e facil se perder no mito todo mundo sabe que o cobra aquela incrivel junçao de um pequeno e leve carrinho esporte ingles dos anos 1950 com um enorme e potente v8 ford criado pelo lendario piloto carrol shelby e um carro sensacional mas a maioria acredita conhecendo o cobra apenas pelas milhares de replicas que apareceram mundo afora desde estao que e um carro sensacional no idioma mais potencia que cerebro um carro incontrolavel bruto mega potente como muscle cars americanos de outrora uma besta mitologica incontrolavel o cobra segundo esta teoria ganhou corridas por ter pilotos epicos como ken miles e bob bondurant ao volante; por ser rapido e leve e possivel de ser domado por simples habilidade coragem e força de vontade um carro antigo veloz basicamente o mito esquece porem da origem de tudo isso e das pessoas envolvidas carrol shelby ken miles e phil remington sao personalidades tao inacreditavelmente fortes que viraram personagens de hollywood tao inverossimeis quanto um yoda ou um obi wan kenobi mas eles existiram e alem das personalidades fortes sabiam criar um carro decente a partir de qualquer coisa; eram pilotos de nivel internacional mas tambem engenheiros e hot rodders; respiravam automovel e velocidade como nunca se veria mais esses caras correram na europa frente a ferraris e maseratis em pistas como o nurburgring e le mans; e ganharam se voce dirigiu um cobra e o achou incontrolavel era uma replica; o carro desses caras era simplesmente mais que a soma de suas partes e nao que suas partes fossem de segunda frequentemente se despreza o ac ace e o v8 ford que juntos fizeram o cobra; um erro crasso mas mesmo trabalhando com componentes de qualidade eles fizeram muito mais do que se podia esperar com eles criaram uma lenda [caption id= attachment_311250 align= aligncenter width= 600 ] shelby na fabrica de venice com steve mcqueen[/caption] uma historia recente e interessante contar aqui em dezembro de 2020 a revista road & track americana estava mudando deixaria de ser mensal para se tornar uma dessas revistas livro atuais seis por ano com materias mais elaboradas que pipocam por todo lado para tentar dar sobrevida ao papel impresso o editor travis okulski estava de saida peter egan um dos esteios da publicaçao por 37 anos fez uma coluna de despedida emocionante uma ediçao definitivamente especial pois bem para marcar ela um teste de carros iconicos foi feito para tentar determinar qual era o melhor driver’s car da historia a lista dos carros presentes para avaliaçao do staff da revista e realmente impressionante mg td mercedes benz 300sl asa de gaivota porsche 911s 1967 o primeiro bmw m5 de 1988 o mclaren f1 topo da lista de dez entre dez entusiastas o acura integra 2001 o mazda miata 2020 e e claro um cobra 289 1965 nao era um combate de velocidade; apenas um para determinar qual era o melhor qual os editores gostariam de levar para casa no fim do dia na pista o resultado todo mundo esperava que fosse o f1 afinal de contas e o santo graal a obra prima do emissario de tudo que e sagrado para nos mister gordon murray himself mas nao foi o que aconteceu nem de perto disse a revista sinceramente nao esperavamos este resultado nem em sonho em todos os nossos anos comparando carros nunca houve uma votaçao unanime e uma das coisas que amamos neste trabalho cada um de nos traz uma vida inteira de experiencias e paixoes para a mesa toda vez que debatemos uma comparaçao a maioria de nos adora tudo sobre carros desde antes de podermos soletrar nossos proprios nomes e esse tipo de devoçao nao recua em um debate especialmente quando se trata dos icones que reunimos para este teste esta e uma coleçao de fantasias uma reuniao de paixoes mecanicas e encontra los em carne e osso teve que gerar um novo tipo de argumento mas um carro emergiu unanime sem discussao e este carro claro foi o cobra como algo que teoricamente e um apanhado de peças feito numa garagem qualquer pode ganhar de feitos da engenharia como o mclaren o mercedes o bmw como um carro de 1965 com um ultrapassado v8 ohv e um chassi de 1951 pode ser unanimidade neste meio e isso que vou tentar explicar começando do começo o ac ace a primeira parte desta historia se da em thames ditton um suburbio a sudoeste do centro de londres na inglaterra lar da veneranda empresa ac cars a empresa e uma das pioneiras foi fundada em 1901 ha 121 anos atras por um açougueiro e um engenheiro sim um açougueiro o dono do dinheiro da operaçao chamado john portwine e o engenheiro john weller que revendia automoveis da dedion bouton na inglaterra o nome ac e o sucesso inicial da empresa se deve a um veiculo prosaico e hoje incongruente com sua fama de carros esporte um triciclo de carga urbano lerdissimo chamado autocarrier [caption id= attachment_311222 align= aligncenter width= 999 ] ac 16/30 1936[/caption] mas o que interessa aqui para nos e o lançamento em 1919 de um pequeno motor seis em linha de apenas 2 0 l de deslocamento e comando no cabeçote avançadissimo para seu tempo esse motor seria o principal da marca e tambem seu ultimo; mas ja nos anos 1930 deu condiçoes ao aparecimento de seu primeiro carro esporte o 16/30 um atraente roadster conhecido pela agilidade e excelencia de seu propulsor [caption id= attachment_311220 align= aligncenter width= 700 ] o motor ac de dois litros[/caption] ao fim da segunda guerra a empresa lança uma linha de carros chamados ac 2 litre com seu motor seis em linha mas de pouco sucesso carros esporte eram a febre de entao provendo a qualquer empresa nao so lucro nas vendas como tambem uma melhora em sua imagem o que ajudava a venda dos carros comuns contanto que o carro esporte fosse realmente bom; o entusiasta como sempre e uma pessoa exigente chata crica conhece e so aceita o melhor [caption id= attachment_311225 align= aligncenter width= 780 ] o cooper tojeiro bristol joy500[/caption] entra em cena entao um gajo porreta o portugues joao john tojeiro nascido no estoril portugal filho de pai portugues e mae inglesa o jovem john foi trazido para a inglaterra em 1924 apos a morte de seu pai apos o serviço como engenheiro durante a segunda guerra mundial ele fez seu nome na engenharia como engenheiro de chassis em competiçao criando varios carros de corrida de sucesso especialmente com a ecurie ecosse a historia de como o ac ace apareceu e complexa mas e importante aqui a historia relatada pela revista motorsport inglesa e a seguinte em 1951 lionel leonard tinha um cooper mg joy 500 que estava equipado com uma carroceria executada pela gray&rich panelcraft de hammersmith era uma copia direta da ferrari 166 barchetta de touring este carro correu durante a temporada de 1952 com o extravagante e bigodudo cliff davis como piloto para 1953 ele queria mais potencia e encomendou a tojeiro a construçao de um chassi para levar um motor bristol freios girling maiores foram instalados e houve uma atualizaçao geral para levar o motor maior e mais pesado [caption id= attachment_311226 align= aligncenter width= 797 ] o ac ace[/caption] o motor bristol sabemos era uma versao inglesa do seis em linha de dois litros hemi da bmw usado no roadster 328 a partir de 1938 mas era uma unidade cobiçada e de dificil obtençao em 1953; a bristol nao o vendia a qualquer um mas tojeiro por meio da frazer nash conseguiu um [caption id= attachment_311254 align= aligncenter width= 999 ] o motor bristol dois litros[/caption] um amigo de john tojeiro estava trabalhando na ac com os ac buckland uma versao conversivel do seda ac de 2 litros como sabia que a ac estava desesperadamente precisando de um carro esporte apresentou tojeiro a familia hurlock proprietaria da empresa charles hurlock acaba entrando num acordo com tojeiro para produzir seu carro parecido com a ferrari 166 barchetta mas agora com o motor ac de dois litros e 90 cv ainda um jovem com pouca experiencia comercial tojeiro nao fica rico por sua parte no mais lendarios dos carros esporte ganha apenas cinco libras esterlinas por carro vendido mas limitado a 100 carros sim quinhentas libras esterlinas no total para criar um carro imortal [caption id= attachment_311221 align= aligncenter width= 999 ] ac ace bristol[/caption] o ace e um sucesso no motor show de 1953 em londres o chassi de tojeiro se mostraria brilhante leve rigido e eficiente basicamente dois tubos grandes de seçao redonda de fora a fora e travessas fechadas em caixa; as suspensoes eram independentes nas quatro rodas usando feixes de mola transversais um feixe por eixo logo o velho seis em linha ac e abandonado em favor dos bristol hemi de dois e 2 2 litros e depois os ford ohv ingles de 2 6 litros e começa a vencer constantemente em pista e fazer fama fama esta que logo chamaria atençao de um certo texano famoso que acabara de ganhar le mans e abandonar a carreira de piloto por problemas cardiacos o motor ford v8 robert s mcnamara para o mundo em geral conhecido por sua infame parte como secretario de defesa do governo americano na continuaçao da guerra do vietna mesmo sabendo que nao existiam chances de vitoria mas para nos aqui ele e um cara importante parte dos wiz kids que ajudaram henry ford ii em reerguer a ford depois da guerra mcnamara se torna presidente da ford em 1960 mcnamara era um homem dos numeros e profundamente pao duro e ascetico; acreditava que os americanos precisavam de um carro popular e barato; o sucesso dos compactos da amc e noticias do corvair na chevrolet confirmavam isso sob mcnamara o falcon e criado um pequeno seda simplerrimo convencional ate o osso e com um novo seis em linha minusculo para os padroes americanos apenas 2 4 litros e 94 hp [caption id= attachment_311255 align= aligncenter width= 999 ] o ford falcon basico e pequeno[/caption] mas o mercado americano dos anos 1960 era um de potencia e sofisticaçao; logo o falcon recebe um seis em linha agora com 2 8 litros e 101 cv um carro intermediario entre o falcon e o ford full size estava em desenvolvimento ja a se chamar fairlane para ele e as versoes mais potentes do falcon um novo motor era necessario um v8 menor que o ford tradicional o infame e ja ultrapassado y block o que a engenharia da ford realiza para esta missao um v8 compacto para caber no falcon e um dos mais lendarios motores ja criados ate hoje quando foi desenvolvido pretendia se deslocar apenas 221 cid ou 3 6 litros mesmo deslocamento do v8 flathead de 1932 o primeiro v8 da companhia mas aqui muito menor mais leve e moderno o motor seguia o template basico do v8 americano com 90° entre bancadas comando unico no vale do v operando valvulas no cabeçote por varetas e balancins e valvulas paralelas com camara triangular em seçao chamada de wedge mas era tambem um desenho compacto e versatil com curso pequeno e diametro generoso de pistoes era extremamente leve e compacto mas se mostrou capaz de chegar ate 5 7 litros de deslocamento no futuro era tambem moderno com balancins em cima de parafusos como o chevrolet de bloco pequeno e refrigeraçao e lubrificaçao bem pensados pesava 210 kg apenas o mais leve v8 de sua epoca no lançamento no novo fairlane em 1962 tinha 89 x 72 9 mm 3 6 litros 221 cid e 145 hp no mesmo ano ja receberia uma versao maior com diametro de cilindros aumentado para 96 5 mm para um total de 4 2 litros 260 cid o motor coincide com a famosa iniciativa total performance da ford que veria sucesso em todo tipo de pista e culminaria com a vitoria em le mans; como sabemos o v8 de 260 cid seria usado nos primeiros cobra a versao usada nele era a de alta performance xhp 260 com maior taxa de compressao comando de valvulas bravo valvulas de maior diametro molas de valvula mais fortes e um carburador quadruplo dava 260 hp a 5800 rpm e 37 mkgf a 4800 rpm apenas cerca de 100 motores foram feitos todos para a shelby o motor evoluiria depois a maioria dos cobra tiveram um 289 hi po diametro aumentado de novo para 101 6 mm e 4 7 litros 289 cid agora eram 275 cv a 6000 rpm carrol shelby gostava de mostrar que este pequeno v8 americano chegava em 6000 rpm em ultima marcha no cobra uma rotaçao entao altissima algumas revistas persistiram acelerando o 289 ate 7000 rpm o que significava 246 km/h nada mau para um carro arcaico nao a road & track acelerou um 289 em seu lançamento de 0 96 km/h em 4 2 segundos hoje conhecemos esta familia de v8 com o nome de windsor e o 302 v8 de nossos galaxie/maverick e teve uma vida muito longa sob o capo de mustangs mas antes de todo mundo saber dele um certo texano ja estava mandando um para a inglaterra para ser montado em um ac ace shelby shelby tinha um plano agora que nao podia mais correr como piloto um carro esporte americano que combinasse um chassi europeu e um motor v8 leve mas potente um carro de produçao onde ele apenas juntaria peças de outros mas colocaria sua marca e venderia com algum lucro impulsionado por vitorias nas pistas [caption id= attachment_311253 align= aligncenter width= 999 ] carroll shelby e seus cobra em venice [/caption] shelby queria um chevrolet de bloco pequeno o melhor dos v8 americanos mas a chevrolet nao queria shelby a busca continuava ray brock editor da revista hot rod avisa shebly que a ford estava desenvolvendo um v8 pequeno que parecia bom para o que ele queria mas veja bem ainda em desenvolvimento seria lançado so no ano seguinte mas a epoca do total performance na ford era uma epoca diferente; e shelby se sabe podia vender areia a beduinos no saara em um encontro com dave evans da ford na corrida de pikes peak shelby conta o seu plano de carro esporte efetivamente um anti corvette para a ford e pede um v8 pequeno para ver se daria certo incrivelmente resposta e sim recebe dois prototipos de 221 cid faltava agora o carro para montar o v8 e quando a imprensa ajuda shelby novamente o editor da revista sports car graphic tomando um drink com carrol shelby menciona casualmente que recebeu noticia de que o motor bristol seis em linha estava deixando de ser produzido e que agora parecia que o excelente ac ace um carro de competiçao de sucesso na california agora receberia o seis em linha ford ingles de 2 6 litros com tres carburadores e preparaçao de ken rudd [caption id= attachment_311227 align= aligncenter width= 960 ] o seis em linha ruddspeed mais caro que o v8[/caption] no dia seguinte shelby esta num aviao para londres o resto e historia conhecida os hurlock da ac ficam felizes em fornecer carros para a operaçao de shelby na praia de venice na praia o v8 e instalado no carro com modificaçoes para reforçar o chassi ken miles o piloto que construia carros de corrida baseados em mg faz sua magica em tornar o acerto do carro primoroso; phil remington o engenheiro/construtor de carros de corrida garante que ele fosse capaz de durar uma prova de 24 horas tranquilamente pete brock um menino ainda antes dos 20 anos de idade mas ja um veterano que abandonou um emprego no design da gm para se aventurar com aquele bando de malucos numa praia californiana desenhava logotipos camisas bones e jaquetas que hoje sao imitadas para todo lado; em tempo desenharia o daytona coupe eles criaram o cobra a ac tambem claro joao tojeiro tambem logico sem o v8 ford nao existiria um cobra e ele nao seria tao bom mas o melhor carro para entusiastas da historia uma maravilha nao so em velocidade mas em controlabilidade e puro prazer foi feito por aquele bando de amigos trabalhando numa praia californiana mais por prazer e vontade de fazer carros fantasticos que qualquer outra coisa e fantastico ele era o v8 nao era so grande em deslocamento era girador alegre vivo e chegava a 7000 rpm em quarta nao esqueçam o carro era extremamente controlavel depois que miles e remington colocaram as maos nele e veloz começou imediatamente a ganhar corridas como se nao houvesse amanha em breve shelby estaria rico; seria instrumental nas campanhas europeias da ford e em tornar o mustang um carro serio de performance; ken miles morreria testando um ford de corrida; a fabrica agora em um hangar maior em breve a magica da oficina praiana desapareceria como sempre faz nada dura para sempre mas naquele ponto do tempo quando o primeiro cobra chassi csx0001 ligou seu 260 bravo criado sob medida pela ford e shelby saiu fritando pneus ele e soube imediatamente que conseguira seu legado dali em diante para sempre seria um carro o cobra a historia de shelby e cheia de coisas importantes entre elas uma vitoria em le mans epica conseguida vestindo um macacao de fazendeiro mas nada nela e maior do que ter criado o cobra sessenta anos depois dos eventos aqui narrados a road & track diria em sua ediçao mensal final de alguma forma nao intimida ninguem nao e o monstro incontrolavel do mito e amigavel e facil a formula e simples apenas 270 cv em apenas 916 kg de roadster ingles voce se senta quase em cima do eixo traseiro e o carro passa sensaçoes para a sua busanfa antes de escapar te deixando gerenciar micro derrapadas com o acelerador e o volante grande a precisao e instintividade de como se comporta e incrivel e aquele motor com torque em toda rotaçao e barulho saudavel o carro e simplesmente prazer mecanico em sua forma mais pura possivel o cobra e um bastardo de parentesco dificil de explicar como voces puderam ver; mas um que por merito proprio montou seu proprio pedigree nas pistas e hoje e respeitado como qualquer puro sangue quem nao adora uma historia de vira lata vencedor como esta
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