ontem mesmo começamos o dia falando sobre um mazda mx 5 bem especial um exemplar da primeira geraçao com um motor v6 jaguar dando ao carro quase o dobro da potencia sem alterar suas caracteristicas dinamicas mas todo mundo que conhece a fama do miata sabe que a receita original nao precisa de verdade de mudanças compacto leve e dotado de cambio manual traçao traseira e pouco mais de 100 cv o roadster e um carro agil esperto e equilibrado garantia de diversao ao volante [gt40 content tag= jdm widget= 1 ] ate a propria mazda sabe disto tanto que em 29 anos e quatro geraçoes a essencia do projeto mudou bem pouco fora a identidade visual do carro caracteristicas como dimensoes potencia e peso dos modelos na 1989 nb 1998 nc 2005 e nd 2014 sao muito parecidas o que nos leva a questionar como o atual miata se compara ao classico que começou tudo felizmente existe quem possa responder a esta pergunta keiichi tsuchiya o drift king que teve a oportunidade de conduzir ambos em um episodio de 2015 do best motoring quando a quarta geraçao do miata chamado mazda roadster no japao ainda era novidade no que os dois carros sao parecidos e no que eles sao diferentes [youtube id= fibpzmhsgcq width= 620 height= 350 ] para começar vamos observar as especificaçoes tecnicas dos dois carros tanto o miata na quanto o nd tem construçao monobloco e suspensao independente nas quatro rodas mas enquanto a primeira geraçao usa braços triangulares sobrepostos na dianteira e na traseira com a quarta geraçao a mazda optou por um eixo traseiro do tipo multilink visto que este tipo de suspensao possui uma amplitude muito maior de ajustes de geometria e possivel controlar de forma mais precisa angulos de cambagem caster e toe/yaw dito isto as dimensoes dos carros sao absurdamente parecidas considerando a diferença de quase tres decadas entre ambos o primeiro miata tem 3 970 mm de comprimento 1 675 mm de largura e 1 235 mm de altura; enquanto o atual tem 3 915 mm de comprimento 1 735 mm de largura e os mesmos 1 235 mm de altura o entre eixos do na e de 2 265 mm enquanto o nd tem 2 310 mm ja as bitolas do miata nd sao mais largas 1 495 mm na dianteira e 1 505 mm na traseira contra 1 405 mm e 1 420 mm no na respectivamente o peso de ambos e assustadoramente proximo o miata classico pesa 940 kg e o atual 990 kg ambos em especificaçao japonesa obviamente isto por si so e notavel mesmo com uma estrutura mais rigida e mais equipamentos de segurança de acordo com a legislaçao atual o miata nd pesa apenas 50 kg a mais e tambem e 100 kg mais leve que a geraçao anterior graças ao uso de materiais mais leves para se ter ideia o motor de 1 5 litro e 14 kg mais leve que o 1 8 da geraçao anterior; o cambio e 7 kg mais leve; a suspensao graças ao uso de aluminio nos braços inferiores pesa 12 kg a menos e ate mesmo o teto de lona perdeu 3 kg falando em motor o miata classico usado como parametro de comparaçao pela best motoring tem 1 6 litro 1 588 cm³ comando duplo no cabeçote 120 cv a 6 500 rpm e 14 mkgf de torque a 5 500 rpm o miata vendido no japao em 2015 tambem era movido por um quatro cilindros com comando no cabeçote porem de 1 5 litro 1 496 cm³ com injeçao direta de combustivel 131 cv a 7 000 rpm e 15 3 mkgf de torque a 4 800 rpm o cambio da primeira geraçao era manual de cinco marchas enquanto a atual tem seis marchas outra diferença importante o miata na nao tem freios abs presentes no nd e os pneus obviamente sao mais largos e com perfil mais baixo no carro mais novo 195/50 r16 contra 185/60 r14 no mais antigo o miata classico de primeira geraçao vai de zero a 100 km/h em 8 5 segundos com maxima de 188 km/h o carro atual precisa de 7 3 segundos para ir de zero a 100 km/h e sua velocidade maxima e de 214 km/h acontece que em um carro como o miata numeros sao quase um detalhe o conversivel da mazda sempre teve a ver com a experiencia ao volante e com o acerto dinamico e para ver como se comparam keiichi tsuchiya conduziu ambos na famosa gunsai touge um depois do outro ele nao fez questao de procurar a trajetoria mais rapida mas tambem nao poupou nenhum dos dois carros o piloto procurou divertir ao volante o que incluiu algumas saidas de traseira propositais obviamente ambos sao complacentes na suspensao e respondem imediatamente aos comandos do motorista como se o vestissem dito isto naturalmente o miata mais novo e mais rapido e o drift king disse que para pessoas normais e o carro perfeito embora tenha observado por preferencia pessoal colocaria no carro amortecedores mais firmes e abaixaria a suspensao alguns milimetros para reduzir a rolagem keiichi rasgou elogios a alma do na dizendo o quanto era divertido acelerar um motor 1 6 naturalmente aspirado de 120 cv usando toda a faixa de rotaçoes sempre de pe embaixo nao e um carro rapido mas e um carro que envolve o motorista e esta sempre a disposiçao e o mesmo pode ser dito do miata de quinta geraçao a conclusao de keiichi nao nos surpreende tanto considerando apenas a proximidade na ficha tecnica nos dois carros ainda que a propria proximidade entre projetos com uma distancia temporal tao grande seja surpreendente por si so na pratica o miata nd foi mais de 1 segundo inteiro mais rapido no trecho da gunsai touge que foi cronometrado 30 491 segundos contra 31 599 segundos do na alem de ser mais potente o motor 1 5 com injeçao direta rende mais em baixas rotaçoes e gira mais alto o que nao apenas reduz o tempo de aceleraçao mas tambem permite que o carro recupere velocidade com mais eficiencia nas saidas de curva em um circuito longo com mais trechos retilineos certamente estas caracteristicas tambem possibilitariam maior velocidade final nos trechos de alta e reduziria consideravelmente os tempos de volta [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] na hora de contornar as curvas em si tambem nao ha muito segredo a relaçao entre bitolas mais largas e entre eixos mais curto faz com que o carro mude de direçao mais rapido ao permitir que ele lide melhor com a inercia polar os pneus mais largos garantem mais aderencia e a suspensao proporciona menos rolagem da carroceria e isto porque estamos falando de keiichi tsuchiya o rei do drift no grip certamente a vantagem dos anos de evoluçao na engenharia ficaria ainda mais evidente com 11 cv e 50 kg a mais o nd tambem tem relaçao peso/potencia um pouco melhor de 7 55 kg/cv o na tem 7 92 kg/cv a questao dito tudo isto nao e o quanto o miata nd e mais rapido do que o na porque isto era ate obvio a questao e o quanto a quarta geraçao conseguiu preservar do miata original provavelmente foi coincidencia o fato de a best motoring ter legendado este video justamente quanto vimos o miata com motor v6 ficamos tristes em lembrar o quanto seria dificil replicar este projeto no brasil e nao so pelo custo mas ai ao ver como a mazda conseguiu fazer o mesmo carro so que melhor 30 anos depois e seguro dizer que ao menos hoje o mx 5 e o carro que mais faz falta na garagem do entusiasta brasileiro sorte dos que conseguiram colocar as maos naqueles que entraram no brasil no começo da decada de 1990
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