FlatOut!
Image default
Car Culture

O Mercedes CLE AMG será o rival que o BMW M3 nunca teve – e continuará não tendo

Nem todo mundo percebe, mas na briga dos esportivos do Mercedes Classe C, do Audi A4 e do BMW Série 3, quem chegou primeiro foi a Mercedes. Foi em 1984, há 40 anos, que a Mercedes colocou nas ruas o 190E 2.3-16 Cosworth, apresentado no final do ano anterior. O BMW M3 só chegou dois anos mais tarde, em 1986, e a Audi, apesar de ter o Quattro, só foi concorrer com essa dupla diretamente na segunda metade dos anos 1990, quando o primeiro S4 baseado no A4 deu as caras — já que o S2 sedã teve pouquíssimas unidades produzidas. Apesar de ter chegado depois, o BMW M3 foi quem estabeleceu as regras do segmento. Ele se tornou a referência de desempenho para um sedã (ou cupê) médio, o benchmark da categoria, posição que ocupa até hoje — não apenas por mérito de seus engenheiros, mas também pela incapacidade de seus rivais de entregar um carro capaz de competir com ele quando se fala em comportamento dinâmico, acerto de pista e tudo o que se procura e importa em um sedã/cupê esportivo desse por