ha uma diferença sutil entre o rali e o rally raid que e frequentemente omitida ainda que nao seja tao sutil assim ralis sao disputados em estagios em florestas cidades ou mesmo estradas e sao divididos em estagios enquanto o rally raid tambem chamado rally cross country costumam ser realizados em percursos maiores geralmente passando em desertos e sao provas de resistencia que podem durar dias e tem um limite de tempo cruze a linha de chegada depois deste limite e voce e desclassificado simples assim competiçoes como o rali dakar e o baja 1000 sao rally raids e sao disputados por veiculos equipados para suportar condiçoes hostis acelerando por horas e horas a fio em terrenos acidentados perigosos e pouco aderentes a nova geraçao da f 150 raptor que nao e mais uma svt nao e uma picape de competiçao mas isto nao quer dizer que ela nao possa encarar pelo menos a parte divertida do rally raid acelerar ate o limite no deserto enfrentando areia obstaculos mais areia e mais obstaculos tudo graças ao baja mode ou modo baja em portugues ele nao transforma a raptor em uma picape de competiçao claro mas da para sentir o gostinho a f 150 raptor ainda nao começou a ser vendida pois parece que a ford quer ter certeza de que fez a escolha certa ao trocar o motor v8 supercharged por um v6 biturbo e adotar doses cavalares de aluminio na construçao da picape deve ser por isso que eles estao fazendo questao de antes do lançamento oficial mostrar que ela continua sendo uma picape bacana parte da estrategia foi colocar uma raptor quase totalmente original com suspensao preparada gaiola de proteçao pela celula de combustivel e outros equipamentos de segurança para disputar o baja 1000 2016 que aconteceu entre os dias 16 e 20 de novembro [youtube id= olurcrth_ua width= 620 height= 350 ] depois de 1 375 km no deserto mexicano de baja california a raptor 2017 cruzou a linha de chegada faltando apenas 52 segundos para o fim da prova foi uma bela manobra de publicidade ainda que o tiro quase tenha saido pela culatra por mais dificil que o baja 1000 seja e uma das corridas mais dificeis do planeta na verdade nao seria uma boa ideia colocar um modo baja em uma picape que incapaz concluir a prova que foi a inspiraçao na hora de batiza la mas afinal o que e o modo baja na verdade existem alguns modos de direçao diferentes que voce pode escolher ao volante da nova raptor normal o modo padrao da raptor com traçao traseira ou nas quatro rodas a escolha do motorista assistencias eletronicas ativadas respostas mais neutras do acelerador e um equilibrio entre a economia de combustivel e a aceleraçao sport neste modo a aceleraçao fica mais responsiva a transmissao automatica de dez velocidades segura as marchas por mais tempo a fim de aproveitar a força do motor em rotaçoes mais rapidas e a direçao fica mais pesada o sistema de controle de traçao funciona normalmente weather o modo para neve torna a atuaçao do acelerador mais suave e progressiva a fim de evitar que voce pise fundo e se enterre ainda mais fundo no gelo com a raptor a transmissao troca de marchas mais cedo para manter as rotaçoes mais baixas e o controle de traçao fica mais invasivo alem disso o sistema de traçao integral procura distribuir mais força para as rodas onde ela e necessaria variando de acordo com a situaçao mud/sand para enfrentar situaçoes de baixa aderencia onde e preciso pisar fundo para seguir em frente a raptor fica em um modo intermediario entre normal e sport as marchas sao trocadas mais tarde para aproveitar melhor a força do motor mas o cambio tambem sabe a hora de manter as rotaçoes mais baixas para conservar o torque alem disso a direçao fica mais macia e com a maior quantidade possivel de assistencia reduzindo o esforço necessario para esterçar lutando contra a resistencia do solo na lama ou na areia e mais dificil virar as rodas rock crawler para escalar paredoes de rochas a transmissao ativa a marcha reduzida e desliga o controle de traçao alem de deixar o volante mais macio para novamente reduzir o esforço necessario para virar as rodas ao minimo possivel nos vamos nos concentrar no modo baja pois este e a grande novidade para tornar travessias no deserto mais emocionantes e ao mesmo tempo acessiveis a raptor passa a aproveitar ao maximo toda a capacidade do motor do cambio e das assistencias eletronicas [youtube id= easr42oa84s width= 620 height= 350 ] as marchas so sao trocadas no limite do limite do limite ate onde a durabilidade do cambio nao e comprometida a fim de extrair cada gota dos 460 cv e 70 5 mkgf de torque do motor emprestado do ford gt; os sistemas de controle de traçao e estabilidade continuam presentes porem bem menos invasivos permitindo que voce brinque com a traseira e escorregue mas nao fique totalmente vulneravel a uma perda repentina de traçao e a traçao 4x4 e ativada automaticamente porem pode ser desligada a qualquer momento o acelerador e calibrado para entregar a força de forma mais linear permitindo melhor controle das rotaçoes enquanto o peso da direçao fica em um meio termo nao leve demais para nao anestesiar as coisas nem pesado demais tornando a tarefa de virar o volante mais facil alem disso os mais experientes podem simplesmente pressionar o botao do controle de traçao por sete segundos desligando completamente o sistema e como se fosse o modo drift do ford focus rs mas para fas do off road picapes nao sao nosso tipo de carro favorito mas certamente a gente gostaria de experimentar o que o modo baja promete fazer
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