ha exatamente 30 anos e alguns meses em janeiro de 1988 a fiat apresentava na italia o tipo era um nome simples derivado da propria plataforma do carro a tipo due usada do fim dos anos 80 ao inicio dos anos 2000 em modelos da fiat da alfa romeo e da lancia apesar da falta de inspiraçao no nome na minha humilde opiniao due seria mais apropriado pois posicionaria o carro acima do uno lançado quatro anos antes o carro em si era bastante interessante [gt40 content search= fiat widget= 1 title= os carros da fabbrica italiana automobili torino no gt40 ] o desenho do carro executado pelo centro stilo fiat era visivelmente inspirado pelo uno este assinado por giorgetto giugiaro linhas predominantemente retas com dois volumes bem definidos e uma traseira bastante vertical era como se o uno tivesse comido fermento e feito exercicios para ficar mais robusto sendo um modelo mais caro o tipo tambem tinha acabamento mais refinado com os gaps entre os paineis da carroceria menores e mais regulares janelas bastante rentes a carroceria e materiais de melhor qualidade alias o tipo foi o primeiro fiat a ter a carroceria totalmente construida com aço galvanizado exceto pela tampa traseira que era feita de fibra de vidro para ajudar a reduzir o peso do carro na epoca o fiat tipo era o carro com interior mais amplo na categoria e seu visual retilineo era bem diferente de qualquer rival seu na epoca de inicio o fiat tipo era movido por motores a gasolina carburados da familia fire com deslocamento de 1 1 litro 1 4 litro e 1 6 litro e potencia de 41 cv 52 cv e 60 cv respectivamente havia tambem motores a diesel de 1 7 litro e turbodiesel de 1 9 litro este com 90 cv a baixissimas 2 400 rpm era o motor mais potente da linha e por isso a fiat dizia que o tipo t ds era a versao esportiva ele tinha um para choque diferente com entrada de ar maior e farois de neblina alem de frisos vermelhos circundando todo o carro e uma grade diferente painel digital disponivel na italia aparentemente nao fomos bons o bastante para receber o mimo que era identico ao da versao sw do tempra importada para o brasil pouco tempo depois os motores a gasolina eram considerados fracos demais para o tamanho do tipo que tinha 3 958 mm de comprimento 1 700 mm de largura e 1 445 mm de altura alem de entre eixos de 2 540 mm e peso de pelo menos 1 020 kg entao em 1989 a fiat adotou um quatro cilindros de 1 8 litro com comando duplo no cabeçote e injeçao eletronica multiponto o salto era impressionante 136 cv a 6 200 rpm naquele ano tambem foi lançado o tipo selecta que vinha com motores 1 4 e 1 6 e transmissao continuamente variavel cvt as mudanças renderam ao tipo o titulo de carro mais inovador lançado na italia naquele ano premio concedido pela imprensa especializada local no entanto foi em 1991 que o tipo realmente demonstrou seu carater esportivo com a versao sedicivalvole 16 valvulas em italiano a fiat colocou nele um motor 2 0 16v com injeçao eletronica multiponto e comando duplo no cabeçote tambem empregado em outros modelos como o fiat tempra versao seda lançada na europa em 1990 e o fiat coupe o motor apelidado lampredi pois foi projetado pelo eximio engenheiro mecanico aurelio lampredi entregava 145 cv a 6 250 rpm e 17 6 mkgf com cambio manual de cinco marchas era força suficiente para que o hot hatch fosse de zero a 100 km/h em 8 4 segundos com velocidade maxima de 208 km/h para se ter uma ideia o golf gti 16v tinha 139 cv e a mesma velocidade maxima mas ia de zero a 100 km/h em 9 3 segundos a fiat credita a vantagem a melhor eficiencia aerodinamica do tipo [youtube id= bkkw7qf_ywc width= 620 height= 350 ] o hatchback foi produzido na italia ate 1995 quando foi substituido pelo brava na versao de quatro portas e pelo bravo na versao de duas portas ou seja quando foi lançado no brasil em 1993 o tipo ja estava no final de sua vida por aqui o tipo chegou ainda importado ja com o facelift aplicado na italia que mudou apenas o visual da grade dianteira e o formato dos farois que ficaram mais baixos e equipado apenas com motor 1 6 8v com injeçao eletronica monoponto e 82 cv era o motor sevel muito parecido com o do fiat uno 1 6 r mpi vendido ate 1992 porem com 10 cv a menos pois a injeçao do uno era multiponto o torque era de 13 3 mkgf a baixas 3 000 rpm e com isto o tipo 1 6 era capaz de ir de zero a 100 km/h em 14 segundos com velocidade maxima de 170 km/h o desempenho era apenas correto na verdade pois o tipo ficava para tras dos rivais da chevrolet e da ford o kadett ja veterano tinha motor 1 8 de 96 cv e ia de zero a 100 km/h em 12 3 segundos ja o ford com motor vw ap 1 8 de 86 cv era capaz de fazer o mesmo em 13 3 segundos por outro lado a suspensao independente nas quatro rodas por sistema mcpherson na dianteira e braços semi arrastados na traseira garantia ao tipo uma conduçao mais refinada mesmo que a versao importada para o brasil fosse alguns centimetros mais alta do que a vendida no mercado italiano a fim de lidar melhor com o asfalto brasileiro de excelente qualidade apesar disto o tipo conquistou o publico brasileiro pelo preço competitivo pelo espaço interno pelo visual e pelo nivel de equipamentos opcionais havia ar condicionado direçao hidraulica e teto solar faltavam recursos bacanas que poderiam ter agregado mais prestigio como o painel digital mas o conjunto no geral agradou tanto que o tipo tornou se um dos carros mais vendidos do pais pouco depois da estreia em 1994 foram 72 881 unidades vendidas o que rendeu ao tipo o quarto lugar no ranking de vendas atras do ford escort do fiat uno e do volkswagen gol nesta ordem em 1995 por um unico mes o tipo chegou a vender mais que o gol as coisas estavam indo tao bem que a fiat brasileira decidiu ampliar a linha em julho de 1994 ainda importado da italia passou a vir o tipo slx com motor 2 0 8v de 109 cv a 6 250 rpm e 16 mkgf de torque a otimass 2 750 rpm era um pouco menos que os 113 cv da versao italiana mas ainda era o suficiente para chegar aos 188 km/h a velocidade maxima do tipo 2 0 8v italiano era de 190 km/h o slx tinha visual diferenciado com farois de milha no para choque e rodas de aluminio de 14 polegadas com pneus 185/60 alem de freios a disco nas quatro rodas com abs opcional diferentemente do tipo 1 6 que tinha uma versao de duas portas fato desconhecido por bastante gente o 2 0 slx so vinha com quatro portas agora se voce queria algo realmente apimentado teria de esperar seis meses foi em dezembro de 1994 que o tipo sedicivalvole foi lançado o motor 2 0 16v de 145 cv passou por modificaçoes para rodar com a gasolina brasileira o que ocasionou uma reduçao de potencia para 137 cv a 6 000 rpm com 18 4 mkgf a 4 500 rpm mesmo que fosse preciso fazer o motor girar alto para extrair o maximo potencial do motor o tipo sedicivalvole nome orgulhosamente estampado em letras maiusculas na moldura da placa na tampa traseira chegava aos 100 km/h em 9 3 segundos com velocidade maxima de 204 km/h era um dos hatchbacks mais rapidos a venda no brasil era tambem um carro bonito a carroceria de duas portas recebia rodas de 15 polegadas com pneus largos e de perfil baixo 205/55 os para choques recebiam os mesmos frisos vermelhos vistos na italia e a suspensao mais baixa dava ao carro uma postura interessantissima os bancos eram revestidos com tecido xadrez de fundo cinza e na dianteira tinham apoios generosos a la recaro o teto solar era novamente opcional e quase sempre tinha sua caixinha marcada era parte importante do look o proximo passo logico foi dado no inicio de 1996 o fiat tipo começou a ser fabricado no brasil em betim/mg era mais uma questao de necessidade o governo aumentou aliquota de importaçao para veiculos do segmento de 20% para 80% tornando os custos altos demais alem disso a matriz na italia se preparava para tirar o tipo de linha de onde ele viria o tipo fabricado no brasil era equipado com o motor 1 6 8v mpi de 92 cv e custava mais caro e era oferecido em versao unica nao havia mais motor 2 0 fosse 8v ou 16v por outro lado ele foi o primeiro nacional com airbag apenas para o motorista um dia antes do chevrolet vectra infelizmente foi pouco depois que o tipo começou a se queimar literalmente e figurativamente no brasil [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] ao que tudo indica pelo que se sabe hoje em dia o problema atingiu um lote dos fiat tipo importados com motor de 1 6 litro o fogo começava no cofre do motor e o consenso geral e que o defeito estava em uma mangueira da direçao hidraulica ao esterçar o volante repetidas vezes de um lado para o outro ao fazer uma baliza por exemplo a mangueira arrebentava com a pressao e derramava o fluido da direçao que era inflamavel sobre parte do coletor de escape com a temperatura altissima o fluido entrava em combustao e era questao de minutos ate que o carro fosse consumido pelas chamas segundo consta a fiat demorou para tomar as medidas necessarias admitindo um problema e convocando um recall ja com dezenas de casos registrados foi o suficiente para que a fama do fiat tipo fosse a de esquentadinho e nao importava a versao para o consumidor todo tipo corria do risco de pegar fogo a qualquer instante foto divaldo moreira/comercio da franca a fiat optou por encerrar a produçao do tipo em 1997 sem completar dois anos e com apenas 12 570 carros feitos em minas gerais para efeito de comparaçao vieram 169 819 unidades da italia entre 1993 e 1996 jamais comprovou se contudo que o tipo nacional tambem era propenso a combustao espontanea para quem gostava do tipo o efeito colateral foi uma bela queda no preço dos seminovos quem comprou um exemplar de segunda mao no fim dos anos 90 provavelmente pagou pouco e fez um bom negocio especialmente se a intençao fosse permanecer com o carro por muito mais tempo a desvalorizaçao foi acentuada nos anos que se seguiram e quem nao conseguiu vender seu tipo pelo preço que queria acabou ficando com ele e por isso que hoje em dia e consideravelmente dificil encontrar um fiat tipo em bom estado a venda mesmo em bom estado os exemplares bem conservados nao trocam de mao com muita frequencia o que e uma pena
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