nem todo mundo percebe mas na briga dos esportivos do mercedes classe c do audi a4 e do bmw serie 3 quem chegou primeiro foi a mercedes foi em 1984 ha 40 anos que a mercedes colocou nas ruas o 190e 2 3 16 cosworth apresentado no final do ano anterior o bmw m3 so chegou dois anos mais tarde em 1986 e a audi apesar de ter o quattro so foi concorrer com essa dupla diretamente na segunda metade dos anos 1990 quando o primeiro s4 baseado no a4 deu as caras — ja que o s2 seda teve pouquissimas unidades produzidas apesar de ter chegado depois o bmw m3 foi quem estabeleceu as regras do segmento ele se tornou a referencia de desempenho para um seda ou cupe medio o benchmark da categoria posiçao que ocupa ate hoje — nao apenas por merito de seus engenheiros mas tambem pela incapacidade de seus rivais de entregar um carro capaz de competir com ele quando se fala em comportamento dinamico acerto de pista e tudo o que se procura e importa em um seda/cupe esportivo desse porte tanto mercedes quanto audi sempre pareceram hesitantes e fazer um modelo focado no combate com o m3 a classe c so foi ter um cupe em 2011 enquanto a audi inventou o rs5 um ano antes em 2010 e nenhum deles era realmente apontado para o m3 nesse sentido o m3 sempre reinou sozinho como cupe — mesmo quando mudou de nome para m4 e ganhou a concorrencia interna do 1m e depois do m2 a falta de rivais para o m3 se deve muito a atuaçao da mercedes que chegou a considerar uma versao de duas portas do 190e mas como conversivel — algo que poderia dar origem a um cupe por alguma razao eles desistiram da ideia e mantiveram apenas o cupe do 300e que e o ancestral da atual classe e adiando os planos para os anos 1990 foi quando nasceu o rival que o bmw m3 nao teve — apesar de ele ter existido o mercedes benz clk o clk e um hibrido como a mula e o resultado do cruzamento do burro com uma egua o clk e o que acontece quando voce monta um classe e cupe sobre um classe c e um carro que nasceu para substituir o 300ce mas tambem para atender o publico que procurava um cupe com o porte da classe c isso porque embora tivesse elementos esteticos da classe e w210 lançada em 1995 ele era baseado na plataforma da classe c w202 de 1993 que era uma evoluçao da w201 de 1982 o clk como o serie 3 cupe tinha versoes mundanas com motores de quatro cilindros aspirados mas tambem tinha motores sobrealimentados com compressor de polia e claro ele tinha uma versao amg que poderia competir com o m3 ele chegou em 1999 quando a bmw ainda vendia o m3 evolution com o motor s50 atualizado para deslocar 3 2 litros e produzir 320 cv — 27 cv a menos que o clk55 amg que usava um v8 aspirado de 5 4 litros com 347 cv promissor no papel nao mas na pratica o clk tinha dois problemas ele era equipado apenas com o cambio automatico de cinco marchas sem opçao de caixa manual como o m3 depois sua natureza hibrida falava mais alto mesmo tendo o porte da classe c e do m3 ele parecia um clk mais comportado menos esportivo mais gentleman driver que piloto de fim de semana foi tambem um problema de timing para a mercedes em 2000 a bmw colocou nas ruas o m3 e46 uma pequena obra prima em forma de cupe esportivo com um dos melhores seis em linha ja fabricados na historia do automovel o s50 agora atualizado como s54 com os mesmos 3 2 litros mas produzindo 343 cv — apenas 3 cv a menos que o clk55 dois anos depois a mercedes lançou a nova geraçao do clk agora com uma identidade mais propria menos ligada ao classe e embora ainda influenciada por ele a plataforma agora era a do classe c w203 — ainda o visual do carro maior na base menor parecia que a rivalidade ia embalar o modelo amg mantinha o v8 de 5 4 litros mas agora com 367 cv e quando a mercedes soube que a bmw estava preparando um m3 v8 para 2007 eles simplesmente colocaram um v8 de 6 2 litros e 481 cv no mesmo ano em que a bmw lançou o m3 e92 a mercedes colocou no pareo o clk 63 black series com uma versao de 507 cv do v8 6 2 tinha tudo para dar uma surra no m3 mas ainda faltava a identificaçao do publico o m3 era o esportivo da serie 3 o clk era o esportivo do que mesmo era um classe e ou um classe c por que estamos comparando esse gt com um esportivo como o m3 faz sentido no papel ate fazia mas na hora de acelerar de passar o dia na pista eles eram animais distintos o bmw era um cavalo de corrida e o clk ainda era uma mula uma excelente mula mas ainda uma mula — no conceito e na pratica em 2011 a mercedes decidiu mudar tudo de novo o clk seria substituido por dois carros os dois carros que fizeram ele em 1997 o classe c que finalmente ganhava um cupe proprio e o classe e que voltava a ter um cupe curiosamente o classe e cupe nao era baseado na geraçao w212 da classe e mas na mesma plataforma 204 do classe c ou seja era um clk com outro nome o classe c amg se tornou um cupe brutal que chegou alem dos 500 cv na versao black series enquanto o bmw permanecia nos 400 cv baixos o mercedes era um verdadeiro muskelwagen um muscle car alemao bruto com potencia que beirava o incontrolavel uma festa para os sentidos mas nao tinha o equilibrio que o m3 era um animal diferente se o m3 era um cavalo de corrida o c63 amg era um touro de rodeio o bmw m3 continuou evoluindo e ficou ainda mais equilibrado quando abandonou o v8 em favor do bom e velho seis em linha agora com dois turbos a potencia aumentou pouco mas o peso compensava o classe c ganhou um v8 menor de 4 litros tambem com dois turbos mas ainda era um animal diferente do bmw m3 agora batizado m4 talvez por isso a mercedes decidiu que nesta atual geraçao do classe c e do classe e eles nao teriam um cupe proprio se a marca ja faz o cla e o cls por que nao fazer o cle o conceito e o mesmissimo de 1997 plataforma da classe c com elementos do classe e ele tera uma versao cle63 amg e certamente tera um v8 mas ele vai competir com o bmw m4 dificilmente nao da para repetir uma formula e esperar um resultado diferente especialmente quando seu rival mantem as qualidades que fizeram essa formula nao ser suficiente o cle vai virar um animal diferente nao uma mula nem um touro de corridas talvez um bom cavalo mas nao o melhor cavalo eu sei disso porque ele nao tem espaço para isso na linha mercedes e se ele nao tem espaço nem mesmo dentro de casa como tera fora dela o cle no fim das contas parece ser um carro para momentos dificeis para quando a mercedes precisa preencher nichos mas nao pode/deve investir muito estamos claramente em um destes momentos — basta olhar para os lados e notar as incertezas da industria nao da pra mudar as regras do jogo quando voce so esta cumprindo tabela nao e mesmo
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