambio entregue ja ter uma nova furaçao para a adaptaçao de um motor de arranque o volante do motor usado no maverick e diferente do usado no mustang exigindo um reposicionamento do motor de arranque estamos tendo problemas com o encaixe ja que quando encaixa perfeitamente na carcaça a engrenagem nao casa com o volante do motor e como este processo de tentativa suja as peças nao podemos fazer o teste com motores de arranque novos sob o risco de nao aceitarem a troca da peça teste de iluminaçao bom ainda tenho coisas demais ainda para contar e nos textos seguintes contarei o progresso do projeto e tambem detalhes do que pretendo fazer em cada fase abraços por arthur episcopo project cars #48
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.