dizem que o pato e uma ave capaz de fazer tudo andar sobre a terra nadar sobre a agua e voar pelo ceu sem fazer nada direito a chave para a excelencia via de regra e a especializaçao e por isso que carros anfibios nao andam muito bem na agua e nem na terra por exemplo e tambem e por isso em parte que nao existem ainda carros voadores vendidos em concessionarias ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] mas as vezes faz se necessaria esta versatilidade como na decada de 1960 quando os sovieticos decidiram criar enormes veiculos para flutuar sobre a agua a poucos metros de altitude e passar despercebidos pelos radares norte americanos eram os ecranoplanos do russo экраноплан ou ekranoplan que eram gigantescos carissimos complexos e fascinantes os ecranoplanos nao sao nem avioes nem barcos mas parecem avioes e sao classificados como embarcaçoes pela organizaçao maritima internacional eles decolam e pousam sobre a agua mas nao chegam a atingir mais que 20 metros de altitude e como na simulaçao abaixo https //www youtube com/watch v=3vozkuehrmy embora tenham fuselagem e asas que lembram enormes avioes os ecranoplanos nao voam pela sustentaçao aerodinamica causada por uma zona de baixa pressao sob as asas em vez disso eles se valem do efeito solo o mesmo utilizado por carros de competiçao mas de forma reversa para flutuar sobre superficies planas como a agua do mar ou planicies suficientemente lisas o perfil das asas gera uma zona de alta pressao sob as mesmas o que forma uma especie de colchao de ar sobre o qual o veiculo se apoia em um voo rasante nao e muito diferente em principio de um hovercraft exceto que os hovercrafts criam seu proprio colchao de ar para flutuar a poucos centimetros do solo usando helices e motores enquanto os ecranoplanos so utilizam este sistema na decolagem e no pouso durante o voo o colchao de ar e mantido pelo proprio desenho da fuselagem e das asas enquanto o veiculo esta em movimento talvez o mais famoso de todos os ecranoplanos seja o km de korabl maket aeronave prototipo em russo ele ficou mais conhecido como monstro do mar caspio apelido dado pelos norte americanos ao observar nas imagens feitas por seus satelites a enorme silhueta do veiculo sobre o mar caspio que tecnicamente e um enorme lago de agua salgada que fica entre as fronteiras de azerbaijao cazaquistao ira russia e turcomenistao durante a guerra fria os dois lados estavam constantemente observando as açoes um do outro e a descoberta do enorme ecranoplano foi um belo susto ele era um monstro de fato mesmo nao sendo classificado como um aviao ele era considerado a maior e mais pesada aeronave do mundo ate o ano de 1988 tinha 92 metros de comprimento 37 6 metros de envergadura 21 8 metros de altura e vazio pesava 240 000 kg totalmente carregado e abastecido podia chegar aos 544 000 kg ele era movido por dez motores turbojato dobrynin cada um com empuxo de kuznetsov nk 87 cerca de 13 000 kg e podia voar a uma altitude entre 4 e 14 metros tinha uma tripulaçao de cinco pessoas e capacidade para levar ate 50 passageiros caso necessario apesar das dimensoes colossais ele era veloz sua velocidade maxima batia nos 650 km/h e a velocidade de cruzeiro ficava entre 430 km/h e 500 km/h a autonomia era de 1 500 km antes de precisar reabastecer de fato a economia de combustivel e outra das vantagens que os estudiosos da aviaçao atribuem aos ecranoplanos pois eles sofrem muito menos arrasto aerodinamico https //www youtube com/watch v=r3mvlr9qb20 entre sua concepçao pelo engenheiro aeronautico rostislav alexeyev e seu primeiro voo passaram se dois anos tempo relativamente curto para o desenvolvimento de um veiculo tao grande e complexo o monstro do mar caspio serviu a uniao sovietica por 15 anos entre 1966 e 1980 ate sofrer um acidente causado por erro humano e cair nao houve fatalidades ou feridos mas o ecranoplano sofreu danos suficientes para ser declarado impossivel de consertar ele ficou boiando por uma semana antes de afundar e jamais foi considerada uma missao para recupera lo simplesmente nao valia a pena contudo ao longo de 15 anos ele foi exaustivamente estudado pelos engenheiros da uniao sovietica liderados pelo proprio alexeyev eles criaram em 1987 o ecranoplano e serviu como base para que em 1987 fosse construido o ecranoplano lun md 160 lun quer dizer gaviao em russo o lun era um pouco menor que o monstro do mar caspio com 73 metros de comprimento 44 m de envergadura 19 2 m de altura e pesava ate 380 000 totalmente carregado e abastecido ele voava a uma altitude maxima de cinco metros apenas e era movido por oito motores turbojato kuznetsov nk 87 com 28 600 lb de empuxo cada um suficientes para leva lo ate os 550 km/h ele era equipado com seis lança misseis anti superficie p 270 moskit que utilizava muniçao teleguiada mas so por precauçao pois seu principal objetivo era ser um veiculo de transporte e para isto ele foi utilizado servindo a frota do mar negro ate a dissoluçao da uniao sovietica desde entao o lun esta parado em na base aeronautica de kaspisk no mar caspio da para ve lo pelo google maps a volta dos ecranoplanos uma segunda unidade do lun batizada spasatel salvador em russo chegou a ter sua construçao iniciada com o objetivo de ser uma especie de hospital movel e ajudar em salvamentos na verdade ele ficou quase pronto fala se em 90% antes de os fundos militares destinados a seu desenvolvimento serem interrompidos recentemente no fim de junho circularam relatos na midia russa dizendo que o spasatel seria enfim concluido nos proximos anos de acordo com as noticias a ideia seria transforma lo em algo mais proximo de um aviao incluindo um trem de pouso e asas redesenhadas para dar a ele a capacidade de voar fora do efeito solo o que se sabe com certeza porem e que a russia esta desenvolvendo um novo ecranoplano bem menor e mais moderno o seagull gaivota em ingles que tem seus primeiros testes planejados para algum momento entre 2022 e 2023 com cerca de 10% do peso bruto total do monstro do mar caspio ou seja 54 toneladas ele devera ter capacidade para levar ate 100 pessoas o projeto esta sendo tocado pelo ministerio russo para situaçoes de emergencia alem de ser usado para transportar passageiros e carga ele tambem podera ser util em monitoramento ambiental e em equipes de salvamento em especial graças a sua alta velocidade e capacidade para acessar praias virgens e navios naufragados em alto mar por exemplo
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.