FlatOut!
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Zero a 300

O motor da nova Montana | O último Gol não será Last Edition | O incrível Praga Bohema e mais!

Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere conosco.

O Zero a 300 é um oferecimento do Autoline, o site de compra e venda de veículos do Bradesco Financiamentos. Nesta parceria, o FlatOut também apresentará avaliações de diversos carros no canal de YouTube do Autoline – então, clique aqui e se inscreva agora mesmo (e não esqueça de ativar o sininho)!

 

Gol e Voyage serão produzidos até o fim de 2022

Depois de mostrar ontem a série especial Last Edition do Gol, a Volkswagem confirma oficialmente que o Gol e o Voyage (que não ganhou Last Edition, coitado) realmente vão parar de ser fabricados. Sim, a notícia mais óbvia possível, mas vem com um detalhe: serão produzidos por mais um mês na fábrica de Taubaté.

O Polo Track, substituto do Gol, começará na mesma fábrica somente em 2023, então. O carro continua muito popular entre frotistas e locadoras, e continua um carro de alto volume de venda até o seu final. A VW não pode perder nenhuma venda neste próximo mês.

E se você quer ter um dos últimos Gol ou Voyage, mas não tem estômago para versões irrelevantes de despedida com nome em inglês, pode economizar algum, também. A versão Last Edition não é exorbitantemente mais cara que o carro normal, mas é mais cara, claro. O Gol 1.0 básico custa R$ 78.160, passando a R$ 86.630 quando completo; o Last Edition, que tem rodas exclusivas, bancos melhores e outros mimos, custa R$ 95.990. Mas de qualquer forma, no afã ilógico colecionista, deve ter acabado já a esta altura.

Eu? Esperaria ano que vem e pegaria um dos últimos, de verdade, na bacia das almas com um belo descontão. (MAO)

 

GM revela o motor da nova Montana

Posso entender perfeitamente os motivos desta mania de ficar lançando carros à conta-gotas, por meio de teasers, imagens, e dados que fluem a passos de cágado todo santo dia. No mundo da informação espalhada imediatamente, é um meio de se manter na mente das pessoas e não ser esquecido. Entendo os motivos, e sei que a técnica funciona, e por isso é usada. Mas juro que se me deparar com mais um teaser de Huracán Sterrato corto meus pulsos.

Mas enfim, nossa obrigação para com os augustos leitores desta importante publicação virtual é mantê-los atualizados com o que acontece de importante no mundo do automóvel. Então vamos lá.

Todo mundo está careca de saber que logo logo será lançada uma nova Chevrolet Montana, desta vez baseada na Tracker, agora cabine dupla, e será um concorrente um pouco menor da Fiat Toro, mais ou menos do tamanho da Duster Oroch. Mas agora, às vésperas do lançamento oficial, a GM deu mais um teaser do carro, revelando alguns detalhes técnicos.

O motor do carro será (rufem os tambores): o mesmo tricilíndrico 1,2 litro turbo da Tracker! A GM não deu detalhes de potência e torque, mas disse que terá uma calibração específica, lógico. No Tracker, o motor dá saudáveis 133 cv a 5.500 rpm e 21,4 mkgf a 2.000 rpm, usando etanol. “Foi desenvolvida uma calibração específica de motor e transmissão para a nova Montana, considerando a proposta do veículo, para otimização da peformance, seja quando estiver vazio ou carregado”, afirma Eduardo Domeniquelli, engenheiro-chefe do projeto.

O carro já foi mostrado por inteiro várias vezes, ainda que camuflado, e imagens teasers também foram divulgadas, como de praxe. O projeto é em grande parte realizado aqui no Brasil, e, portanto, é um orgulho para a GMB, que mostrou em vídeos no Youtube várias facetas do desenvolvimento com os engenheiros que fizeram o trabalho. Projetar carros novamente aqui é uma felicidade; tinha parado de fazer isso. Certamente será um carro de sucesso, e merecido.

Mas graças a Deus este deve ser o último teaser: a apresentação final do carro acontecerá no dia 1º de dezembro, através do YouTube, quando a pré-venda será iniciada. As entregas devem começar somente em 2023. (MAO)

 

Conheça o incrível Praga Bohema

Praga Bohema. Um nome já de cara carregado de significados legais. Praga é a capital da Republica Tcheca, mas é também uma empresa centenária daquele país, que faz karts e aviões normalmente. E Bohema alude à uma região da República Tcheca, mas também um modo de vida: boemia é a prática de um estilo de vida não convencional, muitas vezes na companhia de pessoas de mentalidade semelhante e com poucos vínculos permanentes. Envolve atividades musicais, artísticas, literárias ou espirituais. Os boêmios podem ser andarilhos, aventureiros e vagabundos. Se baseia na valorização da amizade, idealização da arte e, principalmente, desprezo pelo dinheiro.

Mas o Praga Bohema é outra coisa; é um supercarro tcheco focado em pista, de uma empresa de engenharia tradicional, que parece bem interessante de verdade. Caríssimo, também; desprezo pelo dinheiro, indeed.

A empresa afirma que os compradores podem dirigir o carro até a pista, fazer voltas em tempo de competição GT3, e depois voltar para casa. O ex-piloto de Fórmula 1 Romain Grosjean está ajudando nos testes do modelo.

O coração do Bohema é o V6 biturbo de 3,8 litros do Nissan GT-R, modificado. A empresa tem um acordo de fornecimento com a Nissan. A Praga pretende tirar 700 cv e 73 mkgf do motor, que terá aqui cárter seco e escapamento em titânio. O câmbio será uma unidade sequencial Hewland com uma embreagem robotizada.

O carro deverá passar de 300 km/h de velocidade máxima, segundo a empresa, que ainda não deu mais dados de desempenho. O carro evoca claramente veículos de competição, e tem aerodinâmica apurada: a asa traseira produz 900 kg de downforce a 250 km/h; isso num carro que pesará 982 kg, a seco. O monobloco é de fibra de carbono.

A Praga pretende produzir 89 unidades do Bohema. Por que somente 89? A empresa cita um fato obscuro da sua história: já se passaram 89 anos desde a maior vitória da marca Praga em corridas de estrada, quando venceu as 1000 milhas da Checoslováquia em 1933. A marca Praga tem 115 anos de idade, barrabás.

O preço inicial projetado para cada um deles é de € 1,28 milhão, ou R$ 7.078.400, entregue na cidade de Praga. A empresa afirma que o desenvolvimento final está em andamento e planeja construir 10 exemplos do hipercarro em 2023. (MAO)

 

Porsche faz restomods para comemorar 20 anos do Cayenne

A gente tem que dar o braço a torcer para a Porsche; parece que não há um dia que passe que não temos alguma notícia interessante sobre a empresa. Um cara poderia ser desculpado em imaginar que o investimento em imagem da empresa fosse maior que o de engenharia. Isso, é claro, se a incrível eficiência de seus carros em suas respectivas missões não provassem o contrário.

Mas o fato é que, como sabemos, 2022 marca o aniversário de 20 anos do Porsche Cayenne original. Para marcar a efeméride, a Porsche Middle East e a Africa FZE criaram um projeto especial. A divisão da empresa encarregou seus dois importadores dos Emirados Árabes Unidos de restaurar e personalizar uma frota de Cayennes de primeira geração para uso off-road extremo.

Admirável Porsche novo: os 20 anos do Cayenne

Os Cayennes modificados já foram testados por representantes da mídia na região montanhosa desértica de Hatta, perto de Dubai, e agora estão sendo preparados para serem exibidos no festival Icons of Porsche. Durante o evento, serão usados para demonstrações com clientes e convidados dirigindo.

Aparentemente, a parte mais difícil do processo de restauração foi encontrar veículos que atendessem aos requisitos da Porsche. Parece que não é só você que não consegue achar uma em bom estado e sem blindagem…

Cayennes em boas condições e sem modificações, foram adquiridos de diferentes lugares e passaram pela verificação Porsche Approved antes de serem aprovados para modificações. Todos os veículos receberam restauração completa e modificações para off-road.

Os carros foram equipados com kits de elevação e rodas off-road, além de espaçadores para alargar a bitola até a borda dos arcos, e deixar uma aparência mais parruda. Alguns deles tem suportes de rodas sobressalentes na parte traseira, proteção da parte inferior da carroceria e racks de teto para tendas de teto. Uma das grandes motivações do projeto foi promover os catálogos de peças do Cayenne da Porsche Classic e da Porsche Tequipment, e algumas das modificações que as equipes realizaram, incluindo a barraca de teto e os gráficos, estão disponíveis para venda nas concessionárias da marca mundo afora. (MAO)