foi no final de 1998 ha exatos 20 anos que ouvi falar do focus pela primeira vez o carro havia sido lançado naquele ano na europa e ja estava sendo anunciado para o mercado brasileiro a ideia era traze lo importado e posiciona lo na lacuna que havia entre o escort e o mondeo mas a desvalorizaçao do real ocorrida no inicio de 1999 afundou os planos da ford e o lançamento acabou acontecendo somente no final de 2000 a historia do focus contudo começou a ser escrita dez anos antes quando a ford lançou a quinta geraçao do escort na europa lançado em 1968 o escort foi durante 22 anos e quatro geraçoes um dos maiores sucessos de publico e critica do mercado europeu mas quando a quinta geraçao chegou as ruas a historia mudou o publico começou a olhar para outros modelos melhor resolvidos em termos de design e desempenho enquanto a imprensa especializada caiu matando no carro por seu design pouco inspirado dinamica mediocre e falta de refinamento em 1992 um facelift ajudou a resolver o problema do visual mas o desempenho ainda era fraco o escort pela primeira vez em quase 30 anos lutava para sobreviver a situaçao delicada do escort era resultado de anos e anos de gestao burocratica que colocava a reduçao de custos acima de qualquer outro valor foi o que levou por exemplo o escort de quinta geraçao a trocar sua suspensao traseira independente por um eixo de torçao que matou sua personalidade dinamica essa historia começou a mudar a partir de 1996 quando um libanes chamado jacques nasser assumiu o comando da divisao de automoveis da ford na europa nasser estava na ford desde 1968 coincidentemente o mesmo ano em que o escort foi lançado e talvez por isso pensava em longo prazo quando se tratava da imagem da marca ele tinha uma clara noçao do potencial destrutivo que um produto mediocre como o escort de quinta geraçao trazia a imagem da ford [caption id= attachment_380204 align= aligncenter width= 1024 ] a traseira que conhecemos aqui no escort zetec ja era usada com o facelift da quinta geraçao desde 1993 na europa no carro branco acima [/caption] quando os engenheiros e designers da ford começaram a projetar o sucessor do escort de quinta geraçao houve uma certa tensao interna para que a pressao por reduçao de custos nao se repetisse graças a açao de nasser as equipes de design e engenharia foram formadas pelos melhores profissionais disponiveis e tiveram liberdade para fazer o melhor carro possivel — o que tambem resultaria em um carro menos lucrativo como ficaria claro mais tarde e ele precisava realmente ser o melhor carro possivel afinal seria o novo escort — um carro que mesmo em decadencia tinha quase 30 anos de tradiçao no mercado e um nome forte frente aos consumidores um fracasso de publico e critica poderia colocar a reputaçao do carro e da marca em jogo liderando a equipe do novo modelo estava richard parry jones engenheiro que fora responsavel pelo escort de 1981 mk3/mk4 bem como o sierra o fiesta e o ka parry jones e conhecido como um dos maiores engenheiros automotivos da historia e foi fortemente influenciado por jackie stewart em termos de percepçao da dinamica veicular tanto que criou o chamado teste de 50 metros [caption id= attachment_380206 align= aligncenter width= 999 ] jackie stewart e richard parry jones[/caption] stewart como voce deve saber diz que voce deve tratar o carro com suavidade e ele correspondera de forma suave — o que contribuiu para sua uma percepçao impar do comportamento de um carro partindo deste principio parry jones sugere que voce pode aprender muito mais sobre a dinamica de um veiculo em 50 metros em baixissima velocidade do que testando o carro em altas velocidades a ideia era perceber as sutilezas da dinamica veicular em vez de dividir a atençao com a pilotagem do carro [caption id= attachment_380207 align= aligncenter width= 2540 ] richard parry jones e sua criaçao[/caption] o novo modelo foi construido sobre uma nova plataforma que voltou a adotar a suspensao independente nas quatro rodas como o aclamado escort dos anos 1980 desta vez contudo o layout traseiro era do tipo multilink uma configuraçao incomum nos hatchback por ocupar um espaço precioso para o porta malas para adotar esse layout a ford precisou desenvolver um tipo de suspensao multilink um pouco diferente das demais para torna la compacta como um eixo de torçao os braços de controle longitudinais foram substituidos por um braço em forma de lamina batizado control blade normalmente os braços longitudinais limitam o movimento lateral das rodas enquanto o control blade permite o movimento vertical da suspensao sem limitar a variaçao de convergencia e cambagem da roda esses movimentos essenciais para melhor controle dinamico do caro eram controlados por um braço transversal inferior e outros dois braços menores superiores respectivamente isso resultaria em um comportamento dinamico superior ao dos rivais entao equipados com eixos de torçao depois veio o design a ford acabara de adotar a linguagem new edge que trazia um pouco de ousadia as curvas organicas que predominaram os anos 1990 e consistia em linhas retas que se mesclavam e interesecionavam linhas curvas o conceito foi visto pela primeira vez no supercarro gt90 porem so chegou as ruas com o ford ka o novo carro foi o segundo modelo a receber esse estilo ousado traçado pelo frances claude lobo designer do ka e pelo australiano john doughty a ousadia do new edge se estendeu as linhas da cabine que criaram um interior sofisticado refinado e ao mesmo tempo espaçoso e arejado — uma sensaçao auxiliada pelo entre eixos de 2 61 metros 9 cm mais longo que o do escort pelo assoalho mais baixo em relaçao ao teto — o que tambem possibilitou a adoçao de um banco traseiro mais elevado que liberou mais espaço para as pernas e para os bancos dianteiros sob o capo os motores eram os mesmos zetec de 1 4 a 2 litros que estrearam no escort de quinta geraçao; tinham apenas cinco anos de mercado na epoca do desenvolvimento do novo modelo note que ate agora eu nao chamei o novo carro pelo nome focus e ha uma boa razao para isso ele ainda nao se chamava focus o projeto chegou a 1997 pronto para ser batizado de escort pois a ford desejava realmente dar continuidade a linhagem houve ate um processo judicial movido por uma editora alema que recomendou a ford que nao usasse o nome focus ja usado por uma de suas revistas e ele favorecia o nome escort assim mesmo o carro acabou batizado como focus nome de um roadster conceitual projetado pela ghia em 1992 sem nenhuma relaçao com o novo modelo o focus foi apresentado ao publico no salao de genebra de 1998 e chegou as lojas seis meses mais tarde oferecido inicialmente nas versoes hatch de duas portas seda de quatro portas e perua perto dos conservadores opel astra e volkswagen golf o focus parecia vindo da decada seguinte com seus angulos e curvas e sua dinamica exemplar a critica adorou e o publico assinou o cheque o focus foi eleito o carro europeu do ano em 1999 e se tornou o lider do segmento naquele mesmo ano o pobre escort contudo nao foi esquecido de imediato e continuou produzido na europa ate 2000 nessa mesma epoca o modelo completava quatro anos de estrada no brasil e era relativamente novo especialmente porque o facelift da quinta geraçao mais parecia um modelo completamente novo uma vez que alem da mudança no design ele tambem ganhou quatro portas e trocou os antiquados motores ap da volkswagen pelo moderno zetec 1 8 16v o problema e que logo em 1998 a volkswagen lançou o novo golf e a chevrolet o novo astra ambos nacionalizados alem disso a citroen começou a trazer o novissimo xsara e a fiat preparava a chegada do brava prematuramente o escort ficou envelhecido a chegada do focus ao brasil so aconteceu no final de 2000 ja como modelo 2001 era um carro acima da media do segmento dotado de caracteristicas presentes somente em modelos superiores como o vectra — caso da suspensao traseira multilink do abs com ebd e do controle eletronico de traçao diferentemente do que ocorreu na europa contudo o estilo ousado do focus dividiu opinioes no brasil e ele nunca conseguiu superar seus rivais na liderança do segmento que foi dominado pelo chevrolet astra alem disso ele conviveu ate 2003 com o escort que foi simplificado ao trocar o motor 1 8 zetec ingles pelo 1 6 rocam fabricado no brasil perdendo 10 cv de potencia no ano anterior o focus ganhou sua primeira reestilizaçao na europa adotando um visual mais contemporaneo com para choques mais sobrios farois de parabola dupla e piscas integrados o padrao das grades tambem mudou substituindo as aletas por colmeias que reforçavam o aspecto mais moderno do carro essa reestilizaçao chegou ao brasil somente em 2004 quando o zetec 1 8 deixou de ser oferecido sendo substituido pelo zetec rocam que equipava o agora finado escort recalibrado para produzir 103 cv ele diminuiu a potencia do focus de entrada em 12 cv porem o maior torque em baixas rotaçoes e menor consumo de combustivel agradou o publico em 2005 foi a vez do motor zetec 2 0 16v tambem importado da inglaterra ser substituido pelo novo duratec 2 0 16v importado do mexico neste caso a troca representou um salto na potencia de 130 cv do zetec para 147 cv no duratec naquele mesmo ano o focus de primeira geraçao deixava a linha de produçao na europa para dar lugar a segunda geraçao do modelo que adotou um design evolutivo e manteve suas principais qualidades a despedida do focus de primeira geraçao contudo nao aconteceu sem antes deixar suas variantes esportivas — algo mais que esperado para o sucessor do escort a primeira versao esportiva do focus curiosamente nao surgiu na europa mas nos eua e foi desenvolvida pelo special vehicle team svt mas sem parceria com a equipe europeia batizado focus svt zx ele usava uma versao aperfeiçoada do zetec 2 0 preparada pela cosworth com dutos de admissao mais largos pistoes que aumentam a taxa de compressao para 10 2 1 bielas forjadas comando de valvulas variavel na admissao coletor de admissao de duplo estagio e escape 4x2x1 o cambio era o mesmo getrag de seis marchas que mais tarde acabou usado no st170 e tambem era compartilhado com o mini cooper s a aceleraçao de zero a 100 km/h era feita em 8 0 segundos e a velocidade maxima era 210 km/h a caixa de direçao tambem foi modificada com relaçao mais rapida os freios ganharam discos maiores e a suspensao foi recalibrada e ganhou uma barra estabilizadora de maior espessura na traseira as rodas sao de 17 polegadas o visual externo usava um kit proprio do modelo americano com os para choques proeminentes tipicos dos modelos daquele mercado saias laterais luzes de neblina salientes com uma pegada de carro de rali difusor traseiro e rodas de 17 polegadas por dentro mais diferenças para os modelos europeus os bancos eram os mesmos dos demais focus porem com revestimento de couro o material tambem reveste o volante a manopla de cambio e a alavanca do freio de mao e suas respectivas coifas era possivel compra lo com teto solar sistema de audio audiophile com subwoofer e um kit de inverno com bancos aquecidos controle de traçao aquecedor do bloco do motor e desembaçadores dos retrovisores externos em seu primeiro ano 2002 ele foi oferecido somente com duas portas mas em 2003 a carroceria de quatro portas foi lançada diferenciando se apenas pelas saias laterais que nao eram instaladas nesta versao enquanto isso os europeus recebiam sua propria variaçao do focus svt lançada logo apos o facelift de 2002 o focus st170 batizado internamente como projeto piranha ele foi desenvolvido pela parceria entre as equipes de veiculos especiais da ford na europa e nos eua sve/svt o motor zetec da primeira fase do modelo foi substituido pelo novo duratec em uma variaçao desenvolvida pela cosworth com um novo cabeçote de aluminio de maior fluxo comando de valvulas variavel coletor de admissao de duplo estagio coletor de escape de aço inoxidavel projetado pela cosworth e catalisador esportivo o motor era combinado ao cambio getrag 285 de seis marchas no lugar do mtx 75 de cinco marchas com esta configuraçao a potencia chegava a 172 3 cv e o motor recebia o sufixo st a velocidade maxima passava aos 206 km/h enquanto a aceleraçao de zero a 100 km/h era cumprida em 8 8 segundos complementando o pacote o focus st170 tinha rodas de 17 polegadas caixa de direçao com um novo sistema hidraulico e relaçao mais rapida freios a disco com 300 mm de diametro na dianteira e 280 mm na traseira por dentro ele ganhava bancos dianteiros recaro de couro e maçanetas de aluminio escovado o kit estetico incluia para choques saias laterais farois de neblina circulares e para choques e maçanetas externas na cor do carro era oferecido como hatch duas ou quatro portas e perua que tambem tinha suspensao traseira auto nivelante — esta oferecida somente na europa no mesmo ano do st170 nasceu o focus rs apesar de ser mais potente e mais exclusivo ele nao teve envolvimento dos engenheiros da sve/svt nem da divisao de competiçao e sim de engenheiros dos modelos convencionais por essa razao ele seria lançado originalmente como racing focus mas devido ao fracasso do racing puma a ford optou por lança lo com a lendaria sigla rallye sport baseado no modelo 2 0 de duas portas ele tinha 70% de seus componentes mecanicos substituidos ou aperfeiçoados o motor e a transmissao contudo nao estavam na lista o zetec 2 0 era mantido mas recebia pistoes de aluminio forjado sedes de valvulas enrijecidas valvulas de escape preenchidas com sodio escape de aço inoxidavel e um turbo garrett gt25 sg que aumentava sua potencia para 215 cv a 5 500 rpm e 31 6 kgfm a 3 500 rpm o cambio mtx 75 tambem era mantido porem recebia um diferencial quaife atb com controle de torque para otimizar a traçao e embreagem reforçada da ap racing com isso a aceleraçao de zero a 100 km/h era feita em 6 4 segundos a velocidade maxima era 240 km/h o pacote de maldades continuava com as pinças de freio brembo de quatro pistoes e discos de 324 mm na dianteira e pinças de um pistao e discos de 280 mm na traseira o conjunto era capaz de gerar ate 1g de força de frenagem a suspensao tambem era recalibrada e ganhava amortecedores sachs de competiçao que permitiam ao focus atingir 0 98g de aceleraçao lateral bem como a bitola dianteira 65 mm mais larga isso tambem influenciou o visual do carro alem dos para lamas mais largos para acomodar as rodas mais afastadas pela bitola maior o rs tambem tinha para choques exclusivos e rodas de 18 polegadas da oz racing a carroceria so poderia ser pintada de uma cor o azul imperial blue que tambem influenciou o interior do carro tanto o volante quanto os bancos e as forraçoes de porta combinavam couro preto com alcantara preta e azul os instrumentos tem fundo azul e no lugar do termometro do motor foi instalado o manometro do turbo bancos manopla de cambio alavanca do freio de mao e pedais foram feitos todos pela sparco nos eua o focus teve uma trajetoria parecida com a do brasil eles nao tiveram o modelo de segunda geraçao — em vez disso enquanto nos recebemos o facelift europeu de 2002 os americanos ganharam uma evoluçao propria que adaptava a linguagem de design da segunda geraçao a carroceria original do focus criando uma especie unica e sendo uma especie unica seu esportivo tambem foi completamente diferente para começar o nome svt foi abandonado e substituido pela sigla st e como ele deixava de ser oferecido nas versoes hatchback para ser oferecido somente na versao seda ele ganhou o sobrenome zx4 — em referencia ao numero de portas; os hatchback eram zx3 tres portas e zx5 cinco portas ele foi oferecido entre 2005 e 2007 e usava o mesmo motor duratec 2 3 de 153 cv do fusion combinado ao cambio mtx 75 de cinco marchas apesar da potencia razoavelmente menor a adoçao de um diferencial mais curto ajudou a manter o tempo de aceleraçao de zero a 100 km/h na casa dos 8 5 segundos alem do motor e do diferencial o st zx4 tambem tinha molas mais macias apesar da suspensao recalibrada em relaçao ao seda comportado visualmente ele recebia uma asa traseira a la subaru impreza grade e maçanetas na cor do carro e rodas de 16 polegadas com pneus pirelli p6 em 2007 o focus de primeira geraçao deixou de ser produzido nos eua e no ano seguinte no brasil dando lugar a segunda geraçao nos dois paises que finalmente ficavam alinhados a europa mas esta e uma historia para a segunda parte desta serie
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