ele tinha motor central traseiro e perfil em forma de cunha — a receita de um supercarro — mas seu v6 de 233 cv nao o fazia muito especial isso contudo nao impediu o mitsuoka orochi de ficar famoso como o supercarro mais feio do mundo agora para o bem da beleza no mundo automotivo a mitsuoka acaba de apresentar a ultima leva de seu modelo mais famoso para alguns isto e motivo de comemoraçao mas nos estamos ate meio tristes e — vamos explicar o porque a mitsuoka nao acha o orochi feio — na verdade para a marca ele e um supercarro fashion feito para dirigir e atrair a atençao de todos como se fosse possivel nao atrair a atençao de todos ao rodar por ai ao volante de uma maquina cheia de vincos entradas de ar curvas abruptas e a dianteira que lembra um peixe sorridente de quatro olhos vai dizer que nao o orochi foi apresentado como conceito no salao de toquio de 2001 e provavelmente ninguem acreditou que ele um dia se tornaria um carro de produçao naquela epoca a mitsuoka disse o seguinte sobre a ideia por tras do carro o orochi tem desenho reptiliano como seu nome indica os farois e lanternas traseiras tem o formato de olhos penetrantes que atravessam a presa a entrada de ar sugere de forma assustadora as mandibulas de uma piton pronta para atacar com suas presas afiadas bom nos ainda achamos que ele se parece com um peixe mais do que com uma cobra o nome do carro e inspirado na criatura fantastica yamata no orochi um dragao de oito cabeças e oito caudas — lembrando que os dragoes sao bem diferentes dos dragoes medievais que estamos acostumados a ver na ficçao e se parecem muito mais com serpentes — pense no shen long de dragon ball z mesmo que o shen long seja inspirado nos dragoes chineses mas voce entendeu enfim divagamos mecanicamente o primeiro conceito do orochi era baseado na plataforma do iconico honda nsx o que significa que ele provavelmente tinha um motor v6 de tres litros e 280 cv com comando duplo variavel alem de empregar suspensao com braços sobrepostos do tipo duplo a nos quatro cantos depois de apresentar uma versao conversivel chamada orochi nude top em 2005 a mitsuoka anunciou a versao de produçao no ano seguinte — como todo bom carro exclusivo em serie limitada a 100 unidades por ano ate 2010 o visual definitivo do orochi praticamente nao mudou mas a plataforma foi desenvolvida pela propria mitsuoka a suspensao igual a do nsx foi mantida ha quem diga que os componentes sao intercambiaveis entre os dois carros mas o v6 honda deu lugar a um motor toyota de 3 3 litros 233 cv e 33 4 mkgf de torque — o mesmo empregado no camry nao e nenhuma usina de força mas e confiavel e de funcionamento suave a transmissao e automatica de cinco marchas tambem da toyota o conjunto mecanico foi escolhido a dedo — nao precisava ser potente demais pois o orochi sempre foi acredite um supercarro que se vendia pela imagem mas tambem nao precisava ser fraco demais os 233 cv sao suficientes para levar os 1 580 kg orochi aos 100 km/h em sete segundos o que nao e exatamente alucinante para um supercarro de qualquer forma como ja dissemos desempenho nao era o principal objetivo do orochi — em vez disso a mitsuoka preferiu dar atençao ao visual e ao conforto no interior que tem um desenho bem mais convencional e todo revestido em couro e e surpreendentemente espaçoso e equipado com os itens de conforto e conveniencia que se espera de um carro fabricado neste seculo — correto porem nada especial por outro lado as publicaçoes que o testaram na epoca elogiaram bastante seu comportamento dinamico dizendo que o sistema de suspensao faz com que o carro seja muito estavel em ainda que lhe falte um pouco mais de agressividade na hora de atacar as curvas alem disso a qualidade de construçao e a rigidez da carroceria tambem foram pontos positivos — e estamos falando de publicaçoes de renome como as revistas britanicas autoexpress e autocar ou seja embora seja feio — ou melhor excentrico — o orochi e um bom carro e sempre faz sucesso quando circula pelas ruas do japao e ca para nos a mitsuoka nao conseguiria recursos para fazer um carro feio porem competente se nao vendesse outros carros e eles vendem a maioria deles e de carros de visual retro feitos sobre modelos mais modernos e acessiveis — alguns deles bem comuns no brasil inclusive quer ver so este e o mitsuoka galue 204 que tem o visual retro que lembra um rolls royce das antigas mas na verdade e um toyota corolla da geraçao passada com novas dianteira e traseira — e ele e so um dos carros retro que a mitsuoka produz [gallery columns= 4 link= file ids= 29218 29219 29220 29221 ] e que tal este mini jaguar mk2 nada mais e do que um nissan march modificado chamado mitsuoka viewt — a linha de cintura e as proporçoes gerais convencem como um jag mk2 em escala reduzida nao acha james may dando um passeio no orochi e no galue a mitsuoka tambem fornece parte dos famosos taxis londrinos desde 1997 quando ao london taxis international encomendou um substituto para o austin fx4 o famoso black cab baseado no nissan cube o mitsuoka yuga tem um motor a diesel de 2 7 litros economia para rodar o dia todo pela capital inglesa e tem visual inspirado nos iconicos taxis ingleses contudo se voce tem perfil mais entusista a mitsuoka tambem oferece o himiko um clone do jaguar xk120 baseado no mazda mx 5 miata de terceira geraçao a mitsuoka o compara a um navio cruzando majestosamente o alto mar misturando se as ondas nos nao compramos muito este papo mas adorariamos pilotar um testes como um miata deve ser pilotado mas vamos voltar ao orochi provavelmente foi o relativo sucesso de seus carros retro eles nao sao exatamente raros nas ruas do japao e dos taxis londrinos que deu a mitsuoka recursos para levar adiante o projeto do mitsuoka e seguir com ele por tanto tempo — ate abril deste ano quando o final orochi foi apresentado ediçao limitada a cinco unidades o final orochi seria o canto do cisne ou seria o grasnar do patinho feio do supercarro fashion se nao fosse pelo carro da foto acima — o mitsuoka orochi evangelion edition inspirado na serie de anime e manga neon genesis evangelion limitado e vendido exclusivamente pela rede de lojas de conveniencia 7 eleven o orochi evangelion edition traz uma pintura colorida especial inspirada na arte da serie japonesa — ao menos e o que eles dizem [gallery link= file columns= 4 ids= 29209 29212 29211 29210 ] se fosse qualquer outro carro talvez ficasse ridiculo mas por alguma razao o tratamento especial combinou com as linhas ousadas para dizer o minimo do orochi como da para ver a mitsuoka esta longe de ser uma one hit wonder — termo usado para fala daqueles artistas ou bandas que so conseguem emplacar uma musica acontece que todo mundo so lembra do orochi o que e compreensivel mas nos preferimos dizer que ele nao sera lembrado por ser feio e sim por ser uma ode a ousadia na industria automotiva que esta cada vez mais rara vamos sentir falta dele
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.